Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Vida simples... Gente complicada! -- 27/11/2007 - 20:39 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Vida simples... Gente complicada!

Nós seres humanos poderíamos ter uma vida simples, tranqüila e serena, mas conseguimos dificultá-la com a “inteligência” que somente nós os homens possuímos.
Começamos pela competitividade desenfreada em tudo. “O querer sempre mais” (a ganância e a luxúria), faz-nos ultrapassar os limites do razoável.
A concorrência pelo “poder” é desonesta e irracional. O rancor e o orgulho destroem a amizade e dá lugar a traição. O amor desaparece.

Tudo acontece em nome do progresso e da comodidade. A vaidade e o dinheiro desencadeiam desentendimentos injustificáveis.

Essa tal “inteligência” que pensamos ter, traduz-se na mais errada e absurda forma de vida.

Se continuarmos tendo esses comportamentos desequilibrados esquecendo-nos dos principais valores humanos não tardaremos descobrir que não existirá mais volta para o verdadeiro sentido da vida; o amor.

Os diferentes pensamentos políticos, religiosos e morais criam antagonismos que exterminam grande parte da humanidade.

O capitalismo desenfreado e o consumismo descontrolado provocam a desigualdade social e beneficiam uma minoria abastada e egoísta.

Por outro lado, o comunismo e o socialismo mascaram a realidade de seus comandantes, que também querem se beneficiar das facilidades do comodismo e se apropriam indevidamente de bens dos bem-sucedidos em nome da igualdade social para os marginalizados preguiçosos e improdutivos.

As religiões (existem exceções) em nome de Deus (Maomé ou alguma outra divindade) criam esperanças falsas e usam as massas para enriquecimento de seus líderes.
As divergências religiosas provocam a intolerância e fomentam as guerras, tudo em nome da verdade (que cada religião acha possuir).

O perdão, a compaixão e a solidariedade, hoje são apenas palavras faladas e não praticadas. A fome e a sede continuam matando. Isso todos nós sabemos, mas poucos, muito poucos são capazes de fazer alguma coisa em prol desses sofridos irmãos.

Os governantes são ricos e continuam enriquecendo e os governados (povo) cada dia mais pobres, sofrem com a miséria e a falta de humanidade.

Onde está a inteligência humana? Onde está escondido o amor? Onde estão os princípios morais? A ética ainda existe?

Penso que é hora de mudar!
Os seres humanos precisam rever suas reais virtudes e tirar a máscara da falsidade, pois somente quando descobrirmos que “nossa inteligência é pura ignorância” e que “seremos vitoriosos se aceitarmos que fomos derrotados” (esses paradoxos são pertinentes) encontraremos uma nova semente de humildade para continuarmos a viver com harmonia e felicidade.

A essência da vida está na simplicidade... Mas nós teimamos em ser complicados!

27/11/2007
Paulo M.Bernardo.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui