Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A singela lâmpada ideal... À vela !... -- 06/09/2006 - 11:18 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SIGA O EXERCÍCIO



Sou um convicto relacionista, após muitas e muitas agradáveis horas de tranquíla meditação sobre o vazio cerebral onde o meu raciocínio não encontra qualquer hipótese de referência inteligente. Nesses esplendorosos mergulhos para dentro de mim sinto que meus olhos vêem tudo e nada em integral irmanação, esse tudo e nada, ainda, que são os extremos polos da razão presa ao estado físico, porque, afinal, tudo e nada, concluo racionalmente, são a mesma coisa. Descobri isto na pose de um bebé que ora chorava ora ria ao colo de sua mãe, logo que num ápice o imaginei morto.

Uma simples pedrinha, meus caros, domina por completo, em constatação sincera, o mais presumido dos sábios e sequer vale a pena efectuar o ensaio crucial: engolir a pedrinha e expulsá-la centenas vezes até que enfim desapareça, transformada no tudo e nada que ninguém sabe onde está ou o que é, o sublime zénite onde todos os microscópios e telescópios são cegos.

Pois, se no engendrado lugar da pedrinha colocar uma bolinha de aço, de imediato deparar-se-me-à o tempo, quiçá algo como a distância entre a Terra e Plutão...

Assim, tenho-me por ser positivo e negativo, consoante as circunstâncias que sucessivamente me vão rodeando, espécie de energia eléctrica contraproducente que a maioria dos humanos em si desconhece e não sabe dominar. Por consequência, salvo em curtíssimos e magníficos lampejos, a humanidade permanece em curto-circuito.

Oh... Como enlevado me dou ao propósito de sentir-me filamento ligado entre os dois polos. Tenho no entanto um nefasto defeito genético: acendo-me de mais e fundo-me. Todavia persisto em tornar-me na singela lâmpada ideal... À vela!...



António Torre da Guia

Som = Kenny Rodgers em 'Love Will Turn You Around'
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui