Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A transformação dos pais -- 24/08/2006 - 17:21 (Marcelo Simoes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A intenção deste pequeno ensaio é trazer á Luz a busca da auto-transformação dos pais.

Um bebê que necessitará de muita atenção durante os seus primeiros anos de vida, nos chega no momento do parto, é entregue em nossas mãos e dependerá em parte aos pais, a sua evolução se agirem como co-responsáveis e co-construtores da obra divina.

Na mais profunda reflexão de que as mudanças que tanto sentimos ser emergentes em nossa sociedade e mundo, só poderão o ser quando assumirmos o nosso papel dentro do esquema universal.

Raramente, são as vezes que falamos, lemos, ou intuimos algo sobre no que uma criança pode nos transformar, pois seguimos insconscientemente os passos de nossos pais.

Convido-o a fazermos pequenas reflexões de como pais nos inter-relacionamos com os nossos filhos e observar que aprendemos mais quando ensinamos e que no fundo somos aprendizes e eles podem se tornar nossos mestres , se questionarmos sobre a vida , sobre o homem e Deus. Estes são pontos extremamente grandiosos para a nossa evolução como seres humanos .

Naturalmente nos tranformamos só pela pura presença de um bebê , ele tem este poder, pegue este convite que ele te faz, transforme-se e se dedique de corpo e alma aos seus filhos.

Aproveite não deixe passar a oportunidade.


O Amor gera mais amor

O homem é o fruto da compaixão, porque diferente de outras espécies, o ser humano não sobrevive se não tiver alguém que cuide dele na fragilidade de sua infância. ( Dalai Lama ) .

Sermos pais é sermos mestres, espalhando sabedoria e seus conhecimentos, desabrochando a semente do amor incondicional que se revela num inter-relação cheia de amor, fortaleza e dedicação. É isto que se faz presente na relação de pais e filhos, pois é assim que se constrói um mundo melhor.

Como diz este trecho desta bela e profunda oração :

Ó Mestre,
fazei que eu procure mais.
Consolar, que ser consolado.
Compreender, que ser compreendido.
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna ! ( São Francisco de Assis )

Viva para seus filhos com esta verdade.

Quanto mais nos doarmos de coração, mais transmitimos estas verdades aos filhos.

Este princípio não pode ser confundido com super-proteção, privilégios pessoais, inseguranças ou culpas.

A essência verdadeira do amor não é o “condicionado”. Muitas vezes o condicionado guia a nossa rede de inter-relacionamentos com a sociedade.

Reflita sobre isto, busque no silêncio dentro de si mesmo o que é teu por natureza e sinta a força de se mover cheio de amor sincero, fraterno e livre.

Faça disto a realidade do seu dia-a-dia e com tempo perceberás a recompensa que a vida lhe mostrará e como podemos mudar a nós mesmos quando descobrimos a essência de sermos amor por natureza.

Sermos pais é cultivar valores superiores da humanidade para se tornar capaz de transmiti-los á criança, não pode ensinar o que se não tem. E certo em seu coração sua criança lhe guardará no mais profundo de seu coração como um símbolo maior de ser humano.

As crianças nos ensinam e nos mostram o quanto somos capazes de amar, muitas vezes nos apercebemos o quanto deixamos de viver com este sentimento em nossas vidas, mas nossos filhos nos lembram que o que somos e o que viemos realizar neste mundo é amar sempre amar.

A Compreensão revela o conhecimento das verdades humanas

“Ao nascer a criança é liberada das mãos de Deus e entregue nas mãos do homem; o homem deve conduzi-la de volta a Deus. “ – (Geoffrey Hodson )

Conduzi-la é uma experiencia inigualável para o desenvolvimento e crescimento interior onde se adquire uma ampliação da visão do homem e do mundo. Abra seu coração e arranque os entraves de sua personalidade e seja um autêntico co-responsável pela criação.

Para se educar filhos necessitamos descobrir quem realmente somos e temos que antes de mais nada sermos responsáveis e conscientes de nossos atos , palavras , sentimos e pensamentos, pois só levaremos consistência á vida dos nossos filhos e auxiliaremos no seu crescimento quando formos inteiramente verdadeiros conosco mesmo.

O ser humano em sua tenra infância aprende pela imitação. Se tentamos ajudar a criança no seu desenvolvimento integral, precisamos levar em conta as leis que influem e dirigem os períodos de crescimento de um ser humano. Como se forma a personalidade, em que momento há conflitos na criança, como se precaver.

Este aforismo abaixo traduz a verdadeira compreensão do ser :

'Aquele que conhece o outro é inteligente.
Aquele que conhece a si mesmo é sábio.
Aquele que conquista o outro tem força.
Aquele que conquista a si mesmo é poderoso.
Aquele que controla a si mesmo tem força de vontade.
Aquele que se satisfaz é rico.
Aquele que não perde o seu posicionamento é durável.
Aquele que faz não morre em vida.' Lao-Tsé

Os pais terão em suas mãos uma vida que se formará á sua vistas, é importante se ter uma compreensão do ser humano.

É necessário compreender a nossa essência e se desfazer dos estados ilusórios que tanto nos aflinge e que muitas vezes nos confundem e nos tira do caminho do amor. E sermos pais é vivermos o amor á todo momento junto aos nossos filhos.


Durante a convivência com seu filho perceba seus atos , palavras, intenções e perceba como o ego se forma e tente ensiná-lo dentro de verdades do eu essencial só assim ele se atirará ao mundo com os sentimentos nobres.
Traga á tona o seu eu essencial de puro amor e sabedoria.

& 8194;
A Dedicação muda os valores

Muitas vezes achamos que a tarefa de mudar o mundo é de responsabilidade de governantes, políticos, filósofos, psicológos e cientistas e que não temos participação e nem influência sobre o mundo, por que será ?

Creio que é não termos definido em nossas mentes claramente ao que nos dedicamos de corpo e alma. A mudança começa no micro e se reflete no macro.

Ele veio até você e se tornará um adulto e irá ter com o mundo, portanto não há espaço para egoísmos , privilégios e separatismos em assuntos de educação de criança, ela não é diferente de nenhum outro ser humano e é exatamente isto que ela deverá aprender , com este olhar sobre seu filho , você poderá encontrar Deus, o universo, o homem , a natureza em manifestação onde tudo é impessoal , infinito e incondicional .

Dedicar-se á vida de seu filho te prepara para o amor altruísta, compaixão com todos os seres, compreender o ser humano e seu comportamento, relação Deus e homem. Comece com seus filhos e leve isto para os familiares, amigos , sociedade , cidade e país e o reflexo se fará presente .


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui