Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Dia dos Namorados -- 11/06/2007 - 11:51 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prezados Leitores
Abaixo transcrevo parte de um texto (respeitando o autor do mesmo) que considero bastante explicativo sobre o dia dos namorados. Entre outros que consultei ele fala de forma clara e bastante simples sobre o assunto.

O importante mesmo é não esquecer da pessoa amada!
Não importa quanto tempo nós tenhamos o relacionameto amoroso, mas sim, o que essa pessoa representa para nós.

Não deixe passar essa data, sendo puramente comercial ou não! Aposte sempre no amor e desfrute de tudo de bom que ele nos trás.

Uma simples frase, uma poesia, um chocolate, uma flor colhida em sua casa...

Para ser feliz, vale tudo!!!!

*************************************************

Texto pesquisado
Paulo Ghiraldelli Jr. 2006

O Dia dos Namorados é 12 de junho. Estamos no Brasil. Não há no Brasil um motivo histórico especial para a criação do Dia dos Namorados. Na pátria do capitalismo, os Estados Unidos, o dia dos namorados se chama 'Valentine s day', e tem a ver com San Valentine. No Brasil, um país onde alguns acreditam que o capitalismo não combina com o amor, o Dia dos Namorados foi criado de forma exclusivamente capitalista. É uma véspera do santo casamenteiro, Santo Antônio, mas não pense que o nosso Dia dos Namorados tem a ver com ele. Nossa data foi introduzida pelo publicitário João Dória em 1949. Ele era da então Agência Standard de Propaganda. Foi uma encomenda das lojas Clipper à Standard. Por tal feito, a Standard ganhou um prêmio. Mas poderia ter ficado por aí. A data 'pegou' mesmo dado que a Confederação do Comércio de São Paulo colocou o dia 12 do mês de junho, uma época de baixa nas vendas, em seu calendário. O slogan era: 'nem só de beijos vive o amor'.

É irônico, não? O Dia dos Namorados tipicamente capitalista é ... brasileiro! Paulistano.

Nos Estados Unidos, a data tem a ver com a história de Valentine. Ele viveu no Império Romano, sob a época de Claudius. Foi uma época em que os romanos não estavam muito motivados a se inscrever no Exército. Os homens pareciam não querer deixar suas esposas em casa, e muito menos deixá-las viúvas por conta de irem para as guerras. Para um império, isso não era boa coisa. Então, Claudius resolveu tomar uma medida radical - meio maluca por sinal. Proibiu todo mundo de se casar. Verdade! Sabe o que aconteceu? Não sabe?

Ora, os jovens acharam aquilo muito cruel. Mas Valentine achou aquilo não só cruel, mas terrível para ele próprio, que era sacerdote. Seu trabalho diário era casar as pessoas. Valentine adorava o seu trabalho, e então passou a casar as pessoas secretamente. A grande subversão da época, então, se tornou a atividade de casar em lugares muito escondidos. Sem convidados, é claro. Uma cerimônia que tinha de ser feita em muito silêncio. Um casamento de sussuros.

Mas bastou um dia sem sorte e ... pimba! Valentine foi descoberto. Os noivos que ele estava casando escaparam, mas sua prisão foi fácil. Os soldados o levaram, ele foi julgado e sua pena foi a máxima: morte. Mas aí aconteceu o que o tinha de acontecer, para nós que acreditamos no amor: as pessoas começaram a querer visitar Valentine, a entregar flores pela janela do calabouço. Mandavam bilhetes também. A notícia de sua prisão se espalhou, e muitos iam ter com ele nas janelas da prisão. Foi então que a filha de um dos guardas da prisão quis ver Valentine pessoalmente, lá na cela. Seu pai conseguiu um modo disso acontecer. Eles passaram horas conversando na cela. E isso se repetiu muitas vezes. Valentine suportou a prisão graças a isso. No dia da execução, Valentine deixou com um amigo um bilhete para a moça: 'Amor, de seu Valentine'. Ele foi executado em 14 de fevereiro de 264 da Era Cristã. Mas o seu gesto de entregar um bilhete dizendo 'amor', virou um símbolo. Trocar bilhetes, palavras e objetos seguidos de declarações de amor se tornou uma prática rápida em Roma. Foi o modo que a população mostrou a Claudius que ele não podia impedir as pessoas de se amarem, e ao mesmo tempo foi o reconhecimento de todos ao que Valentine representou.
************************************************

- Agora você sabe um pouco mais sobre o Dia dos Namorados então: Aproveite a data e festeje!
Parabéns aos Namorados, ficantes, amantes, casados e todos os que amam de verdade!
11/06/2007
Paulo M.Bernardo


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui