Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES GERAL E FILOSOFIA QUESTÕES DE VESTIBULARES JUL -- 20/08/2012 - 14:06 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



ATUALIDADES GERAL E FILOSOFIA   QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2012.



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1. UNESP JULHO 2012   EDGARD MORIN



 



Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm



de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas



também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie européia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.



(Edgar Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)



No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Modem desenvolve



a) reflexões elogiosas acerca das conseqüências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.



b) um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na historia.



c) argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais.



d) uma reflexão critica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na historia.



e) uma defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa.



 



 



2. MACKENZIE JULHO 2012   ENERGIA  FONTES



 



As afirmativas abaixo fazem referencia a fontes de energia em uso no mundo.



Analise-as para responder a questão.



I. Intermitência no fornecimento, ou seja, oscilações da oferta em razão de sua própria natureza.



II. Possibilidade de armazenamento, com maior segurança nas condições de oferta.



III. Tecnologia muito conhecida, baixos riscos operacionais e ampla utilização em diversos países.



IV. Potencial de crescimento em diferentes países, com diferentes condições naturais e dimensões territoriais.



V. Crescimento potencial atrelado as condições naturais especificas de hidrografia e formas de relevo.



De acordo com as características das fontes de energia hidráulica, solar e eólica, assinale a alternativa com a relação correta.



a) I e IV II, III e V



b) II, III e V I e IV



c) II e IV I, III e V



d) IV I, II, III e V



e) I e III II, IV e V



 



 



3. FATEC JULHO 2012   ENERGIA NUCLEAR



 



Um ano depois do terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11 de março de 2011, causando o comprometimento da usina de Fukushima, a energia nuclear voltou a ser debatida pelos cientistas, ecologistas e pela sociedade civil que vêm destacando vantagens e desvantagens deste tipo de energia.



Sobre a energia nuclear é correto afirmar que



a) requer grandes espaços e estoques para seu funcionamento, mas sua tecnologia é barata e acessível a todos os países.



b) provoca grandes impactos sobre a biosfera e necessita de grandes estoques de combustível para produzir energia.



c) é considerada energia limpa e renovável, mas depende da sazonalidade climática e dos efeitos de fenômenos tectônicos.



d) apresenta mínima interferência no efeito estufa, mas um de seus maiores problemas é o destino final do lixo nuclear.



e) consome o urânio, que é considerado abundante em todos os continentes, mas produz gases de enxofre e particulados.



 



4. PUC SP JULHO 2012    ENERGIA SOLAR



 



Leia:



“A energia que move a máquina Terra provém da gravidade, do interior da Terra e do próprio movimento do planeta, mas em grau muito superior provém do Sol, da radiação solar.”



(David DREW. Processos interativos Homem-Meio Ambiente.



Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994, p. 20.)



A energia solar e uma das fontes de energia que atuam no planeta Terra. Ela e, no planeta,



a) o principal fator construtor das estruturas e formas de relevo.



b) um item secundário na formação das coberturas vegetais.



c) um fator de desequilíbrio que altera as dinâmicas terrestres.



d) o elemento essencial que da origem aos sistemas e tipos climáticos.



e) uma fonte em vias de extinção, dai o valor de outras formas de energia.



 



 



5. UNESP JULHO 2012    JORNALISMO ABORDAGEM



Texto 1



2012 começa  sob a vibração positiva de uma Lua crescente em Áries logo no dia 1.º. Áries é o signo que tem tudo a ver com o início de algo e traz muita garra, coragem e esperança. Ainda na primeira semana, Mercúrio, das comunicações, forma um aspecto harmonioso com Saturno e Netuno, evidenciando um momento de descobertas, diálogo e de primeiros passos coletivos na consolidação de um sonho ou projeto comum, de muitos povos e sociedades. Acordos internacionais e negociações de paz podem ser feitos em um momento feliz e que promete bom desenvolvimento.



(Barbara Abramo. Céu de janeiro de 2012. http://horoscopo.uol.com.br, 01.01.2012.)



Texto 2



O Irã lançou ontem mísseis de cruzeiro melhorados, que podem ameaçar navios americanos, durante um exercício naval que simula o fechamento do estreito de Hormuz –por onde passa cerca de um sexto da produção de petróleo mundial. O míssil Ghader (capaz, em farsi) foi desenvolvido com o objetivo de atacar navios de guerra e proteger o litoral do país. Duas unidades foram disparadas ontem da costa iraniana em um teste.



(Irã testa míssil que ameaça frota dos EUA.



Folha de S.Paulo, 03.01.2012.)



Os dois textos, publicados no inicio de 2012, apresentam incompatibilidade lógica entre as formas pelas quais abordam a realidade. Responda quais são os pressupostos ou pontos de vista assumidos por cada um deles e explique os motivos dessa incompatibilidade.



 



 



6. UNESP JULHO 2012    IDEOLOGIA



 



Vigora entre educadores e intelectuais brasileiros uma correta e justificável ojeriza às ditaduras de direita. Infelizmente, o mesmo vigor não é encontrado quando se trata de ditaduras de esquerda. As notícias de perseguições, prisões, greves de fome, fuzilamentos e fugas envolvendo opositores às duras ditaduras esquerdistas são ignoradas. Quando fica impossível deixar de falar a respeito, são comuns alegações de que há exagero da imprensa ou, pior, sugestões de que os dissidentes são egoístas que, em nome do individualismo, ameaçam um regime que deveria servir de exemplo. São as velhas táticas de questionar a liberdade de imprensa quando as notícias são desfavoráveis e de desmerecer o opositor, em vez de enfrentar as opiniões contrárias com argumentos. (Janaina Conceição Paschoal. Cuba é uma grande Guantánamo. Folha de S.Paulo, 14.02.2012.)



O texto descreve um conflito de natureza ideológica.



Apresente uma definição que seja adequada para o conceito de “ideologia”, tal como ele e empregado pela autora, e comente uma diferença básica entre uma “ideologia de direita” e uma “ideologia de esquerda”.



 



7. FGV ADMINISTRAÇÃO JULHO 2012   MINERAÇÃO



 



Sobre os minerais conhecidos como “terras raras” e a polemica envolvendo o seu comercio internacional, assinale a alternativa correta:



a) A China de tem a totalidade das reservas mundiais de “terras raras”, o que explica o controle que o país exerce sobre os preços internacionais desses minerais.



b) As “terras raras” são essenciais para a economia chinesa, já que são capazes de elevar a produtividade dos solos agrícolas.



c) Para alavancar a venda de “terras raras” no mercado mundial, a China vem praticando preços artificialmente baixos, que desconsideram os enormes impactos ambientais da produção.



d) A disponibilidade de “terras raras” e os entraves a sua exportação tendem a ampliar a vantagem competitiva da China em alguns setores produtivos.



e) No estagio tecnológico atual, as “terras raras” não podem ser utilizadas nos processos industriais.



 



 



8. UNESP JULHO 2012     RAZÃO E EMOÇÃO



 



O psicólogo Drew Westen mostrou que, na política, emoções falam mais alto que a lógica. Ele monitorou os cérebros de militantes partidários enquanto viam seus candidatos favoritos caindo em contradição. Como



previsto, eles não tiveram dificuldade para perceber a incongruência do “inimigo”, mas foram bem menos críticos em relação ao “aliado”. Segundo Westen, quando confrontados com informações ameaçadoras às nossas convicções políticas, redes de neurônios associadas ao estresse são ativadas. O cérebro percebe o conflito e tenta desligar a emoção negativa. Circuitos encarregados de regular emoções recrutam, então, crenças capazes de eliminar o estresse. A contradição é apenas fracamente percebida.



(Helio Schwartsman. Folha de S.Paulo, 07.02.2012.)



A tese exposta no texto expõe uma dificuldade em compreender a contradição entre convicções pessoais e fatos objetivos. De acordo com o texto, essa contradição esta relacionada



a) a capacidade da razão de prevalecer sobre interferências de natureza emocional.



b) as fortes tendências de manipulação do noticiário político pelos meios de comunicação.



c) a estados patológicos que dificultam a tarefa de compreensão racional da realidade.



d) a mecanismos neurológicos de proteção contra idéias e emoções ameaçadoras.



e) a defasagem entre valores éticos e interesses pessoais no campo político e partidário.



 



O gabarito será publicado em separado com todos os testes

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui