Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Escalpelamento nos rios da Amazônia. -- 22/06/2012 - 00:10 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESCALPELAMENTO NOS RIOS DA AMAZÔNIA



Historicamente sempre houve uma grande divisão entre o padrão de vida das pessoas que vivem nos estados do Sul e Sudeste e demais regiões do Brasil. Assim, é possível dizer com alto grau de certeza que quanto mais distante está uma comunidade do eixo Rio-São Paulo maiores serão as suas vulnerabilidades.



Talvez o exemplo mais dramático que pode demonstrar o quão grande são as diferenças na qualidade de vida das comunidades do interior da Amazônia em relação ao modo de vida dos centros urbanos desenvolvidos é a “tragédia do escalpelamento”.



O “escalpelamento” se popularizou muito no mundo todo por meio de diversos filmes de Hollywood que mostravam os conflitos entre brancos e índios na ocupação do Velho Oeste Americano. Nessas lutas sangrentas milhares de pessoas tiveram parte do couro cabeludo arrancado. O vencedor da batalha retirava esse “escalpo” como um troféu, o que se tornou mais um dos inúmeros relatos tristes e perversos que uma guerra entre os povos pode trazer para a humanidade.



Tristemente esse tipo de tragédia ainda se faz bem presente em várias localidades remotas da Amazônia brasileira, de modo que o escalpelamento acaba vitimando dezenas de mulheres e crianças.



Na maior floresta tropical do mundo os barcos são os principais meios de transporte. As embarcações são usadas para tudo, desde o amanhecer até o pôr-do-sol. Nessa imensidão verde praticamente não existem ruas e estradas, e são os milhares de rios, igarapés e paranás que fazem a conexão entre as comunidades e as cidades.



As condições de segurança das embarcações são extremamente precárias. Em geral, não há divisão entre as pessoas, os animais e as cargas que são transportadas. O motor dessas embarcações possui um longo eixo que fica exposto e gira em alta velocidade, o que gera um grande risco para quem se aproxima.



Só quem viaja numa embarcação assim entende os diversos motivos que colocam essas pessoas em situações de risco de acidentes. As viagens são longas e durante o trajeto é comum que as pessoas durmam no meio das mercadorias e bagagens, enquanto que as crianças vão cantando e brincando sem a supervisão dos adultos. Além disso, em vários momentos é preciso retirar o excesso de água que se acumula no fundo do barco. No caso das pequenas embarcações que são as mais usadas pelas famílias dos ribeirinhos as funções são divididas. Enquanto que o homem vai pilotando a embarcação a tarefa de tirar a água fica sob responsabilidade da mulher e das crianças. Assim, elas se abaixam ou se sentam no fundo do barco para retirar o excesso de água com o uso de um copo ou uma pequena vasilha. Quando as mulheres e crianças de cabelo longo se aproximam do eixo do barco acabam sendo sugadas e de forma extremamente dolorosa e traumática perdem o couro cabeludo.



Em alguns casos a perda dos cabelos é total. Em quase todas as situações além do couro cabeludo ocorre perda de sobrancelhas, pálpebras, orelhas e danos nos músculos da face e pescoço. A grande distância dos centros médicos especializados é um fator ainda mais drástico, pois aumenta significativamente a gravidade do problema. As hemorragias intensas podem levar a morte imediata.



O tratamento das vítimas de escalpelamento é longo e penoso. Ele inclui uma dura jornada de cirurgias reparadoras com enxertos e tratamento psicológico. As vítimas precisam ficar internadas durante meses e até por mais de um ano, o que desestabiliza totalmente a vida delas e de suas famílias.



Este tipo de acidente bizarro pode parecer utópico para a maioria das pessoas de outras regiões, mas está bem vivo e presente na vida de milhares de brasileiros que vivem na Amazônia. Esse não é só um problema do passado, que está presente apenas no Cinema.



Atualmente, o escalpelamento não é mais uma ação de guerra entre povos. É certo que no passado ele era uma questão que demonstrava a separação entre grupos diferentes. Contudo hoje esse problema é parte de todos nós. A tragédia do escalpelamento está presente e é bem real.



Por isso mesmo, eu acredito que devemos ver o problema do escalpelamento como um fator que une nossa nação. Creio que precisamos fazer algo para reduzir definitivamente as desigualdades que separam o Brasil entre ricos e podres, entre aqueles que têm acesso às políticas públicas e os que não têm. Se lutarmos juntos para erradicar o escalpelamento nós não estaremos resolvendo apenas uma tragédia que diz respeito ao passado, mas iremos dar um passo importante na construção de um futuro melhor para todos nós brasileiros !!!





1. BIBLIOGRAFIA



AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS. 2011. Seminário de mobilização contra o escalpelamento acontecerá em Breves. Belém (PA). Disponível em: http://www.saude.pa.gov.br/



ALBIERO, D.; MACIEL, A.J.S. 2009. Viabilidade Técnica de aerobarco de baixo custo e fácil construção para populações ribeirinhas amazônicas. VI ENEDS – Campinas, SP, Brasil, 17 e 18 de Setembro de 2009. 8p.



ALIPIO JUNIOR. 2009. Navegação fluvial e construção naval na Amazônia. http://www.amapa.net/index.php?option=com_content&view=article&id=330:navegacao-fluvial-e-construcao-naval-na-amazonia&catid=44:meio-ambiente



ASSOCIAÇÃO SARAPO (OSCIP). 2009. Prevenção Contra o Escalpelamento nos Rios da Amazônia. I Simpósio da Amazônia de Segurança no Transporte Regional Fluvial. Apresentação de slides. 23p. Disponível em: https://www.ciaba.mar.mil.br/pdf/palestra_simposio/SARAPO.pdf



ASSOCIAÇÃO SARAPÓ (OSCIP). 2011. Projeto Sorriso nos Rios. Disponível em: http://sarapo.com.br/



BARBOSA, I.S. et al. 2007. “As meninas de turbante”: os efeitos psicológicos do escalpelamento em crianças durante o período de hospitalização – um estudo de casos. In: Conhecimento & Ciência. Belém, v. 3, p.10-21.



BASTOS, Maria Martins da Rocha Diniz. 2006. Geografia dos Transportes: Trajetos e Conflitos nos Percursos Fluviais da Amazônia Paraense: Um Estudo Sobre Acidentes em Embarcações. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós- Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: http://www.logisticatotal.com.br/files/monographs/94e092924a778d559845a54f9c287235.pdf



BECKMAN, K.A.F; SANTOS, N.C.M. 2004. Terapia ocupacional: Relato de caso com vítima de escalpelamento por eixo de motor de barco. Cadernos de terapia ocupacional da UFSCAR, 12 (1): 20-43. Disponível em: http://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/viewFile/189/145



BRASIL. 2009. Lei Federal nº 11.970, de 6 de julho de 2009. Altera a Lei n. 9.537, de 11 de dezembro de 1997, para tornar obrigatório o uso de proteção no motor, eixo e partes móveis das embarcações. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11970.htm



BRASIL. 2010. Lei Federal n. 12.199, de 14 de janeiro de 2010. Institui o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento. Disponível em: http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/821144/lei-12199-10



BRITTO, C.B.L. et al. 2004. Escalpelamento na população Amazônica. Rev para med; 18 (1): 30-35.



CAPIBERIBE, Janete. 2011. O drama das mulheres escalpeladas. Jornal da Paraíba Online. João Pessoa (PB).



CASE, TROY. 2011. An Analysis of Scalping Cases and Treatment of the Victims Corpses in Prehistoric North America. Disponível em: http://www.dickshovel.com/scalp.html



CASTRO, ROSEANE DE OLIVEIRA. 2007. Prevalência de sinais e sintomas de desordens temporomandibulares nas vítimas de escalpelamento. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Orientadora: Vanusa Caiafa Caetano. Juiz de Fora. 80p. Disponível em: http://www.ufjf.br/facfisio/files/2010/09/Roseane-de-Oliveira-Castro-Completo.pdf



CNM/CUT; FIMCISL. 2010. Relatório de Execução Projeto “Comunidade Ativa”. Belém (PA). 5p. Disponível em: http://www.sindlab.org/download_up/ProjetoComunidade%20Ativa1.pdf



COSTA, L.L.A.; FERREIRA, M.T.; WEISSHEIMER, L.; RUSCHEL, F.F.; LEONARDI, D.F.; CHEM, R.C. 2007. Aloenxerto de pele um novo substituto dérmico? Arquivos Catarinenses de Medicina - Volume 36 - Suplemento 01 – 2007. Disponível em: http://www.acm.org.br/revista/pdf/artigos/422.pdf



CPAOR - Capitania dos Portos da Amazônia Oriental. 2010. Programa Segurança da Navegação na Amazônia (PSNA). 18p. Disponível em: http://www.mar.mil.br/cpaor/arquivos/Revista_PSNA.pdf



CRUZ, L.C.S.; PEREIRA, V.S.; SANTOS, A.C.P.; MELO, S.L.; SAMPAIO, D.L. Paciente acometido por escalpelamento: um relato de experiência em enfermagem do 1° curativo pós enxerto. Disponível em: http://189.75.118.67/CBCENF/sistemainscricoes/anais.php?evt=3&sec=10&niv=7.3&mod=2&con=1591&pdf=1



CUNHA, Regina Ribeiro; MAUÉS, Raymundo Heraldo; PEREIRA, Luciléia da Silva; SILVA, Irene de Jesus; TEIXEIRA, Elizabeth. 2009. Escalpelamento: lágrimas nos rios da amazônia. Disponível em: http://www.ufpa.br/ics/joexpe/arquivos/2009/anais_enfermagem/02E2009.pdf



DPU/PA - Defensoria Pública da União no Pará. 2011. Cartilha. Belém (PA). Disponível em: http://www.dpu.gov.br/images/stories/documentos/cartilha.pdf



DPU/PA - Defensoria Pública da União no Pará. 2011. Assistência jurídica beneficia vítimas de escalpelamento no Amapá. Belém (PA). Disponível em: http://www.dpu.gov.br/



DPU/PA - Defensoria Pública da União no Pará. 2011. Defensora fala sobre projeto vencedor do Prêmio Innovare. Belém (PA). Disponível em: http://www.dpu.gov.br/



DPU/PA - Defensoria Pública da União no Pará. 2011. Vítimas de escalpelamento são avaliadas para cirurgia plástica. Belém (PA). Disponível em: http://www.dpu.gov.br/



DPU/PA - Defensoria Pública da União no Pará. 2011. Vítimas de escalpelamento têm atendimento garantido no PA. Belém (PA). Disponível em: http://www.dpu.gov.br/



Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. 2007. Guia Técnico do Programa de Atendimento Integral às Vítimas de Escalpelamento - PAIVES. Belém (PA). 46 p.



FRANCIOSI, L.F.N.; WEBER, E.S.; RIGHESSO, R.; PIZZONI, V.R.S.; MOLON, M.P.; PICCOLI, M.C. 2010. Reparação do escalpo por retalhos livres microcirúrgicos. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica; 25 (4): 624-629. Disponível em: http://www.rbcp.org.br/imageBank/PDF/v25n4a10.pdf



GODINHO, M.P.N.S.; SANTOS, L.M.S.; CONCEIÇÃO, V.M.; SOUSA, R.F.; SILVA, S.É.D. Cuidado de enfermagem às vítimas de escalpelamento na Amazônia. Disponível em: http://189.75.118.67/CBCENF/sistemainscricoes/anais.php?evt=1&sec=22&niv=4&mod=2&con=742&pdf=1



LIMA, S.M.S.F. 2006. Trauma e Dor nos Caminhos dos Rios: Mulheres Ribeirinhas e a

Realidade do Escalpelamento. Disponível em: http://www.fundamentalpsychopathology.org/anais2006/6.39.1.htm



Marinha do Brasil / Capitania dos Portos do Belém. 2011. Palestra de prevenção ao escalpelamento. Belém (PA). 40 Slides. Disponível em: http://www.mar.mil.br/cpaor/arquivos/escalpelamento.pdf



MOTA, M.A. 2000. A contribuição da fisioterapia no tratamento de vítimas de escalpelamento. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual do Pará (UEPA). Belém. 81p.



NOVAES, B. 2006. Escalpelamento. Disponível em: http://belmironovaes.fotos.uol.com.br/escalpelamento



OLANDA, OSTERLINA FÁTIMA JUCÁ. O currículo em uma classe hospitalar: estudo de caso no albergue pavilhão São José da Santa Casa de Misericórdia do Pará. Disponível em: http://www.cerelepe.faced.ufba.br/arquivos/fotos/95/osterlinaolandamestrado.pdf



OLIBERAL DIGITAL. 2010. Capitania dos Portos luta contra o escalpelamento. Disponível em: http://www.mar.mil.br/hotsites/sala_imprensa/marinha_na_midia/jornal_revista/Coletaneamarinhanamidia2010/08%20Agosto/42_OLiberal_29082010.pdf



OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. O religioso e seus conflitos na educação popular: o olhar de educadores. GT: Educação Popular n.06. Agência Financiadora: UEPA. Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT06-1898--Int.pdf



PEDROSO J.C.M. et al. 2011. Tratamento cirúrgico de alopecia cicatricial no couro cabeludo e defeito da calota craniana em criança, sem transfusões de sangue. Revista Brasileira de Cirurgia Plástica; 26(1): 160-163.



PITANGA, MAURO. 2011. Escalpelamento: uma tragédia anunciada. Disponível em: http://www.mauropitanga.com.br/2011/06/escalpelamento-uma-tragedia-anunciada.html



PREFEITURA DE PORTO VELHO. 2009. Prefeitura promove campanha de prevenção ao escalpelamento. Porto Velho (RO). Disponível em: http://www.portovelho.ro.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2576&Itemid=178



SALERA JÚNIOR, G. 2011. Carta de uma Vítima de Escalpelamento. Ilha de Marajó (PA). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cartas/3185559



SALERA JÚNIOR, G. 2011. Escalpelamento: uma tragédia na Amazônia. Ilha de Marajó (PA). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3185561



SANT’ANNA, José Alex. 1998. Rede Básica de Transportes da Amazônia. Texto para discussão n. 562. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Brasília. 65p. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/pub/td/td_562.pdf



SILVA, J.C.; SOCORRO, M.B.; SOCORRO, R.. Programa de atenção integral às vítimas de escalpelamento: investindo na clínica ampliada. Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará/FSCMPA. 2p. Disponível em: Disponível em: http://www.sispnh.com.br/anais/trabalhos/PROGRAMA_ATEN%C3%87%C3%83O_INTEGRAL_V%C3%8DTIMAS_ESCALPELAMENTO.pdf



SOUZA, Z.A.; SILVA, C.C. 2009. O voluntariado na Amazônia como ferramenta da redução de acidentes graves, localização e encaminhamento para cirurgias plástica reparadoras em crianças vítimas de escalpelamento por eixo de motor de barco, queimaduras graves e portadoras de fissura lábio palatinas (lábio leporino) na Amazônia. Macapá. 3p. Disponível em: http://www.sispnh.com.br/anais/trabalhos/VOLUNTARIADO_NA_AMAZONIA.pdf



SOUZA, A.M.; MOURA, D.S.C.; CORRÊA, V.A.C. 2009. Implicações do Pronto-Atendimento Psicológico de Emergência aos que Vivenciam Perdas Significativas. Psicologia Ciência e Profissão, 29 (3), 534-543. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v29n3/v29n3a08.pdf



TCU - Tribunal de Contas da União. 2006. Avaliação do Programa Manutenção de Hidrovias / Tribunal de Contas da União. Relator Ministro Augusto Nardes. Brasília: TCU, Secretaria de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo. 36p. (Sumários Executivos. Nova Série; 6). Disponível em: http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/programas_governo/areas_atuacao/transporte/hidrovias.pdf



TRT. Mulheres ribeirinhas e a realidade do escalpelamento: a construção de uma trajetória. 7p. Disponível em: http://www.fundamentalpsychopathology.org/8_cong_anais/TR_4157.pdf



VALE, JESIANE CALDERARO COSTA. 2007. A Conprehension of suffering in scalpel events: a study utilizing graphic symbols and the fables test. UFPA. 87p. Disponível em: http://www.ppgp.ufpa.br/dissert/Jesiane.pdf



VOLTOLINI, R. 2003. O que temos a ver com as meninas de turbante da Amazônia? Disponível em: http://200.242.252.70/oliberal/social/default7.asp



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2011. Couro cabeludo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Couro_cabeludo



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2011. Escalpelamento. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalpelamento



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2011. Scalping. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Scalping



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2011. Escalpo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalpo





2. AGRADECIMENTOS



A realização deste trabalho só foi possível com o apoio recebido de diversos amigos e colegas, a quem sou profundamente grato.



Aproveito esse momento para dedicar a alguns profissionais que inspiraram a realização de mais esse trabalho, especialmente: (1) Dra. Consuelo de Oliveira, presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (SPP); (2) Dra. Renata Waksman, presidente do Departamento de Segurança da SBP; (3) Sra. Maria do Socorro Pelaes Damasceno, presidente da Associação das Mulheres Escalpeladas do Amapá; (4) ao Dr. Cláudio Britto da Associação Sarapó; e (5) equipe da Associação das Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento (AMRVEA).





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Publicado no site Marajó OnLine, em 31/10/2011. Disponível em: http://www.marajoonline.com.br/2011/10/escalpelamento-nos-rios-da-amazonia.html



Publicado no site VivoVerde, em 03/11/2011. Disponível em: http://vivoverde.com.br/escalpelamento-nos-rios-da-amazonia/



Publicado no Jornal Mesa de Bar News, edição n. 438, p. 15, de 11/11/2011. Gurupi - Estado do Tocantins.





Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br



Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187



Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui