Usina de Letras
Usina de Letras
265 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Capturando um arco-íris -- 19/11/2007 - 15:11 (Ivan Guerrini) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Leio na renomada revista Nature de 14 de novembro de 2007 que alguns físicos do Reino Unido conseguiram encontrar uma maneira de “capturar” um arco-íris através de um material especial, congelando cada diferente freqüência de luz nesse material. Ao mesmo tempo, assisto as apresentações dos alunos da disciplina optativa de “Caos, Fractais e Complexidade”, IB, UNESP, Botucatu, em 19 de novembro de 2007 e vejo a tremenda criatividade dos grupos ao falar do poder do sutil, do poder do bater das asas da borboleta. Essas são as apresentações que irão servir de avaliação para os alunos. E que criatividade! Foram bem além do que o professor sugeriu. Que ótimo! Aí, conversando com meus botões nas idas e vindas dos pensamentos e nas avalanches de idéias que essas aulas provocam, penso que é exatamente esse poder do sutil que pode ser usado para mudar vidas inteiras. As curas para nossos males nos são oferecidas a todo momento, em artigos, aulas, etc... Ah, se prestássemos atenção... E mudar vidas pode ser através do ato de congelar um arco-íris em seu coração, por exemplo. Ah, então o artigo da Nature tem tudo a ver com as apresentações dos alunos? Sure... Se você sai nas praças oferecendo um abraço, por exemplo, esse ato pode não só produzir um brilhante arco-íris, como perpetuá-lo nas pessoas que vibrarem na mesma energia do ato. E aí, cai o véu e os que vestem escuro, finalmente se percebem escuros e colocam luz em suas vestimentas. As atitudes são outras, a morte sai de cena. Uma sutileza que produz grandes mudanças... As borboletas têm poder... Porém, quem não crê que arco-íris é algo mais que um feixe de cores no horizonte quando uma chuva chata vem destronar o sol, ainda está perto do equilíbrio e não pode responder ao sutil. Só responde ao sutil quem é um sistema aberto, longe do equilíbrio. Pense com carinho: você é aberto às sutilezas? Você consegue capturar um arco-íris em seu coração? São esses detalhes que transformam tudo e que podem mudar tudo a cada instante. Por eles, vale a pena lutar pela transformação da educação, da saúde e da vida, pois os padrões fractais inadequados podem ser sempre alterados. A convite da resenhista da revista Nature, lembro-me da Madre Superiora no filme “A Noviça Rebelde” que pergunta na canção “Maria” cantada nos átrios do convento logo no início do filme: como segurar um feixe de luar em suas mãos? A partir dessa lembrança oportuna, posso intuir o grande papel da rebeldia saudável de Maria, a noviça, que fez brotar todas as inquietações nas cabeças das freiras do convento. Não há como segurar um feixe de luar em suas mãos ou congelar um arco-íris se você não for flexível, se não for aberto, se não for criativo. Não dá! E o papel dos rebeldes saudáveis é o de trazer o questionamento profundo das aparentes impossibilidades da natureza para fomentar mudanças que geram vida em plenitude.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui