Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->AGAB – Associação Gurupiense de Amigos do Basquete. -- 03/04/2008 - 08:32 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AGAB – ASSOCIAÇÃO GURUPIENSE DE AMIGOS DO BASQUETE

A ideia de formar a AGAB (Associação Gurupiense de Amigos do Basquete) nasceu em 1997 por iniciativa do Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Ricardo Vicente, com o objetivo de promover um trabalho voluntário de inclusão social, prevenindo a criminalidade por meio do esporte.
A AGAB busca prevenir que vidas de adoslecentes e jovens em estado de vulnerabilidade social se percam nas drogas e na criminalidade.
O trabalho da AGAB está alicerçado no voluntariado, na compaixão cristã e no sentimento de empatia, que faz com que cada membro da AGAB se veja na mesma situação dos demais semelhantes à sua volta, buscando sempre ajudá-los. Os membro da AGAB não trabalham pensando em dinheiro, mas, sim, usando o coração.
No início, a proposta da AGAB de salvar vidas usando o esporte gerou muita polêmica. Isso aconteceu em parte por falta de informação da população que naquela época via o esporte simplesmente como uma forma de competição, como um atividade que se baseava no estímulo às disputas. Mas, à medida que a AGAB usava essas “disputas em quadra” como uma “isca” para a prevenção contra a delinqüência e criminalidade infanto-juvenil, a opinião de toda comunidade foi mudando.
Hoje todos sabem que o trabalho da AGAB é um meio transformador da vida de muitos pessoas, que encontraram no basquete uma maneira de viver melhor.
A AGAB, além de repassar as práticas do basquetebol, ensina cidadania, estudos bíblicos, canto, educação artística e direito para 2.100 crianças, entre 5 e 13 anos - todas de famílias de baixa ou nenhuma renda.. O público atendido pela AGAB inclui também 182 integrantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Esse trabalho é feito com um ônibus que busca as crianças na periferia, nas Associações, nos colégios municipais. O ginásio Potozão, sede da entidade, fica no Setor Malvinas, e tem 3 quadras esportivas e uma sala de aula. Esse ônibus foi doado pela Prefeitura Municipal de Gurupi.
A AGAB está tentando diversificar as modalidades esportivas oferecidos, mas, para que isso acontecça, ela precisa investir na estrutura do prédio onde funciona, que hoje pertence ao Governo Estadual. Buscando conseguir a doação desse prédio, a Associação coletou nos ultimos meses um abaixo assinado com 17.200 assinaturas, sendo que o Legislativo Estadual já aderiu à causa. Agora, a entidade aguarda a decisão do Poder Executivo Estadual, que está analisando a doação.
Atualmente, a AGAB conta com o apoio da Prefeitura local e diversas instituiçoes. Em 2005, uma importante parceria foi firmada entre a AGAB e o Projeto Cooperar da COOPERFRIGU (Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi), que é coordenado pela Drª Andréa Stival e, hoje, é o maior projeto que desenvolve ações sociais e ambientais em Gurupi.
Vale mencionar que muitos cidadãos anônimos colaboram também com a AGAB. Cada um ajudando da maneira que pode. Alguns comerciantes ajudam doando material esportivo (bolas, redes, apitos, etc.), donos de lojas contribuem doando fraldas descartáveis, profissionais liverais doam material escolar, donos de Postos de Combustível auxiliam com gasolina para abastecer o ônibus.
É dessa forma, com o envolvimento de todos, que desejamos que as ações da AGAB se ampliem sempre, servindo para melhorar cada vez mais um número maior de vidas.
Esse exemplo positivo da AGAB deve ser motivo de orgulho para todos nós !!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 260, p. 16, de 16/05/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui