Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Dicas para plantar uma árvore. -- 25/03/2008 - 10:38 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DICAS PARA PLANTAR UMA ÁRVORE

Todos nós sabemos que as árvores são extremamente importantes para nossa vida e para a preservação do nosso planeta.
É por isso mesmo que reuni diversas dicas e recomendações para quem pretende plantar e cuidar de uma árvore.
Primeiramente, você deve estar consciente que antes de sair correndo por aí, cavando buracos e jogando sementes, você deve fazer uma escolha adequada da espécie, pois cada planta possui características próprias (tamanho, forma da copa, resistência das folhas e frutos etc.) que devem ser levadas em consideração, especialmente em relação ao local (jardim, quintal, calçada, praça etc.) que você disponibiliza para plantá-la.
Você deve observar se o local escolhido atende as necessidades que a planta tem quanto à insolação e se o local é arejado ou não. Deve verificar ainda se há a existência de redes de energia elétrica e de telefonia, tubulações de água e esgoto, ou portões, janelas e garagens. Tudo isso é muito importante para prevenir futuros incômodos.
Após essa primeira fase de escolha da espécie e do local, você pode se preparar para a fase seguinte, que se trata do plantio propriamente dito.
Antes de plantar, adicione um pouco de esterco de gado na cova, e a cada seis meses coloque uma dose de reforço. A época mais adequada para o plantio é a estação das chuvas, pois nela a temperatura fica mais amena e há maior oferta de água. Vale destacar que o sucesso do plantio está muito mais ligado às condições de luz, umidade e das características do solo, do que diretamente à técnica aplicada no plantio. Mas, mesmo assim, diversos cuidados devem ser observados quanto ao plantio.
Faça as covas com um espaçamento de no mínimo 3 metros entre elas, pois é importante respeitar o crescimento das copas.
Na hora de plantar, retire a embalagem da muda com cuidado para não desmanchar o torrão em volta das raízes.
Cubra o fundo da cova com terra misturada até que o torrão fique nivelado com a superfície.
Coloque a muda dentro da cova, posicionando-a na vertical, observando sempre a altura do torrão com relação ao nível do solo.
Complete a cova com terra misturada e pise a terra em volta da muda para firmá-la bem, de forma que o caule da planta fique livre. Não é aconselhado enterrar o caule da planta, pois algumas espécies sensíveis podem morrer por causa desse procedimento.
Faça uma “coroa” em volta da muda, com o mesmo tamanho da cova, para captar água da chuva.
Nos primeiros meses, use uma estaca para servir de apoio para a muda. É recomendável a colocação de uma proteção de madeira em volta da planta, especialmente para aquelas situadas nas calçadas e demais logradouros públicos.
Quando não estiver chovendo, regue diariamente a muda, preferencialmente logo de manhã bem cedo ou ao final da tarde.
Faça podas periódicas, retirando galhos velhos, tortos e doentes. Em geral, a poda deve ser feita após a floração.
Combata qualquer sinal de doença ou praga logo no início da infestação, sempre com o auxílio de um técnico habilitado.
Lembre que ao plantar e cuidar das árvores você estará garantindo um futuro melhor para todos nós.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 257, p. 04, de 25/04/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui