Usina de Letras
Usina de Letras
279 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Festival do Açaí. -- 05/10/2012 - 16:28 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO FESTIVAL DO AÇAÍ



1.APRESENTAÇÃO DO PROJETO



A Ilha de Marajó está entre os principais destinos do turista que visita a Região Norte, que vem a essa belíssima parte de nossa nação com desejo de conhecer e experimentar sensações variadas e de qualidade. Nossa Ilha além das grandes belezas naturais é vista como um local rico em atrativos culturais, especialmente através de manifestações típicas da música, dança e culinária regional.



Nos últimos anos a gastronomia aliada ao turismo tem se tornado um importante atrativo e um produto turístico, pois proporciona oportunidades e várias possibilidades de crescimento para muitos municípios marajoaras. Desta forma, verifica-se um claro e significativo aumento no fluxo de visitantes em busca dos encantos de nossa região, movimentando os setores de hotelaria, transporte e, principalmente, alimentos e bebidas.



Diante disso, surgiu a ideia do Projeto Festival do Açaí, como uma estratégia de oferecer um produto turístico com foco na culinária tradicional, valorizando a identidade cultural e promovendo o desenvolvimento sustentável de nossa cidade e região.



Vale destacar que esse Projeto Festival do Açaí está estruturado nos moldes dos Editais do Banco da Amazônia, que anualmente patrocina inúmeros projetos nas áreas de meio ambiente, cultura, social, esporte, entre outros.





2.OBJETIVO GERAL



- Realizar o Festival do Açaí como meio de valorização desse importante prato típico da culinária marajoara, consolidando esse evento como parte do calendário cultural de nossa cidade.





3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS



- Fornecer um agradável e salutar evento de lazer e socialização para nossos munícipes;



- Fortalecer a gastronomia tradicional e o turismo de nossa cidade;



- Estimular o desenvolvimento da culinária local, contribuindo para aumentar o orgulho por nossas raízes e fortalecendo a preservação de nosso riquíssimo patrimônio cultural;



- Produzir benefícios econômicos através da geração de renda por meio do turismo ligado as áreas de gastronomia, hotelaria e serviços;



- Colocar a programação do Festival do Açaí no calendário municipal, fazendo desse evento parte do roteiro das agências de turismo;



- Consolidar a imagem de nossa cidade como polo regional de turismo gastronômico e de lazer.







4.AÇÕES QUE SERÃO REALIZADAS



O Projeto Festival do Açaí será realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e parceiros, nos meses de julho e agosto de 2013, como foco na ampla participação popular.



A realização do Festival do Açaí obedecerá aos seguintes passos:



1. Lançamento do Festival do Açaí;

2. Inscrição dos participantes;

4. Início do programa de capacitação;

5. Realização do Festival do Açaí;

6. Auditoria e resultados do Festival.



O Lançamento do evento acontecerá na primeira semana de julho, quando haverá uma abertura solene do Festival do Açaí com a presença de autoridades, dos participantes e patrocinadores do evento. Nesse momento será ministrada uma breve palestra com apresentação dos objetivos e metas do Festival e, também, serão repassadas informações sobre a história, cultura e gastronomia regional.



A partir dessa data de lançamento, serão abertas as inscrições pelo período de uma semana. Os interessados em participar do Festival do Açaí poderão se inscrever pessoalmente na Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), das 8:00 às 14:00 horas, de segunda a sexta-feira. Poderão participar pessoas físicas e jurídicas, com representação de diversos segmentos ligados a cultura, produção rural e gastronomia local, como por exemplo: batedeiras de açaí, restaurantes e similares, escolas, associações, cooperativas, igrejas etc. Não haverá limites de inscrições, pois a intenção desse Festival é possibilitar o maior número de participantes, quer sejam adultos de bairros ou estudantes das Escolas, ou pessoas de outras localidades. Como inscrição a Secretaria Municipal de Educação exigirá a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis. A pessoa responsável pelo “stand” deverá preencher um formulário e apresentar cópias dos documentos pessoais.



O programa de capacitação acontecerá duas semanas após o encerramento das inscrições e será realizado no auditório da Casa da Cultura para grupos de participantes previamente selecionados, em turmas de 20 a 30 pessoas. As capacitações serão obrigatórias para todos os participantes e serão realizadas no período noturno, entre 19:00 e 22:00, com carga horária de 3 (três) horas, com apresentação de informações sobre higiene pessoal, cuidados sanitários na produção de alimentos, atendimento ao cliente, marketing, entre outros.



O local definido para realização do Festival do Açaí será a Praça do Operário, no Centro da Cidade, e terá duração de 4 (quatro) dias, de quinta-feira até domingo, no período noturno, na última quinzena de agosto. Para cada entidade participante será disponibilizado um “stand” devidamente identificado para exposição e comercialização dos produtos artesanais. Cada “stand” contará com os seguintes itens: (1) Montagem básica; (2) Iluminação com três lâmpadas de 60W); (3) Tomada elétrica; (4) Piso emborrachado; (5) Placa de sinalização com nome; (6) Bancada de atendimento ao público; (7) Mesa; e (8) Cadeira.



Durante a realização do Festival do Açaí a equipe organizadora realizará uma pesquisa junto aos visitantes para registro da opinião do público participante. Dessa forma, serão avaliados o quantitativo de pessoas presentes em cada etapa, o perfil e a origem dos participantes, como por exemplo: faixa etária, sexo, renda familiar, local de origem etc. Além disso, a aplicação desses questionários terá como objetivo avaliar o grau de satisfação do público em relação ao evento. Por fim, serão apresentados a toda a comunidade local os resultados alcançados com a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados às creches e entidades beneficentes da cidade.



Ao final do Festival do Açaí, a equipe organizadora do evento fará a avaliação parcial, e, ao término, haverá avaliação final que será apresentada através de um “Relatório de Avaliação” contendo todos os dados quantitativos e qualitativos.





5.RESULTADOS ESPERADOS



Aumentar a produção e renda das famílias extrativistas que vivem da coleta e comercialização do açaí.



Fortalecer o setor de turismo, hotelaria e serviços, garantindo a atração de novos negócios, gerando empregos e permitindo a inclusão social dado a sua ampla abertura para entrada de novos profissionais.



Contribuir para o crescimento da gastronomia regional.



Valorizar a identidade cultural de nosso povo, tornando nossa cidade conhecida nacionalmente pelos seus pratos típicos.





6.COORDENAÇÃO DO PROJETO



O Projeto Festival do Açaí será coordenado pelo Secretário Municipal de Cultura João Vale dos Santos, graduado em Turismo, com Especialização em Ecoturismo, e ampla experiência na área de eventos, comunicação e assessoria empresarial. Nos últimos dez anos foi responsável pela coordenação de diferentes projetos nas áreas de cultura, com destaque para artes cênicas, literatura e musicais. No ano de 2007, coordenou as oficinas de oitiva e elaboração do Plano Diretor Municipal. Em 2008, foi um dos sócios-fundadores da Associação Municipal de Músicos. Em 2009, coordenou a criação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer. Entre 2010 e 2011, atuou na implantação das ações locais do Programa Nacional de Municipalização do Turismo, como presidente do Conselho Municipal de Cultura.





7.PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE



Essa proposta surgiu com uma demanda da própria comunidade, que anseia por alternativas para enfrentamento dos problemas sociais e de geração de renda. Diversos segmentos foram ouvidos e apresentaram sugestões na elaboração do Projeto, pois o seu coordenador é responsável pelas ações e projetos de valorização da cultura local.





8.SUSTENTABILIDADE DO PROJETO



A proposta do Festival do Açaí se baseia em atividades sociais e produtivas de nossa comunidade, e tem como base a geração do fator motivação e preservação do patrimônio cultural, o que certamente garante a continuidade do evento e sua consolidação. Em geral, no caso dos festivais gastronômicos os visitantes são pessoas residentes na cidade sede do evento ou em cidades próximas gerando expectativa na população. E é esta expectativa e sua divulgação que vai transformando um evento em sucesso e atraindo novos negócios e outros públicos de cidades vizinhas.



O aporte de recurso do Banco da Amazônia irá favorecer a realização desse evento, contribuindo significativamente com a evolução da gastronomia de nossa cidade, dotando de maior importância como um novo produto para o turismo cultural. As demais entidades e políticas públicas em andamento para apoio da cultura e turismo dará sustentabilidade em médio e longo prazo para essa proposta.





9.ESTRATÉGIA DE MÍDIA



A divulgação do Festival do Açaí acontecerá com antecedência nas cidades e principalmente, para as operadoras de turismo, que poderiam vincular o evento a promoções e a outras atrações e ainda promover o deslocamento de visitantes de cidades vizinhas.



O Plano de Mídia do Festival do Açaí inclui várias estratégias e contará com envolvimento de inúmeros veículos de comunicação de abrangência local e regional, como por exemplo: (1) Rádios AM e FM; (2) Canais de TV; (3) Jornais; (4) Revistas; (5) Outdoors; (6) Internet.



Como estratégia de Comunicação do Festival do Açaí serão usados diversos recursos, tais como: (1) Cartazes; (2) Panfletos; (3) Faixas; (4) Camisas; (5) Bonés; (6) Canetas; (7) Tótem de Mesa; (8) Tótem na Entrada do estabelecimento comercial; (9) Adesivo do Festival do Açaí; (10) Cardápio/ Marcador de Página Personalizado; (11) Livro do Festival do Açaí 2013 (incluindo Matérias especiais, Patrocinadores, Participantes e suas respectivas Receitas). Todas as ações serão fotografadas e filmadas para serem disponibilizadas em diversos sites (Youtube etc.), nas redes sociais (Facebook, Twitter etc.), programas de rádio e TV locais, e também para prestação de contas ao final do Projeto.





10.GERAÇÃO DE EMPREGO



A produção e consumo de açaí é uma atividade cotidiana em todas as comunidades ribeirinhas e rurais da Ilha de Marajó, e a execução desse projeto certamente irá favorecer a ampliação dos ganhos financeiros das famílias e de todos os segmentos envolvidos no comércio dessa importante iguaria de nossa culinária.





11.ORÇAMENTO DETALHADO COM ITENS DISCRIMINADOS E SEUS RESPECTIVOS VALORES



O orçamento detalhado encontra-se ao final do Projeto. Nele estão previstos os recursos para ações de comunicação que visem à promoção da filosofia do Projeto, os métodos empregos na divulgação junto aos públicos específicos.





12.CRONOGRAMA DE ATIVIDADES, CASO O EVENTO TENHA A DURAÇÃO DE MAIS DE 2 MESES



Projeto terá duração de apenas dois meses, entre julho e agosto de 2013.





13.CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO



Haverá necessidade de uma única liberação de recursos para as atividades do Projeto, considerando o pequeno prazo de execução (dois meses). O volume de recursos solicitado é pequeno e sua aplicação poderá ser realizada facilmente na prestação de contas pela entidade proponente, pois a mesma já possui tradição nesse tipo de execução administrativa e orçamentária.





14.CONTRAPARTIDAS MÍNIMAS



Além de atender a todas as contrapartidas mínimas previstas no Edital 2012, a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) colocará a disposição sua infraestrutura básica, como: computadores, impressora, Datashow, telefone, internet, fax, móveis de escritório etc., para assim realizar a divulgação na mídia, como para a gestão financeira e dar apoio administrativo às ações propostas.





15.CONTRAPARTIDA SOCIAL



Todo o foco do Projeto é destinado a ampla participação popular, com enfoque na valorização de um crescente segmento de entrada de profissionais não qualificados, especialmente nas áreas de alimentação e hotelaria.



Espera-se ainda que o Festival do Açaí proporcione outros benefícios como: equilibrando a oferta e demanda nos serviços de turismo e gastronomia; enriquecendo a vida cultural da cidade; proporcionando prestígio para a cidade sede; e promovendo a imagem da localidade em nível nacional.





16.DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA



Segue em Anexo ao presente Projeto o currículo do coordenador, constando os principais diplomas e certificados de atuação profissional. Segue ainda documentação e comprovantes de regularidade da entidade proponente – Secretaria Municipal de Cultura (SECULT).





17.O PROPONENTE DEVE INFORMAR SE DESENVOLVE PROJETOS DE RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL



A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) é responsável pelas políticas públicas de promoção da cultura, e atua em parceria com outras instituições públicas e privadas na realização de eventos e programações de âmbito local.







18. ANEXOS



A) OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO DE PATROCÍNIO – ANEXO I



Esse Ofício destinado ao Banco da Amazônia é uma exigência obrigatória para aquisição do Patrocínio. Por meio dele, a SECULT solicita o patrocínio, devidamente assinado pelo solicitante – conforme Anexo I do Edital 2012.



ANEXO I





Ofício SECULT Nº 001/2012



AO: BANCO DA AMAZÔNIA S.A Gerência de Imagem e Comunicação.

Coordenação de Patrocínio.



Ref.: Projeto Festival do Açaí







Vimos pelo presente expor e solicitar a Vossa Senhoria patrocínio para o Projeto Festival do Açaí a ser realizado entre os meses de julho e agosto de 2013, no valor de R$ 30.000,00.

O projeto vai proporcionar inúmeros benefícios financeiros e sociais para nossa cidade. As entidades envolvidas têm livre acesso a diferentes veículos de comunicação locais (TV, rádio, jornais etc.), o que garantirá significativa visibilidade das ações e resultados alcançados.

Anexo a este ofício, seguem as (3) vias do projeto conforme escopo definido no Edital, com as cotas e/ou valor solicitado para patrocínio, programação e contrapartidas, conforme os termos estabelecidos no Edital, que poderão ser alteradas, conforme acordo entre as partes.

Concordamos com todos os termos definidos no Edital e certos de que poderemos contar com sua importante parceria, nos colocamos à disposição para esclarecimentos e retorno do assunto.

Declara ainda para fins de prova junto ao BANCO DA AMAZÔNIA, para os efeitos e sob as penas da lei, que inexiste qualquer débito em mora ou situação de inadimplência de prestação de contas de patrocínio anteriores junto às empresas da Administração Pública.



Atenciosamente,



Local: ___________ Data: ________________



____________________

João Vale dos Santos

Secretário Municipal de Cultura







B) FOLHA DE ROSTO PESSOA JURÍDICA – ANEXO II



Abaixo está a Folha de rosto identificando o Projeto Festival do Açaí, e os dados da entidade proponente – conforme Anexo II do Edital 2012.



FOLHA DE ROSTO PARA PESSOA JURÍDICA



IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Coluna de preenchimento

PROJETO (Nome) Festival do Açaí

LOCAL (Município ou Estado)

RELEASE DO PROJETO (Descrição clara e sucinta do objetivo do projeto em 10 linhas) Fortalecer a gastronomia e o turismo local

FOCO DE ATUAÇÃO (Que foco será abordado) Culinária regional

VALOR TOTAL DO PROJETO (Valor do projeto) 30.000,00

VALOR SOLICITADO (Valor do patrocínio) 30.000,00

OUTROS PARCEIROS (Informar nomes e valores de outros patrocinadores se houver)

PÚBLICO ALVO (Descrever a quem se destina o evento-quantificar) Comunidade local

PÚBLICO ESTIMADO (Expectativa de público-quantificar) 5.000 (Cinco mil) pessoas

LEI DE INCENTIVO (Discriminar a Lei de incentivo Municipal ou Federal. Se não possuir aprovação ou cadastro de inscrição, não preencher)



TOTAL DE EMPREGOS GERADOS (Quantas pessoas estarão direta e/ou indiretamente envolvidas com o evento) 300 pessoas envolvidas direta e/ou indiretamente



IDENTIFICAÇÃO DO PATROCINADO Coluna de preenchimento

PESSOA JURÍDICA RAZÃO SOCIAL (Nome da empresa ou instituição) Secretaria Municipal de Cultura

CNPJ (Nº do cadastro) 1234567/0001-23

END. COMPLETO (rua, nº, bairro, CEP) Av. Pedro Ludovico, n. 123, Centro

CIDADE (UF) Breves (PA)

TELEFONE (Telefone fixo e celular) (91) 3783-1234, (91) 9292-2929

ENDEREÇO ELETRÔNICO (e-mail) secult@hotmail.com



CONTA CORRENTE OU POUPANÇA (Informar o nº. da conta, nome e nº da agência no BASA) CC 32-574-1 Agência do Basa em Belém - PA

PESSOA FÍSICA NOME (representante legal da empresa)João Vale dos Santos

PROFISSÃO / CARGO / ESTADO CIVIL Turismólogo / Secretário Municipal / casado

Nº DA IDENTIDADE E ORGÃO EXPEDIDOR 8.4321-43 SSP - PA

Nº DO CPF 123.456.789-00

END. COMPLETO (rua, nº, bairro, CEP) Rua Nobre, n. 31, Centro.

CIDADE (UF)

TELEFONE (Telefone fixo e celular) (91) 3783-1234, (63) 9292-2929

ENDEREÇO ELETRÔNICO (e-mail) joaovale@hotmail.com





Local: ___________ Data: ________________

Assinatura do proponente (obrigatório): __________________________





C) MODELO DA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA – ANEXO VII



Na planilha abaixo estão detalhados os recursos previstos para ações de comunicação que visem à promoção da filosofia do Projeto, os métodos empregos na divulgação junto aos públicos específicos.





DETALHAMENTO DOS RECURSOS FINANCEIROS - ORÇAMENTO

Discriminação Unidade Quantidade Valor Unitário Valor Total

1. Recursos Humanos (especificar)

Instrutor das Oficinas - 1 6.000,00 6.000,00

Técnico de apoio - 1 4.000,00 4.000,00

Sub Total (1) 10.000,00

2. Divulgação/Serviços de terceiros (especificar)

programação de rádio Hora 10 300,00 3.000,00

programação de TV Hora 10 500,00 5.000,00

Sub Total (2) 8.000,00

3. Material apoio e promocional (especificar)

Camisa - 500 12,00 6.000,00

Bonés - 100 5,00 500,00

Faixa 3,00x0,80 metros - 5 100,00 500,00

Folder - 2000 1,00 2000,00

Sub Total (3) 9.000,00

4. Serviço de Terceiros (especificar)

Sub Total (4)

5. Outras despesas (especificar)

Gasolina litro 1000 3,00 3.000,00

Sub Total (5)

TOTAL: ( 1)+(2)+(3)+(4)+(5) 30.000,00





19. BIBLIOGRAFIA



ALMEIDA, Renato Coelho Gonçalves de. Mesa pra dois: gastronomia e cultura. Juiz de Fora: UFJF, FACOM, 1° Semestre de 2006. 71 páginas. Projeto Experimental do Curso de Comunicação Social.



BARCZSZ, Débora Silvestre; AMARAL, Franciely F. Azarias. 2010. Turismo Gastronômico: a percepção do turista na 18ª festa nacional do carneiro no buraco de Campo Mourão estado do Paraná. Patrimônio: Lazer & Turismo, 7 (11): 66-98.



BRASIL. 2000. Decreto Federal n. 3.551, de 4 de agosto de 2000. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências. Brasília, DF, Diário Oficial da União (DOU), de 07 de agosto de 2000. Disponível em: http://www.minc.gov.br/legisl/docs/D-003551.htm



BRIZOLA, Elisete; ROCHA, Eliana do Pilar. 2007. Culinária na Escola. Revista Científica da Faculdade Modelo, 01 (02): 74-81.



CONE LESTE PUBLICAÇÕES LTDA. 2012. Concurso de Receitas do 5º Festival Gastronômico de São José dos Campos. Regulamento. 6p. Disponível em: www.festivalgastronomicosjc.com.br



ELETROSUL Centrais Elétricas S.A. 2012. Cozinha Comunitária na comunidade rural do Rincão dos Ledur. 5p.



FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE TURISMO DE BARRA VELHA. 2012. 4º Festival Gastronômico de Barra Velha – 2012. Regulamento. 8p.



GRIMM, Isabel Jurema; LEMKE, Ivone; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce. 2011. A Preservação da Cultura e da Tradição no Festival Gastronômico de Pomerode – SC. V ENAPEGS, Florianópolis (SC), 13p. Disponível em: www.rgs.wiki.br



GUIMARÃES, Aline Fernandes. 2011. Festival Gastronômico de Tiradentes MG - uma perspectiva dos moradores: criação de cooperativa, como estratégia de inclusão social. V ENAPEGS, Florianópolis (SC), 15p. Disponível em: www.rgs.wiki.br



IPHAN – Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 2012. Programa nacional do patrimônio imaterial. Disponível em: http://www.iphan.gov.br/bens/P.%20Imaterial/imaterial.htm



JAROCKI, Isabella Maria Coelho. 2009. Circuito Delícias de Pernambuco: a gastronomia como potencial produto turístico. Turismo em Análise, 20 (2): 321-344.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS. 2011. Festival Gastronômico de Campinas. A história gastronômica da Itália, contada com todo sabor. Campinas (SP). 18p. Disponível em: www.muitomaiscampinas.com



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Forró. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.com.br/artigos/1430494



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Louvor. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.com.br/artigos/1431972



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Pipa. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.com.br/artigos/1444428



SALERA JÚNIOR, G. 2010. Projeto Festival de Capoeira. Ilha de Marajó (PA). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2168052



SALERA JÚNIOR, G. 2011. Projeto Festival de Música Gospel. Ilha de Marajó (PA). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2718947



SESC São Paulo. 2010. Festival de Receitas. São Paulo. 30p.



Universidade Federal de Alagoas. 2011. 4º Festival Gastronômico do Baixo São Francisco. Penedo (AL). 10p. Disponível em: www.evento.ufal.br/festival-gastronomico



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2012. Açaí. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7a%C3%AD





20. AGRADECIMENTOS



A realização deste trabalho só foi possível com o apoio recebido de diversos amigos e colegas, a quem sou profundamente grato.



Esse “Projeto Festival do Açaí” se espelha no primoroso trabalho do Sr. Antônio Ferreira Gonçalves “Galo”, vice-presidente da Associação de Moradores da Reserva Extrativista Mapuá (AMOREMA), município de Breves, Ilha de Marajó, Estado do Pará.



Aproveito esse momento para dedicar esse trabalho a alguns profissionais que inspiraram a sua realização, especialmente: (1) Pastor Macário, presidente da Associação dos Profissionais do Açaí (APA), (2) professora Maria Monica Ferreira Mendes, Diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Pingo de Gente e coordenadora do VI Festival do Mingau Folclórico; e (3) Sr. Dejair Francisco de Oliveira, Secretário Municipal de Cultura, Desporto e Turismo (SECULT) do município de Breves (PA).





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Ilha de Marajó - PA, Setembro de 2012.



Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br



Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187



Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui