Usina de Letras
Usina de Letras
244 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Serendípide -- 11/12/2002 - 02:58 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Havia um reino no extremo oriente governado pelo poderoso rei Giaffer que tinha três filhos fortes, fieis e obedientes. Sendo o rei um bom pai e tendo preocupação com a educação deles, então o rei decidiu que era preciso dotar seus filhos não apenas de grande poder, mas também de todos os tipos de virtudes que um príncipe pudesse precisar. Assim, o rei viajou por toda a ilha em busca dos melhores tutores, sendo cada um deles especializado em um campo distinto bem como confiou a eles o treinamento de seus filhos.
Como os filhos do rei eram dotados de grande inteligência, logo se tornaram altamente treinados em artes e ciências. Quando o rei foi informado disto, ele reagiu com certo ceticismo e convocou seu filho mais velho a assumir o reino, anunciando que iria se aposentar. Seu filho mais velho, então, recusou-se a assumir o reino e disse que seu pai era mais sábio e deveria governar até a morte. O mesmo ocorreu com os outros dois filhos quando foram chamados pelo rei.
Embora o rei tivesse ficado surpreendido pela sabedoria apresentada por seus filhos, ele decidiu enviá-los numa longa jornada para que pudessem adquirir experiência empírica.
Os três príncipes saíram, então, de Serendip e seguiram a caminho do reino de um poderoso imperador chamado Beramo. Durante suas estadas nesse reino, diversas ocorrências são elucidadas pelos três príncipes, impressionando o imperador Beramo pela sagacidade deles. Assim, Beramo os convida a permanecer em seu reino. Durante esse período, os três príncipes recebem várias tarefas do imperador, sendo todas elas cumpridas. Todavia, enquanto os príncipes estiveram ausentes do reino na execução de uma tarefa, Beramo passa por um sofrimento por causa de uma paixão, com sua sagacidade os três príncipes conseguem lhe resolver até mesmo seu problema com o amor.
O interessante era que enquanto suas altezas viajavam, estavam sempre a fazer descobertas, por acidente e sagacidade, de coisas que não estavam a procurar.
Mas antes que Berano pudesse agradecer os três príncipes foram chamados pelo pai no leito de morte. O rei queria deixar todo seu vasto reinado para os filhos e também dizer que havia um grande tesouro muito próximo da superfície. Logo após a morte do pai, os três filhos mobilizaram todos os homens do reinado para cavar e revolver a terra. Após vários anos de trabalho, nenhum tesouro foi encontrado, mas a terra foi tão revolvida, que as colheitas foram as maiores de toda a história do reino; serendípite em homenagem aos príncipes que procuravam o tesouro e encontraram colheita abundante. A sabedoria do rei, ao aconselhar os filhos, pode ser definida, então, como serendipidade.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui