Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->ENSAIANDO "TOM JOBIM"! -- 25/01/2007 - 18:35 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ENSAIANDO “TOM JOBIM”!

Hoje se estivesse ainda entre nós, Tom Jobim (Antonio Carlos Jobim) estaria completando 80 anos de vida. Sentimos a sua falta!

Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1927, quando a cidade ainda respirava poesias e cantava em versos, Tom foi brilhante músico (excelente pianista), compositor, maestro, letrista e poeta.

Nascido na zona sul do Rio, ele como ninguém, viveu Copacabana e Ipanema como se fosse quintal privilegiado de sua casa. Era admirador da natureza e freqüentador assíduo do Jardim Botânico onde varias vezes se inspirou para lapidar as suas mais bonitas músicas e poesias.

Mas foi na praia de Ipanema, em um dia iluminado pelo sol, tomando uma cerveja gelada em um bar de esquina, que Tom com a inspiração da “Deusa Afrodite” criou a sua eterna marca poética e musical – “GAROTA DE IPANEMA” cantada pelos maiores intérpretes do mundo. Gravado em dueto com Elis Regina e até por Frank Sinatra as músicas de Tom foram reconhecidas como uma nova concepção musical e deram vida a “bossa-nova”, tocada e cantada com requintada poesia, e feita com acordes musicais preciosos para os mais exigentes apreciadores.

“TOM ERA VERDE!” – palavras de um jornalista falando do artista que se foi prematuramente. Era verde porque amava a natureza e antevia os descalabros que hoje estamos vivendo com os desmatamentos e os maus-tratos das matas e florestas.

Tom conhecia o canto dos pássaros mesmo morando e tendo nascido na cidade que foi capital. SABIÁ, mais um dos seus sucessos, campeã em um festival da MPB, escrita e cantada com Chico Buarque de Holanda foi mais uma mostra do sentimento naturalista do artista.

TOM JOBIM hoje é o nome do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Penso que não foi por acaso. Vejo em cada avião que por lá desce e decola uma mensagem aos céus, levadas por todos nós que sentimos a sua falta e continuamos ouvindo as suas músicas como se elas tivessem sido compostas no momento presente.

Obrigado Tom. Parabéns! Espero que você esteja continuando o seu trabalho e ensinando as suas músicas aos anjos, para que eles possam cantar em todo o universo.

Mas... Sentimos a sua falta!

25/01/2007
Paulo M.Bernardo


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui