Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ONG Tocantins Verde. -- 05/04/2008 - 15:47 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ONG TOCANTINS VERDE

A história do movimento ambientalista em Gurupi reúne vários nomes de pessoas e instituições que tem desenvolvido nos últimos anos diversas ações diferentes em prol do desenvolvimento sustentável de nosso Estado. Dentro dessa questão uma instituição que tem marcado presença é a Organização Não Governamental – ONG Tocantins Verde.
A ONG Tocantins Verde foi fundada em 05 de junho de 2004 e, desde então, desenvolve ações nas dimensões sociais e ambientais em Gurupi e região. O presidente da ONG Tocantins Verde é o ambientalista Valter da Rocha Nogueira Júnior, conhecido popularmente como Valtinho.
Uma das primeiras ações realizadas pela ONG TO Verde foi a participação na 1º Gincana Ecológica do Banco da Amazônia (BASA), que aconteceu em julho de 2005.
No final de 2005, a ONG Tocantins Verde, juntamente com o IBAMA, foi uma das responsáveis pela organização da 2ª Conferencia Regional do Meio Ambiente em Gurupi. Esse evento ocorreu na época em que a Advogada Gleiziane Braga Nunes (conhecida como Gleisy) administrava o Escritório do IBAMA de Gurupi. Nesse evento foram eleitos vários Delegados Municipais para representarem a cidade de Gurupi na 2ª Conferência Estadual, em Palmas. Na capital, o ambientalista Valtinho foi eleito Delegado Estadual para representar o Estado do Tocantins na 2ª Conferência Nacional que aconteceu no mês de dezembro, em Brasília.
Após esses eventos, a ONG Tocantins Verde, com apoio da UFT e UNIRG, iniciou um movimento pela reativação do COMAMG (Conselho Municipal do Meio Ambiente), que estava paralisado desde meados de 2002. A reativação do COMAMG se concretizou em 16 de maio de 2006, com a nomeação de 14 novos membros.
No primeiro semestre de 2006, através de uma parceira com o 3º Pelotão Operacional da CIPAMA de Gurupi ofereceu cursos de produção de biojóias (artesanato produzido com sementes do Cerrado) com o objetivo de gerar renda, especialmente, para as mães das crianças do “Projeto Agentes Ambientais Mirins”. Esse trabalho foi realizado na sede do 3º Pelotão que fica no Setor Nova Fronteira, e, além da CIPAMA, contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo de Gurupi.
Em 26 de abril de 2006, o prefeito de Gurupi, João Lisboa da Cruz recebeu em seu gabinete o assessor especial do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e coordenador geral da Conferência Nacional do Meio Ambiente, Pedro Ivo de Souza Batista, para apresentar os programas e projetos desenvolvidos pela administração municipal na área ambiental. A ONG Tocantins Verde foi uma das responsáveis pela reunião e organização das diversas informações apresentadas nesse dia, pois até então não havia nenhum local na administração pública municipal onde estivessem reunidos todos esses dados. Hoje tais informações podem ser encontradas na Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente que sob administração do Advogado Antônio Jonas Pinheiro Barros.
Em meados de 2006, com apoio da equipe do IBAMA de Gurupi a ONG Tocantins Verde fez a divulgação de uma gigantesca mortandade de peixes no município de Dueré, região de entorno da Ilha do Bananal.
A ONG Tocantins Verde nunca mediu esforços para divulgar seus trabalhos através da mídia televisionada e escrita, e através da doação de camisetas e material informativo (panfletos, adesivos, etc.), o que acabou tornando seu trabalho bastante popular. Foi justamente por isso que ela conseguiu uma importante parceria com o Governo Estadual através de um convênio com a Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social (SETAS) para a realização do “Projeto Coisa do Mato”.
O 'Projeto Coisa do Mato' tem como proposta principal desenvolver de forma sustentável o aproveitamento das sementes do Cerrado Tocantinense como buriti, bacaba, baru e jatobá, entre outras. Esse Projeto busca o envolvimento das comunidades carentes, promovendo o desenvolvimento econômico através da capacitação, geração de renda e promoção social. Ele foi desenvolvido ao longo do ano de 2006, em 07 municípios tocantinenses (Dueré, Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Peixe, Formoso do Araguaia, Ipueiras e Brejinho de Nazaré) alcançando um público de 210 pessoas.
Em dezembro de 2006, a ONG Tocantins Verde foi uma das instituições presentes no 1º Seminário do COMAMG, que ocorreu na Escola Municipal Antonio Lino.
Em 2007 ela adquiriu uma área às margens da antiga represa da SANEATINS onde pretende construir sua sede própria.
Nos primeiros meses de 2008 participou do movimento de criação do Parque da Águas de Gurupi, que coincidentemente situa-se nas proximidades do local onde será a sua futura sede.
Atualmente, a ONG Tocantins Verde está planejando o lançamento de um programa de meio ambiente que será veiculado em um canal local, e pretende também lançar nos próximos meses uma revista com essa temática.
Toda cidade precisa de pessoas engajadas e compromissadas com ações e projetos que busquem a conscientização e a melhoria da qualidade de vida de sua população. É por isso mesmo que a sociedade gurupiense parabeniza o trabalho da ONG Tocantins Verde.

Gurupi – TO, Abril de 2008.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente.
E-mail: saleraJunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui