Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->9. AO MEU NONÃO REENCARNADO -- 25/04/2001 - 07:11 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Amado Nonão:

Sei que o senhor irá receber esta pobre cartinha em estado de vigília e não irá entender que está recebendo mensagem dirigida à sua pessoa, porque nem pai o senhor é ainda. Não importa: quando dormir e se estiver disposto, irá reler na memória estas palavras e irá saber que tudo se deve a uma outra existência.

O que eu gostaria de dizer-lhe (para o garoto, veja bem) é que a alma dos homens regressa à carne para aprender mais algumas coisas, sempre que possível no rumo da mais alta moralidade, para trazer de volta ao etéreo a experiência acumulada, para o progresso que se acentua quando as pessoas se esforçam por realizar tudo da maneira mais nobre e sensata possível.

Muito do que estou a informar recebi diretamente do senhor (falo agora com meu bisavô), quando lia para mim uns livros de aventuras, entremeado de jocosas observações e de lições seriíssimas, sempre no sentido de me orientar para o bem, no amor do Cristo-Jesus.

Aí o garoto irá perguntar-me como é que não se recorda de nada disso. Melhor ainda: irá querer saber como é que me atrevo a devolver-lhe os ensinamentos que declaro haver recebido dele mesmo.

Eis uma observação inteligente para o jovem, mas que o grave senhor, em seus momentos de liberdade sonambúlica, irá entender perfeitamente e agradecer, não a mim pela advertência, mas à pessoa que lhe pôs na mão esta obra de correspondência do etéreo.

De qualquer modo, posso tentar uma explicação coerente com o nível de inteligência demarcado pela personalidade corpórea atual, que obriga o espírito a se contentar com a argúcia da mentalidade de que dispõe, sempre em função dos interesses imediatos, que o fato da encarnação é sempre restritivo para quem, em liberdade, teria outros objetivos e, portanto, outras tendências na aplicação da vitalidade existencial.

Se nós nos depararmos com um irmão cuja perspectiva intelectual esteja fortemente arraigada nos sucessos carnais, vamos dizer, um criminoso múltiplo, por exemplo, poderemos até suspeitar de que esta nova existência dentro do orbe possa significar certa liberdade de ação, porque, nas sombras da morte, as reações contrárias não esbarram na forte carapaça da matéria, atingindo diretamente o fulcro espiritual, atormentado já pelas culpas que a consciência começa a decifrar.

Por outro lado, caso a personalidade emergente na esfera terrestre esteja apenas delimitada pelas energias próprias deste mundo, sendo capaz, portanto, de ultrapassar as lindes por elas estabelecidas, oferecendo-se o esplendor de luzes de sua evolução de caráter superior, então irá entender de per si só o quanto de misericórdia está recebendo por estar em condições de ajudar o próximo, sem nenhum sacrifício pessoal, dada a naturalidade de suas ações psíquicas e até mesmo físicas.

Mas o senhor é meu Nonão muito amado, a quem respeito como o ser que ultrapassou a média da humanidade e se dispõe a receber as mais altas missões no seio do Espiritismo. Por isso me atrevi e lhe peço perdoar-me se nada lhe estou dizendo que já não seja sabido.

Que Deus nos abençoe em todos os nossos empreendimentos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui