Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Poluição do ar. -- 11/11/2006 - 22:38 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
POLUIÇÃO DO AR

Embora os problemas relacionados às alterações da qualidade do ar e suas inúmeras conseqüências sobre a vida humana sempre tenham existido, somente nas últimas décadas isso tem ganhado notoriedade em escala mundial.
Considerando as alterações na qualidade do ar, nós podemos citar os inúmeros casos de erupções vulcânicas e de queimadas naturais que acompanham a história da humanidade. Um exemplo bem antigo de poluição do ar pode ser visto nos registros de povos que faziam exploração de minérios e pedras preciosas em minas e cavernas. Várias pessoas, em geral escravos e trabalhadores mal assalariados, trabalhavam nesses locais em situações precárias. A iluminação dentro dessas minas e cavernas era feita com pequenas fogueiras e tochas, o que, muitas vezes, ocasionava a morte de pessoas asfixiadas pela fumaça. Mas de modo geral, no passado a poluição do ar não chamava a atenção das pessoas. Só na “Era Industrial” é que se esse tipo de poluição tornou-se um problema mais grave.
A poluição do ar ocorre a partir da presença de substâncias estranhas na atmosfera ou de uma alteração importante dos constituintes desta, sendo facilmente observável, pois provoca a formação de partículas sólidas de poeira e fumaça.
As causas mais comuns de poluição do ar são as atividades industriais, a queima de lixo, a emissão de resíduos de combustíveis por veículos automotores e a emissão de rejeitos químicos, muitas vezes tóxicos, por fábricas e laboratórios.
Entre os principais poluentes atmosféricos produzidos pelo homem temos: o CO (Monóxido de Carbono), o CO2 (Dióxido de Carbono), e o SO2 (Dióxido Sulfúrico). Outros significativos poluentes atmosféricos são: Hidrocarbonetos, Aldeídos, Óxidos de Azoto, Óxidos de Ferro, Chumbo e derivados, Silicatos, Flúor e derivados.
O SO2 (Dióxido Sulfúrico) é um gás incolor e de cheiro irritante que tem efeito sufocante quando inalado. Ele é usado na indústria têxtil como alvejante de fibras, na fabricação de papel e em sistemas de refrigeração. Ao ser lançado no ar, dá origem a perigosas dispersões de ácido sulfúrico, ocasionando a “Chuva Ácida”.
O CO2 (Dióxido de Carbono), conhecido também como gás carbônico, é um importante regulador da atmosfera, pois pode ocasionar modificações climáticas expressivas caso tenha sua concentração alterada. É o que ocorre no chamado “Efeito Estufa”. Cientistas e ambientalistas alertam que a concentração excessiva desse gás pode provocar, entre outros danos, aumento de secas, enchentes, desertificação e o degelo das calotas polares, resultando na inundação de regiões costeiras em vários continentes.
O CO (Monóxido de Carbono) é um gás incolor e extremamente tóxico, produzido pelos veículos automotores, pela indústria siderúrgica e pelas refinarias de petróleo.
Na década de 1970, descobriu-se uma outra perigosa conseqüência da poluição atmosférica: a redução da “Camada de Ozônio”, especialmente sobre os pólos terrestres. A “Camada de Ozônio” tem um papel extremamente importante, pois ela protege a superfície da Terra da incidência de raios ultravioleta. Atribui-se à redução da “Camada de Ozônio”, em grande parte, ao crescente uso de produtos como os “Clorofluorcarbonos” (CFCs) e “Hidrocarbonetos Alifáticos Halogenados” (halons), que liberam gases destruidores do Ozônio (O3).
Além da destruição da “Camada de Ozônio”, a poluição do ar pode prejudicar a visão e o aparelho respiratório. A concentração de poluentes na atmosfera pode ainda provocar alergias e afetar o sistema circulatório, os tecidos ósseo, nervoso e muscular.
Para evitar a poluição atmosférica é preciso, entre outras medidas, colocar filtros nas chaminés das fábricas e indústrias, aperfeiçoar os escapamentos dos veículos, criar combustíveis que poluam menos, evitar os desmatamentos e queimadas, e incentivar o plantio de árvores para diminuir os efeitos da poluição, pois elas seqüestram o carbono da atmosfera, liberando oxigênio para nós.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 227, p. 04, de 07/09/2007. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui