Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Instituto Ádamo: um exemplo positivo. -- 30/03/2008 - 08:49 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INSTITUTO ÁDAMO: UM EXEMPLO POSITIVO

O Instituto Tecnológico, Ambiental e Cultural Ádamo é mais conhecido simplesmente como “Instituto Ádamo”. Foi fundado no dia 04 de agosto de 2000, por 37 cidadãos gurupienses. Sua sede própria está sendo construída na cidade de Gurupi e sua atuação abrange toda a região Norte do país, em especial o Estado do Tocantins.
A história do Instituto Ádamo está fortemente ligada ao idealismo e engajamento de seu presidente, o Dr. Jandislau José Lui, que chegou em nossa cidade em meados de 1998, trazendo uma ampla bagagem de atuação como ambientalista no Estado de São Paulo.
O professor Jandislau, como é conhecido aqui em Gurupi, formou-se em Agronomia no CREUPI (Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal). Fez Mestrado em Produção Vegetal e Doutorado em Conservação e Manejo de Recursos, ambos pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), interior do Estado de São Paulo.
Logo que chegou em Gurupi para trabalhar na UNITINS (Universidade do Tocantins), o prof. Jandislau percebeu que nosso Estado era extremamente carente de pesquisas e informações que pudessem subsidiar projetos e ações para o desenvolvimento sustentável de nossa comunidade. Dessa forma, ele mobilizou diversas pessoas preocupadas com questões sociais e com o meio ambiente para fundar uma ONG (Organização Não Governamental) que pudesse atuar nessas áreas.
Assim, sob a liderança do prof. Jandislau, um grupo de 37 cidadãos gurupienses fundou o Instituto Ádamo, que tem como missão promover e implementar ações nas áreas tecnológica, ambiental, cultural e social.
Logo de início, o Instituto Ádamo estabeleceu convênios com diversas entidades da sociedade organizada. Hoje, o Instituto Ádamo está conveniado a 19 entidades (municipais, estaduais e federais), tais como: Universidades locais, Ministério Público Estadual, associações de comércio e indústria, associações de bairros, etc.
Ao analisarmos a história do Instituto Ádamo vemos que ele esteve presente em diversas ações e trabalhos que já foram desenvolvidos por todos os órgãos ambientais de Gurupi, de forma que fica praticamente impossível falar no Instituto Ádamo sem apresentar informações dos 05 órgãos ambientais de nossa cidade, que são: (1) Escritório Regional do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), criado no final de 1970; (2) COMAMG (Conselho Municipal do Meio Ambiente de Gurupi), criado através da Lei Complementar nº 004, de 02 de fevereiro de 1999; (3) 3º Pelotão da CIPAMA (Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental), fundado em 13 de junho de 1999; (4) “Órgão Municipal do Meio Ambiente” e (5) Coordenadoria Regional do NATURATINS (Instituto Natureza do Tocantins), ambos inaugurados no início de 2001.
Para saber mais sobre o IBAMA em Gurupi basta ler o artigo 'IBAMA no Tocantins: um breve histórico', que está disponível nesse mesmo site: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/847088
Vale esclarecer ainda que em Gurupi nunca existiu uma Secretaria exclusiva para o “Meio Ambiente”, mas sim uma Secretaria que englobasse o “Meio Ambiente” juntamente com outra pasta. É por isso adotei a expressão “Órgão Municipal do Meio Ambiente”, pois no início da administração do prefeito João Lisboa da Cruz, em 2001, foi criado dentro do organograma do poder executivo municipal a “Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente”, que naquela época ficava sob a direção do ex-Deputado Carlos Barcelos. E, na atual administração, a pasta de “Meio Ambiente” foi deslocada para a “Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente”, que está sob a direção do Dr. Furtunato Soares Barros. Ao longo desse histórico estão apresentadas algumas informações adicionais sobre as ações do poder público municipal na temática ambiental. Ações essas que, em muitos casos, estão ligadas à atuação do Instituto Ádamo.
No biênio 2000/ 2001, o Instituto Ádamo participou do COMAMG como membro titular. Naquela época, o COMAMG e a “Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente” deram seus primeiros passos de forma inovadora, mas com a mudança do governo municipal as ações do COMAMG foram paralisadas e o poder público municipal transferiu as ações ambientais da “Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente” para a AGD (Agência Gurupiense de Desenvolvimento), que é o órgão responsável pela limpeza, coleta de lixo, arborização, jardinagem e iluminação pública. É importante mencionar que a AGD sempre esteve sobrecarregada com seus próprios serviços, e ficou ainda mais atarefada ao assumir as atribuições referentes ao Meio Ambiente. Além disso, essa transferência de competências acabou causando a ruptura nos trabalhos que já estavam em andamento, de forma que nesse processo de transferência muita coisa se perdeu, fazendo então que parte desses trabalhos iniciasse novamente partindo do zero.
Nesse período, com a desativação do COMAMG e com o esfriamento da “Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente”, o Instituto Ádamo passou a contar quase que exclusivamente com o IBAMA e a CIPAMA.
Vale relatar que com o objetivo de suprir a carência de informações técnicas e científicas sobre o meio ambiente da região sul do Tocantins, o prof. Jandislau José Lui foi pioneiro em Gurupi na orientação de Monografias e TCC’s (Trabalhos de Conclusão de Curso) com temas nessa área. Hoje, cerca de 40 trabalhos sobre Meio Ambiente já foram desenvolvidos, principalmente, nos cursos de Agronomia da UFT, Jornalismo, Administração e Pedagogia da UNIRG. Boa parte destes trabalhos foi desenvolvida por pessoas ligadas ao Instituto Ádamo, como por exemplo: Dr. Eduardo Andrea Lemus Erasmo, profª. MSc. Marcela Cristina Agustini Carneiro da Silveira e prof.ª MSc. Nelita Gonçalves Faria Bessa. Para saber mais basta ler o artigo “Meio Ambiente de Gurupi: um breve histórico”, que está disponível nesse mesmo site: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/838285
Além disso, é importante mencionar que o prof. Jandislau foi um dos servidores pioneiros da UFT (Universidade Federal do Tocantins) que, em 2003, estiveram à frente da implantação do primeiro curso de Pós-graduação Stricto Sensu no Estado do Tocantins, que se trata do curso multidisciplinar de Mestrado em Ciências do Ambiente. Outros nomes importantes na implantação desse curso de Mestrado foram os professores, Dr. Alan Barbiero (Reitor da UFT), Dr. Márcio Antônio da Silveira (Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação), Dr.ª Adriana Malvasio (Diretora de Pesquisa), Dr.ª Paula Benevides de Morais, Dr. Carlos Sérgio Agostinho, Dr.ª Liliana Pena Naval, Dr. Leonardo Santos Collier, Dr. José Ramiro Lamadrid Marón e Dr. Marcos Antônio Lima Bragança.
De 2003 a 2005, o Instituto Ádamo realizou um diagnóstico das condições de poluição dos córregos que passam pela área urbana de Gurupi. Paralelamente a esse trabalho, desenvolveu ações sócio-educativas junto à comunidade, com o protagonismo de adolescentes das Escolas locais do 2º grau. Palestras, reuniões, panfletagens, doação e plantio de mudas foram algumas ações realizadas onde, além do Instituto Ádamo, estavam presentes alunos da UFT e UNIRG, e servidores da AGD, CIPAMA e IBAMA. O prof. e Advogado Antônio César Mello sempre atuando como vice-presidente do Instituto Ádamo teve atuação marcante nesses trabalhos. É importante falar também que o prof. César foi o responsável pela inclusão da disciplina 'Direito Ambiental' como disciplina obrigatória no curso de Bacharelado em Direito da UNIRG. Após a ida do prof. César para a ULBRA em Palmas, a disciplina 'Direito Ambiental' deixou de ser obrigatória e passou a ser uma disciplina optativa.
Nesse período, o prof. Jandislau foi responsável pela elaboração de material didático-pedagógico de educação ambiental para comunidade rurais reassentadas, na forma de 02 cartilhas, sobre os temas: “Ambiente e Conservação” e “Lixo e Convivência” para o Programa de Educação Ambiental UHE Peixe Angical, executado nos municípios de Peixe, São Valério e Jau do Tocantins, Estado do Tocantins.
Em novembro de 2005, participou da II Conferência Regional do Meio Ambiente em Gurupi, que foi desenvolvida pelo IBAMA, que estava sob a administração da Advogada Geiziane Braga Nunes (filha do ex-prefeito Jacinto Nunes), tendo, em seguida, representado Gurupi na II Conferência Estadual do Meio Ambiente, em Palmas.
Desde sua criação o Instituto Ádamo foi responsável pela realização de diversas palestras nas escolas públicas do 2º grau, tratando de temas como cidadania, direitos e deveres do cidadão e poluição ambiental. Além disso, participou em reuniões da sociedade organizada, referente a assuntos tecnológicos, ambientais, sociais e culturais. Nesse mesmo período, o prof. Jandislau coletou diversas informações sobre a situação do lixo em nossa cidade, que acabou servindo de base para vários trabalhos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Administração da UNIRG, e de Agronomia da UFT. Tudo isso o diferenciava da maioria dos ambientalistas da cidade e região, pois ele não falava apenas com emoção e afetividade, ía além disso, apresentando suas argumentações com teor científico, o que, conseqüentemente, valorizava ainda mais sua participação. Todo esse conhecimento tornava difícil a contestação de suas colocações por qualquer outra pessoa presente que não possuía suficientes informações e por aqueles que queriam contestá-lo, simplesmente por não estarem interessados na resolução dos problemas locais. Daí, para os menos esclarecidos, surgiu a idéia de se tratar de uma pessoa polêmica. Mas, com o passar dos anos, à medida que uma maior conscientização foi se formando em nossa comunidade, a opinião, paulatinamente, foi mudando, pois as pessoas foram percebendo a relevância de suas colocações e seu interesse em contribuir de fato para que boas mudanças ocorressem.
Vale destacar que em diversos desses momentos alguns dos assuntos mais repetidos referiam-se à necessidade que nossa cidade tinha de “Licenciar o Aterro Sanitário”, implantar um “Programa Municipal de Coleta Seletiva” e implantar um “Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos”. Depois de muitas palestras e reuniões acaloradas, por fim, o Aterro Sanitário de Gurupi foi licenciado e, em 29 de junho de 2006, o “Programa de Coleta Seletiva” foi lançado. Mesmo depois dessas conquistas, esses assuntos ainda estão presentes no dia-a-dia do Instituto Ádamo e no discurso de outros ambientalistas de Gurupi, pois muito mais pode ser feito dentro dos das questões que envolvem o lixo de nossa cidade.
Em 2006, participação na criação do “Fórum de Lixo & Cidadania” dos municípios de Araguaçu e Dueré.
Neste mesmo ano, o Instituto Ádamo iniciou a construção da sua sede própria, de 250 m² com 12 divisões, onde pretende implantar uma ambiente comunitário com diversas atividades educativas profissionalizantes, como inclusão digital, artesanato, culinária, costura, rádio comunitária, dentre outros.
Com a participação de profissionais da UNIRG, UFT e da ONG Tocantins Verde, o COMAMG foi reativado, através da nomeação de 14 novos membros, em 16 de maio de 2006.
Destaca-se que o prof. Jandislau sempre envolveu a comunidade acadêmica nos trabalhos realizados pelo Instituto Ádamo.
Em 1º de novembro de 2006, foi criada/revitalizada dentro da estruturada da “Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente” a “Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente”, sob a administração do Advogado Antônio Jonas Pinheiro Barros (conhecido popularmente como Cancão). No início de 2007, coincidentemente, por diferentes motivos, houve uma mudança na administração dos órgãos ambientais (CIPAMA, IBAMA e NATURATINS) e na Promotoria de Meio Ambiente de Gurupi. Tudo isso, favoreceu ao fortalecimento das ações que já estavam sendo desenvolvidas em Gurupi. Foi aí que o Instituto Ádamo conseguiu aproximar-se efetivamente do NATURATINS e do poder público municipal.
Dessa forma, o ano de 2007, contou com uma gama de novas ações do Instituto Ádamo, tais como: (1) participação do “Fórum de Desenvolvimento Local”, no município de Dueré; (2) participação dos “Protocolos Municipais de Uso e Controle do Fogo”, nos municípios de Gurupi e Dueré; (3) participação na criação do “Fórum de Lixo & Cidadania”, no município de Gurupi (4) participação nas leituras técnicas e comunitárias na elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável (PDDS) de Gurupi como representante da sociedade organizada; (5) participação como delegado, na Conferência de aprovação do ante-projeto da Lei do Plano Diretor Municipal, que ocorreu na Câmara Municipal dos Vereadores, em 30 de novembro de 2007; (6) atuação na coordenação técnica do Projeto Petrobrás Fome Zero no P.A. Santa Tereza, no município de Dueré.
Outra questão relevante trata-se da atuação contundente do Instituto Ádamo junto a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual no sentido de acionar as partes infratoras, para o restabelecimento de algumas ações impactantes no âmbito das microbacias hidrográficas de Gurupi. Esse trabalho culminou com a interdição das ações de dragagem do leito do córrego Mutuca no trecho próximo a Avenida Amapá, levado a efeito pela Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual e pelo NATURATINS, por iniciativa do Instituto Ádamo.
Além disso, deve-se mencionar também que nos últimos anos o Instituto Ádamo teve atuação junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade, no bairro Waldir Lins, através de parceria firmada com a Defensoria Pública de Gurupi.
Em 2008, o Instituto Ádamo foi um dos organizadores da III Conferência Municipal do Meio Ambiente, cujo tema foi “Mudanças Climáticas”. Essa Conferência ocorreu no dia 14 de fevereiro de 2008, no Campus I da UNIRG, e contou com a participação de diversos seguimentos da sociedade gurupiense. O prof. Jandislau foi eleito um dos oito delegados que irão representar Gurupi na III Conferência Estadual do Meio Ambiente que ocorrerá no próximo mês, em Palmas.
Ao final disso tudo, quero aproveitar para fazer algumas considerações que considero relevantes.
Com exceção do Escritório do IBAMA em Gurupi, o Instituto Ádamo tem praticamente a mesma idade dos demais órgãos de meio ambiente (COMAMG, CIPAMA, 'Órgão Municipal do Meio Ambiente' e NATURATINS). Mas, o grande diferencial é que o Instituto Ádamo sempre teve uma atuação contínua, com resultados crescentes. O IBAMA nos últimos anos passou por duas greves e de 2000 até hoje já foi administrado por 09 pessoas diferentes. O COMAMG foi criado em 1999, iniciou seus trabalhos de forma expressiva sob a presidência do prof. e Advogado Antônio César Mello, depois, em meados de 2002, foi desativado e só retornou a ativa nos últimos dois anos. Da mesma forma, as ações do executivo municipal executadas pela 'Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente' iniciaram em 2001, depois de um tempo esfriaram, só retornando através da criação/ revitalização da 'Coordenadoria Municipal do Meio Ambiente', no final de 2006. Por fim, o NATURATINS, semelhantemente, ao que aconteceu ao IBAMA, teve ao longo dos últimos anos inúmeros eventos inesperados e conturbados, além de sofrer com a troca constante de seus administradores, com conseqüências claras sobre a continuidade de suas ações e trabalhos. Dentro dessas questões, com exceção da CIPAMA, nenhuma outra instituição de meio ambiente em Gurupi apresentou o desenvolvimento constante de suas ações como o Instituto Ádamo.
Hoje, a sociedade gurupiense é grata pelos resultados que o Instituto Ádamo tem conquistado, pois, mesmo que alguém não reconheça isso, nada pode ir contra essa longa história de conquistas e realizações.
Todos nós sabemos bem que a história de idealismo e luta do prof. Jandislau é um bom exemplo para nossa comunidade. Ele, sem dúvida alguma, pode ser considerado um cidadão à frente de seu tempo.
Acreditamos que nossa cidade irá colher por muitos anos os bons frutos que virão das sementes plantadas pelo Instituto Ádamo.
É por isso que desejamos sinceramente que mais pessoas tenham essa mesma coragem e disposição demonstradas pelo prof. Dr. Jandislau José Lui para se engajarem na luta pelo desenvolvimento sustentável de nosso país.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 264, p. 18, de 13/06/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Chico, edição n. 42, p. 09, de 25/06/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui