Usina de Letras
Usina de Letras
102 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->SINAIS DA DECADÊNCIA DOS EUA -- 14/12/2006 - 11:32 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SINAIS DA DECADÊNCIA DOS EUA

Vivemos uma nova era, um novo século, bem diferente do século XX, quando os EUA emergiram como a grande potência e ditou os rumos da política, da economia e das guerras. O século XX foi o século da primeira experiência socialista, das guerras mais sangrentas desde que o mundo é mundo, da alta tecnologia; mas principalmente foi o século dos EUA.
Os EUA ainda é a grande potência, a maior economia do mundo e assim será por mais algumas décadas. No entanto, começa a dar sinais de esgotamento. Na política já não tem a mesma força que teve ao derrubar nos quatro cantos do mundo governos democraticamente eleitos, mas que iam de encontro a seus interesses, e colocar no lugar regimes militares, ditatoriais e sanguinários – Brasil, Chile e Uruguai são só alguns exemplos --; ainda tem poderia militar para derrubar qualquer governo (Afeganistão, Iraque), mas não para mantê-lo sem que isso gere desgaste e descontentamento de toda a comunidade internacional; ainda tem poderio econômico – é a maior fonte de renda do planeta e o dólar é a moeda usada no comércio mundial --, mas sua economia está à beira de uma crise e o dólar vem se desvalorizando continuamente em relação a quase todas as moedas, sem contar que a China está prestes a desbancá-lo como a maior economia do planeta.
Dia a dia os EUA sua esfera de influência ficar cada vez menor e surgir bem embaixo do seu nariz – ou no seu quintal, como ficaram conhecidos os países da América Latina – governos de esquerda e populista (Venezuela e Bolívia são os casos mais preocupantes por estarem afinados com Cuba e se declararem publicamente contra o governo norte-americano); governos esses que só não seguem mais a cartilha dos EUA como também vão contra aos interesses deste sem medo de represálias, fato inédito desde os anos oitenta.
Isso tudo não é coincidência, não são fatos isolados, são sinais de que o império americano – a maior potência do planeta – está se enfraquecendo, perdendo influência, em decadência. E a cada ano, a cada década essa decadência tende a se acentuar na mesma proporção que outro país – provavelmente a China ou Índia – vai ocupando o seu lugar. Resta-nos saber a que país pertencerá o século XXI.


LEIA TAMBÉM OS TEXTOS DA SÉRIE 'GRANDES PENSAMENTOS'
(01) (02) (03) (04) (05) (06) (07) (08) (09) (10) (11) (12) (13) (14) (15) (16) (17) (18) (19) (20) (21) (22) (23) (24) (25) (26) (27) (28) (29) (30) (31) (32) (33) (34) (35) (36) (37) (38) (39) (40) (41) (42) (43) (44) (45) (46) (47) (48) (49) (50) (51) (52) (53)

Ajude o autor, avaliando seus textos. Cliquei abaixo e dê sua nota! Não vai te custar nada.


LEIA TAMBÉM:
O QUE ESPERAR DO GOVERNO LULA
DESESPERANÇA
GRANDES PENSAMENTOS(53)
GRANDES PENSAMENTOS(52)
O MUNDO É COMPLEXO
POR QUE OS EUA NÃO ATACARÃO O IRÃ
AMOR E DOR
ATÉ QUANDO?
O AMANTE DE LADY CHATTERLEY - ANÁLISE
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui