Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50477)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Memorial do Comunismo: O Muro de Berlim -- 04/07/2007 - 17:42 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Muro de Berlim

Félix Maier

O “Muro da Vergonha”, que dividiu a cidade de Berlim durante a Guerra Fria, foi construída por milhares de operários, na noite de 12 para 13 Ago 1961.

O Muro atravessava rios, lagos, canais, e dividia casas, igrejas e ruas ao meio. O lado oriental da cidade, depois da II Guerra Mundial, ficou com os soviéticos, e o setor ocidental com os franceses, os britânicos e os norte-americanos.

Além do Muro em si, em alvenaria, havia soldados, cães farejadores, arames farpados, minas e mirantes para impedir a fuga. Entre 1961 e 1989, cerca de 1.000 pessoas morreram na Alemanha tentando atravessar a fronteira, 230 delas ao escalar o Muro.

Foram presas 75.000 pessoas, que tentaram fugir do Comunismo implantado na então Alemanha Oriental.

No dia 9 de novembro de 1989, houve a “Queda do Muro”, que permitiu a unificação da Alemanha e prenunciou o colapso da União Soviética, que viria a ocorrer em 1991.

A II Guerra Mundial havia reduzido a população de Berlim de 4 milhões para 2,8 milhões, com a destruição quase total do centro da cidade.


*

Instituto 631

Durante toda a década de 1950, o Instituto 631, através de suas redes apoiadas pelos Partidos Comunistas no mundo inteiro, tudo fazia para desorganizar a vida nas democracias ocidentais. Enquanto isso, os mestres subversivos profissionais russos submetiam-se a treinamento nas várias Escolas de Espionagem. A seleção e o treinamento desses agentes especiais começaram no princípio da primavera de 1948 (início da Guerra Fria), logo depois que Stalin resolveu criar duas forças separadas de subversivos clandestinos – a quinta-coluna vermelha, comandada por Mikhail Suslov, que passava instruções em código para os chefes dos Partidos Comunistas do mundo inteiro, a partir de Pankov (Distrito da então Berlim Oriental), mas com escritório central em Moscou. No XXII Congresso do PCUS, Luis Carlos Prestes encontrou-se com Nikita Kruschev e Mikhail Suslov, para planejar a revolução agrária no Brasil.


*

STASI

Polícia Secreta da antiga Alemanha Oriental (comunista), chefiada pelo lendário espião Markus Wolf. O trabalho de subversão da STASI começou em 1961, quando Israel deu início ao julgamento de Adolf Eichmann, ocasião em que a STASI apoiou e patrocinou grupos neonazistas no Ocidente, durante as décadas de 1970 e 1980, para desestabilizar a Alemanha Ocidental. Durante a Guerra Fria, foram “comprados” dos comunistas, através da STASI, 33.000 alemães orientais (para libertação), pelos alemães ocidentais, ao preço total de 3,5 bilhões de marcos alemães. O dinheiro era investido pela STASI em tecnologia (máquinas fotográficas, equipamentos de espionagem), depois utilizada para combater o Ocidente.


*

Operação carta de amor perfumada

Os falsificadores do Instituto 631, com sede em Moscou, conseguiam nomes e endereços de integrantes das Forças Armadas da Alemanha Ocidental e então usavam mulheres para escrever centenas de cartas de amor em papel perfumado e redigidas de modo a não deixar dúvidas quanto aos laços íntimos entre a mulher que escrevia e o homem que recebia. Os falsários conseguiam fazer entregar as cartas nos horários em que o marido estava no serviço, ocasião em que muitas mulheres caíam na armadilha e abandonavam o lar.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui