Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Bem e/ou Mal... Diferenciação na Magia -- 06/07/2002 - 21:21 (Ingrid B. Sousa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Bem e/ou Mal

Na verdade, não existem conceitos ou idéias que possa definir ao certo esses dois “opostos”. Considerados dois extremos, nem sempre é isso o que demonstram ser, podendo em algumas situações confundirem-se e tornarem-se quase impossíveis de avaliar. Fácil perceber isso em situações que ficamos divididos entre qual decisão é a certa. Apesar de em alguns casos saber-se qual é a certa e confundi-la com a decisão que mais te propicia.
Certas situações são assim; nem sempre o certo te agrada, ou beneficia diretamente, assim sendo, nem sempre o que é errado te prejudica diretamente. No entanto o bem e o mal não estão aplicados unicamente a você, atitudes suas podem te prejudicar e prejudicar as pessoas ao seu redor. Pessoas na qual você deve pensar antes que qualquer atitude seja tomada.
O maléfico e o benéfico também podem ser articulados. O que te beneficia não seria algo bom? Talvez, desde que seu benefício não prejudique teu próximo (teu inimigo). Pode-se também fazer o bem sem prejudicar, mas com intenções de recompensa de uma forma mesquinha e interesseira, o que seria praticar o bem com más intenções. Não estou a dizer que não devemos pensar no beneficio próprio, mas quando essa passa a ser a única razão dos seus atos, há de convir que algo está errado. Também o mal pode ser feito com intenções de auxílio, o que poderia ser considerado uma boa ação?!
É extremante difícil separar, mesmo em conceitos, o Bem e o Mal por completo, e considerando a sociedade que vivemos, podemos dizer que isso é impossível. Bem e Mal são tão difíceis de se definir por sua proximidade, ou talvez pela confusão que fazemos entre bem e bom, mal e ruim. Numa visão simples o Bem e o Mal têm valores completamente diferentes, mas é na prática, na vivencia, que eles se mostram e parecem se atrair.
Pensando assim fica fácil entender porque, as vezes, é tão difícil fazer uma separação entre a Magia Branca e a Magia Negra. A Magia se funde e cabe a você saber usa-la e medir seus atos. Não há limite claro entre as duas forças, não há divisão; a Magia é uma só. Cabe a nós a usarmos para o Bem ou para o Mal como melhor nos convir.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui