Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->O valor do Cerrado. -- 30/10/2006 - 19:46 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O VALOR DO CERRADO

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, ocupando 22 % do território nacional, o que equivale a cerca de 2 milhões de km². Para muitas pessoas, toda essa área do Cerrado brasileiro deve ser transformada numa imensa plantação de grãos de milho, arroz, feijão e soja, com fins de exportação. Essas pessoas afirmam que somente através dessa transformação radical das terras do Cerrado é que nossa região irá se desenvolver social e economicamente.
Na verdade, a região do Cerrado contém uma riqueza inestimável que vai muito além da sua simples utilização na produção de grãos. Ambientalistas e pesquisadores vêm mostrando, cada vez mais, que se devem priorizar no Cerrado outras atividades econômicas que elevem substancialmente a renda da população local, sem destruir a natureza. Pois, bem diferente do que pensam os latifundiários e especuladores, o que temos visto é que o crescimento das cidades e a ocupação desordenada do Cerrado estão trazendo mais problemas para o meio ambiente do que melhoria na qualidade de vida da população.
No Cerrado, as plantas predominantes são as gramíneas, as leguminosas e as orquídeas. Nele, já foram identificadas quase 500 espécies de orquídeas; dezenas de plantas que fornecem cortiça ou produzem óleos e resinas para várias aplicações; mais de 100 espécies consideradas medicinais (algumas usadas pela indústria farmacêutica); cerca de 200 espécies com características ornamentais; dezenas de espécies de valor madeireiro, como a aroeira, perobas, copaíba, jatobás, gonçalo-alves, jacarandás e o landim, muitas das quais estão desaparecendo da região, muitas vezes se transformando em lenha e carvão; dezenas de abelhas nativas que produzem mel e cera; dezenas de espécies que fornecem frutos, sementes ou palmitos saborosos e nutritivos.
Entre os frutos mais conhecidos podemos citar: caju, cajá, bacuri, murici, buriti, mangaba, bacaba e pequi. Desses frutos, sem dúvida alguma, o mais associado ao Cerrado é o pequi (Caryocar brasiliense), pois esse fruto carnudo e saboroso é apreciado pelo seu enorme valor nutritivo, sendo muito aproveitado em pratos típicos, bebidas e conservas. O pequi é só um exemplo de como as espécies do Cerrado têm importância na economia local como complemento na renda de agricultores e pequenos produtores rurais.
Se dermos o devido valor que o Cerrado merece, buscando aproveitar todas as suas potencialidades de forma sustentável, certamente teremos crescimento econômico associado à preservação ambiental e à melhoria de vida de nossa população.

Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 225, p. 20, de 24/08/2007. Gurupi – Estado do Tocantins.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui