Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Queimadas: apague essa idéia !!! -- 11/07/2007 - 08:15 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEIMADAS: APAGUE ESSA IDÉIA !!!

'Entra ano e sai ano e o número de queimadas só vem aumentando no Brasil de modo geral e especialmente aqui em nosso estado, essa é a opinião de grande parte de nossa população. Mas o que dizem as instituições do governo a esse respeito ???
O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), órgão federal sediado em Brasília ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, é quem possui o maior número de informações sobre esse tema e, salvo algumas exceções, ele tem observado que em todas as localidades da região Central do Brasil as queimadas estão aumentando ano após ano.
Só para se ter uma idéia, esse ano o INPE, através de 4 satélites (Eos, Noaa, Goes e Msg), já registrou 834 focos de calor, sendo que desse total 116 (13,9 %) deles ocorreram no Tocantins, o que coloca nosso estado em 3º lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas do Mato Grosso e São Paulo.
E justamente tentando reverter esse quadro que os órgãos estaduais de meio ambiente (NATURATINS e CIPAMA) e os de extensão rural (ADAPEC e RURALTINS) estão trabalhando intensamente em ações educativas, buscando conscientizar toda população rural e urbana sobre os prejuízos que as queimadas trazem para o meio ambiente e para a saúde das pessoas.
Tentar mudar os hábitos dos produtores rurais que fazem uso do fogo há várias gerações, especialmente, para limpar áreas destinadas ao plantio e com o objetivo de renovar as pastagens, não é nada fácil !!!
O uso do fogo nas áreas rurais é uma pratica bastante antiga, passada de geração a geração, e um trabalho de conscientização que se propõe mudar um hábito, nesse caso, a substituição das queimadas por outras alternativas não surte efeitos da noite para o dia. E justamente por saber disso que os técnicos, fiscais e policiais ambientais têm investido pesado em trabalhos educativos nos assentamentos, propriedades rurais, associações de pequenos produtores e escolas de diversos municípios. Vale mencionar ainda que, nesse objetivo, tais profissionais têm feito uso dos veículos de comunicação para alcançar a todos.
Qualquer pessoa que quiser solicitar uma visita de um técnico para receber instruções, ou que queira ouvir uma palestra, ou que deseje fazer uma denúncia, pode ligar gratuitamente de qualquer telefone para o Linha Verde do NATURATINS, 0800-631155.
O envolvimento de todos na solução desse problema é extremamente importante, portanto participe, pois com a sua contribuição todos nós, gerações presentes e futuras, sairemos ganhando.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 221, p. 05, de 27/07/2007. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail:salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui