Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->As bolhas e os bolhas -- 02/11/2012 - 16:45 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


As bolhas e os bolhas



 



O termo “bolha” ganhou status de mantra econômico da destruição do mundo desde os episódios das quebras múltiplas de empresas pontocom. Adquiriu ainda mais força com a crise imobiliária de anos atrás nos EUA. Mais e maiores bolhas ameaçam explodir com nossas vidas

bem ou mal estruturadas.  Se o mundo acabar nos próximos anos será por hecatombes de bolhas.



Sei dizer como uma bolha de sabão se forma. Fui expert nessa modalidade de diversão infantil. Aprendi a manufaturar uma pequena circunferência de arame revestido com barbante, a qual era capaz de produzir bolhas enormes a partir de uma mistura de água, sabão em pó e detergente. Entendo patavinas de bolhas econômicas. Apesar disso, arrisco dizer que ao menos um princípio da bolha de sabão pode ser aplicado às suas co-irmãs da economia: para fazer um bolhão é preciso pulmão; quanto mais se sopra uma bolha em sua gênese, mais ela cresce. Isso até o limite do colapso, que o soprador nunca sabe quando chegará.Se assim for, se o fôlego tem chance de fazer uma bolhinha ficar hipertrofiada tanto quanto tem de explodi-la, sinto que a economia do Brasil está posicionada exatamente neste limiar: o da prosperidade com o apocalipse. Os sopradores são os “bolhas” consumidores.



É  impossível não perceber. Há mais consumo que a capacidade de bancá-lo. Compra-se de forma alucinada, sem dinheiro na mão, na base do “leve agora e pague até o fim de sua vida”. Os cartões de crédito, os financiamentos sem avalista ou consulta ao SPC, os crediários anunciados em dezesseis milhões de cores parecem suscitar uma obsessão por gastar o que não se tem para ter o que não se precisa. Compre, compre, compre e exista.



Além do desconforto que essa atitude selvagem gera, há o inconveniente, muito inconveniente,  de que essa compulsão  transforma a lei de oferta e procura num monstrengo faminto que engole descontos e promoções e espanta os preços para as nuvens. Uma cerveja long neck por R$ 9,00? Um carro por apenas R$ 110 mil? A pipoca do cinema mais cara que o ingresso? Tem algum bug nisso tudo. Simples:  os “bolhas” não acham que estão endinheirados? Que paguem mais, oras.



Acontece que eu não sou um “bolha”. Não coloco o consumo à frente da razão. Não existo para comprar. Apesar disso, sofro as consequências dessa falta de discernimento em meu bolso, e posso, no máximo, ficar indignado e preocupado.  Vejo a bolha crescendo, mas não controlo o sopro que a alimenta. Quando ela fizer buuuum,   no entanto, a ensaboada respingará em mim, em você e em qualquer ser vivente com conta bancária nesse continente-Brasil. Quando isso acontecer, em vez de bolhas, precisaremos de muitos balões... de oxigênio.



 



            



Jefferson Cassiano é professor e publicitário. Ocupa a cadeira 31 da Academia Ribeirãopretana de Letras


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui