Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Queimadas: Tocantins é o 4º colocado em número de queimadas. -- 23/10/2006 - 09:04 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEIMADAS: TOCANTINS É O 4º COLOCADO EM NÚMERO DE QUEIMADAS

Nesse período que antecede as eleições, muitas pessoas se desligam de tudo e não conseguem pensar em outra coisa que não seja política. Isso é muito grave, pois acaba fazendo com que muitos de nós esqueçamos outras questões importantes de nossa vida.
Um exemplo de algo extremamente importante, mas que tem sido esquecido nesses dias, trata-se da ocorrência de queimadas em nosso Estado.
Só para se ter uma idéia, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), no Tocantins já foram registrados 98 focos de calor – o que deixa nosso Estado como “4º colocado em número de queimadas”.
Grande parte desses focos de calor foi registrada nos meses de agosto e setembro. Esses meses são os mais críticos do ano, pois nessa época o clima quente, a baixa umidade relativa do ar e a vegetação seca, propiciam o surgimento de focos de queimadas. E é justamente nesse período que os pecuaristas e agricultores fazem uso do fogo para renovar pastagens e para preparar a terra para o plantio.
As queimadas causam sérios problemas, dentre os quais: danos à saúde humana, morte de animais silvestres, fechamento de aeroportos, prejuízos às redes de energia e de telefonia, poluição do ar e empobrecimento do solo. Além disso, as queimadas acabam causando prejuízos aos produtores rurais, quando fogem do controle, saindo da área planejada e invadindo e destruindo áreas de Cerrado, plantações, pomares, pastos, quintais e matando animais domésticos.
Mesmo sabendo que está previsto uma multa que pode chegar a R$ 1.500,00 por hectare para quem faz uso do fogo sem autorização dos órgãos de proteção ao meio ambiente, muitas pessoas não se conscientizam e preferem atuar na ilegalidade.
A fim de transformar a população em protetores da natureza, o NATURATINS (Instituto Natureza do Tocantins) instalou uma linha telefônica denominada de “Linha Verde”. Através dela, qualquer cidadão pode denunciar atos contra a natureza, a exemplo de queimadas e desmatamentos irregulares, pesca e caça predatória, poluição dos rios, lagos e córregos etc. O número da “Linha Verde” é 0800 63-1155. Denuncie e faça sugestões sempre que necessário. A ligação é de graça.

Publicado no Jornal Atitude, edição n. 01, p. 07, de 21/09/2006. Gurupi – Estado do Tocantins.
http://www.atitudetocantins.com.br

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui