Usina de Letras
Usina de Letras
279 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Ensaiozinho para olear a consciência e melhor fluit... -- 21/02/2007 - 11:57 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Entrudo - mais uma vez para mim e já basta - foi-se no inquietante calendário do tempo, ora lento, ora veloz, consoante a diversidade de situações que ao mento humano se coloca.

Acendo um cigarro e matuto completamente descontraído sobre o Carnaval - diversão, euforia, corpo empolgado que se acende para tocar os limites da alma - de imediato se me depara a Páscoa - época de reler a consciência sob a exemplar cena que não cessa de repetir-se todos os dias entre os humanos: os cristos, os judas, os pilatos, os barrabás, as mães trespassadas de dor e a multidão alvoraçada entre o sim e o não, ignorando por completo o que a opção decisiva quer dizer no tempo seguinte. Repare-se bem nos nomes individuais apresentados no plural: Jesus, Judas, Pilatos, Barrabás, Deus. Quem nunca tenha dado por este subtil e inteligente pormenor, num ápice, ficará surpreendido com 'este-nós-todos' que deveras constituímos por dentro e por fora.

Assim discorrendo, então e em Fevereiro, surge-me incontornável o Natal, momento crucial da humanidade, tempo limpo, de renovação, de esperança à partida, oportunidade de recomeço em plena fraternidade, de enlace das almas para que a harmonia se restabeleça e a vida avante se abra como um oásis. Entretanto, atidos ao almejo de que 'para-sempre-assim-seja', o inexorável ciclo impõe-se e a nossa existência roda, translada, acende-se e apaga-se em sucessão permanente.

O cigarro acabou-se-me e volto ao estado corrente dos vivos, os tais que vão para algures e afinal permanecem sempre à volta, envolvidos no imperceptível redemoinho que é o pensamento...

Régio desce-me à cabeça, liga-se positivo ao filamento da realidade, a luz faz-se, e ouço: ' - Não vou por aí!... '. Interrogo-me: - Diacho, se a virtude e o defeito se complementam em inevitável ciclo, para que serve então a inteligência? Temos de descobrir.

António Torre da Guia
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui