Usina de Letras
Usina de Letras
83 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62138 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10332)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Halloween nos Estados Unidos e em Montalegre -- 08/07/2012 - 19:08 (Lita Moniz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



          Halloween nos Estados Unidos e em Montalegre



Halloween nos Estados Unidos, dia das Bruxas em Montalegre, nomes diferentes para designarem a mesma coisa: um evento tradicional e cultural, que ocorre em muitos países, entre eles Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Em Portugal, mais especificamente em  Montalegre,  revive-se esta tradição:   como em uma peça de teatro adaptada às características locais.



         Assim como em Montalegre se festeja o dia do pastor: homens com vida já tão distante do pastoreio, mas naquele dia vestem  croças, saboreiam as merendas com o mesmo prazer com  que saboreavam a merenda que levavam na sacola quando iam com o gado.



       Assim é o dia da bruxas em Montalegre:  por que bruxas? A princípio eram assim chamados homens e mulheres que se dedicavam à pratica de curar doenças através de ervas, e práticas milenares que bem merecem um detalhado estudo. 



    Era a medicina natural da região, por estarem associados a rituais típicos do paganismo, a igreja católica condenava veemente estas práticas  designadas à época de bruxaria, e de bruxos e bruxas todos aqueles que se envolviam com  esse ofício.



        Se  a região de Barroso ainda hoje sofre com falta de médicos e hospitais qualificados, imaginem naquela época.



     Alguém um  dia se vai debruçar sobre tudo isto e revelar o real significado do dia das bruxas em Montalegre,  por enquanto, como o próprio Padre Fontes disse, é um dia para brincar de Bruxa, se caracterizar de bruxa, de bruxo e sair à rua assim vestido apenas para se divertir.



        O Padre Fontes não chegou a reviver a tradição tal qual, deu  para este dia um  destino alegre, uma festa a mais para Montalegre.



      Eu coloquei aqui o “Esconjuro” de Padre Fontes junto com os meus poemas  na Usina de Letras, um site famoso , onde escritores do Brasil inteiro, e alguns de Portugal também, colocam seus trabalhos literários. Acreditem:  o “Esconjuro” do Padre Fontes conta hoje com um número considerável de  leitores, muitas vezes o placar o coloca entre os mais lidos. Não é um texto exatamente literário, mas chama a atenção pela oratória, e o povo gosta disto.



            Estamos às vésperas de mais uma Sexta-Feira treze,  desta vez em pleno mês de a Agosto, quando aos filhos de Barroso aí residentes se juntam  familiares e amigos  residentes em países de acolhimento. Então será Mesmo uma festa que promete muita alegria, diversão,  com  as ruas estreitas repletas de gente do Portugal inteiro e até da Europa.



                   A todos os filhos de Barroso e a quem vier prestigiar o evento, um feliz dia das bruxas.



                                                                                      Lita Moniz



                                                                                      ( Em  São Paulo ) 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 6Exibido 801 vezesFale com o autor