Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Aquecimento Global. -- 15/12/2007 - 12:53 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AQUECIMENTO GLOBAL

O aquecimento global é uma das preocupações atuais mais comuns a todos. Na verdade, é muito difícil imaginar alguém que não esteja preocupado com isso, pois para todo lado que se olhe nós temos visto os seus efeitos.
Ao mesmo tempo em que algumas regiões estão sofrendo com chuvas intensas, inundações, furações, tufões e tornados; outras localidades estão experimentando o oposto, calor escaldante, secas e falta de água.
Segundo diversos especialistas, todas essas alterações no clima do planeta estão acontecendo como reflexo de ações humanas, especialmente por causa da emissão de gases do efeito estufa: gás carbônico, metano, óxidos nitrosos, entre outros.
No Brasil, os maiores responsáveis pela emissão de tais gases são os desmatamentos e as queimadas, que juntos correspondem a cerca de 70% do problema. O restante seria atribuído, principalmente, à queima de combustíveis fósseis dos veículos automotores. Esse aspecto diferencia o Brasil de outros países do primeiro mundo que têm como maior contribuinte na emissão dos gases de efeito estufa as suas frotas de veículos, que são proporcionalmente maiores que a nossa.
Caso o aquecimento global continue ao longo desse século, a humanidade toda poderá sofrer inúmeros prejuízos, tais como: redução da biodiversidade, escassez de alimentos, desertificação, diminuição das chuvas em diversas localidades, aumento dos furacões e tornados, derretimento das calotas polares e subida do nível dos mares com conseqüente inundação de diversas cidades litorâneas, aumento de pragas e epidemias etc.
É justamente por essas questões que nenhum de nós pode se omitir dizendo que não tem nada haver com isso. Cada um de nós é co-responsável por esse problema, o que nos obriga a estarmos empenhados na busca de soluções para o aquecimento global.

Publicado no Jornal Anotícia, edição n. 215, p. 02, de 26/12/2007. Gurupi – Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Anotícia, edição n. 216, p. 02, de 28/01/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 278, p. 10, de 19/09/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui