Usina de Letras
Usina de Letras
96 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->AMAT - Associação de Mulheres em Ação do Tocantins. -- 01/04/2008 - 11:53 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AMAT - ASSOCIAÇÃO DE MULHERES EM AÇÃO DO TOCANTINS

No nosso dia-a-dia, muitas vezes, estamos tão atarefados e sobrecarregados com mil afazeres em casa, no trabalho, na escola, etc., que quase não temos tempo para observar os exemplos positivos à nossa volta.
Foi justamente pensando nisso que resolvi apresentar algumas informações sobre a origem e o trabalho de uma importante instituição filantrópica de nossa cidade: a AMAT (Associação de Mulheres em Ação do Tocantins).
A AMAT é uma entidade sem fins lucrativos, de direito privado, constituída por tempo indeterminado. Ela foi fundada em 08 de março de 2006, e está situada à Rua Cartogema, nº 465, Setor Jardim Sevilha, município de Gurupi, Estado do Tocantins.
A AMAT foi criada como uma entidade com objetivos bem amplos, pois ela tem atuado nas áreas filantrópica, assistencial, promocional, recreativa, ambiental, habitacional e educacional, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigem. A vereadora Marta Barbosa é a pessoa de nossa comunidade que foi eleita pelos membros da AMAT para representá-la publicamente.
As ações e trabalhos desenvolvidos pela AMAT estão alicerçados em princípios fundamentais para a valorização do ser humano, como por exemplo, a solidariedade, o incentivo a ajuda mútua, a fé de Deus, o reconhecimento e valorização das diferenças e a busca pela inclusão social.
Vale destacar que a AMAT, assim como o que ocorre com diversas outras associações, passou a existir primeiramente apenas de fato. Ela nasceu, há cerca de 6 anos, com um intenso trabalho em favor dos mais carentes através de inúmeras ações, e só em 2006 é que ela alcançou sua regularização administrativa e jurídica. No ano passado, a AMAT recebeu da Câmara Municipal de Vereadores de Gurupi, através do Decreto nº 003, de 12 de março de 2007, declara sua importância como utilidade pública. Recentemente, no início de 2008, a vereadora Marta Barbosa publicou um jornal informativo apresentando um resumo de seus trabalhos, onde estavam incluídas também alguns números das ações da AMAT.
Atualmente, a AMAT possui 1010 famílias cadastradas, que residem, principalmente, no Centro da cidade e nos setores São José, Jardim Sevilha, Jardim Paulista e Alto dos Buritis. Parte dessas famílias é da zona rural e residem, em sua maioria, no “Projeto de Assentamento Vale Verde”, que é o maior assentamento localizado no município de Gurupi.
Desde sua criação, a AMAT, com o apoio de muitos amigos, empresários e órgãos públicos, já realizou inúmeros tipos de atendimentos destinados aos seus associados, e ao público em geral, sempre priorizando aquelas famílias mais necessitadas.
Logo no início, a equipe da AMAT realizou inúmeras visitas aos domicílios das famílias associadas e daquelas que por diferentes razões bateram à sua porta. Nessas visitas, primeiramente, foram feitos cadastramentos e a identificação das necessidades de cada uma das famílias. Com todas essas informações em mãos, iniciou-se o atendimento dessas famílias com: (a) auxílio alimentação para famílias de baixa renda e/ou com pessoas desempregadas; (b) entrega de multi-mistura para famílias com crianças desnutridas; (c) doação de passagens para transporte de enfermos em busca de tratamento de saúde; (d) encaminhamento de pessoas diversas (mulheres grávidas, parturientes, pós-operados etc.) para hospitais e clínicas; (e) apoio em tratamentos psicológico-neurológicos; (f) encaminhamento junto ao INSS, para obtenção de licenças, aposentadorias, pensões e auxílios; (g) apoio para obtenção de fotos para emissão documentos (RG, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho e Título Eleitoral); (h) serviços de apoio a profissionais em busca de emprego (“balcão de empregos”); (i) assistência jurídica; (j) mutirões para a confecção de enxoval para bebês; (l) recolhimento e destinação de agasalhos para crianças de 06 meses a 10 anos de idade; (m) doação de enxoval para mães de baixa renda; (n) doação de roupas e calçados semi-novos e (o) oferta de cursos profissionalizantes, com apoio do “Sistema S” (SEBRAE e SENAR), FAET e UNIRG; (p) apoio na orientação e encaminhamento dos assentados do “PA Vale Verde” aos órgãos ambientais (IBAMA, NATURATINS e CIPAMA), para obtenção de licenças e autorizações.
De todas essas inúmeras ações apresentadas aqui, quatro delas se destacam. A primeira ação trata-se do “Curso de Preparação de Mudas e Hortas, ministrado pela equipe do SENAR” à comunidade do “Projeto de Assentamento Rural Vale Verde”, no segundo semestre de 2006. Nesse curso, foram repassadas diversas informações sobre o preparo de adubo orgânico, construção de canteiros, preparo de mudas de hortaliças e espécies nativas, controle de pragas e invasoras, etc. Vale destacar que todo o conteúdo desse curso tinha muita qualidade, pois seguia os padrões técnicos dos cursos ministrados pelos órgãos de extensão rural, que destinam tais informações ao fortalecimento da agricultura familiar. Outro trabalho relevante trata-se de uma parceria firmada com os cursos da área de saúde da UNIRG, que oportunizou o oferecimento de inúmeros serviços (aferição de pressão, check up odontológico, teste de câncer de mama, análise de taxa glicêmica etc.) aos membros da AMAT. O terceiro trabalho que agradou muito a comunidade do PA Vale Verde foi a distribuição de vacinas contra aftosa, com acompanhamento dos técnicos do Sindicato Rural. O quarto destaque refere-se às aulas de Educação Sexual que foram ministradas aos filhos de associados da AMAT por policiais do 4ª BPM (Batalhão de Polícia Militar).
Foi pensando em ampliar ainda mais suas realizações que a AMAT, no dia 20 de abril de 2007 (sexta-feira), às 19:00 horas, inaugurou a “Casa de Apoio Amélia e Élio Delollo”, que passou a ser a sua Sede. A festa de inauguração da Sede da AMAT contou com a presença de diversas autoridades e lideranças políticas.
Hoje, a Casa de Apoio Amélia e Élio Delollo é o local onde a equipe de profissionais e voluntários da AMAT se reúne dia e noite, de segunda a segunda, trabalhando incansavelmente para realização de sonhos.
Saiba um pouco mais sobre o casal Delollo:
O Sr. Élio Luiz Delollo (16/09/1935 – 22/10/2000), nasceu em Araras, estado de São Paulo, em 16 de setembro de 1935. Casou-se com Amélia Ribeiro Delollo em 1958, com quem teve 02 filhos. Foi comerciante, tendo aberto diversos estabelecimentos de varejo no ramo de alimentos em São Paulo, entre os anos de 1968 e 1983. No final da década de 80, iniciou atividades de industrialização e comercialização de embalagens plásticas em São Paulo. Em 1995, em vista da crescente interiorização da economia brasileira, resolveu transferir a indústria para a cidade de Goiânia juntamente com sua esposa e seu filho mais velho. O sucesso da empreitada no Centro-oeste o levaria a ampliar seus horizontes para regiões próximas. Não demorou a conhecer o Tocantins, estado que se afigurava o mais promissor e cativante da região norte do País. A paixão pela agropecuária – velho sonho de infância – fez com que fincasse raízes na cidade de Gurupi, onde formou a primeira fazenda para a criação de gado de corte. A par de suas atividades profissionais, o Sr. Élio Delollo nunca se esqueceu da função social que a empresa deve desempenhar na comunidade. E, para tornar realidade alguns projetos sociais, ele sempre contou com ajuda inestimável de sua esposa, Dona Amélia. A retidão de seu comportamento, a crença nos valores básicos do ser humano – tais como honestidade, solidariedade, respeito e confiança – e a força de seu trabalho fizeram dele um exemplo a ser seguido pelos mais jovens. O Sr. Èlio Luiz Delollo faleceu em Goiânia, aos 22 dias do mês de outubro de 2000. Estava com 65 anos.
A Srª. Amélia Ribeiro Delollo (22/03/1935 - ) nasceu em Ibitiúva, estado do Tocantins, em 22 de março de 1935. Em 1968, dez anos após se casar com o Sr. Élio Luiz Delollo, Dona Amélia iniciou a carreira no magistério na cidade de São Paulo. Assim, ela foi professora de educação infantil, até se aposentar como diretora de escola, sempre cativando quem a conhecia. Dona Amélia sempre foi muito conhecida pelo forma carinhosa com que tratava as pessoas à sua volta, qualquer que fosse sua idade, posição social, cor, religião ou origem. É conhecida até hoje como a “Tia Amélia”. Em 1995, já aposentada do magistério e morando em Goiânia, tratou de desenvolver um trabalho voluntário voltado para o acolhimento de crianças do interior de Goiás de passagem pela capital para tratamento de câncer no Hospital Araújo Jorge. Isso sem se afastar do trabalho diário na empresa da família. Além daquele gratificante voluntariado, a Dona Amélia vinha acompanhando de perto diversas obras sociais em Goiânia e São Paulo, sempre ajudando entidades diversas com sua experiência de vida, assistência pedagógica e auxílio financeiro. Dentre essas obras, podemos destacar a APAE, a Sociedade Pestalozzi, o Hospital Araújo Jorge, as Creches Mansão da Esperança e São Judas Tadeu (todos em Goiânia) e o Centro Espírita André Luiz, o Lar Maria Imaculada, e o Grupo Arco Íris em São Paulo.
É importante frisar mais uma vez que essas ações e trabalhos da AMAT só tem se concretizado por que ela sempre conta com o apoio de amigos, empresários, igrejas e diversos órgãos públicos.
Todos nós sabemos que fazer o bem de forma altruísta não é nada fácil, e geralmente a maioria de nós nunca pára para agradecer e reconhecer quando alguém está fazendo algo de bom.
É por isso que torcemos muito para que a AMAT continue trilhando esse belo caminho!!!

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 265, p. 18, de 20/06/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui