Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Cães e gatos: nossos amigos. -- 20/01/2007 - 09:38 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CÃES E GATOS: NOSSOS AMIGOS

Existem inúmeros animais que nós elegemos para ter ao lado, no seio de nosso lar. Entre as centenas de espécies presentes nos lares podemos citar os papagaios, pássaros canoros, araras, periquitos, peixes de aquário, coelhos, preás, micos, tartarugas e até mesmo iguanas e cobras. Mas não há dúvida que os cães e gatos são os mais populares e queridos.
Deles, nós não esperamos nenhum serviço ou lucro; nós os temos em casa só pelo prazer da companhia.
Os animais pequenos e dóceis são os preferidos, pois, entre outras coisas, eles são os mais indicados para conviver com crianças e idosos. O convívio com cães e gatos desempenha um papel positivo na formação da personalidade infantil e possibilita aos idosos uma ocupação saudável. Com relação a esse último aspecto, vale destacar que diversos especialistas recomendam que pessoas idosas tenham um animal de estimação em casa.
No passado, os idosos tinham um papel mais marcante dentro das grandes famílias. Era muito comum que bisavós, avós e tios tivessem um contato maior com os demais familiares, considerando principalmente que nas pequenas cidades a maioria dos parentes vivia em casas e bairros próximos. Nos dias de hoje, especialmente nas famílias que vivem nos grandes centros urbanos, tem prevalecido uma tendência na redução do número de pessoas vivendo na mesma residência e de aumento do isolamento de pessoas, principalmente daquelas da terceira geração. É cada vez mais comum o número de idosos vivendo solitariamente com pouco ou nenhum contato com seus descendentes e parentes. Diante disso, é importante que idosos (e outras pessoas que vivem sozinhas) tenham, entre outras atividades e ocupações, a companhia de um animal de estimação.
De modo geral, um idoso que cuida de um animal de estimação apresenta maior grau de satisfação pessoal, pois tal atividade preenche o tempo e estimula o estabelecimento de vínculos de afetividade.
Essa é uma das razões que justifica o aumento do número de animais domésticos por residência em vários centros urbanos do Brasil. O que, de certa forma, acabou contrariando a previsão daqueles que acreditavam na substituição dos “tradicionais animais de estimação” pelos “novos amigos eletrônicos” dos séculos vinte e vinte e um, tais como: computador, vídeo-game, celular e iPods.
Mas não há duvida que, cada vez mais, a nossa relação de amizade com os animais de estimação (especialmente com os cães e gatos) tem se fortalecido e, certamente, podemos afirmar que esse vínculo durará por muito tempo.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 229, p. 18, de 21/09/2007. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui