Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Peixe-boi na Escola. -- 22/06/2012 - 00:18 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO PEIXE-BOI NA ESCOLA



1. INTRODUÇÃO



A Amazônia é reconhecida mundialmente por ser a maior floresta tropical do nosso planeta, abrangendo uma área equivalente a 5,5 milhões de km² que reúne uma enorme quantidade de atrativos ecológicos, sociais e culturais. Essa imensidão verde possui uma biodiversidade gigantesca, com muitas espécies de animais raros e ameaçados de extinção, como é o caso da onça-pintada (Panthera onca), o pirarucu (Arapaima gigas), o boto-cinza (Sotalia guianensis), o boto-vermelho (Inia geoffrensis), e o peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis).



Infelizmente, muitos desses animais estão ameaçados pela pressão que sofrem de caçadores e pescadores ilegais que matam indiscriminadamente essas raridades, sem levar em conta sua importância para o equilíbrio do ecossistema da floresta.



Nas últimas décadas, o governo brasileiro e a sociedade em geral perceberam que conservação de espécies ameaçadas de extinção, como é o caso do peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis), não se deve limitar unicamente à implantação de ações de fiscalização com intuito de reprimir a caça predatória e a degradação de seus habitats.



Hoje se sabe que a eficácia de iniciativas conservacionistas depende, principalmente, do envolvimento das comunidades locais. Para tanto, deve-se não só conhecer a biologia básica do animal, mas, ir muito além, entendendo as percepções e valores culturais das comunidades que usam esses animais. Quando a espécie é perseguida e morta por ser temida, ou quando ela é superexplorada por ser valorizada, essas relações devem ser entendidas e inseridas nos programas conservacionistas.



O peixe-boi é um animal que inspira muito amor e carinho, especialmente nas crianças e jovens. Ele pode ser usado como uma “bonita bandeira” que ao ser hasteada bem no alto do mastro pode ser vista de longa distante, cativando muitas pessoas na construção de práticas e atitudes de respeito à natureza. Assim, a partir desse atrativo inicial podem ser trabalhados outros temas relevantes para buscar um caminho para a sustentabilidade, como o lixo, a poluição das águas, as queimadas, o desmatamento etc.



É baseando-se nesse arcabouço de conceitos e experiências que propomos o presente Projeto com intuito de inserir nas Escolas da Rede Pública Municipal uma prática de ensino e aprendizado que contextualiza a realidade ambiental local, com ênfase nas ações de proteção do peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) em nosso município e região.



O “Projeto Peixe-boi na Escola” será executado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e demais parceiros, por tempo indeterminado, de forma continuada e com enfoque multidisciplinar e transversal para sensibilizar e envolver o público estudantil e demais membros da comunidade Escolar de modo efetivo em ações de conservação dos recursos naturais.



Ressaltamos que a presente proposta tem seus princípios espelhados em alguns Projetos sociais e educativos bem sucedidos em nosso país, como por exemplo: Projeto Quelônios de Afuá, na Ilha de Marajó, e no trabalho da Associação de Amigos do Peixe-boi (AMPA).





2. OBJETIVOS



2.1 OBJETIVO GERAL



- Promover práticas em Educação Ambiental nas Escolas da Rede Pública Municipal, com ênfase no ensino sobre a proteção da fauna local, especialmente do peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis).



2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS



- Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal “Educação Ambiental” e “Meio Ambiente”;



- Promover o interesse e participação da comunidade próxima nas ações e projetos da Escola;



- Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos que valorizem uma vida mais ecológica, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem;



- Promover a comunicação entre Escolas e instituições ecológicas, assegurando a troca de informações e experiências nas ações e programas de proteção de espécies ameaçadas de extinção;



- Promover intercâmbio entre o “Projeto Peixe-boi na Escola” com todos os demais Projetos e Programas educacionais e de desenvolvimento socioambiental em andamento no município e região.





3. JUSTIFICATIVA



A Educação Ambiental é uma poderosa ferramenta para sensibilizar os moradores locais a respeito da necessidade de conservação da biodiversidade e riqueza ecológica que existe nessa região maravilhosa que é a Amazônia.



Atualmente, existem inúmeras experiências bem sucedidas de projetos de Educação Ambiental que buscam trazer a realidade de um contexto local para dentro das Escolas, possibilitando que novos conhecimentos, valores e atitudes transformem o educando em um cidadão atuante que participa ativamente no processo de transformação do atual quadro ambiental do nosso planeta.



Quando se consegue sensibilizar os alunos acerca de um tema é possível alterar hábitos e costumes enraizados a gerações. À medida que a comunidade estudantil se torna sensível aos problemas e age para repassar informações aos demais membros da comunidade isso favorece a mudança comportamental de todos no que se refere ao meio ambiente. Por meio da sensibilização é possível atingir uma predisposição da população para uma mudança de atitudes e posturas, fazendo surgir novos caminhos e soluções.



O peixe-boi-da-Amazônia (Trichechus inunguis) é uma espécie da fauna que possui muitas características que favorecem a sensibilização de estudantes e familiares, pois além de sua importância econômica ele se trata de um animal carismático e atraente. Por isso, através de diferentes práticas e metodologias, o peixe-boi pode ser facilmente usado como um atrativo nas ações de Educação Ambiental, servindo para despertar crianças, jovens e adultos para uma vida integrada com o meio ambiente.



Então, mãos à obra; venha nos ajudar. Vamos juntos participar dessa proposta, pois juntos podemos ajudar os moradores da floresta a salvar o peixe-boi-da-Amazônia !!!





4. PARCEIROS



O “Projeto Peixe-boi na Escola” será executado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e contará com a parceria de diversas instituições que estão abaixo relacionadas.



- Secretaria Municipal de Meio Ambiente;

- Conselho Municipal de Meio Ambiente;

- Secretaria Municipal de Esportes e Cultura;

- Secretaria Municipal de Comunicação;

- Câmara Municipal de Vereadores;

- Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS);

- Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR);

- Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA);

- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO);

- Órgão Estadual de Meio Ambiente (OEMA);

- Polícia Militar Ambiental;

- Universidades Federais, Estaduais e Locais;

- Rádios, Canais de TV, Jornais e Sites locais;

- ONG`s estabelecidas no município.



No decorrer da descrição das ações e trabalhos propostos pelo presente Projeto serão apresentados com maiores detalhes quando e onde cada um dos citados parceiros estará atuando e colaborando.





5. METODOLOGIA



O “Projeto Peixe-boi na Escola” será desenvolvido por uma equipe de educadores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tendo início no próximo ano, com ações a serem desenvolvidas durante o período letivo de janeiro a dezembro, seguindo o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola.



Todas as 08 (oito) etapas previstas estão detalhadas para que cada parceiro desse Projeto possa saber exatamente como e quando contribuir. Destacamos que cada uma das oito etapas propostas estará ocorrendo de acordo com o “Cronograma do Projeto” que se encontra ao final desse trabalho.



A primeira etapa a ser cumprida se refere à elaboração e reprodução do Projeto para ser encaminhado a cada um dos parceiros.



Na segunda etapa do “Projeto Peixe-boi na Escola” a equipe organizadora fará contato com todos os possíveis parceiros, através do protocolo de uma cópia do Projeto, para que assim cada entidade visitada possa conhecer todos os detalhes.



A terceira e quarta etapas ocorrerão simultaneamente, pois tem objetivos semelhantes que é a sensibilização do público envolvido. A diferença entre essas duas etapas se diz apenas ao local e ao tipo dos dois públicos, pois o primeiro (gestores, professores e funcionários) estão presentes na Escola todos os dias, e o segundo grupo (comunidade em geral) vem à Escola, principalmente, nas reuniões de pais e em eventos especiais ao longo do ano. Dessa forma, serão elaborados convites apresentado o Projeto para cada um dos funcionários da Escola e para que cada aluno leve também para sua casa. Além disso, nas reuniões dos “Conselhos de Classe” serão repassadas informações sobre o Projeto que será executado na Escola.



A quinta etapa será executada pelos funcionários convidados das entidades parceiras, que executarão diversas palestras e atividades na Escola, com as seguintes temáticas: “Ecologia”, “Conservação Ambiental”, e “Uso e proteção da fauna”. Nesse período, esperamos que a presença da comunidade de entorno da Escola. Nessas palestras serão abordados assuntos que favoreçam a construção de novos comportamentos com respeito à natureza, especialmente ao peixe-boi-da-Amazônia. Nessa etapa haverá a participação de diversos profissionais e técnicos que apresentarão: (1) o papel do Conselho Municipal de Meio Ambiente; (2) as ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente no apoio às comunidades que vivem em áreas rurais distantes da cidade; (3) atuação dos “Fiscais Ambientais” no combate aos crimes ambientais; (4) o papel que os Vereadores realizam na fiscalização dos recursos públicas aplicados nas áreas de Educação e Meio Ambiente (5) o trabalho das ONG’s Ecológicas na proteção dos animais ameaçados de extinção; (6) as pesquisas na área de meio ambiente que são realizadas pelos professores universitários nas Instituições de Ensino Superior (IES) de nossa região. Tudo isso fará com que alunos, funcionários da Escola e a comunidade em geral conheçam melhor o que tem sido feito pela proteção do nosso meio ambiente em geral e do peixe-boi-da-Amazônia especificamente, o que possibilitará que os mesmos possam colaborar mais para a melhoria dessas ações e projetos. É importante destacar que cada professor vai trabalhar antecipadamente cada um dos temas agendados para as palestras e atividades através de atividades em classe. Algumas das atividades em classe que serão executadas são: (1) leitura de textos de jornais e revistas para a sensibilização; (2) debates e discussões; (3) pesquisas na biblioteca e na internet; (4) mostra de vídeos; (5) palestras; e (6) oficinas. É primordial também que ocorra depois das palestras e atividades um espaço para discussões em classe e análise de pontos positivos e negativos.



A sexta etapa ocorrerá paralelamente à quinta etapa, pois as duas estão bem relacionadas. Quando os palestrantes convidados vierem à Escola para trazer informações e idéias, esse momento será aproveitado para o planejamento e execução de outras ações e atividades previstas no Projeto. Os professores poderão contar com apoio dos convidados (Biólogos, Veterinários, Fiscais Ambientais etc.) para acompanhar e realizar outras ações, como por exemplo: (1) preparação de uma peça de teatro com temática “Peixe-boi Vivo”; (2) organização de um concurso de desenhos, com exposição e premiação dos melhores trabalhos; (3) concurso de poesias, redações e músicas com a temática “Peixe-boi” e “Proteção da Natureza”, com a culminância de uma apresentação dos melhores trabalhos; e (4) concurso para eleição da “Miss Peixe-boi” e o “Galã da Ecologia”.



A sétima etapa será a divulgação dos resultados, que ocorrerá ao final do ano letivo, com a produção de um boletim informativo e a produção de cartazes que serão elaborados na gráfica da cidade. Todo esse material será distribuído aos parceiros, aos veículos de comunicação e para que cada aluno e funcionário da Escola possam levar um exemplar para casa. Fazer com que os Professores e a equipe administrativa se envolvam no Projeto incentivando a comunidade (pais e responsáveis pelos alunos) a participarem mais ativamente do dia a dia da Escola através de reuniões e apresentações dos alunos nos eventos.



A oitava etapa será a avaliação do Projeto, que está bem detalhada em um tópico exclusivo que se encontra adiante.



No tópico a seguir são apresentadas sugestões de conteúdos e atividades que podem ser trabalhadas por professores de diversas disciplinas.





5.1 SUGESTOES DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES



Vale destacar que o sucesso de uma proposta como essa exige esforço integrado de todos os professores, coordenadores e demais profissionais da educação, por meio de métodos interativos, integrados ao currículo, e que valorizem a ecologia e promovam mudanças no cotidiano dos alunos.



A - LINGUA PORTUGUESA

- Leitura de textos sobre meio ambiente e animais em extinção;

- Elaboração de redações e poesias com essa temática;

- Debates e apresentação de vídeos.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE: dividir a sala e pedir que cada grupo elabore um programa de rádio que pode abordar: noticias e informações sobre problemas que afetam a vida da floresta. Pedir aos alunos que façam uma redação e uma apresentação que fale sobre hábitos alimentares do peixe-boi, apresentando quais os alimentos preferidos, a quantidade que ele come por dia, mês e ano. Sugerir que os alunos se dividam em pequenos grupos para criarem um pequeno jornal ecológico para falar da proteção do peixe-boi.



B - MATEMÁTICA

- Organizar gráficos com números de multas que os Fiscais Ambientais aplicaram no último ano;

- Organizar gráficos com dados de desmatamento;

- Organizar tabelas com dados de ocorrências de poluição das águas;

- Calcular a quantidade de chuvas e o nível de água dos rios da região;

- Fazer cálculos do ganho de peso de um peixe-boi ao longo da vida e comparar com outros animais, como por exemplo: cachorro, gato, galinha etc.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE: organizar uma visita ao IBAMA ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que os estudantes vejam ao vivo como é o trabalho dessas entidades. O professor pode também desenvolver uma atividade com a participação de um Policial Militar Ambiental para tratar sobre normas básicas de proteção aos animais. Após isso, o professor pode trabalhar os dados usando gráficos, tabelas e cálculos diversos.



C - QUÍMICA

- Poluição da água por agrotóxicos e mercúrio;

- Doenças associadas à Poluição (ar, água, solo etc.).

- Doenças associadas à ingestão de água imprópria para o consumo humano;

- Procedimentos de tratamento doméstico da água.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE: o professor pode pedir que os alunos realizem pesquisas junto a Secretaria Municipal de Agricultura ou na Agência Estadual de Defesa Sanitária para coletar informações sobre o uso de agrotóxicos nas propriedades rurais e sobre as atividades de garimpo que usam mercúrio na extração do ouro. Essas informações são importantes, pois além da caça, as principais ameaças ao peixe-boi são a destruição e a degradação do habitat, a liberação de mercúrio nos rios e agrotóxicos.



D – BIOLOGIA

- Plantas e animais que vivem no habitat do peixe-boi;

- O ciclo de vida do peixe-boi;

- Como o desmatamento e a poluição colocam em risco o peixe-boi;

- O tráfego de embarcações nos rios e a poluição das águas;

- Leis sobre caça e pesca.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Pedir aos alunos que pesquisem informações sobre a construção de Represas Hidrelétricas, pois elas atuam como barreiras e isolam populações de diversos animais (peixes, botos, peixe-boi etc.), limitando a variabilidade genética da espécie. Além disso, o professor pode convidar um representante da Prefeitura para falar sobre o trabalho de coleta de lixo da cidade, e posteriormente fazer uma visita ao Aterro Sanitário e à Cooperativa de reciclagem de latinhas e papelão.



E - HISTÓRIA

- Ocupação da Amazônia;

- Ciclos econômicos da Amazônia (mineração, borracha, madeira, caça e pesca etc.);

- História da exploração do peixe-boi na Amazônia.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Dividir a sala em grupos e pedir aos alunos para organizarem demonstrações de uso dos métodos de captura do peixe-boi na região, como apresentação de fotos e esquemas dos instrumentos de caça e suas aplicações (arpão, redes malhadeiras ou de espera, curral/rede de zangaria, rede de tapagem, rede de camarão, tarrafa, batição etc.). Além disso, o professor pode organizar uma visita à “Companhia de Saneamento” para falar sobre o tratamento de água e esgoto da cidade.



F - GEOGRAFIA

- Mapas com a distribuição do peixe-boi pelo mundo;

- O comércio da carne e da gordura de peixe-boi.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Propor que os alunos façam vídeos com o uso de celulares e maquinas fotográficas digitais abordando a temática “Proteção do peixe-boi”. Essa atividade pode ser feita em grupo ou individualmente, e cada aluno pode registrar sua experiência familiar, na sua comunidade, em visita a uma instituição publica, Igreja etc. O professor pode pedir também que os alunos elaborem mapas indicando os lugares na região para comparar onde o peixe-boi era encontrado no passado e onde ele existe no presente.



G – INGLÊS

- tradução de textos com a temática “meio ambiente”;

- traduzir e comparar letras de músicas que falam de problemas ambientais;

- propor aos alunos que pesquisem artistas e músicos de língua inglesa que fazem shows e doações para projetos de meio ambiente.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Sugerir que os alunos tragam letras de música de diversos estilos que falem de “meio ambiente”. Além disso, os alunos podem fazer entrevistas em casa, consultando familiares e vizinhos sobre o conhecimento que eles têm sobre o peixe-boi. Outra opção interessante é pedir que os estudantes visitem feiras-livres e mercados para pesquisar nas barraquinhas o comércio de produtos fauna (couro, dentes, gordura etc.) e da flora (folhas, flores, seiva, raízes etc.) de uso tradicional na medicina popular.



H - EDUCAÇÃO FÍSICA

- Adoção de postura física adequada na sala de aula e na prática de esportes;

- Adoção de postura saudável ao remar numa canoa.





SUGESTÃO DE ATIVIDADE: propor aos alunos pesquisas com entrevistas e aplicação de questionários em casa para identificar o habito que os familiares têm de se alimentar de animais silvestres. Outra sugestão é propor que os alunos elaborem material pedagógico (livretos, cartilhas, folders, baners, adesivos etc.) contendo informações sobre os temas abordados, e usar esses materias numa blitz educativa na “Semana do Meio Ambiente” ou em outra data importante.



I - ENSINO RELIGIOSO

- a visão das religiões sobre a criação da vida, das plantas e dos animais;

- o papel das igrejas na proteção do meio ambiente.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE: Pedir aos alunos que façam uma apresentação para falar de exemplos de crendices, simpatias e fetiches relacionados ao peixe-boi. Propor que os alunos elaborem um jogo de tabuleiro com o tema proteção do peixe-boi, aonde devem incluir informações sobre os hábitos do animal e o que devemos fazer para garantir a sua proteção.



J - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA

- Desenhos com a temática peixe-boi;

- Compor músicas, no estilo “hip hop” ou “repente do nordeste”.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE: o professor pode convidar um profissional da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes para fazer uma trilha ecológica ou um passeio de bicicleta com os alunos para visitar um Parque Ecológico ou uma área preservada para falar sobre a conservação ambiental.





6. RECURSOS UTILIZADOS



Nesse tópico estão incluídos todos os recursos humanos, materiais e financeiros previstos para serem utilizados nas ações propostas. Destacamos que o quantitativo de tais recursos previstos pode sofrer pequenas variações ao longo da execução das ações, pois acreditamos que à medida que os resultados das primeiras ações forem chegando, conseguiremos o envolvimento de mais recursos humanos, o que, caso ocorra, certamente será favorável para a ampliação também dos recursos materiais e financeiros.



Informamos ainda que o item recursos humanos se refere apenas às pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade que estará sendo atingida pelo presente Projeto. Dessa forma, não há previsão para gastos adicionais com os recursos humanos (como por exemplo, com a contratação de prestadores de serviço), pois a maioria dos profissionais que estarão sendo envolvidos já são servidores públicos da Escola ou das entidades e órgãos parceiros. Assim, os gastos financeiros só serão aplicados na produção e aquisição de recursos materiais, que estão detalhadamente descritos a seguir.



6.1 RECURSOS HUMANOS



- Equipe pedagógica da Escola;

- Equipe administrativa da Escola;

- Representantes da Secretaria Municipal de Educação;

- Jornalistas da Secretaria Municipal de Comunicação;

- Profissionais das Secretarias Municipal e Estadual de Meio Ambiente;

- Representantes da Polícia Militar Ambiental;

- Representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente;

- Pesquisadores e professores das Universidades Federal, Estadual e Municipal.

- Profissionais das Rádios, Jornais e Canais de Televisão Locais;

- Membros de ONG’s estabelecidas no município.





6.2 RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS



- Material didático: papéis variados, lápis de cor, pincel, tinta guache, tinta plástica de cores variadas, isopor, cartolina, TNT, cola branca, fita adesiva, tesoura, cola gliter, etc.;

- Spray de cores diversas;

- Aparelho de Data Show e computador portátil;

- Equipamento de som, com caixas e microfone;

- Aparelho de DVD e televisor tela plana;





7. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS



A avaliação do “Projeto Peixe-boi na Escola” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro das Unidades Escolares, e que conforme esperamos chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.



Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo, através de estudos, reuniões com a participação efetiva de todos os participantes e voluntários. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos. A equipe coordenadora do Projeto enviará um “Questionário”, conforme modelo anexo, para a Diretoria das Escolas participantes para avaliação das ações e metas propostas.



Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Peixe-boi na Escola”, através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão analisados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante cada bimestre.



Como instrumentos de avaliação serão utilizados formulários e relatórios, bem como a escolha, premiação e divulgação dos melhores trabalhos através do boletim informativo e nos veículos de comunicação da cidade (canais de TV, rádios, jornais locais etc.).





8. CRONOGRAMA



--------------------- Cronograma do Projeto -------------------------------

Etapas/ atividades ---------Meses-----------------------------------------

--------Jan--Fev--Mar--Abr--Mai--Jun--Jul--Ago--Set--Out--Nov—Dez --

1ª ------X ----------------------------------------------------------------------

2ª ----- X -- X ----------------------------------------------------------------

3ª ----- X -- X ----------------------------------------------------------------

4ª ----- X - X -- X -- X -- X -----------------------------------------

5ª ---------- X --X -- X -- X -- X ------ X -- X -- X -- X -- X --

6ª ---------- X --X -- X -- X -- X ------ X -- X -- X -- X -- X --

7ª --------------------- X -- X -- X ------ X -- X -- X -- X -- X --

8ª ---- X -- X --X -- X -- X -- X ------ X -- X -- X -- X -- X --



Descrição das etapas/ atividades: 1ª – Elaboração do Projeto e preparativos iniciais; 2ª –

Estabelecimento de parcerias; 3ª – Sensibilização dos Gestores, professores e funcionários; 4ª – Sensibilização da Comunidade; 5ª – Palestras na Escola; 6ª – Desenvolvimento das ações e atividades previstas no Projeto; 7ª – Divulgação dos resultados; e 8ª – Avaliação do Projeto.





9. ANEXOS



9.1 MODELO DE CAMISA



Modelo de camisa do “Projeto Peixe-boi na Escola”, que será usada pela equipe de organizadores, colaboradores e demais participantes.







9.2 MODELO DE QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO



Esse Questionário será enviado à Diretoria das Escolas participantes para avaliação das ações e metas propostas. Ressalta-se que essa avaliação se baseia no trabalho “Projeto Saúde da Escola dos CIEPS do Estado do Rio de Janeiro”.





QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO



Nome da Escola: ________________________________

Endereço: ______________________________________

Diretor (a): ______________________________________

Telefone: _______________________________________



1) Qual a sua concepção do “Projeto Peixe-boi na Escola” ???

2) A partir da sua concepção do programa, como indicaria o seu desenvolvimento em sua unidade escolar ???

( ) abaixo da expectativa

( ) de acordo com sua expectativa

( ) acima da expectativa

Justifique: ______________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________



3) De acordo com as indicações abaixo, classifique as afirmações que se seguem:

0 - insuficiente

1 - regular

2 - bom

3 - muito bom

( ) assiduidade dos membros da equipe

( ) cumprimento do horário pelos membros da equipe

( ) empenho da equipe em resolver problemas

( ) cuidado da equipe com o material colocado à sua disposição

( ) comunicação estabelecida entre a equipe e os profissionais da Escola em todos os níveis

( ) atendimento das crianças pela equipe do “Projeto Peixe-boi na Escola”





Local:__________________________ Data:___/___/ 2012





_____________________

Assinatura e carimbo







10. BIBLIOGRAFIA



AMPA – Associação Amigos do Peixe-boi. 2012. Disponível em: http://www.amigosdopeixe-boi.org.br/



ARRAUT, Eduardo Moraes et al. 2005. Modelagem da distribuição espacial do peixe-boi amazônico Trichechus inunguis no Lago Grande de Curuai, PA, no período da cheia, através de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Anais XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Goiânia, Brasil, 16-21, INPE, p. 2827-2834. Disponível em: http://marte.dpi.inpe.br/col/ltid.inpe.br/sbsr/2004/11.20.11.36/doc/2827.pdf



BRASIL. 1996. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes

e bases da educação nacional. Brasília (DF). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm



BRASIL. 2007. Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável para o Arquipélago do Marajó: resumo executivo da versão preliminar para discussão nas consultas públicas. Grupo Executivo Interministerial. Brasília: Editora do Ministério da Saúde. 24p.



BRASIL. 2008. Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó. Grupo Executivo do Estado do Pará para o Plano Marajó - Decreto de 30 de julho de 2007. 296p. Disponível em: http://www.integracao.gov.br/download/download.asp?endereco=/pdf/desenvolvimentoregional/plano_marajo.pdf&nome_arquivo=plano_marajo.pdf



DUDENHOEFER, David. 2002. Manny o Peixe-Boi e o Mistério da Água Escura. Rainforest Alliance. 15p. Disponível em: www.rainforest-alliance.org/



FASE – Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional. 2004. Diagnóstico Socioeconômico Ambiental da RDS Itatupã-Baquiá. Gurupá. 134p.



IBOPE - Instituto Brasileiro de Pesquisa. 2011. Estatística do Ensino no Brasil. Disponível em: http://www.ibope.com.br



ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. 2012. Plano de Ação para Sirênios. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pansirenios.pdf



LUNA, Fabia de Oliveira et al. 2008. Captura e utilização do peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) no litoral Norte do Brasil. Revista Biotemas, 21 (1): 115-123. Disponível em: http://www.biotemas.ufsc.br/volumes/pdf/volume211/p115a123.pdf



PIMENTEL, M.G. 2003. O professor em construção. 9ª edição. Campinas, São Paulo: Papirus. 95p.



RÊGO, Aurora Ramos de Morais. 1944. O Peixe-boi. Revista do Museu Nacional. p. 10-12. Disponível em: www.obrasraras.museunacional.ufrj.br/o/0062/10-12.pdf



SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.com.br/artigos/1112201



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Quelônios do Assentamento Loroty. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.com.br/artigos/1048641



SALERA JUNIOR, G. 2009. Projeto Cinema na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.com.br/artigos/1557772



SALERA JUNIOR, G. 2009. Projeto Educação Sanitária na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.com.br/artigos/1743678



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Música na Escola. Gurupi (TO). 16p. Disponível em: http://recantodasletras.com.br/artigos/1738876



SALERA JUNIOR, G. 2009. Projeto Quelônios na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/1831695



SALERA JUNIOR, G. 2010. Projeto Educação Antidrogas na Escola. Ilha do Marajó (PA). Disponível em: http://recantodasletras.com.br/artigos/2707247



SALERA JÚNIOR, G. 2011. Projeto Quelônios de Afuá. Ilha de Marajó (PA). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/3198281



SALERA JUNIOR, G. 2011. Projeto Saúde na Escola. Ilha do Marajó (PA). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/2926341



SALERA JÚNIOR, G. 2012. Peixe-boi da Ilha de Marajó. Ilha do Marajó (PA). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3583050



SIRENIAN INTERNATIONAL. 2012. Amazonian Manatee (Trichechus inunguis). Disponível em: http://www.sirenian.org/amazonian.html



TESSARIOLI, L.F.; JACINTO, C.H.; LOHMANN, H.A.R.; LUNA, F.O. 2007. Ecologia do peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis). Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 23 a 28 de Setembro de 2007, Caxambu – MG. 2p. Disponível em: http://www.seb-ecologia.org.br/viiiceb/pdf/750.pdf



VIANNA, Juliana de Abreu et al. 2006. Peixes-boi: esforços de conservação no Brasil. Ciência Hoje, 39 (230): 32-37. Disponível em: http://www.icb.ufmg.br/lbem/pdf/viana06ch-peixeboi.pdf



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2012. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w2ki/Ldb



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2012. Peixe-boi-da-amazônia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Peixe-boi-da-amaz%C3%B4nia





11. AGRADECIMENTOS



Sou profundamente grato a todos os amigos e colegas que apoiaram a formatação desse “Projeto Peixe-boi na Escola”.



Esse “Projeto Peixe-boi na Escola” é dedicado: (1) Sr. Pedro Alves Vieira “Pedro Tapuru”, Chefe da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Itatupã-Baquiá, da Ilha de Marajó; (2) Srª Fábia de Oliveira Luna e Sr. Régis Pinto de Lima do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), da Ilha de Itamaracá; (3) Pesquisadora Janaina Pauline de Araújo do Departamento de Oceanografia do Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE); e (4) Srª Miriam Marmontel e demais membros da equipe do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Ilha de Marajó - PA, Abril de 2012.



Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br



Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187



Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui