Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62290 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5460)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140823)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O escravo que escreve -- 06/03/2002 - 18:49 (Haroldo Pereira Barboza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O escravo que escreve



Sem dúvida alguma, o computador tornou-se a mais importante ferramenta de auxílio ao trabalho diário na maioria das atividades disponíveis hoje em dia. Já existem estudos e testes que colocam o artesanato tradicional em perigo. Imagine esticar uma rede entre duas árvores e encontrar uma etiqueta indicando que a mesma foi confeccionada por um micro de fundo de quintal.



Tal alerta se faz necessário, pois precisamos nos lembrar sempre, que atrás destas potentes máquinas de calcular, simular, projetar e carregar pesos, existe um ser humano para projeta-la, mante-la e observa-la. Se algo não vai bem na cadeia produtiva, o elemento humano é que deve ser observado primeiro. Para ele é que devem ser montados os sofisticados laboratórios de diagnóstico e ajuda. Uma ferramenta defeituosa pode ser substituída em minutos sem maiores remorsos. Um ser humano de boa qualidade demora anos.



Portanto, é fundamental que cada pessoa entenda o processo do qual faz parte e às vezes é o responsável. Que mantenha uma documentação resumida e clara dos seus procedimentos operacionais, para ter oportunidade de tirar férias sem pânico e conduzir a linha (ainda que mais lenta) nos momentos em que a máquina estiver parada (por defeito, falta de energia, manutenção periódica).



É um absurdo que se deixe de efetuar uma emissão de nota fiscal, reserva de hotel ou cálculo do valor de uma compra, quando o terminal está inativo. Quando isto ocorre, a pessoa que demonstra sua incapacidade em continuar o atendimento por não saber se mover sem ser de forma robotizada, dá um maldito atestado de que se tornou escrava da máquina. Está a um passo de atrofiar seu coração e sua mente e corre o risco, num breve futuro, de ser confundido com seu clone.



Haroldo P. Barboza - fev / 2000

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui