Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Árvore: fonte de vida. -- 10/12/2007 - 10:15 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ÁRVORE: FONTE DE VIDA

Uma das citações mais velhas e mais populares diz assim: “toda pessoa, antes de morrer, deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”. Esse é um dos ditados populares mais conhecidos e que expressa muito bem o quão significativo são as árvores para todos nós.
De fato, desde a mais tenra idade aprendemos a reconhecer uma árvore, distinguindo precisamente suas características dos demais elementos à nossa volta.
Qualquer criança sabe enumerar uma série de benefícios que as árvores proporcionam a nós e ao meio ambiente, tais como: (1) renovação do ar que respiramos; (2) abrigo para aves e outros animais; (3) produzem sombra, saborosos frutos, sementes e belas flores; (4) fornecem fibras, seivas, folhas e celulose, item indispensável para a fabricação de inúmeros produtos, como por exemplo, livros, cadernos, jornais e revistas; (5) evitam a erosão do solo, diminuindo o impacto da água das chuvas.
É justamente com o objetivo de incentivar todas pessoas a multiplicarem o número de árvores em nossa cidade e região que apresentamos essa série de dicas e conselhos.
Antes de pensar em sair por aí plantando uma árvore, você deve escolher bem a espécie, pois cada planta possui características próprias (tamanho, forma da copa, resistência das folhas e frutos etc.), que devem ser levadas em consideração.
Outro aspecto extremante importante refere-se ao local de plantio (jardim, quintal, calçada, praça etc.). Você deve observar se o local escolhido atende as necessidades que a planta tem quanto à insolação e se o local é arejado ou não. Deve verificar ainda se há a existência de redes de energia elétrica e de telefonia, tubulações de água e esgoto, ou portões, janelas e garagens. Tudo isso é muito importante para prevenir futuros incômodos.
Após essa primeira fase de escolha da espécie e do local, você pode se preparar para a fase seguinte: o plantio.
Antes de plantar, adicione um pouco de esterco de gado na cova, e a cada seis meses coloque uma dose de reforço. A época mais adequada para o plantio é a estação das chuvas, pois nela a temperatura fica mais amena e há maior oferta de água.
Quando não estiver chovendo, regue diariamente as mudas, preferencialmente logo de manhã bem cedo ou ao final da tarde.
Nos primeiros meses, use uma estaca para servir de apoio para a muda. É recomendável a colocação de uma proteção de madeira em volta da planta, especialmente para aquelas situadas nas calçadas e demais logradouros públicos.
Faça podas periódicas, retirando galhos velhos, tortos e doentes.
Combata qualquer sinal de doença ou praga logo no início da infestação, sempre com o auxílio de um técnico habilitado.
Incentive a comemoração do dia da árvore que ocorre em datas diferentes dependendo da região do Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste o dia da árvore ocorre sempre na última semana do mês de março e nas demais localidades, nas regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste, a comemoração ocorre no dia 21 de setembro.
Devemos lembrar que plantar e cuidar das árvores na cidade ou no campo é muito mais do que um simples gesto de cidadania. É um sinal de respeito à vida.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 248, p. 04, de 15/02/2008. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui