Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Talento Faz Aniversário -- 07/03/2002 - 09:10 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






A França está em festa Comemora-se os duzentos anos de nascimento do gigante Victor Hugo. E o mundo, de certa forma, também. O bicentenário do autor de O Corcunda de Notre Dame e Os Miseráveis. Quando morreu, em 1885, cerca de dois milhões de pessoas acompanharam o corpo até o Panthéon, cortejo maior do que a população habitual de Paris.



Dezessete anos depois, descobriu-se o tamanho de sua obra: 17 romances, 18 volumes de poesia, 21 peças teatrais, razoável quantidade quadros e desenhos, além de mais de três milhões de palavras sobre história, crítica, relatos de viagem e filosofia. Segundo o biógrafo Graham Robb, Victor Hugo foi modesto ao desejar que suas obras completas formassem um livro que resumiria o século.



O pai de Victor Hugo foi um militar napoleônico – o que para sempre marcou a trajetória do escritor. De início, admirou Napoleão, depois, foi seu crítico ferrenho. No fim da vida, virou republicano. Viveu quase vinte anos no exílio e sua estátua em Paris foi destruída em 1941 pelo exército alemão.



Seria mais um colega usineiro se tivesse, claro, vivido em nossos tempos. Imaginem produzir uma obra literária no tempo em que não havia máquina de escrever, pelo menos elétrica, caneta esferográfica e, quando muito, uma pena ou um lápis, sem o apontador, tendo que, a todo momento, refazer sua ponta à base de uma lâmina, se é que já naquela época já existia. Ou então tendo que usar o canivete. Mas talento é talento. Não precisa de microcomputador, de Word, de Internet. Que sirva de lição para todos nós. Lição de humildade e de persistência. Fartura de talento.



Para quem gosta de ler, algumas obras no mercado:

Do Grotesco e do sublime, Editora Perspectiva – R$12 // Os Miseráveis e O Último Dia de um Condenado– Editora Europa-América // Corcunda de Notre Dame – Companhia das Letras.





Domingos Oliveira Medeiros

07 de março de 2002



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui