Usina de Letras
Usina de Letras
104 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Quem procura, acha! -- 22/04/2008 - 23:57 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem procura acha!

Desde que me associei à Usina de Letras, alem de escrever treinando, treino escrevendo.
Penso que o treinamento é essencial em tudo àquilo que queremos melhorar. Um atleta que não treina, dificilmente chegará ao podium. Um ator precisa decorar o texto e treinar repetidamente a interpretação para conseguir o sucesso.

Sabemos por experiência, que os ensinamentos são decorrentes das repetidas vezes que exercitamos uma ação. Quando pequenos, aprendemos a escovar os dentes pela manhã, depois das refeições e a noite antes de ir deitar, mas para que isso se tornasse um hábito fomos lembrados centenas ou milhares de vezes. Assim nossos pais nos ensinaram também atravessar a rua, estudar diariamente e todas as boas maneiras de comportamentos utilizados socialmente.

Da mesma forma, transmitimos aos nossos filhos e netos os ensinamentos aprendidos quando criança. Já na adolescência, continuamos transmitindo nossas experiências para evitar os erros que cometemos. O que desejamos é melhorar a formação de nossos sucessores e vê-los vitoriosos.

Escrever não foge à regra. É necessário criar o hábito diário. Mas antes de tudo, penso que a leitura é essencial para qualquer escritor amador ou profissional. Quem não lê com regularidade não obterá os conhecimentos necessários para produzir um bom texto literário.

Sabendo disso, eu também procuro ler bastante. Nos jornais encontro as notícias necessárias para estar atualizado. Os bons livros me proporcionam aumento de conhecimentos e o prazer inigualável da leitura. Contos, poesias, romances ou qualquer gênero literário de boa qualidade me fazem sentir a emoção dos seus autores.

Hoje ainda temos o privilégio de adentrar na internet e usufruir das suas benesses literárias. Se soubermos navegar, encontraremos com certeza, centenas de sites de boa qualidade que nos acrescentam conhecimentos que levaríamos muito tempo para adquirir em idas e vindas às bibliotecas.

Aqui mesmo na Usina de Letras somos agraciados com inúmeros autores (não vou citar nomes) que nos presenteiam com textos preciosos. Procuro ler não só o que foi escrito no dia em que foi publicado o texto, mas vou buscar nos escritos publicados durante toda a existência da Usina, e, várias vezes eu me surpreendo com uma preciosidade literária guardada em seus arquivos.

Acredito que todos que acessam o site da Usina descobrem na lista de autores ativos ou não, valiosos conhecimentos sobre os mais diversos assuntos. É verdade também que muita coisa publicada é de má qualidade. Isso porque temos a “liberdade” de escrever aquilo que pensamos. Felizmente os autores que não conseguem se desenvolver desistem em continuar em nosso convívio, migrando para outros sites ou parando de publicar. Por outro lado, outros escritores encontram novos caminhos e publicam livros com sucesso.

O mais importante para o leitor é saber procurar aquilo que deseja ler, pois QUEM PROCURA, ACHA!

22/04/2008
Paulo M.Bernardo




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui