Usina de Letras
Usina de Letras
264 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O autoconhecimento -- 01/08/2012 - 19:24 (Valdea Sianna) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O autoconhecimento







- É um reflexo de nossa conduta. E, como tal, devemos ser sinceros ao analisarmos, mesmo que seja uma visão não tão real - pois, costumamos suavizar de nós mesmos os nossos defeitos, para distinguirmos atitudes certas e erradas que teimamos em mantê-las em nós.



- Não basta saber-se que errou, se não tivermos a compreensão que o erro pode ser reparado com outra atitude de acerto. Isto não é fácil. Pensamos que sim, mas não é. O nosso "ego" é o centro de toda atenção e dizer-se fora dessa atenção implicaria anular a nossa existência. Tudo tem que ser gradativamente aperfeiçoado.



- NÓS TEMOS UM CICLO DE PREPARO, QUE DEVEMOS OBEDECER À MEDIDA DO NOSSO AUTOCONHECIMENTO.



- Por mais que queiramos nos melhorar o mais rápido possível, se não obedecermos a este ciclo não teremos estrutura adequada para sustentar qualquer mudança para melhor...



- As mudanças têm que ser feitas com conscientização, pois muitos anos "errando" falhamos se quisermos erradicar (nos livrar) desses "Erros" de uma hora para outra.



- O autoconhecimento é muito importante em nossas vidas, porém sem um rumo certo para encontrarmos o verdadeiro sentido dos nossos atos corremos o risco de perdermos a nossa identidade e fracassarmos em busca daquilo que para nós era bom, mas por não termos o cuidado do seu "porquê", fugimos ao equilíbrio tão necessário para a nossa evolução espiritual.



- Mudar sim, mas sem exageros, não radicalizar tais mudanças. Tudo tem seu tempo, pode ser que seja agora o início de nosso despertar.







- Aproveitemos as oportunidades de aprendizado e galgando caminhos firmes, estruturaremos nossa "pirâmide de conhecimento, que é nosso futuro promissor",,,







- Este autoconhecimento vai se tornando mais forte e esclarecedor à medida em que nos situamos tornando-nos, não como centro das atenções, e, sim, mais próximos das necessidades alheias...







- DAÍ TODAS AS NOSSAS MÁS TENDÊNCIAS MUDAM PARA UMA OUTRA ORDEM DE VALORES...







- Por isso se diz : para encontrar-se com a "Paz Espiritual", com aquela "Paz Interior", é preciso que se faça a reforma moral e esta só é feita através do conhecimento de si mesmo.







A "Reforma moral existe, quando procuramos lutar contra os nossos vícios e paixões inferiores, dessa forma dar lugar as virtudes.







Vícios inferiores: EGOÍSMO; ORGULHO; VAIDADE; INVEJA...







"Vícios: frequentemente, o homem não é infeliz senão pela importância que liga às coisas deste mundo; ao adquirirmos vícios tais como a avareza, a ambição que muitas vezes nos levam a atitudes desarmônicas de agressividade, de ódio e de vingança trazendo a nossa infelicidade precisamos também combater com muita persistência, os vícios que tornaram hábitos, mas que causam enormes desarmonias espirituais e orgânicas;



Os principais são o fumo, o álcool, o jogo e os excessos sexuais, temos também que lembrar que nunca estamos sozinhos: há sempre companhias espirituais, que circundam nossas intenções reforçando nossas imperfeições morais".







- Enfim, precisamos aprender a conhecermos, para nos livrar de nossas imperfeições, como diz Allan Kardec e Santo Agostinho, também dizia:







..."O meio de consegui-lo é fazer o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia ,interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma..."







..."O conhecimento de si mesmo é, portanto, a chave do progresso individual...







...Quando estiveres indecisos sobre o valor de uma de suas ações, inquiri como a qualificaríeis, se praticada por outra pessoa..







...Formulai, pois, de vós para convosco , questões nítidas e precisas e não temais multiplicá-las. Justo é que se gastem alguns minutos para conquistar uma felicidade eterna...







                                                                                                                                                                                                                                                                                (LE parte 3ª - Capítulo XII).







Valdea SV, em 19.05.2004.



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui