Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O SUPÉRFLUO E O ESSENCIAL -- 07/03/2002 - 18:37 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Há mais de dois anos que o Ministério Público investiga a existência de uma suposta quadrilha cuja atuação básica seria a de cometer fraudes junto à extinta SUDAM, Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, aquela mesma que teve como presidente o ex-senador Jader Barbalho. A idéia era apresentar projetos de desenvolvimento para a região, conseguir liberação de empréstimos vultuosos e, depois, sumir com o projeto e com o dinheiro.



A Polícia Federal diz ter encontrado documentos no escritório da Nova Holanda Agropecuária, e que poderia ser o indício de fraudes praticadas contra a extinta Sudam, através de um provável e enorme esquema de remessa ilegal de dinheiro para o exterior.



A Polícia federal investiga, ainda, se há alguma relação entre o supracitado esquema e os negócios da Lunus Serviços e Participações, empresa da governadora do Maranhão e de seu marido, Jorge Murad, conforme nos informa a imprensa.



A suspeita é a de que o escritório da Nova Holanda tenha trabalhado para Jorge Murad, marido de Roseana.



Em fevereiro deste ano, o Ministério Público solicitou à Justiça a busca e apreensão de documentos no escritório da Lunus. Sendo que Murad, segundo a imprensa, foi sócio da empresa Agrima, que presta consultoria em projetos agrícolas, e que teria sido a autora do projeto nova Holanda, em Balsas, no Maranhão, para obter recursos junto à extinta Sudam.



A apreensão foi feita. Mas agora, vem o supérfluo0:



Estão achando que o presidente Fernando Henrique Cardoso, de algum modo, forçou a barra ou tinha interesse que este assunto, de alguma forma, viesse à público e, desse modo, pudesse prejudicar a candidatura de Roseana Sarney que, como se sabe, concorre com José Serra, candidato apoiado pelo presidente..



Juristas alegam que não é prática comum a polícia federal dar ciência ao presidente de operações desse tipo. Alega, também, que apenas, transmitiu para a presidência da república cópia do mandado de busca e apreensão. Alguns juristas acham o fato incomum, apesar de não ser ilegal.



Em vista dos acontecimentos, o PFL, principal partido de sustentação do governo, e da candidata Roseana Sarney, resolve abandonar o apoio que vinha dando ao governo. Entrega seus cargos. O irmão de Roseana já deixou o ministério que ocupava

.

Por sua vez, o jurista José Paulo Cavalcanti Filho, ex-secretário Executivo do Ministério da Justiça, diz que somente ao juiz que expediu o mandado é que o delegado devia explicações. “Não se podia dar acesso a mais ninguém”. O jurista entende que o segredo de justiça foi quebrado.



E a briga foi parar no congresso Nacional. Ou melhor, fez parar o Congresso Nacional. Vale dizer, parou o país. Parou porquê? E que tanto segredo de justiça é este? Afinal, estamos próximos das eleições que irão escolher o novo presidente. Se eu estivesse no lugar da governadora, faria tudo para que o assunto fosse logo esclarecido. Ao invés de ficar apenas brigando com o governo. Não pode pairar dúvidas sobre qualquer aspectos em relação à honestidade de propósitos que se espera de qualquer candidato à presidência da república.



O supérfluo está sobrepondo-se ao essencial. E o povo não está entendendo absolutamente nada. Acho que antes das eleições todas essas pendências já deveriam estar esclarecidas, sem segredos. .



E agora quem pergunta sou eu: e se as eleições fossem hoje? O que seriam das pesquisas eleitorais até aqui realizadas? Não serviram para nada. E o que poderá ser das pesquisas daqui para a frente? Também não adiantará nada, pois, já deu para notar, que muita água ainda poderá rolar até as eleições. O melhor seria parar com as pesquisas. Que não servem para nada. Principalmente quando realizadas muito antes das eleições.



Domingos Oliveira Medeiros

07 de março de 2002







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui