Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Inconfidências -- 13/12/2006 - 04:21 (elvira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estilo analgésico assim funciona a escrita para a minha humilde pessoa.Apesar de acordar cedo, tenho um motivo superior: escrever documento para a Assembleia de professores que ávidos esperam 'ver sangue'.Iguaizinhos a sim próprios, com atitudes de 'birrinha' infelizmente, julgo eu, pois, mais ganhariam se demonstrassem a qualidade(a qual possuem) que lhes é exigida no sentido de Mudança.Na sessão do DR House falava-se neste processo e resumiram o facto, quando equacionado para Homens, ao degrau zero, isto é, os adultos não mudam!Foi com esta máxima que o meu cérebro ficou.Quanto a mim esta afirmação é radical, porque todos os dias mudamos, quer física quer psicologicamente, porém quem priva connosco de perto nem sequer se apercebe.Abordando o plano psico-afectivo,tal acontece entre casais românticos que se acomodam a ver o outro de forma idealizada e tentam formatá-lo ao seu gosto.Ora perante este cenário de ostra 'enconchada'o outro revela-se porque evolui indubitavelmente, assim como o agente impulsionador,afastando-se cada vez mais o par do núcleo central,etapa inicial, digamos que da junta caminhada.E de repente tudo muda...ou dá-se a cisão ou finge-se acomodação ou simplesmente há uma tácita acomodação.O medo do desconhecido, pois o Homem é um animal de hábitos,leva a que alguns se acomodem(mudança passiva),outros mais arrojados e fieís a si próprios decidem a cisão(mudança reactiva)e outros ainda fingem acomodar-se mantendo todos os 'maus 'hábitos(mudança camuflada).Mas que há mudança há!O melhor de tudo na vida é que cada dia é novidade, apesar de tentarmos seguir rituais e convenções altamente punitivos para o nosso crescimento enquanto seres humanos.Das duas uma ou nos colocamos acima ou rendemo-nos ao estádio de réplicas, daí que se diga que a experiência é a mãe de todas as ciências.Eu decidi estar acima,gosto de actualizar-me,adaptar-me, 'crescer', como digo aos que comigo têm/tenho o prazer de conviver(que não têm de esconder-se para sequer falar comigo!) daí que me considerem diferente.Com todo o gosto.Eu não finjo acomodação, eu não me acomodo, nem faço a cisão radical, pois na Natureza nada se perde, tudo se transforma, eu sigo o meu caminho fiel a mim própria.Por vezes dói, muito, porque tentam e tentam mudar-me para a réplica.Porém eu sou o original e pauto-me pela novidade, pelo gosto pela vida, apesar do equilíbrio de forças e claro do respeito pelo outro, custe o que custar, com toda a qualidade da trasnparência.Os que comigo se dão sabem que estar comigo é estar mais além.Quando por vezes se inclui no meu clube alguém directa ou indirectamente réplica destrói a caminhada, mas é sempre altura de mudar,porque é esse o segredo da Felicidade.Ninguém diz que é fácil, cada dia é mais solitário o nosso caminhar, tal qual Jesus se sentiu só, porque o ser humano tem medo do Novo e quem sabe de ser feliz?Inconfidências em Madrugada natalícia, onde a tónica é criar um espírito de Mudança de atitude...

Elvira:)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui