Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Perdão: A RTP é uma gata e é aí que está o gato!: -- 19/02/2007 - 13:19 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


MIAU... MIAU... MIAU...



Sucedeu que há dias liguei o televisor e, na RTP 1, deparou-se-me um gato que um spot publicitário apresentava como um terno bichano que se transformava num felino diabólico. - Heureca! - Cogitei com meu cigarro - Eis a fábula exacta que entra como uma luva na poderosa mão que desaparafusa a cabeça dos portugueses.

Desde logo considerei que seria de fazer passar pelas teclas o quadro que me apareceu no cérebro: os trabalhadores visíveis da RTP a elogiarem-se descaradamente uns aos outros por feitos que não valem um caracol e logo de seguida apresentam a exuberante fedorização que do meu país de lés a lés vai emanando. Não será isto verdade autêntica? O que é que eu vejo, ouço e sinto que os meus concidadães não vêem?

Ora, tendente a fruir as delícias-malícias-estultícias do 'Desabafe Connosco', no Fórum JN, decidi publicar o brevíssimo texto que se segue:

----------

A RTP é um gato...
Autor: António Torre da Guia torredaguia2004@yahoo.com.br
Data: 18-02-2007

Lambe-se, relambe-se, rebola-se, corre todos os cantos da casa e escapa-se (vai à festa do encontro) para os sítios inóspitos onde as velhinhas se conformam a doar, sem poderem, o derradeiro e sincero esforço dos humanos para eliminar a miséria, essa estúpida vergonha bem defronte aos indíviduos que se encimam no trono da inteligência.
O que é que um gato faz ou produz? Proporciona alegria às crianças, inconscientes do perigo que paira entre as emplumadas e macias patas.
Diz-se 'gato (podre) com o rabo de fora'. Por isso - ria-se - se corta o rabo aos pobres dos bichanos. Dizia-se nos meus tempos de escola que um erro era um gato. O gato preto, espectacularmente, para uns é o símbolo do azar e para outros o da sorte. Há quem se fantasie em gato das botas...
Francamente, em 2007, Portugal permanece sob o aterro dos milénios, conduzido pelo arauto mor da cultura, da educação, da decência e da dignidade. Ah... Então persistem?... Siga o gato até às imediações do contentor, só...

----------

Como primeira réplica, surge a dona Joana, que naturalmente tem a sua casa livre de más famas e é Pina, mas isso será mesmo o autêntico nome dela.

----------

Há gente cá com uma imaginação...
Autor: Joana Pina xatinauj@hotmail.com
Data: 18-02-2007
Têm um mundo tão só deles que não se percebe qualquer ligação com a realidade...
Vá lá... objectividade... pés na terra... Custa assim tanto?

----------

Imaginação? Sim, tenho alguma e ai de mim que não a tivesse. Tenho um mundo só meu? Claro e ai também daquela ou daquele que o não tenha no meio de tanta tramação. Quanto a ligar-me à realidade, diacho, não estará a fábula ' A RTP é um gato' minimamente em via dos factos decorrentes? Para estar com exacta propriedade quiçá deveria ser: A RTP é uma gata. A senhora termina apelando-me - onde me terá visto ela? - para eu descer do céu para a terra. Como me esforço por ser simpático, limitei-me a tomar o foguetão do meu queridíssimo Júlio e, tentando navegar entre as aves e os símios deste conturbado planeta, respondi:

----------

A imaginação... Oh... Júlio Verne, por exemplo.
Autor: António Torre da Guia torredaguia2004@yahoo.com.br
Data: 18-02-2007
Eu sou eu. Se vieres prá minha beira ficaremos dois eus. Ó céus, se porventura trouxeres algum dinheiro de jeito, está feito: D + eus = Deus.
Com simpatia JN, saudações e cumprimentos

----------

A dona Joana, entendendo algo de incontornável, exígua nas teclas, desabafou:

----------

Pronto... já vi que não há hipótese...
Autor: Joana Pina xatinauj@hotmail.com
Data: 18-02-2007
Cumprimentos e dois beijinhos. :))

----------

Olé, evidentíssimo: técnica de 'chat' (o mundo da gatarração humanana à máxima potência) e nega-me o gato? Que belo sorriso. Afinal quem é que deveras está na terra e no céu?

Observe-se adiante a sequência em torno do fedor que a RTP inspira, onde só há uma pitadinha de humor que busca entrelaçar a amizade e a harmonia.

----------

Gatos
Autor: aldacardoso alda.maria.cardoso@hotmail.com
Data: 18-02-2007
Quem fala assim não lida com gatos.Estes lindos animais são dóceis, companheiros, sabem retribuir o carinho que recebem. Se por vezes põem as garras de fora não culpemos o animal.Não é animal de atacar só por atacar.
Gosto imenso de gatos, portanto, não façamos comparações não comparáveis.

----------

O céu como tecto!.. (imaginativo)
Autor: Figas de Saint Pierre de Lá-Buraque - figariano@sapo.pt
Data: 19-02-2007
Ó amiga Joana (desculpe de a tratar assim, mas creia que eu sou carinhoso, embora muito, muito, mesmo muito brincalhão, a ponto de me nem me levarem a sério) mas perca a esperança de os homens terem os pés asssentes na terra. Repare que temos o céu como tecto e há muito mais gente a olhar para as estrelas que olhar para o chão, daí o excesso d imaginação! O meu caso, por exemplo.
Para terminar, repare que até para amar é preciso ter imaginação para cada nova posição!
Desculpe lá qualquer coisinha.
Cumprimentos do Figas

----------

O fecho é colossal. É a tácita atitude do protagonista na moda que revela o dedo público que não cessa impante de meter-se em todos os interscícios do corpo e da alma das gentes.

----------

Já Chega de Protagonismo!
Autor: Vinha - jmvinha@hotmail.com
Data: 18-02-200
Oh Homem. Pare para pensar. já chega de protagonismo!
Você é um cliente da feira das vaidades.

----------

Na TV a gata mia
e continua a miar
entre os gatos que alicia
presos na noite ao luar...

Aos utentes do providencial Fórum JN, excepto àqueles - muito poucos, infelizmente - que não carecem de dar qualquer resposta, pergunto apenas e fazia muito gosto que me respondessem:

Porque aceitam com entusiasmo ou indiferença os autores que escrevem livros publicitados e tratam tão mal, uns aos outros, os escritos das parceiras e parceiros que aqui dia a dia fazem os seus desabafos? Expressem-se sobre esta crucial questão: o que deveras estará por debaixo e por cima da réplica? Estará a gata ou gato?

Já agora, para que eventualmente corrija defeitos pessoais, agradecia que se descrevesse onde está o meu 'chega de protagonismo', onde aparece o meu papel de protagonista. Protagonista de quê? Quem é e o que é um protagonista? Não se permita que no ar paire o sórdido equívoco que a todos contamina de maldade e manha.

Todos somos inteligentes. Agilize-se a inteligência, intente-se irromper a ditação e a fera anódina (quie é deveras uma fera) que nos consome e atira uns contra os outros em permanência.

Fruam bem o 'Desabafe Connosco' do JN. Entupam-lhe o serviço de urgência para que de vez o desabafo sucumba e não seja preciso desabafar mais.

António Torre da Guia
Porto - Portugal


PS = Pano para ir além das mangas, pano para mais introduzir a traça da intriga e mais ainda contaminar o 'belo' mundo que se está viver. Dá pano para fazer terrorismo psicológico sem cessar e justificar em pleno as atitudes dos poderosos injustos. Força finórios, destruam por completo as hipóteses de esclarecimento e derrubem as traseiras da frontalidade. É exactamente por aí que chegareis defronte à vossa própria face.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui