Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->DICIONÁRIO GENEALÓGICO DA FAMILIA RIBEIRO MARTINS. -- 24/08/2006 - 11:28 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DICIONÁRIO GENEALÓGICO
DA FAMILIA RIBEIRO
MARTINS




















TODOS OS DIREITOS RESERVADOS-

É proibida a reprodução total ou parcial da obra,
de qualquer forma ou por qualquer meio sem a
autorização prévia e por escrito dos autores. A violação
dos Direitos Autorais(Lei nº 9610/98) é crime estabelecido
pelo artigo 184, do Código Penal Brasileiro.




EDITORA KELPS-ISBN 86110
RUA 19, Nº 100, SETOR MARECHAL RONDON
FONE: (62) 3211-1616/ FAX (62) 3211 10 75
CEP 74560-460- GOIÂNIA, GOIÁS.




C 2007
MÁRIO RIBEIRO MARTINS
FILEMON FRANCISCO MARTINS
Caixa Postal, 90
Palmas, Tocantins,
77001-970.
FONE: (063) 3215 4496.
Celular: (063) 99779311.




Impresso no Brasil
Printed in Brazil.
2007.






MÁRIO RIBEIRO MARTINS
FILEMON FRANCISCO MARTINS










DICIONÁRIO GENEALÓGICO
DA FAMILIA RIBEIRO
MARTINS






1ª Edição





KELPS
GOIÂNIA
2007




Copyright C 2007 by
Mário Ribeiro Martins e Filemon Francisco Martins.
Projeto do Livro: Mário Martins
Revisão: MÁRIO MARTINS




FICHA CATALOGRÁFICA

CIP- Brasil- Catalogação na fonte
Biblioteca Pública Estadual Pio Vargas
..................................................................................................................
. .
. Martins, Mário Ribeiro, 1943 et Martins, Filemon Francisco, 1950. .
. M244d DICIONÁRIO GENEALÓGICO
DA FAMILIA RIBEIRO
MARTINS

ISBN:

Mário Ribeiro Martins
Filemon Francisco Martins .
. Goiânia. Kelps, 2007. .
. 100 p. .
. 1. Genealogia – Bahia, Tocantins, Goiás, São Paulo, Brasil. . 2. Brasil, Goiás, Bahia, Tocantins, São Paulo- I. Título. .
. .
. CDU: 925.5. 134-3(813.8)-31 .
..................................................................................................................

INDICE PARA O CATÁLOGO SISTEMÁTICO:
CDU: 925.5 821.134.3 (813.8)- 31








DEDICATÓRIA






A todos os colaboradores, pela preciosidade das
informações fornecidas aos autores.




Aos amigos e leitores, com sincera gratidão.







Aos que também pensam como os autores:

“AS GRANDES REALIZAÇÕES SÓ SÃO POSSÍVEIS
POR AQUELES QUE ACREDITAM POSSUIR, DENTRO
DE SI, ALGUMA FORÇA SUPERIOR ÀS CIRCUNSTÂNCIAS”.






















































INTRODUÇÃO




“Juntamente com o meu irmão FILEMON FRANCISCO MARTINS, estou escrevendo a HISTÓRIA DE NOSSA FAMÍLIA(GENEALOGIA). Por esta razão, estou lhe enviando algumas perguntas e gostaria que me respondesse. Aquelas perguntas que não souber de cabeça(de cor), pergunte para outras pessoas ou então olhe em documentos antigos, inclusive, se for o caso, mande pedir em algum Cartório de Registro Civil. As perguntas estão numeradas e com espaço suficiente para que dê as respostas mais completas possíveis”.

Este foi o teor do questionário que foi enviado para centenas de pessoas, por volta do ano de 1980. Poucas devolveram. Mas, para que os dados não se percam no tempo, resolvemos colocar as informações colhidas, na INTERNET, sem qualquer organização, apenas usando os nomes de alguns familiares. Quem sabe, no futuro, não se tenha uma genealogia completa da família.

Nesta fase inicial, o texto apresenta 587(quinhentos e oitenta e sete) nomes. Alguns dos RIBEIRO MARTINS não puderam ser melhor pesquisados, pela exigüidade de tempo, como é o caso dos familiares do Tio Lió, da Tia Losa, da Tia Arcanja, do Tio João, do Tio Né, do Tio Zuza, do Tio Carlos e muitos outros. Só uma edição revista e atualizada poderá sanar estas falhas.

Em alguns nomes de pessoas já falecidas estão incluídas, uma após outra, a data de nascimento e a data de falecimento. Esta informação, no entanto, não foi possível colocar em centenas de nomes.

Como sou o principal interessado no assunto, terminei por começar o tema, partindo dos meus TETRAVÓS, TRISAVÓS, BISAVÓS E AVÓS. Gostaria de ter ido mais longe, mas não consegui dados e documentos para faze-lo.

Para verificar algum nome é só ir no índice onomástico, no fim do livro ou dar um CTRL+F, escrever o nome e dar ENTER(no caso de internet, é claro, no site www.mariomartins.com.br). Não se conseguiu fazer uma distinção clara, no caso das mulheres, entre o nome de solteira e o nome de casada. A repetição de dados nos verbetes foi aconselhada para a melhor compreensão e para não se ter nenhuma dúvida no futuro sobre quem é quem.

A colocação de todos os verbetes foi feita de forma aleatória, não se obedecendo a nenhum rigor cientifico. É nosso interesse conhecer todos os nossos parentes e aderentes. Não se sinta constrangido. Leia o texto e verifique nomes, datas de nascimento e falecimento. O que estiver errado, corrija.

Para a melhor compreensão, alguns dados precisaram ser repetidos. Por exemplo, no caso dos filhos de Evaristo Ribeiro dos Santos, os dados foram repetidos quando se falou de sua esposa Maria Rosa Cunha, depois do casamento, Maria Ribeiro Dos Santos(vó Maria) e assim em muitos outros verbetes.

O desejo dos autores é publicar o texto em livro, mas resolveram colocá-lo na Internet, na USINA DE LETRAS, com a esperança de que seja lido e sejam feitas atualizações pelos parentes e aderentes.

Tal foi a dificuldade encontrada pelos autores que muitas pessoas da própria família que antes se comunicavam com os autores por e-mail, deixaram de fazê-lo, quando solicitamos dados pessoais, tipo nome de pai e de mãe, data completa de nascimento, etc.

Na tentativa de levantar dados, visitamos vários cemitérios, mas as chamadas “carneiras” ou túmulos não apresentam as datas de nascimento e de falecimento. Quando muito, mencionam o nome do falecido.

Se você tiver alguma correção a ser feita ou qualquer nome a acrescentar, é só enviar um e-mail para mariormartins@hotmail.com ou para filemonmartins@bol.com.br ou ainda escrever para Mario Martins, Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970. Suas observações ou correções serão logo feitas. Algumas famílias afins foram também incluídas no texto, por razões de afinidades com os autores e pelas informações que forneceram.












TETRAVÓS MATERNOS DE MARIO RIBEIRO MARTINS(Trisavós de
minha mãe Francolina Ribeiro Martins: João Ribeiro(Brumado, 1840) e Belmira dos Santos(Jordão, 1846).



TETRAVÓS PATERNOS DE MARIO RIBEIRO MARTINS(Trisavós de meu pai Adão Francisco Martins: Constantino Francisco Martins(Brumado, 1854) e Carolina Martins(1860).



TRISAVÓS MATERNOS DE MARIO RIBEIRO MARTINS(Bisavós de minha mãe Francolina Ribeiro Martins): Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento Maria Ribeiro Dos Santos(vó Maria). Vó Maria não deve ser confundida com Iaiá Maria que nasceu em 1904.



TRISAVÓS PATERNOS DE MARIO RIBEIRO MARTINS(Bisavós de meu pai Adão Francisco Martins): Joaquim Francisco Martins-velho Quinca-(Ibitunane,BA, 1879) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



BISAVÓS MATERNOS DE MARIO RIBEIRO MARTINS(Avós de minha mãe Francolina Ribeiro Martins): Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos-Vó França(Jordão de Brotas,BA, 1891--11.07.1946). Antes de casar-se era Francelina Pereira Andrade.



BISAVÓS PATERNOS DE MARIO RIBEIRO MARTINS(Avós de meu pai Adão Francisco Martins): Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860--20.09.1947) e Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942). O pai de Angélica Alves Barreto era Izidoro Alves Barreto e a mãe Deonata Alves Barreto.


AVÓS MATERNOS DE MARIO RIBEIRO MARTINS(Pais de minha mãe Francolina Ribeiro Martins): Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987.



AVÓS PATERNOS DE MARIO RIBEIRO MARTINS(Pais de meu pai Adão Francisco Martins): Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



TRISAVÔ MATERNO DO MARIO:
EVARISTO RIBEIRO DOS SANTOS(Jordão de Brotas,Ba, 1865), filho de João Ribeiro(Brumado, 1840) e Belmira dos Santos(Jordão, 1846). Evaristo casou-se com Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento Maria Ribeiro Dos Santos(vó Maria), com quem teve os filhos Artur Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 14.03.1888--22.09.1979), Laurêncio Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1887), José Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1884), Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 14.03.1885- 06.02.1951), Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1882-1967), Antonio Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1900), Nestor Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1901), Arcanja Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1902) e Emilia Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1882).


Irmãos de Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865): Fulgencio Ribeiro Dos Santos-Fulô-Pai de Benicio(Mata do Evaristo, 1867-03.10.1925), Lucio Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1869).


TRISAVÓ MATERNA DO MARIO:
MARIA ROSA CUNHA(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento Maria Ribeiro Dos Santos(vó Maria), filha de Clementino José da Cunha e Jesuína da Cunha. Vó Maria casou-se com Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865), com quem teve os filhos Artur Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 14.03.1888--22.09.1979), Laurêncio Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1887), José Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1884), Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 14.03.1885- 06.02.1951), Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1889), Antonio Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1900), Nestor Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1901), Arcanja Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1902) e Emilia Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1882).



Irmãos de Maria Rosa Cunha-Vó Maria(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento Maria Ribeiro Dos Santos: Facundo José da Cunha(Salinas, 1857-30.04.1946), Cassimiro José da Cunha(Salinas, 1858), Tertuliano José da Cunha(Salinas, 1860), Sofia Rosa Cunha(Salinas, 1862), Clementino Filho(Salinas, 1865).



TRISAVÔ PATERNO DO MARIO:
JOAQUIM FRANCISCO MARTINS-VELHO QUINCA-(Ibitunane,BA, 1879-1925), filho de Constantino Francisco Martins(Brumado, 1854) e Carolina Martins(1860). Joaquim Francisco casou-se com Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882), com quem teve os filhos Leovigildo Martins Santos-Tio Lió(Mata, 1902), Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Mata, 10.01.1904--18.08.1987), Rosa Ribeiro Martins-Tia Losa(Mata, 1905), Arcanja Martins dos Santos(Mata, 1906), João Martins Santos-Tio João(Mata, 1912), Manoel Martins dos Santos-Tio Né(Mata, 1914), José Martins Santos-Tio Zuza(Mata, 1915), Antonio Martins Ribeiro-Tio Lula(Mata, 20.04.1918, Carolina Martins dos Santos-Tia Calu(Mata do Evaristo, 08.02.1922).

Irmãos de Joaquim Francisco Martins: Henrique Francisco Martins(Ibitunane, BA, 1880), Alzino Francisco Martins(Ibitunane, BA, 1881), Teotonio Francisco Martins(Ibitunane, BA, 1882), José Francisco Martins(Ibitunane, BA, 1883), Francisca Francisco Martins(Ibitunane, BA, 1884), Selvina Francisco Martins(Ibitunane, BA, 1885), Marcolina Francisco Martins(Ibitunane, BA, 1886) e Rosa Francisco Martins(Ibitunane, BA, 1887).

TRISAVÓ PATERNA DO MARIO:
EMÍLIA RIBEIRO DOS SANTOS(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882-1928), filha de Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento Maria Ribeiro Dos Santos(vó Maria). Emília casou-se com Joaquim Francisco Martins-Velho Quinca-(Ibitunane,BA, 1879) com quem teve os filhos Leovigildo Martins Santos-Tio Lió(Mata, 1902), Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Mata, 1904--18.08.1987), Rosa Ribeiro Martins-Tia Losa(Mata, 1905), Arcanja Martins dos Santos(Mata, 1906), João Martins Santos-Tio João(Mata, 1912), Manoel Martins dos Santos-Tio Né(Mata, 1914), José Martins Santos-Tio Zuza(Mata, 1915), Antonio Martins Ribeiro-Tio Lula(Mata, 20. 04.1918, Carolina Martins dos Santos-Tia Calu(Mata do Evaristo, 08.02.1922).



BISAVÔ MATERNO DO MARIO:
ISIDÓRIO RIBEIRO DOS SANTOS(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885- 06.02.1951) filho de Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento Maria Ribeiro Dos Santos(vó Maria). Isidório casou-se com Francelina Ribeiro dos Santos-Vó França(Jordão de Brotas,BA, 1891-11.07.1946), com quem teve os filhos Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890), José Ribeiro dos Santos-o velho Zeca do Olho D´Aguinha(Olhodaguinha,BA, 1902) e Jovina Ribeiro Martins-Iaiá Jove(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892—22.10.1977). Francelina antes de casar-se era Francelina Pereira Andrade.



BISAVÓ MATERNA DO MARIO:
FRANCELINA RIBEIRO DOS SANTOS-VÓ FRANÇA(Jordão de Brotas,BA, 1891-11.07.1946). Francelina casou-se com Isidório Ribeiro dos Santos, com quem teve os filhos Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890), José Ribeiro dos Santos-o velho Zeca do Olho D´Aguinha(Olhodaguinha,BA, 1895) e Jovina Ribeiro Martins-Iaiá Jove(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892-22.10.1977). Isidório faleceu em 06.02.1951, com 66 anos. Francelina morreu em 11.07.1946, com 56 anos. Francelina antes de casar-se era Francelina Pereira Andrade. (Como se vê, não consegui descobrir quem foi a mãe e o pai de Francelina. Ajudem-nos).


BISAVÔ PATERNO DO MARIO:
ALVINO FRANCISCO MARTINS(Brumado,BA, 10.06.1860-20.09.1947). Alvino casou-se com Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942), com quem teve os filhos Gasparino Francisco Martins(Jordão, 1888- 19.05.1966), Leonarda Barreto Martins-Tia Dona(1900-19.12.1983), Tio Sinê(Adelino), Baio(Liberino), Francolino Francisco Martins-velho Franco-pai de Fábio(20.12.1890- 26.11.1967), Jovelina Barreto Martins-Jove-mulher de Benício(Brumado, 17.10.1908--11.03.1983), Sofia(mulher de Raul) e Agenor. (Conforme se vê, não consegui descobrir os nomes do pai e da mãe de Alvino. Depois da pesquisa de Rubens, chegou-se à conclusão de que Alvino era filho de Manoel Francisco Martins e Eduvirgens Pereira de Andrade(falecida em 20.09.1947).Ajudem-nos).

Irmãos de Alvino: Henrique Francisco Martins(Brumado, BA, 1862), Servina Francisco Martins(Brumado, BA, 1863), José Francisco Martins-Zé Chorão(Brumado, BA, 1864).

BISAVÓ PATERNA DO MARIO:
ANGÉLICA ALVES BARRETO(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942). Angélica casou-se com Alvino Francisco Martins (Brumado,BA, 10.06.1860-20.09.1947), com quem teve os filhos Gasparino Francisco Martins(Jordão, 1888- 19.05.1966), Leonarda Barreto Martins-Tia Dona(1900-19.12.1983), Tio Sinê(Adelino), Baio(Liberino), Francolino Francisco Martins-velho Franco-pai de Fábio(20.12.1890- 26.11.1967), Jove(mulher de Benício), Sofia(mulher de Raul) e Agenor. (Conforme se vê, não consegui descobrir os nomes do pai e da mãe de Angélica. Ajudem-nos).



AVÔ MATERNO DO MARIO:
MANOEL RIBEIRO DOS SANTOS(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890), filho de Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,BA, 1891-11.07.1946). Manoel casou-se com Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904-18.08.1987, com quem teve os filhos Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.08.1921-25.11.2002), Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha, Jordão,BA, 04.11.1923), Almerinda Ribeiro dos Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925), Jeremias Ribeiro Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926—30.04.1999) e Manoel Ribeiro Filho(Ibitunane,BA, 01.01.1929).



AVÓ MATERNA DO MARIO:
MARIA EMILIA RIBEIRO MARTINS-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904-18.08.1987), filha de Joaquim Francisco Martins-Velho Quinca-(Ibitunane,BA, 1879) e Emília Ribeiro Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882). Maria Emilia-Iaiá Maria casou-se com Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890), com quem teve os filhos Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.08.1921-25.11.2002), Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha, Jordão,BA, 04.11.1923), Almerinda Ribeiro Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925), Jeremias Ribeiro Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926—30.04.1999) e Manoel Ribeiro Filho(Ibitunane,BA, 01.01.1929).



PAI DO MARIO:
ADÃO FRANCISCO MARTINS(Jordão de Brotas,BA, 21.05.1915-07.01.1970), filho de Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 1888- -19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892—22.10.1977). Adão casou-se, com Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.08.1921—25.11.2002) em Brumado do Assuruá, BA, em 29.10.1937, com quem teve os filhos Adão Martins Filho(Ibitunane,Ba, 06.02.1939—16.03.2006), Eunice Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,15.03.1941—17.07.2006), Mario Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,07.08.1943), Marli Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 06.04.1945), Nina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1947), Filemon Francisco Martins(Ipupiara,Ba, 17.01.1950), Gutemberg Ribeiro Martins(Morpará,BA, 28.11.1954) e Manoel Martins Neto(Ipupiara,BA, 12.12.1958).


MÃE DO MARIO:
FRANCOLINA RIBEIRO MARTINS-NINA(Ipupiara,BA, 17.08.1921-25.11.2002), filha de Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins Santos-Iaiá Maria(Olhodagua,BA, 10.01.1904- -18.08.1987). Francolina casou-se com Adão Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 21.05.1915--07.01.1970), com quem teve os filhos Adão Martins Filho(Ibitunane,Ba, 06.02.1939- 16.03.2006), Eunice Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,15.03.1941—17.07.2006), Mario Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,07.08.1943), Marli Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 06.04.1945), Nina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1947), Filemon Francisco Martins(Ipupiara,Ba, 17.01.1950), Gutemberg Ribeiro Martins(Morpará,BA, 28.11.1954) e Manoel Martins Neto(Ipupiara,BA, 12.12.1958). Nina faleceu em Ipupiara, em 25.11.2002, com 81 anos.



ADÃO FRANCISCO MARTINS(Jordão de Brotas,BA, 21.05.1915-07.01.1970), filho de Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 1888—19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892—22.10.1977). Adão casou-se, com Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.08.1921—25.11.2002) em Brumado do Assuruá, BA, em 29.10.1937, com quem teve os filhos Adão Martins Filho(Ibitunane,Ba, 06.02.1939—16.03.2006), Eunice Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,15.03.1941—17.07.2006), Mario Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,07.08.1943), Marli Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 06.04.1945), Nina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1947), Filemon Francisco Martins(Ipupiara,Ba, 17.01.1950), Gutemberg Ribeiro Martins(Morpará,BA, 28.11.1954) e Manoel Martins Neto(Ipupiara,BA, 12.12.1958). Adão Francisco Martins faleceu em 07.01.1970, em Ipupiara, com 55 anos.



São irmãos de Adão: Laurentina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 22.11.1917—15.07.1997), Oscarino Francisco Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1919—05.01.2003), Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.10.1930--30.03.2002)), Miriam Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 11.08.1933--14.09.1999) e Ester Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 20.03.1936—13.09.2006).



Avós paternos de Adão: Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860—20.09.1947) e Angélica Francisco Martins-nome de casada(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942).


Avós maternos de Adão: Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885--06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos—Vó França(Jordão de Brotas,BA, 1891--11.07.1946). Antes de se casar, chamava-se Francelina Pereira Andrade. Filha de Manoel Francisco Martins e Eduvirgens Pereira de Andrade.



FRANCOLINA RIBEIRO MARTINS(Ipupiara,BA, 17.08.1921--25.11.2002), filha de Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins Santos-Iaiá Maria(Olhodagua,BA, 10.01.1904—18.08.1987). Francolina casou-se com Adão Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 21.05.1915--07.01.1970), em Brumado do Assuruá, BA, em 29.10.1937, com quem teve os filhos Adão Martins Filho(Ibitunane,Ba, 06.02.1939—16.03.2006), Eunice Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,15.03.1941—17.07.2006), Mario Ribeiro Martins, Marli Ribeiro Martins, Nina Ribeiro Martins, Filemon Francisco Martins, Gutemberg Ribeiro Martins e Manoel Martins Neto. Francolina Ribeiro Martins faleceu em Ipupiara, em 25.11.2002, com 81 anos.


São irmãos de Francolina: Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha, Jordão,BA, 04.11.1923), Almerinda Ribeiro Dos Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925), Jeremias Ribeiro Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926—30.04.1999) e Manoel Ribeiro Filho(Ibitunane,BA, 01.01.1929).


Avós paternos de Francolina: Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885—06.02.1951) e Francelina Pereira Andrade-Vó França(Jordão de Brotas,BA, 1891—11.07.1946).


Avós maternos de Francolina: Joaquim Francisco Martins(velho Quinca)(Ibitunane,BA, 1879) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



ADÃO MARTINS FILHO(Ibitunane,Ba, 06.02.1939-16.03.2006), filho de Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921—25.11.2002). Adão Martins Filho faleceu solteiro em Ipupiara,Ba, em 16.03.2006, com 67 anos.


São irmãos de Adão Filho: Eunice Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,15.03.1941—17.07.2006), Mario Ribeiro Martins, Marli Ribeiro Martins, Nina Ribeiro Martins, Filemon Francisco Martins, Gutemberg Ribeiro Martins e Manoel Martins Neto.


Avós paternos de Adão Filho: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888—19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892—22.10.1977).


Avós maternos de Adão Filho: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro dos Santos—Iaiá Maria(Olhodagua,BA, 10.01.1904—18.08.1987).


EUNICE RIBEIRO MARTINS(Ipupiara,Ba,15.03.1941-17.07.2006.), filha de Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921—25.11.2002). Eunice casou-se com o primo Fábio Francisco Martins(Ipupiara,Ba, 23.01.1937), com quem não teve filhos.


São irmãos de Eunice: Adão Martins Filho(Ibitunane,Ba, 06.02.1939-16.03.2006), Mario Ribeiro Martins, Marli Ribeiro Martins, Nina Ribeiro Martins, Filemon Francisco Martins, Gutemberg Ribeiro Martins e Manoel Martins Neto.


Avós paternos de Eunice: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892—22.10.1977).

Avós maternos de Eunice: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro dos Santos—Iaiá Maria(Olhodagua,BA, 10.01.1904--18.08.1987).


MÁRIO RIBEIRO MARTINS(Ipupiara,Ba,07.08.1943), filho de Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921--25.11.2002). Mário casou-se, primeiro, com Elenaide Batista dos Santos(Rui Barbosa,Ba, 15.02.1946), com quem teve as filhas Nívea Zênia dos Santos Martins(Recife,Pe, 04.10.1971) e Nívea Keila dos Santos Martins(Anápolis,Go, 13.03.1977). Mário casou-se, segundo, com Amália de Alarcão(Anápolis, 25.05.1958), com quem não teve filhos. Mário casou-se, terceiro, com Maria de Jesus Lopes Corrêa(Curva Grande,Ma, 04.12.1976), com quem não teve filhos.


São irmãos do Mario: Adão Martins Filho(Ibitunane,Ba, 06.02.1939--16.03.2006), Eunice Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,15.03.1941--17.07.2006), Marli Ribeiro Martins, Nina Ribeiro Martins, Filemon Francisco Martins, Gutemberg Ribeiro Martins e Manoel Martins Neto.


Avós paternos do Mario: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977).

Avós maternos do Mario: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro dos Santos—Iaiá Maria(Olhodagua,BA, 10.01.1904--18.08.1987).


NÍVEA ZÊNIA DOS SANTOS MARTINS(Recife,Pe, 04.10.1971), filha de Mario Ribeiro Martins(Ipupiara, 07.08.1943) e Elenaide dos Santos Martins(Rui Barbosa, Ba, 15.02.1946). Nívea Zênia casou-se com Kenned Gláucio(Ceres, Go, 05.02.1969), com quem teve os filhos Danilo Martins Mendes(Anápolis, 19.06.1991) e Letícia Minas Novas Martins Mendes(Anápolis, 05.12.1996).


Avós paternos da Nívea: Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921--25.11.2002).

Avós maternos da Nívea: Isaias Batista dos Santos Jaguaquara, Ba, 19.03.1912—01.06.1990) e Nívea Minas Novas Batista dos Santos(Santo Amaro da Purificação, Ba, 25.04.1924).


NÍVEA KEILA DOS SANTOS MARTINS(Anápolis,Go, 13.03.1977), filha de Mario Ribeiro Martins(Ipupiara, 07.08.1943) e Elenaide dos Santos Martins(Rui Barbosa, Ba, 15.02.1946). Nívea Keila casou-se com Rubem Morais(São Paulo, 27.12.1977), estando grávida do primeiro filho(novembro 2006), que deverá se chamar Samara Minas Novas Martins Morais(02.03.2007).

Avós paternos da Keila: Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921--25.11.2002).

Avós maternos da Keila: Isaias Batista dos Santos Jaguaquara, Ba, 19.03.1912—01.06.1990) e Nívea Minas Novas Batista dos Santos(Santo Amaro da Purificação, Ba, 25.04.1924).


MARLI RIBEIRO MARTINS(Ipupiara,Ba, 06.04.1945), filha de Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921—25.11.2002). Marli casou-se com Orlando Bonani(São Paulo-SP, 24.11.1935--27.10.1987), com quem teve os filhos Orlando Bonani Júnior(São Paulo, SP, 26.07.1972), Kelli Bonani(São Paulo, SP, 15.02.1977) e Lilian Bonani(São Paulo, SP, 20.09.1978). Orlando Bonani já é falecido.


KELLY BONANI (São Paulo,SP, 15.02.1977), filha de Marli Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,06.04.1945) e Orlando Bonani(São Paulo,SP, 24.11.1935-27.10.1987). Kelly Bonani casou-se com Elias Ettore Paula de Moura(São Paulo,SP,06.01.1982) com quem tem o filho Vinicius Bonani de Moura(Guarulhos,SP, 08.06.2006).


São irmãos de Marli: Adão Martins Filho(Ibitunane,Ba, 06.02.1939--16.03.2006), Eunice Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,15.03.1941--17.07.2006), Nina Ribeiro Martins, Filemon Francisco Martins, Gutemberg Ribeiro Martins e Manoel Martins Neto.


Avós paternos de Marli: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977).

Avós maternos de Marli: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro dos Santos- Iaiá Maria(Olhodagua,BA, 10.01.1904--18.08.1987).


NINA RIBEIRO MARTINS(Ipupiara,Ba, 17.08.1947), filha de Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921—25.11.2002). Nina casou-se com Nelson Manoel da Silva(Lajedo,PE, 28.04.1943-14.11.1988), com quem teve a filha Elaine Cristina da Silva(São Paulo, SP, 06.05.1975).

São irmãos de Nina: Adão Martins Filho(Ibitunane,Ba, 06.02.1939--16.03.2006), Eunice Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,15.03.1941--17.07.2006), Mario Ribeiro Martins, Marli Ribeiro Martins, Filemon Francisco Martins, Gutemberg Ribeiro Martins e Manoel Martins Neto.


Avós paternos de Nina: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977).

Avós maternos de Nina: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 1893) e Maria Emilia Ribeiro dos Santos-Iaiá Maria(Olhodagua,BA, 10.01.1904--18.08.1987).


ELAINE CRISTINA DA SILVA(São Paulo,SP, 06.05.1975), filha de Nina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,17.08.1947) e Nelson Manoel da Silva(Lajedo,PE, 28.04.1943-14.11.1988). Elaine Cristina casou-se com Antonio Marcos Dantas de Souza(Verdejante,PE, 02.09.1975) não tendo filhos ainda.



FILEMON FRANCISCO MARTINS(Ipupiara,Ba, 17.01.1950), filho de Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921--25.11.2002). Filemon casou-se com Celene do Socorro Silva Jinkings(Santa Helena, Ma, 16.01.1950), com quem tem os filhos Keise Jinkings Martins(São Paulo, SP,12.02.1982) e Maise Jinkings Martins(São Paulo, SP, 11.02.1984). Celene teve, de outro casamento, Edílson Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 16.06.1969), Allan Denizard Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 17.09.1971) e Gilson Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 13.05.1973).


São irmãos de Filemon: Adão Martins Filho(Ibitunane,Ba, 06.02.1939--16.03.2006), Eunice Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,15.03.1941--17.07.2006), Mario Ribeiro Martins, Marli Ribeiro Martins, Nina Ribeiro Martins, Gutemberg Ribeiro Martins e Manoel Martins Neto.


Avós paternos de Filemon: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977).


Avós maternos de Filemon: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 1893) e Maria Emilia Ribeiro dos Santos—Iaiá Maria(Olhodagua,BA, 10.01.1904--18.08.1987).


CELENE DO SOCORRO SILVA JINKINGS(Santa Helena,MA, 16.01.1950), filha de Valdemiro Colombiano Jinkings(23.03.1923) e Giselda Azevedo Silva Jinkings(Santa Helena,MA,17.05.1929-25.02.1965). Celene casou-se com Filemon Francisco Martins(Ipupiara,BA, 17.01.1950), tendo os filhos Keise Jinkings Martins(São Paulo,SP, 12.02.1982) e Maise Jinkings Martins(São Paulo, SP, 11.02.1984). Celene teve, de outro casamento, Edílson Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 16.06.1969), Allan Denizard Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 17.09.1971) e Gilson Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 13.05.1973).


EDILSON GENTIL JINKINGS(Campo Maior,PI,16.06.1969), filho de Geraldo dos Santos e Silva(já falecido) e Celene do Socorro Silva Jinkings(Santa Helena,MA,16.01.1950). Edílson casou-se com Silvana Dias Fazollo Gentil(Iuna,ES,25.07.1970) com quem tem os filhos Gabriel Fazollo Gentil(São Paulo,SP,26.01.1999) e Karoline Fazollo Gentil(São Paulo,SP, 22.07.2001). De outro relacionamento com Maria Pinheiro da Silva(Minas Novas,MG,11.10.1969) Edílson tem o filho Jonathan Pinheiro da Silva Gentil(São Paulo,SP,10.08.1990).


ALLAN DENIZARD GENTIL JINKINGS(Campo Maior,PI, 17.09.1971), filho de Geraldo dos Santos e Silva(já falecido) e Celene do Socorro Silva Jinkings(Santa Helena,MA,16.01.1950). Allan casou-se com Joelma de Barros Jinkings(São Paulo,SP, 17.11.1976) com quem tem os filhos Bruno de Barros Jinkings(São Paulo,SP, 22.05.1993), Natália de Barros Jinkings (São Paulo,SP, 07.01.1996) e Vinicius de Barros Jinkings(São Paulo,SP, 16.09.1999).

GILSON GENTIL JINKINGS(Campo Maior,PI, 13.05.1973), filho de Geraldo dos Santos e Silva(já falecido) e Celene do Socorro Silva Jinkings(Santa Helena,MA,16.01.1950). Gilson casou-se com Josilene Silva Jinkings(São Paulo,SP, 01.10.1976) com quem tem a filha Beatriz Silva Jinkings(São Paulo,SP, 04.02.2001).


KEISE JINKINGS MARTINS(São Paulo,SP, 12.02.1982), filha de Filemon Francisco Martins(Ipupiara,BA, 17.01.1950) e Celene do Socorro Silva Jinkings(Santa Helena,MA, 16.01.1950). Keise casou-se com Anderson Oliveira Lima(São Paulo, SP, 24.06.1981), com quem tem Nicole Jinkings Martins Lima(São Paulo, SP, 27.11.2002).


São irmãos de Keise: Maise Jinkings Martins(São Paulo, SP, 11.02.1984), Edílson Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 16.06.1969), Allan Denizard Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 17.09.1971) e Gilson Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 13.05.1973).


Avós paternos de Keise: Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.08.1921-25.11.2002).

Avós maternos de Keise: Valdemiro Colombiano Jinkings(23.03.1923) e Giselda Azevedo Silva Jinkings(Santa Helena,MA, 17.05.1929-25.02.1965).

MAISE JINKINGS MARTINS(São Paulo, SP, 11.02.1984), filha de Filemon Francisco Martins(Ipupiara,BA, 17.01.1950) e Celene do Socorro Silva Jinkings(Santa Helena,MA, 16.01.1950). Maise ainda não se casou(novembro de 2006).


São irmãos de Maise: Keise Jinkings Martins(São Paulo,SP, 12.02.1982)Edílson Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 16.06.1969), Allan Denizard Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 17.09.1971) e Gilson Gentil Jinkings(Campo Maior,Pi, 13.05.1973).


Avós paternos de Maise: Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.08.1921-25.11.2002).

Avós maternos de Maise: Valdemiro Colombiano Jinkings(23.03.1923) e Giselda Azevedo Silva Jinkings(Santa Helena,MA, 17.05.1929-25.02.1965).


GUTEMBERG RIBEIRO MARTINS(Morpará,BA, 28.11.1954), filho de Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921--25.11.2002). Gutemberg casou-se com a prima Cleonice Ribeiro de Sousa Martins(Ipupiara,BA, 27.06.1953), com quem teve os filhos Robson de Sousa Martins(São Paulo, SP, 02.08.1978) e Ronaldo de Sousa Martins(São Paulo, SP, 16.04.1980). Robson casou-se com Crispina Ferreira Martins(Anguera,BA, 27.09.1971), não tendo filhos.(Robson de Sousa Martins é um excelente colaborador dos autores destas notas).


São irmãos de Gutemberg: Adão Martins Filho(Ibitunane,Ba, 06.02.1939--16.03.2006), Eunice Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,15.03.1941--17.07.2006), Mario Ribeiro Martins, Marli Ribeiro Martins, Nina Ribeiro Martins, Filemon Francisco Martins e Manoel Martins Neto.


Avós paternos de Gutemberg: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977).


Avós maternos de Gutemberg: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro dos Santos(Olhodagua,BA, 10.01.1904--18.08.1987).


MANOEL MARTINS NETO(Ipupiara,BA, 12.12.1958), filho de Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921--25.11.2002). Manoel Neto casou-se com Ilza da Silva Leite(Recife,PE, 21.03.1959), com quem teve os filhos Geisa Leite Martins(São Paulo,SP, 30.09.1982), Nina Leite Martins(São Paulo,SP, 30.01.1991) e Cíntia Leite Martins(São Paulo, SP, 26.04.1998) Nina casou-se com Willian dos Santos(São Paulo, 30.01.1991).


GEISA LEITE MARTINS (São Paulo, SP, 30.09.1982) filha de Manoel Martins Neto (Ipupiara, BA, 12.12.1958) e Ilza da Silva Leite (Recife, PE, 21.03.1959). Geisa casou-se com José Moreira Pereira(Jânio Quadros, Ba, 06.11.1975), com quem tem Andreza Martins Pereira ( São Paulo, SP, 26.05.2003).

São irmãos de Manoel Neto: Adão Martins Filho(Ibitunane,Ba, 06.02.1939--16.03.2006), Eunice Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba,15.03.1941--17.07.2006), Mario Ribeiro Martins, Marli Ribeiro Martins, Nina Ribeiro Martins, Filemon Francisco Martins(Ipupiara,BA, 17.01.1950) e Gutemberg Ribeiro Martins.

Avós paternos de Manoel Neto: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977).


Avós maternos de Manoel Neto: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro dos Santos(Olhodagua,BA, 10.01.1904--18.08.1987).



GASPARINO FRANCISCO MARTINS(Jordão de Brotas,BA, 25.05.1888--19.05.1966), filho de Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860—20.09.1947) e Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942). Gasparino casou-se com Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977), com quem teve os filhos Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915--07.01.1970), Laurentina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 22.11.1917—15.07.1997), Oscarino Francisco Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1919—05.01.2003), Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.10.1930--30.03.2002)), Miriam Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 11.08.1933--14.09.1999) e Ester Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 20.03.1936—13.09.2006).


São irmãos de Gasparino: Leonarda Barreto Martins-Tia Dona(1900-19.12.1983), Adelino Francisco Martins-Tio Sinê(1889), Francolino Francisco Martins-velho Franco-pai de Fábio(20.12.1890- 26.11.1967), Liberino Francisco Martins-Tio Baio(Jordão, 1902), Jovelina Barreto Martins-Jove-mulher de Benício(Brumado, 17.10.1908--11.03.1983), Sofia Barreto Martins-mulher de Raul(Jordão, 1907) e Agenor Francisco Martins(Jordão, 1909).
Gasparino(velho doutor) morreu em 19.05.1966, com 78 anos.



JOVINA RIBEIRO MARTINS-Iaiá Jove(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977), filha de Isidório Ribeiro Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885- 06.02.1951) e de Francelina Ribeiro dos Santos-Vó França(Jordão de Brotas,BA, 1891-11.07.1946). Jovina casou-se com Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 25.05.1888--19.05.1966) com quem teve os filhos Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915--07.01.1970), Laurentina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 22.11.1917—15.07.1997), Oscarino Francisco Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1919), Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.10.1930--30.03.2002), Miriam Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 11.08.1933--14.09.1999) e Ester Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 20.03.1936—13.09.2006). Jovina Ribeiro Martins morreu em 22.10.1977, com 85 anos.


São irmãos de Jovina-Iaiá Jove: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890), José Ribeiro dos Santos-o velho Zeca do Olho D´Aguinha(Olhodaguinha,BA, 1895).


Avós paternos de Jovina-Iaiá Jove: Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento Maria Ribeiro Dos Santos(vó Maria). Vó Maria não deve ser confundida com Iaiá Maria que nasceu em 1904.



LAURENTINA RIBEIRO MARTINS(Ipupiara,BA, 22.11.1917-15.07.1997), filha de Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 25.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977). Laurentina casou-se com Mario Mariano Barreto(Brumado,BA, 25.12.1918—24.05.1943), com quem teve o filho único Antonio Mariano Neto-falecido criança(Ipupiara, 09.11.1940—15.11.1940. Laurentina Ribeiro Martins morreu em 15.07.1997, com 80 anos, em Brasília, mas sepultada em Ipupiara.



São irmãos de Laurentina: Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915--07.01.1970), Oscarino Francisco Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1919—05.01.2003), Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.10.1930--30.03.2002), Miriam Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 11.08.1933--14.09.1999) e Ester Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 20.03.1936—13.09.2006).


Avós paternos de Laurentina: Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860—20.09.1947) e Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942).

Avós maternos de Laurentina: Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos-Vó França(Jordão de Brotas,BA, 1891-11.07.1946).



MARIO MARIANO BARRETO(Brumado, 25.12.1918-Ipupiara, 24.05.1943)), filho de Antonio Mariano Barreto e de sua mulher. Casou-se com Laurentina Ribeiro Martins(Ipupiara, 22.11.1917-Brasilia, 15.07.1997), com quem teve o filho único Antonio Mariano Neto(Ipupiara, 09.11.1940-15.11.1940).


OSCARINO FRANCISCO MARTINS(Ipupiara,BA, 18.10.1919—05.01.2003), filho de Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 25.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977). Oscarino casou-se, primeiro, com Esther Dourado Guerra, em Corrente, Piauí, com quem teve os filhos Mario Julião Guerra Martins(Corrente,PI, 07.10.1953--23.12.1995), e Misael Guerra Martins(Corrente,PI, 1954). Oscarino teve um segundo casamento, tendo os filhos Débora Martins Soares, Oscarino Francisco Martins Filho e Paula Martins Soares.


São irmãos de Oscarino: Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915--07.01.1970), Laurentina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 22.11.1917—15.07.1997), Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.10.1930--30.03.2002), Miriam Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 11.08.1933--14.09.1999) e Ester Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 20.03.1936—13.09.2006).


Avós paternos de Oscarino: Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860—20.09.1947) e Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942).

Avós maternos de Oscarino: Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos-Vó França(Jordão de Brotas,BA, 1891-11.07.1946).



GUIOMAR RIBEIRO MARTINS(Ipupiara,BA, 18.10.1930--30.03.2002), filha de Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 25.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977). Guiomar casou-se com Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA,30.09.1926--30.04.1999), com quem teve os filhos Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


São irmãos de Guiomar: Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915--07.01.1970), Laurentina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 22.11.1917—15.07.1997), Oscarino Francisco Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1919—05.01.2003), Miriam Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 11.08.1933--14.09.1999) e Ester Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 20.03.1936—13.09.2006).


Avós paternos de Guiomar: Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860—20.09.1947) e Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942).

Avós maternos de Guiomar: Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos-Vó França(Jordão de Brotas,BA, 1891-11.07.1946).



MIRIAM RIBEIRO MARTINS NOVAIS(Ipupiara,BA, 11.08.1933--14.09.1999), filha de Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 25.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977). Miriam casou-se com Moisés Pereira Novais(Ipupiara, 21.03.1932), com quem teve a filha única Jovina Martins Neta(Ipupiara,BA, 02.03.1955).


São irmãos de Miriam: Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970), Laurentina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 22.11.1917—15.07.1997), Oscarino Francisco Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1919—05.01.2003), Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.10.1930--30.03.2002) e Ester Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 20.03.1936—13-09-2006).


Avós paternos de Miriam: Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860—20.09.1947) e Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942).

Avós maternos de Miriam: Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,BA, 1891-11.07.1946).



JOVINA MARTINS NETA(Ipupiara,02.03.1955), filha única de Moisés Pereira Novais(Ipupiara,21.03.1932) e Miriam Ribeiro Martins(Ipupiara, 11.08.1933). Jovina(Neta) casou-se com Ramiro Alves da Silva(de quem se divorciou), tendo os filhos: Ramiro Alves da Silva Junior(Xique-Xique,30.08.1976), Isaac Moisés Martins da Silva(Ipupiara,05.11.1981). Ramiro Junior casou-se com Marta Andréia Faria Silva(Ipupiara,01.08.1975), tendo os filhos Paulo Moisés Alves da Silva(Ipupiara,23.10.1998) e Lucas Alves da Silva(Ipupiara, 23.12.2000).


Avós paternos de Jovina Neta: Adelino Pereira de Novais-Adelino Rupiado(Lagoa do Barro, 09.02.1901-Ipupiara, 24.08.1967) e Marcolina Pereira de Novais(Ipupiara,1909).


Avós maternos de Jovina Neta: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 25.05.1888) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892).

Irmãos de Moisés: Timoteo Pereira de Novais, Arão Pereira de Novais, Agenor Pereira de Novais, Josué Pereira de Novais, João Pereira de Novais, Elisia Pereira de Novais e Carolina Pereira de Novais(Loura).


Filhos de Timoteo com Alzira Alves da Silva: Nailde Alves de Novais(Ipupiara, 07.03.1963-29.06.1965), Timoteo Novais Filho e Neemias Alves Novais.

Filhos de Arão(não tem filhos).

Filhos de Agenor Pereira de Novais com Iracema Cândida de Novais: Josias Pereira de Novais, Jedida Jane Novais, Gerson Novais, Gesser Novais, Joab Novais e Josica Novais.

Filhos de Josué com Rute Novais:...

Filhos de João com Aparecida Novais:---

Filhos de Carolina(Loura) com Nisan Ribeiro: Saul Ribeiro dos Santos(Lagoa do Barro, 04.01.1946), Beatriz Ribeiro Novais e Miriam Ribeiro Novais.


SAUL RIBEIRO DOS SANTOS(Lagoa do Barro, 04.01.1946), filho de Nisan Ribeiro Dos Santos(Jordão, 1918) e Loura-Carolina Pereira de Novais(Jordão, 1929). Saul casou-se com Agripina Alves Ribeiro, com quem tem os filhos Raquel Ribeiro dos Santos, Ester Ribeiro dos Santos e Arão Wagner Ribeiro.


ADELINO PEREIRA DE NOVAIS-Adelino Rupiado(Lagoa do Barro, 09.02.1901-Ipupiara, 24.08.1967) casou-se com Marcolina Pereira de Novais(Ipupiara,1909), com quem teve os filhos Moisés Pereira Novais(Ipupiara,21.03.1932), Timoteo Pereira de Novais, Arão Pereira de Novais, Agenor Pereira de Novais, Josué Pereira de Novais, João Pereira de Novais, Elisia Pereira de Novais e Carolina Pereira de Novais(Loura).


JOSIAS PEREIRA DE NOVAIS(Rio de Janeiro, RJ, 12.09.1952), filho de Agenor Pereira de Novais e Iracema Cândida de Novais. Josias casou-se com Maria Helena Rodrigues do Nascimento Novais (Adamantina/SP - 02/09/1954) com quem tem os filhos Eliel Rodrigues Novais (São Paulo/SP - 07/11/1984) e Rebeca Rodrigues Novais (Sto.André/SP - 13/04/1989).


Pais de JOSIAS: Agenor Pereira de Novais (Ipupiara/BA - 25/08/1923) e Iracema Cândida de Novais (Abreu e Lima/PE - 27/05/1929).

Avós paternos de JOSIAS: Adelino Pereira de Novais-Adelino Rupiado- e Marcolina Pereira de Novais.

ESTHER RIBEIRO MARTINS(Ipupiara,BA, 20.03.1936—13.09.2006), filha de Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 25.05.1888—19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892—22.10.1977). Esther casou-se com Pedro Pereira do Nascimento(Cabrobó, PE, 18.09.1922), com quem teve os filhos Esther Pereira Martins(09.02.1959), Pedro Pereira Martins do Nascimento(01.09.1960), Valdimary Pereira Martins(25.03.1964), Jeruza Jovina Martins(Capela,SE, 03.10.1966) e Paulo Gasparino Martins Nascimento(28.10.1968).


São irmãos de Esther: Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970), Laurentina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 22.11.1917—15.07.1997), Oscarino Francisco Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1919—05.01.2003), Guiomar Ribeiro Martins(30.03.2002)Miriam Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 11.08.1933—14.09.1999).


Avós paternos de Esther: Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860—20.09.1947) e Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942).

Avós maternos de Esther: Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos-Vó França(Jordão de Brotas,BA, 1891-11.07.1946).



JERUZA JOVINA MARTINS BORGES(Capela,SE, 03.10.1966), filha de Esther Ribeiro Martins do Nascimento(Ipupiara,BA, 20.03.1936--13-09-2006) e Pedro Pereira do Nascimento(Cabrobó,PE, 18.09.1922). Jeruza casou-se com Luis Carlos Oliveira Borges(Viana,MA, 06.04.1958), com quem teve os filhos Paulo Martins Borges(São Luis,MA, 28.01.1994).



São irmãos de Jeruza: Esther Pereira Martins do Nascimento(Bom Jesus da Lapa,BA, 09.02.1959), Pedro Pereira Martins do Nascimento(Viradouro,SP, 01.09.1960), Valdimary Pereira Martins do Nascimento(Carinhanha,BA, 25.03.1964) e Paulo Gasparino Martins Nascimento(28.10.1968).



Avós paternos de Jeruza: José João do Nascimento(Cabrobó,PE, 1900) e Maria Pereira do Nascimento(Serra,PE, 1900).


Avós maternos de Jeruza: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 25.05.1888--19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892--22.10.1977).


MANOEL RIBEIRO DOS SANTOS(Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890), filho de Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,BA, 1891-11.07.1946). Manoel casou-se com Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904-18.08.1987, com quem teve os filhos Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.08.1921-25.11.2002), Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha, Jordão,BA, 04.11.1923), Almerinda Ribeiro dos Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925), Jeremias Ribeiro Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926—30.04.1999) e Manoel Ribeiro Filho(Ibitunane,BA, 01.01.1929).

São irmãos de Manoel: José Ribeiro dos Santos-o velho Zeca do Olho D´Aguinha(Olhodaguinha,BA, 1895) e Jovina Ribeiro Martins-Iaiá Jove(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892—22.10.1977).


Avós paternos de Manoel: Evaristo dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento Maria Ribeiro Dos Santos(vó Maria).


Avós maternos de Manoel: Pais de Alvino Francisco Martins e Angélica Alves Barreto.



CARLOS RIBEIRO ROCHA(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923), filho de Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins—Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987). Carlos casou-se com Maria Pires Ribeiro (Mariazinha), na Vila de Santo Inácio, com quem teve os filhos Jacy, Maria Luíza, Carlos Ribeiro Júnior(falecido), Agenor Eduardo, Célia, Samuel, Eunice, Helenice, Carlene, Washington Gutemberg, Claudice, Carlos Omar e Julimar. Carlos, que antes era Ribeiro dos Santos, foi criado por Herculano Rocha, de quem herdou o sobrenome Rocha. Sua mãe de criação foi Dona Bibi.


São irmãos de Carlos: Francolina Ribeiro Martins(Olhodaguinha, Jordão,BA, 17.08.1921-25.11.2002), Almerinda Ribeiro Dos Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925), Jeremias Ribeiro Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999) e Manoel Ribeiro Filho(Ibitunane,BA, 01.01.1929).


Avós paternos de Carlos: Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,BA, 1891--11.07.1946).


Avós maternos de Carlos: Joaquim Francisco Martins-velho Quinca-(Ibitunane,BA, 1879) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).


CLAUDICE RIBEIRO SANTOS(Gentio do Ouro,BA,16.08.1972), filha de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Claudice é Assistente Social e casou-se com Wilson Bittencourt dos Santos Filho(Salvador, BA), com quem tem Wilson Ribeiro Bittencourt(São Félix, BA, 20.05.2005).


CARLOS OMAR(Xique-Xique, BA, 17.11.1975), filho de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Carlos Omar é Procurador da República e se casou com Isabela Suzane Ribeiro de Castro, com quem tem o filho Carlos Henrique.


JULIMAR RIBEIRO(Xique-Xique, BA, 27.07.1979), filho de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Julimar é solteiro e formado em Comunicação.


CELIA PIRES RIBEIRO, filha de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Célia tem os filhos: Bruno Ribeiro Passinho(Ilhéus, BA, 07.10.1987), Flavio Ribeiro Passinho(Itabuna,BA, 29.09.1982), Fabio Ribeiro Passinho(Xique-Xique, BA, 17.10.1980). Fabio é pai de Ana Julia(Teófilo Otoni, MG, 08.07.2006).


ALMERINDA RIBEIRO DOS SANTOS(Ibipeba,BA, 07.08.1925), filha de Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987). Almerinda casou-se com Nelson Estevam de Sousa(São Raimundo Nonato,PI, 10.12.1921), com quem teve os filhos Cleonice Ribeiro de Sousa(Ipupiara,BA, 27.06.1953), Carmen Ribeiro de Sousa(Ipupiara,BA, 06.11.1954), Ester Ribeiro de Sousa(Ipupiara,BA, 14.02.1957) e Carlito Ribeiro de Sousa(Ipupiara,BA, 12.03.1959). Nelson, marido de Almerinda, que era motorista de caminhão, desapareceu em 1958 e nunca mais deu notícia.

Irmãos de Almerinda: Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.08.1921-25.11.2002), Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha, Jordão,BA, 04.11.1923), Jeremias Ribeiro Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999) e Manoel Ribeiro Filho(Ibitunane,BA, 01.01.1929).

Avós paternos de Almerinda: Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,BA, 1891--11.07.1946).

Avós maternos de Almerinda: Joaquim Francisco Martins-velho Quinca-(Ibitunane,BA, 1879) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).

CLEONICE RIBEIRO DE SOUSA MARTINS(Ipupiara,BA, 27.06.1953), filha de Almerinda Ribeiro Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925) e Nelson Estevam de Sousa(São Raimundo Nonato,PI, 10.12.1921). Cleonice casou-se com Gutemberg Ribeiro Martins, tendo os filhos Robson(São Paulo, SP, 02.08.1978) e Ronaldo(São Paulo, SP, 16.04.1980).

Irmãos de Cleonice: Carmen Ribeiro Novais(Ipupiara,BA, 06.11.1954), Ester Ribeiro de Brito(Ipupiara,BA, 14.02.1957) e Carlito Ribeiro de Sousa(Ipupiara,BA, 12.03.1959).

Avós maternos de Cleonice: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).

Avós paternos de Cleonice: Raimundo Estevam de Sousa e Benedita Mesquita de Sousa.

ROBSON DE SOUSA MARTINS(São Paulo, SP, 02.08.1978), filho de Gutemberg Ribeiro Martins(Morpará,BA, 28.11.1954) e Cleonice Ribeiro de Sousa Martins(Ipupiara,BA, 27.06.1953). Robson casou-se com Crispina Martins não tendo ainda filhos(2006).(Robson é um excelente colaborador dos autores destas notas).

Irmãos de Robson: Ronaldo de Sousa Martins(São Paulo, SP, 16.04.1980).

Avós paternos de Robson: Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921--25.11.2002).

Avós maternos de Robson: Almerinda Ribeiro Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925) e Nelson Estevam de Sousa(São Raimundo Nonato,PI, 10.12.1921).

RONALDO DE SOUSA MARTINS(São Paulo, SP, 16.04.1980), filho de Gutemberg Ribeiro Martins(Morpará,BA, 28.11.1954) e Cleonice Ribeiro de Sousa Martins(Ipupiara,BA, 27.06.1953). Ronaldo ainda se mantém solteiro(2006).

Irmãos de Ronaldo: Robson De Sousa Martins(São Paulo, SP, 02.08.1978).
Avós paternos de Ronaldo: Adão Francisco Martins(Ipupiara,Ba,21.05.1915—07.01.1970) e Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,Ba, 17.08.1921--25.11.2002).
Avós maternos de Ronaldo: Almerinda Ribeiro Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925) e Nelson Estevam de Sousa(São Raimundo Nonato,PI, 10.12.1921).

CARMEN RIBEIRO NOVAIS(Ipupiara,BA, 06.11.1954), filha de Almerinda Ribeiro Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925) e Nelson Estevam de Sousa(São Raimundo Nonato,PI, 10.12.1921). Carmen casou-se com João Ribeiro Novais(Dalécio)(Ipupiara, 24.06.1949), tendo Darleide Ribeiro Novais(Ipupiara,15.11.1974), Darlei Ribeiro Novais(Ipupiara, 02.02.1978) e Cleilton(Ipupiara, 07.04.1981).

CARLITO RIBEIRO DE SOUSA(Ipupiara,BA, 12.03.1959), filho de Almerinda Ribeiro Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925) e Nelson Estevam de Sousa(São Raimundo Nonato,PI, 10.12.1921). Carlito casou-se com Eva Novais, tendo Lucas Ribeiro Novais e Carlane Ribeiro Novais(Ipupiara,03.08.1985). Carlane casou-se com Edson Lucas(17.04.1991).

ESTER RIBEIRO DE SOUSA-BRITO(Ipupiara,BA, 14.02.1957), filha de Almerinda Ribeiro Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925) e Nelson de Sousa(São Raimundo Nonato,PI, 10.12.1921). Ester casou-se com Francisco Pereira de Brito(São José do Belmonte-PE, 22.12.1947), tendo os filhos Francisco Wellington Ribeiro de Brito(Juazeiro, 28.06.1980) e Sandra Patrícia Ribeiro de Brito(Petrolina-PE, 01.07.1977).



JEREMIAS RIBEIRO DOS SANTOS(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999), filho de Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987). Jeremias casou-se, em 1949, com Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1930--30.03.2002), com quem teve os filhos Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Wilson Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos Mota(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).

São irmãos de Jeremias: Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.08.1921-25.11.2002), Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha, Jordão,BA, 04.11.1923), Almerinda Ribeiro Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925) e Manoel Ribeiro Filho(Ibitunane,BA, 01.01.1929).


Avós paternos de Jeremias: Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,BA, 1891--11.07.1946).


Avós maternos de Jeremias: Joaquim Francisco Martins-velho Quinca-(Ibitunane,BA, 1879) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



JEREMIAS RIBEIRO FILHO(Ipupiara,BA, 21.12.1950), filho de Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999) e Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1932--30.03.2002). Jeremias casou-se com Jardilina Rodrigues de Novais(Ipupiara,BA, 05.06.1965), em 1983, com 33 anos, com quem não tem filhos.


São irmãos de Jeremias Filho: Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


Avós paternos de Jeremias Filho: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987.


Avós maternos de Jeremias Filho: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



GASPARINO MARTINS NETO(Ipupiara,BA, 10.06.1953), filho de Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999) e Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1932--30.03.2002). Gasparino casou-se com Neusa Feitosa Martins(Ipupiara, 23.03.1952), tendo os filhos Marcio Feitosa Martins(Ipupiara,15.09.1976), Marcia Feitosa Martins(Ipupiara, 27.03.1978), Marilan Feitosa Martins(Ipupiara, 19.05.1980) e Marileia Feitosa Martins(Ipupiara, 19.04.1983). De outro relacionamento com Vanderlina Francisca de Sousa(Ipupiara, 1938), Gasparino Martins Neto tem o filho Sandro Marcos Martins de Sousa(Ipupiara, 11.08.1972).


Netos de Gasparino Neto: David Feitosa(Ipupiara, 01.10.2000) é filho de Marcio Feitosa Martins. Keury Feitosa(Ipupiara, 13.10.2000) é filho de Márcia Feitosa Martins.


São irmãos de Gasparino Neto: Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara,BA, 21.12.1950), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


Avós paternos de Gasparino Neto: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).


Avós maternos de Gasparino Neto: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



LAURENTINA MARTINS SANTOS NOVAIS-Lalinha-(São Paulo, SP, 04.02.1957), filha de Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1930-30.03.2002) e Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999). Laurentina(Lalinha) casou-se com Osvaldo Rodrigues Novais-Valdim-(Ipupiara, 01.12.1957), tendo os filhos Valdilaura dos Santos Novais(São Paulo, SP, 19.11.1981), Jaqueline dos Santos Novais(São Paulo, SP, 19.02.1988), Mylena dos Santos Novais(Brotas, 01.06.1998). Netos de Laurentina(Lalinha): Valdilaura casou-se com Edvaldo dos Santos Junior(Ipupiara, 07.09.1978), tendo o filho Allisson Gabriel dos Santos(Ipupiara, 01.07.1999).


Irmãos de Laurentina(Lalinha): Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Wilson Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


Sobrinhos de Laurentina(Lalinha): Filhos de Gasparino com Neusa Feitosa Martins(Ipupiara, 23.03.1952): Marcio Feitosa Martins(Ipupiara,15.09.1976), Marcia Feitosa Martins(Ipupiara, 27.03.1978), Marilan Feitosa Martins(Ipupiara, 19.05.1980) e Marileia Feitosa Martins(Ipupiara, 19.04.1983). De outro relacionamento com Vanderlina Francisca de Sousa(Ipupiara, 1938), Gasparino Martins Neto tem o filho Sandro Marcos Martins de Sousa(Ipupiara, 11.08.1972).


Filho de Carlos Alberto Ribeiro Santos com Edite Gomes dos Santos: não tem filhos. Filho de Mario Washington Ribeiro dos Santos com Maria Áurea dos Santos: não tem filhos.


Filhos de David Wilson Ribeiro dos Santos com Luzia Maria dos Santos(Ibipetum, 13.12.1964): Patrícia Maria dos Santos(Ipupiara, 18.04.1986), Danilo Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 19.06.1991), David Wilson Ribeiro dos Santos Filho(Ipupiara, 22.04.1997).


Filhos de Jônatas David Ribeiro dos Santos com Maria Gilene Silva Ribeiro: Daniela Silva Santos(Ipupiara, 25.03.1991) e Débora Ribeiro Silva(Ipupiara, 17.05.1992).

Filhos de Rubens Ribeiro Santos de diferentes relacionamentos: Rubens Kleber Ribeiro Santos Filho(Ipupiara, 13.03.1997) e Barbara Ribeiro Santos(Ipupiara, 18.11.1998).


Filhos de Mary Ruth Santos Gonçalves com Crispim Gonçalves(Ipupiara, 05.12.1965): Andreza Gonçalves Santos(Ipupiara, 19.02.1996) e Jesica Gonçalves Santos(Ipupiara,26.05.1999).


Filhos de Noemia Isabel Martins dos Santos com José Alves de Oliveira(Ipupiara, 18.10.1971): Elienai Martins Santos Oliveira(Ipupiara, 03.02.1997), Jediael Martins Santos Oliveira(Ipupiara, 13.06.1999).


Avós paternos de Laurentina(Lalinha): Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987.


Avós maternos de Laurentina(Lalinha): Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



CARLOS ALBERTO RIBEIRO SANTOS(São Paulo, SP, 09.04.1959), filho de Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1930--30.03.2002) e Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999). Carlos casou-se com Edite Gomes dos Santos, não tendo filhos.


Irmãos de Carlos: Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Wilson Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


Avós paternos de Carlos: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).

Avós maternos de Carlos: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



MARIO WASHINGTON RIBEIRO SANTOS(Ipupiara,BA, 24.10.1960), filho de Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1930--30.03.2002) e Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999). Mario Washington casou-se com Maria Áurea dos Santos, não tendo filhos.


Irmãos de Mario: Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), David Wilson Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


Avós paternos de Mario Washington: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).


Avós maternos de Mario Washington: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



DAVID WILSON RIBEIRO SANTOS(Ipupiara,BA, 14.04.1962), filho de Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1930—30.03.2002) e Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999). David Wilson casou-se com Luzia Maria Neta dos Santos(Ibipetum, 13.12.1964), tendo os filhos Patrícia Maria dos Santos(Ipupiara, 18.04.1986), Danilo Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 19.06.1991), David Wilson Ribeiro Santos Filho(Ipupiara, 22.04.1997).

Irmãos de David Wilson: Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


Avós paternos de David Wilson: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).


Avós maternos de David Wilson: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



JÔNATAS DAVID RIBEIRO SANTOS(Ipupiara,BA, 24.03.1964), filho de Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1930-- 30.03.2002) e Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999). Jônatas casou-se com Maria Gilene Silva Ribeiro, tendo os filhos Daniela Silva Santos(Ipupiara, 25.03.1991) e Débora Ribeiro Silva(Ipupiara, 17.05.1992).

Irmãos de Jônatas: Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Wilson Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


Avós paternos de Jônatas: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).


Avós maternos de Jônatas: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



RUBENS RIBEIRO SANTOS(Ipupiara,BA, 09.07.1965), filho de Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1930-- 30.03.2002) e Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999). Rubens teve de diferentes relacionamentos, os filhos Rubem Kleber Ribeiro Santos Filho(Ipupiara, 13.03.1997) e Barbara Ribeiro Santos(Ipupiara, 18.11.1998).


Irmãos de Rubens: Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Wilson Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


Avós paternos de Rubens: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).

Avós maternos de Rubens: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



GUIOMAR MARTINS SANTOS-Guiomazinha(Ipupiara,BA, 04.07.1967), filha de Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1930-- 30.03.2002) e Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999). Guiomar casou-se com Damião Alves da Mota(Barra, Ba, 12.11.1965), tendo o filho Jeremias Ribeiro Santos Neto(Ipupiara, 28.07.1998).


Irmãos de Guiomar(Guiomazinha): Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Wilson Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


Avós paternos de Guiomazinha: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).


Avós maternos de Guiomazinha: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



MARY RUTH MARTINS SANTOS GONÇALVES(Ipupiara,BA, 27.02.1969), filha de Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1930-- 30.03.2002) e Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999). Mary Ruth casou-se com Crispim Gonçalves(Ipupiara, 05.12.1965), tendo os filhos Andreza Gonçalves Santos(Ipupiara, 19.02.1996) e Jesica Gonçalves Santos(Ipupiara,26.05.1999).


Irmãos de Mary Ruth: Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Wilson Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


Avós paternos de Mary Ruth: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).


Avós maternos de Mary Ruth: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



NOEMIA ISABEL MARTINS SANTOS(Ipupiara,BA, 21.11.1971), filha de Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1930-- 30.03.2002) e Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999). Noemia casou-se com José Alves de Oliveira(Ipupiara, 18.10.1971), tendo os filhos Elienai Martins Santos Oliveira(Ipupiara, 03.02.1997), Jediael Martins Santos Oliveira(Ipupiara, 13.06.1999).


Irmãos de Noemia: Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Wilson Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Maria Janete Martins Santos(Ipupiara,BA, 16.07.1973).


Avós paternos de Noemia: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).

Avós maternos de Noemia: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



MARIA JANETE MARTINS SANTOS(Ipupiara,BA, 16.07.1973), filha de Guiomar Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 18.10.1930-- 30.03.2002) e Jeremias Ribeiro dos Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999). Maria Janete casou-se com Gedeão Oliveira Cruz(Barra, BA, 26.06.1968), tendo o filho Heber Jeiel Martins Cruz(Brotas, 16.02.1999).


Irmãos de Maria Janete: Jeremias Ribeiro Filho(Ipupiara, BA, 21.12.1950), Gasparino Martins Neto(Ipupiara,BA, 10.06.1953), Laurentina Martins Santos(São Paulo, SP, 04.02.1957), Carlos Alberto Ribeiro Santos(São Paulo, SP, 09.04.1959), Mario Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.10.1960), David Wilson Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 14.04.1962), Jônatas Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 24.03.1964), Rubens Ribeiro Santos(Ipupiara,BA, 09.07.1965), Guiomar Martins Santos(Ipupiara,BA, 04.07.1967), Mary Ruth Martins Santos(Ipupiara,BA, 27.02.1969), Noemia Isabel Martins Santos(Ipupiara,BA, 21.11.1971).


Avós paternos de Maria Janete: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).


Avós maternos de Maria Janete: Gasparino Francisco Martins(Jordão de Brotas,BA, 20.05.1888-19.05.1966) e Jovina Ribeiro Martins(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892- 22.10.1977).



MANOEL RIBEIRO FILHO(Ibitunane,BA, 01.01.1929), filho de Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987). Manoel(Nezinho) casou-se com Nilza Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 20.04.1939), com quem teve os filhos Leni Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 28.09.1958), Silas Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 13.05.1962) e Manoel Isidoro Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 19.08.1969).


São irmãos de Manoel Filho-Nezinho: Francolina Ribeiro Martins(Ipupiara,BA, 17.08.1921-25.11.2002), Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha, Jordão,BA, 04.11.1923), Almerinda Ribeiro Santos(Ibipeba,BA, 07.08.1925), Jeremias Ribeiro Santos(Ibitunane,BA, 30.09.1926-- 30.04.1999).


Avós paternos de Manoel Filho-Nezinho: Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos-Vó França(Jordão de Brotas,BA, 1891--11.07.1946).


Avós maternos de Manoel Filho-Nezinho: Joaquim Francisco Martins-velho Quinca-(Ibitunane,BA, 1879) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



LENI BARBOSA RIBEIRO(Ipupiara,BA, 28.09.1958), filha de Manoel Ribeiro Filho-Nezinho(Ibitunane,BA, 01.01.1929) e Nilza Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 20.04.1939). Leni casou-se com Antonio Monteiro Neto(Ipupiara, 02.05.1948), tendo os filhos: Simone Barbosa Monteiro(São Paulo, SP, 27.07.1981), Marcos Barbosa Monteiro(São Paulo, SP, 08.03.1988) e Silmara Barbosa Monteiro(São Paulo, SP, 04.05. 1992).


São irmãos de Leni: Silas Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 13.05.1962) e Manoel Isidoro Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 19.08.1969).


Avós paternos de Leni: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).

Avós maternos de Leni: Ricardina Barbosa Cunha e Antonio Rodrigues Cunha.


SILAS BARBOSA RIBEIRO(Ipupiara, 13.05.1962), filho de Manoel Ribeiro Filho(Ibitunane,BA, 01.01.1929) e Nilza Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 20.04.1939). Silas casou-se com Sueli Rosa dos Santos Ribeiro(Buriti Cristalino, 26.01.1964), tendo os filhos Wallace Santos Ribeiro(Ipupiara, 14.04.1988) e Najara Santos Ribeiro(Ipupiara, 27.01.1995).


Irmãos de Silas: Leni Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 28.09.1958) e Manoel Isidoro Barbosa Ribeiro-Neto-(Ipupiara,BA, 19.08.1969).


Avós paternos de Silas: Manoel Ribeiro dos Santos
(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).

Avós maternos de Silas: Ricardina Barbosa Cunha e Antonio Rodrigues Cunha.


MANOEL ISIDORO BARBOSA RIBEIRO-NETO-(Ipupiara,BA, 19.08.1969), filho de Manoel Ribeiro Filho(Ibitunane,BA, 01.01.1929) e Nilza Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 20.04.1939). Manoel Neto casou-se com Zoranei Ribeiro, tendo os filhos Ayla Barbosa Ribeiro e Adla Barbosa Ribeiro.

Irmãos de Manoel Neto: Leni Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 28.09.1958), Silas Barbosa Ribeiro(Ipupiara,BA, 13.05.1962).


Avós paternos de Manoel Neto: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodagua,Jordão,BA, 04.11.1890) e Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Olhodagua,Jordão,10.01.1904--18.08.1987).


Avós maternos de Manoel Neto: Ricardina Barbosa Cunha e Antonio Rodrigues Cunha.



ARTUR RIBEIRO DOS SANTOS(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1888--22.09.1979), filho de Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento, Ribeiro dos Santos(vó Maria). Vó Maria não deve ser confundida com Iaiá Maria que nasceu em 1904. Artur Ribeiro casou-se em Ipupiara(antigo Jordão ou Fundão), em 29.11.1913, com 25 anos, com Solina Amorim Barreto. Solina(23.09.1895) estava com 18 anos, nasceu em Ipupiara e era filha de Joaquim Inácio de Amorim e Clautides Alves Barreto. Artur Ribeiro dos Santos e Solina Amorim não tiveram filhos, mas adotaram dezenas de filhos, entre os quais, Salomão Ribeiro dos Santos, Rubem Ribeiro Barreto, Emília Ribeiro, Adelita Ribeiro, Abigail Ribeiro, Nilza Ribeiro, Denize Amorim e Maria Ribeiro. Faleceu Artur Ribeiro dos Santos, na cidade de Ipupiara, Bahia, no dia 22.09.1979, com 91 anos, 6 meses e 15 dias. Foi casado com Solina Amorim Barreto durante 65 anos, 9 meses e 23 dias.(Mais sobre ele, leia QUEM FOI ARTUR RIBEIRO DOS SANTOS?, in www.mariomartins.com.br)

SOLINA AMORIM BARRETO(Ipupiara, 23.09.1895), filha de Joaquim Inácio de Amorim e Clautides Alves Barreto. Solina casou-se com Artur Ribeiro, em Ipupiara(antigo Jordão ou Fundão), em 29.11.1913, com 18 anos. Artur estava com 25 anos. Artur Ribeiro dos Santos e Solina Amorim não tiveram filhos, mas adotaram dezenas de filhos, entre os quais, Salomão Ribeiro dos Santos, Rubem Ribeiro Barreto, Emília Ribeiro, Adelita Ribeiro, Abigail Ribeiro, Nilza Ribeiro, Denize Amorim e Maria Ribeiro. Solina era irmã de Jovino Amorim Barreto, Joaquim Elói Barreto, Raimunda Amorim, Heliodoro Amorim e Adonias Amorim.


São irmãos de Artur Ribeiro dos Santos: Laurêncio Ribeiro dos Santos(Mata, 1887), José Ribeiro dos Santos(Mata, 1884), Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951), Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata, 1889), Antonio Ribeiro dos Santos(Mata, 1900), Nestor Ribeiro dos Santos(Mata, 1901), Arcanja Ribeiro dos Santos(Mata, 1902) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



LAURÊNCIO RIBEIRO DOS SANTOS-irmão de Artur Ribeiro(Mata do Evaristo, 1887), filho de Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento, Ribeiro dos Santos(vó Maria). Vó Maria não deve ser confundida com Iaiá Maria que nasceu em 1904. Laurêncio casou-se com Cassilina Barreto, tendo os filhos Clementino Ribeiro Barreto, Antonio Ribeiro Barreto, Maria Ribeiro Barreto(Maria de Prudente), Lavinia Ribeiro Barreto, Solina Ribeiro Barreto(Solina do Gentio) e Guiomar Ribeiro Barreto(Ipupiara, 26.10.1917)-mãe de Salomão.


São irmãos de Laurêncio: Artur Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1888--22.09.1979), José Ribeiro dos Santos(Mata, 1884), Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951), Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata, 1889), Antonio Ribeiro dos Santos(Mata, 1900), Nestor Ribeiro dos SantosMata, 1901), Arcanja Ribeiro dos Santos(Mata, 1902) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS-irmão de Artur Ribeiro(Mata do Evaristo, 1884), filho de Evaristo dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento, Maria Ribeiro dos Santos(vó Maria). Vó Maria não deve ser confundida com Iaiá Maria que nasceu em 1904. José Ribeiro casou-se com Donata Ribeiro Barreto(Jordão, 1888), tendo os filhos, Arthur Ribeiro Sobrinho(Jordão, 1909), Alfredo Ribeiro dos Santos, João Ribeiro dos Santos, Francisco Ribeiro Seabra, Osvaldo Ribeiro dos Santos, Carmosina Ribeiro dos Santos, Alice Ribeiro dos Santos, Anita Ribeiro dos Santos e Carolina Ribeiro dos Santos. Arthur Ribeiro Sobrinho casou-se com Angélica Barreto Ribeiro, tendo os filhos Isaac Barreto Ribeiro(Barra, Ba, 1925), Miriam Barreto Ribeiro e Saul Barreto Ribeiro, alem de Jônatas Barreto Ribeiro.


São irmãos de José Ribeiro: Laurêncio Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, 1887)Artur Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1888--22.09.1979), Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951), Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata, 1889), Antonio Ribeiro dos Santos(Mata, 1900), Nestor Ribeiro dos Santos(Mata, 1901), Arcanja Ribeiro dos Santos(Mata, 1902) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



ISIDÓRIO RIBEIRO DOS SANTOS-irmão de Artur Ribeiro(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951), filho de Evaristo Ribeiro Dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento, Ribeiro dos Santos(vó Maria). Vó Maria não deve ser confundida com Iaiá Maria que nasceu em 1904. Isidório casou-se com Francelina Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,BA, 1891--11.07.1946). Antes de casar-se era Francelina Pereira Andrade, tendo os filhos Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha,BA, 04.11.1890), José Ribeiro dos Santos-o velho Zeca do Olho D´Aguinha(Olhodaguinha,BA, 1895) e Jovina Ribeiro Martins-Iaiá Jove(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892—22.10.1977). Isidório faleceu em 06.02.1951, com 66 anos. Francelina morreu em 11.07.1946, com 56 anos.


São irmãos de Isidório: Laurêncio Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, 1887)Artur Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1888--22.09.1979), Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951), Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata, 1889), Antonio Ribeiro dos Santos(Mata, 1900), Nestor Ribeiro dos Santos(Mata, 1901), Arcanja Ribeiro dos Santos(Mata, 1902) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



GASPARINO RIBEIRO DOS SANTOS-irmão de Artur Ribeiro(Mata do Evaristo, 1889), filho de Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento, Maria Ribeiro dos Santos(vó Maria). Vó Maria não deve ser confundida com Iaiá Maria que nasceu em 1904. Gasparino Ribeiro casou-se com Antonia dos Santos Rosa ou Antonia Rosa dos Santos(1894/1974), com quem teve os filhos Izidoro Ribeiro dos Santos ou Sobrinho, Prudente Ribeiro dos Santos, José Ribeiro dos Santos ou Primo(ZUZA- marido de Lilá-Emilia), Nisan Ribeiro dos Santos(pai de Saul), Artur Ribeiro Primo(casado com Solina), Nestor Ribeiro Sobrinho(Tota-falecido), Floriza Ribeiro dos Santos e Lindaura Ribeiro(mulher de Bevenuto) e Manoel Ribeiro Primo-Nezinho(Jordão, 12.05.1912—02.08.1996), pai de Salomão. Tambem Elias Ribeiro dos Santos.


São irmãos de Gasparino Ribeiro: Laurêncio Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, 1887)Artur Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1888--22.09.1979), Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951), Antonio Ribeiro dos Santos, Nestor Ribeiro dos Santos, Arcanja Ribeiro dos Santos e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



ANTONIO RIBEIRO DOS SANTOS-irmão de Artur Ribeiro(Mata do Evaristo, 1900), filho de Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento, Maria Ribeiro dos Santos(vó Maria). Antonio Ribeiro casou-se com Ana Ribeiro(Chiquita, 1910), com quem teve, entre outros filhos, Deijanira Ribeiro(Deija de Brotas), Evaristo Ribeiro Neto e Melquisedeque Ribeiro Santos.

São irmãos de Antonio Ribeiro: Laurêncio Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, 1887)Artur Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1888--22.09.1979), Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951), Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata, 1889), Nestor Ribeiro dos Santos(Mata, 1901), Arcanja Ribeiro dos Santos(Mata, 1902) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



NESTOR RIBEIRO DOS SANTOS-irmão de Artur Ribeiro(Mata do Evaristo, 1901), filho de Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento Maria Ribeiro Dos Santos(vó Maria). Vó Maria não deve ser confundida com Iaiá Maria que nasceu em 1904. Nestor casou-se com Jovélia Pereira, tendo os filhos Ananias Ribeiro dos Santos, Jeremias Ribeiro dos Santos, José Ribeiro dos Santos(Zuzinha), Joel Ribeiro dos Santos, Misael Ribeiro dos Santos e Samuel Ribeiro dos Santos. Ananias morreu em Anápolis, para onde foi em 1932.

São irmãos de Nestor Ribeiro: Laurêncio Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, 1887)Artur Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1888--22.09.1979), Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951), Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata, 1889), Antonio Ribeiro dos Santos(Mata, 1900), Arcanja Ribeiro dos Santos(Mata, 1902) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



ARCANJA RIBEIRO DOS SANTOS-irmã de Artur Ribeiro(Mata do Evaristo, 1902), filha de Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento, Ribeiro dos Santos(vó Maria). Arcanja casou-se com Marcolino(irmão de Benício), com quem teve diversos filhos, entre os quais, Bevenuto Ribeiro dos Santos e Cristóvão Ribeiro dos Santos.


São irmãos de Arcanja: Laurêncio Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, 1887)Artur Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1888--22.09.1979), Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951), Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata, 1889), Antonio Ribeiro dos Santos(Mata, 1900), Nestor Ribeiro dos Santos(Mata, 1901) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882).



EMÍLIA RIBEIRO DOS SANTOS-irmã de Artur Ribeiro(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882), filha de Evaristo Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas,Ba, 1865) e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento, Maria Ribeiro dos Santos(vó Maria). Emília casou-se com Joaquim Francisco Martins-Velho Quinca-(Ibitunane,BA, 1879) com quem teve os filhos Leovigildo Martins Santos-Tio Lió(Mata, 1902), Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Mata, 1904--18.08.1987), Rosa Ribeiro Martins-Tia Losa(Mata, 1905), Arcanja Martins dos Santos(Mata, 1906), João Martins Santos-Tio João(Mata, 1912), Manoel Martins dos Santos-Tio Né(Mata, 1914), José Martins Santos-Tio Zuza(Mata, 1915), Antonio Martins Ribeiro-Tio Lula(Mata, 20.04.1918, Carolina Martins dos Santos-Tia Calu(Mata do Evaristo, 08.02.1922). Emília morreu em 1928. Joaquim faleceu em 1925.

São irmãos de Emilia Ribeiro: Laurêncio Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, 1887)Artur Ribeiro Dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1888--22.09.1979), Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885-- 06.02.1951), Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata, 1889), Antonio Ribeiro dos Santos(Mata, 1900), Nestor Ribeiro dos Santos(Mata, 1901), Arcanja Ribeiro dos Santos(Mata, 1902).


MANOEL RIBEIRO PRIMO-NEZINHO(Jordão, 12.05.1912—02.08.1996), filho de Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata, 1889) e Antonia dos Santos Rosa(Jordão, 1894). Manoel Primo casou-se com Guiomar Ribeiro dos Santos, com quem teve os filhos Salomão Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 07.05.1934), Artur Ribeiro Neto(Ipupiara, 02.09.1937), Gerson Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 30.07.1943), Vasti Ribeiro Barreto(Ipupiara, 24.01.1946), Maria Isabel Ribeiro Barreto(1949), Mary Ruth Ribeiro Barreto(Paratinga, 1954).


JOSÉ RIBEIRO PRIMO(Jordão, 1914), filho de Gasparino Ribeiro dos Santos(Mata, 1889) e Antonia dos Santos Rosa(Jordão, 1894). José Ribeiro casou-se com Lila-Emilia Ribeiro, com quem teve os filhos Nicodemos Ribeiro, Nemisia Ribeiro, Maria Arcanja, Artur Gasparino, Dimael Ribeiro e José de Arimateia.



SALOMÃO RIBEIRO DOS SANTOS(Ipupiara, 07.05.1934), filho de Manoel Ribeiro Primo-Nezinho-(Brumado, 12.05.1912) e Guiomar Ribeiro Barreto(Ipupiara, 26.10.1917). Salomão casou-se, primeiro, com Odete Sousa Moura, tendo os filhos Artur Salomão Ribeiro(Paratinga, 26.04.1959), Solina Guiodete Ribeiro(Bom Jesus da Lapa, 03.10.1961), Isabel Maria Ribeiro(Ipupiara, 02.04.1966). Salomão casou-se, segundo, com Eva Alves Ribeiro(Barreiro, 12.12.1954), tendo os filhos Armirandy Salomão Ribeiro dos Santos(Ibipetum, 09.01.1978), Ana Salomão Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 16.12.1978), Javaner Salomão Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 19.10.1982), Noadson Salomão Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 01.09.1984), Manoel Salomão Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 24.05.1988). (Salomão Ribeiro dos Santos é um excelente colaborador dos autores destas notas).


Irmãos de Salomão: Artur Ribeiro Neto(Ipupiara, 02.09.1937), Gerson Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 30.07.1943), Vasti Ribeiro Barreto(Ipupiara, 24.01.1946), Maria Isabel Ribeiro Barreto(1949), Mary Ruth Ribeiro Barreto(Paratinga, 1954).


Avós paternos de Salomão: Gasparino Ribeiro dos Santos e Antonia dos Santos Rosa.


Avós maternos: Laurêncio Ribeiro dos Santos e Casselina Ribeiro Barreto.

Netos de Salomão: Filhos de Artur Salomão Ribeiro com Carmelita Dourado: Bartira Ribeiro Dourado e Nuria Ribeiro Dourado. Filhos de Solina Ribeiro com Clarismundo: Marilia Salodete Ribeiro Dias, Meryelhen Ribeiro Dias. Filhos de Isabel Maria Ribeiro com Rui Magalhães: Raissa Ribeiro Magalhães e Raiana Ribeiro Magalhães. Filhos de Armirandy com Edina Martins: Armirandy Salomão Ribeiro dos Santos Junior(Ipupiara, 17.09.2001). Filho de Ana Salomão com Anderson Sousa Carneiro: Acsa Ribeiro Sousa Carneiro. Filho de Javaner Salomão com Loiane Santos: Kauã Santos Ribeiro. Noadson Salomão casou-se com Mirela Paula Araújo, com quem ainda(2006) não tem filhos.

Sobrinhos de Salomão: Filhos de Artur Ribeiro Neto com Aline: Manoel Artur Ribeiro, Guiomar Elzita Ribeiro, Marcos Ribeiro, Sergio Roberto Ribeiro e Salomão Ribeiro Sobrinho. Filhos de Artur Ribeiro Neto com Eunice Castro: Simone Castro Ribeiro, Aminadab Castro Ribeiro, Guionice Castro Ribeiro. De outro relacionamento, Artur Ribeiro Neto tem o filho Gideon. Filhos de Gerson Ribeiro com Florenita Barreto(Gentio do Ouro, 29.03.1957): Gleydson Mauricio Ribeiro Barreto(Xique-Xique,25.11.1973), Florenita Vasti Ribeiro Barreto(Xique-Xique, 30.10.1970) e Kedima Risia Ribeiro Barreto(Gentio do Ouro, 25.12.1977). Filhos de Vasti com Jair Azevedo: Moisés Azevedo Ribeiro. Filhos de Maria Isabel com Valnoy Fernandes: Iza de Lara, Kesia Ribeiro Fernandes, Noísa Ribeiro Fernandes, Jairla Ribeiro Fernandes.


SARAH BARRETO RIBEIRO(Ipupiara, BA, 19.12.1993), filha de Salomão Ribeiro Sobrinho(Bom Jesus da Lapa, BA, 09.01.1968) e Noemar Alves Barreto Ribeiro(Ipupiara, BA, 08.08.1973). Salomão Ribeiro Sobrinho é filho de Artur Ribeiro Neto(Ipupiara, BA, 02.09.1937) e Aline Lima Ribeiro. Noemar Alves Barreto Ribeiro é filha de Rubem Ribeiro Barreto(Morpará, 1943) e Guiomar Alves Barreto Ribeiro.

Irmãos de Sarah: Matheus Salomão Barreto Ribeiro(Ipupiara, 01.06.2002).


FLORENITA VASTY RIBEIRO BARRETO AMORIM(Xique-Xique, BA, 30.10.1970, filha de Gerson Ribeiro dos Santos(Ipupiara, BA, 30.07.1943) e Florenita Ribeiro Barreto(Gentio do Ouro, Ba, 29.03.1957). Vasti casou-se com Paulo Roberto Pereira Amorim(Guanambi, BA,16.09.65), com quem tem os filhos Paulo Roberto Pereira Amorim Júnior(Guanambi, BA, 22.09.1997 e Lucas Barreto Amorim(Guanambi, BA,15.11.2002). Paulo Roberto é filho de José do Carmo Amorim (falecido) e Nilva Pereira Amorim. Gladys Maurício, irmão de Vasti, também já se casou com Ana Marta Prado e tem um filho Maurício Barreto Prado(Guanambi, BA, 03.02.2005).


BEVENUTO RIBEIRO DOS SANTOS(Mata do Evaristo, 1917), filho de Marcolino Ribeiro dos Santos-irmão de Benicio(Chiquita, 1899) e Arcanja Ribeiro dos Santos-irmã do velho Artur(Mata do Evaristo, 1902). Bevenuto casou-se com Lindaura Ribeiro(Mata, 1919), com quem teve os filhos Jair Ribeiro dos Santos e Filemon Ribeiro dos Santos. Jair casou-se com Eurídice Ribeiro e foi Vice-Prefeito de Bom Jesus da Lapa, em 1978, além de ter sido Vereador. Floriza Ribeiro viveu com sua irmã Lindaura em Bom Jesus da Lapa e casou-se com Policarpo.

LITERCILIO RIBEIRO DOS SANTOS(Mata do Evaristo, 1926), filho de Marcolino Ribeiro dos Santos-irmão de Benicio(Chiquita, 1899) e Germina Ribeiro(Chiquita, 1910). Litercilio é irmão de Lilá(Emilia Ribeiro), por parte de pai, casada com Zuza(José Ribeiro). Litercilio é também irmão de Ezequias Ribeiro, além de Bevenuto Ribeiro, entre outros. Litercilio casou-se com Áurea, com quem teve o filho “Ribeirinho”-Litercilio Ribeiro Filho.


PRUDENTE RIBEIRO DOS SANTOS(Mata do Evaristo, 1910), filho de Gasparino Ribeiro dos Santos-irmão do velho Artur(Mata, 1889) e Antonia dos Santos Rosa(Jordão, 1892). Prudente casou-se com Maria Ribeiro Barreto(Jordão, 1914), com quem teve os filhos Prudente Ribeiro Filho-Prudentinho-, Rubem Ribeiro Barreto, Noeme Ribeiro Barreto e Pedrita Ribeiro Barreto. Noeme casou-se com Jônatas Ribeiro. Pedrita casou-se com Orlando.

RUBEM RIBEIRO BARRETO casou-se com Guiomar Alves Barreto, com quem teve, entre outros, Mirianar Ribeiro Barreto Novais, esta formada em Administração pela UNOPAR, em 02.03.2007.

NISAN RIBEIRO DOS SANTOS(Jordão, 1918), filho de Gasparino Ribeiro dos Santos-irmão do velho Artur(Mata, 1889) e Antonia dos Santos Rosa(Jordão, 1892). Nisan casou-se com Loura-Carolina Pereira de Novais(Jordão, 1929), com quem teve os filhos Saul Ribeiro dos Santos(Lagoa do Barro, 00.01.1946), Beatriz Ribeiro Novais e Miriam Ribeiro Novais.


BENICIO-DURVAL RIBEIRO DOS SANTOS(Chiquita, Jordão, 10.04.1905), filho de Fulgencio Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, 1867-03.10.1925) e Cassimira Maria do Rosário(Gameleira do Assuruá, 1879-16.01.1942). Durval(Benicio) casou-se em 22.08.1931 com Jove-Jovelina Barreto Martins-(Brumado,17.10.1908-11.03.1983), tendo os filhos Vanderlina Ribeiro Martins(Ipupiara, 03.07.1932-falecida), Adão Ribeiro Martins(Ipupiara,25.09.1933), Nair Ribeiro Martins(Ipupiara, 31.08.1936), Abel Ribeiro Martins(Ipupiara, 28.11.1938), Arlinda Ribeiro Martins(Ipupiara,05.11.1943), Isbela Ribeiro Martins(Ipupiara,05.02.1946), Edite Ribeiro Martins(Ipupiara,24.08.1949). (Meu tio Benício, como o chamamos, foi excelente colaborador dos autores destas notas).


Avós paternos de Benicio: João Ribeiro e Belmira dos Santos(pais de Fulgencio).


Avós maternos de Benicio: Custódio Ribeiro e Amelia do Rosário(pais de Cassimira).


13 Irmãos de Durval(Benicio): Marcolino Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1899), Joaquim Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1900), José Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1901), Adelino Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1902), João Ribeiro Neto(Chiquita, 1903-Era Juiz de Paz e fez o casamento do irmão Benicio, em 1931, com 28 anos de idade), Genésio Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1904), Galdencio Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1906), Manoel Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1907), Reginaldo Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1908), Solange Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1909), Ana Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1910), Antonia Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1911), Angélica Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1913-mãe do Anfrisio).



FULGENCIO RIBEIRO DOS SANTOS-FULÔ-Pai de Benicio(Mata do Evaristo, 1867-03.10.1925), filho de João Ribeiro(Brumado, 1840) e Belmira dos Santos(Jordão, 1846). Fulgêncio casou-se com Cassimira Maria do Rosário(Gameleira do Assuruá, 1879-16.01.1942), tendo os filhos Marcolino Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1899), Joaquim Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1900), José Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1901), Adelino Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1902), João Ribeiro Neto(Chiquita, 1903-Era Juiz de Paz e fez o casamento do irmão Benicio, em 1931, com 28 anos de idade), Genésio Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1904), Durval Ribeiro dos Santos-Benicio(Chiquita, 10.04.1905), Galdencio Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1906), Manoel Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1907), Reginaldo Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1908), Solange Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1909), Ana Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1910), Antonia Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1911), Angélica Ribeiro dos Santos(Chiquita, 1913-mãe do Anfrisio).


Sobrinhos de Fulgêncio(Fulo), pai de Benicio(Durval): Laurêncio Ribeiro dos Santos, Gasparino Ribeiro dos Santos, José Ribeiro dos Santos, Artur Ribeiro dos Santos(velho Artur), Antonio Ribeiro dos Santos(cunhado de Benicio), Nestor Ribeiro dos Santos, Isidorio Ribeiro dos Santos, Antonio Ribeiro dos Santos.


JOVELINA BARRETO MARTINS-JOVE DE BENICIO (Brumado,17.10.1908-11.03.1983), filha de Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860—20.09.1947) e Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942). Jove casou-se com Benicio-Durval Ribeiro Dos Santos(Chiquita, Jordão, 10.04.1905), tendo os filhos Vanderlina Ribeiro Martins(Ipupiara, 03.07.1932-falecida), Adão Ribeiro Martins(Ipupiara,25.09.1933), Nair Ribeiro Martins(Ipupiara, 31.08.1936), Abel Ribeiro Martins(Ipupiara, 28.11.1938), Arlinda Ribeiro Martins(Ipupiara,05.11.1943), Isbela Ribeiro Martins(Ipupiara,05.02.1946), Edite Ribeiro Martins(Ipupiara,24.08.1949).



ADÃO RIBEIRO MARTINS-Adão de Benicio(Ipupiara,25.09.1933), filho de Benicio-Durval Ribeiro Dos Santos(Chiquita, Jordão, 10.04.1905) e Jove-Jovelina Barreto Martins-(Brumado,17.10.1908-11.03.1983). Adão casou-se com Albertina Figueiredo Ribeiro, tendo os filhos Marta Martins(falecida) e Ubiraí Martins(20.05).



NAIR RIBEIRO MARTINS(Ipupiara, 31.08.1936), filha de Benicio-Durval Ribeiro Dos Santos(Chiquita, Jordão, 10.04.1905) e Jove-Jovelina Barreto Martins-(Brumado,17.10.1908-11.03.1983). Nair casou-se com Minervino Ribeiro dos Santos, tendo os filhos Durval Ribeiro Neto, Eulinda Ribeiro dos Santos, Neiva Ribeiro dos Santos, Neuma Ribeiro dos Santos, Neusa Ribeiro dos Santos, Paulo Ribeiro dos Santos e Dulce Ribeiro dos Santos.



ABEL RIBEIRO MARTINS(Ipupiara, 28.11.1938), filho de Benicio-Durval Ribeiro Dos Santos(Chiquita, Jordão, 10.04.1905) e Jove-Jovelina Barreto Martins-(Brumado,17.10.1908-11.03.1983). Abel casou-se com Cassimira, tendo Adelson Martins e Vilma Martins(falecida).



ARLINDA RIBEIRO MARTINS(Ipupiara,05.11.1943), filha de Benicio-Durval Ribeiro Dos Santos(Chiquita, Jordão, 10.04.1905) e Jove-Jovelina Barreto Martins-(Brumado,17.10.1908-11.03.1983). Arlinda casou-se com Silvio Queiroz(falecido em 2006), tendo os filhos Silvio Filho e Silvia Ribeiro Queiroz.


ISBELA RIBEIRO MARTINS(Ipupiara,05.02.1946), filha de Benicio-Durval Ribeiro Dos Santos(Chiquita, Jordão, 10.04.1905) e Jove-Jovelina Barreto Martins-(Brumado,17.10.1908-11.03.1983). Isbela casou-se com Izidoro Martins dos Santos(Olho Dagua, 24.09.1944), tendo os filhos Rogério Martins dos Santos(São Paulo, SP, 18.05.1983), Ione Martins dos Santos(São Paulo,SP, 05.07.1970) e Adriana Martins dos Santos(São Paulo, SP, 08.03.1974).

IZIDORO MARTINS DOS SANTOS (Olho d’Agua, 24.09.1944), filho de Leovigildo Martins dos Santos-Tio Lió(Mata, 1902) e Josefa Martins dos Santos-Tia Zefa(Sodrelândia-Ba, 1906). Izidoro casou-se com Isbela(Ipupiara,05.02.1946), com quem tem os filhos Rogério Martins dos Santos(São Paulo, SP, 18.05.1983), Ione Martins dos Santos(São Paulo,SP, 05.07.1970) e Adriana Martins dos Santos(São Paulo, SP, 08.03.1974).

Irmãos de Izidoro: Leovigildo Martins Filho-Liozinho(Olho Dagua, 10.01.1940), Licínio Martins dos Santos-falecido(Olho Dagua, 1926), Idalina Martins dos Santos (falecida), Joaquim Martins dos Santos-Quinca(Olho Dagua, 25.08.1930), Délson Martins dos Santos-Nelson(Olho Dagua, 1952), Emília Martins dos Santos(Olho Dagua, 12.09.1927), Maria Martins dos Santos(Olho Dagua, 1933), Nelita Martins dos Santos(Olho Dagua, 12.10.1937), Antonina Martins dos Santos (falecida), Lavínia Martins dos Santos-Losa(Olho Dagua, 1949) e Nilce Martins dos Santos(Olho Dagua, 19.03.1947).


EDITE RIBEIRO MARTINS(Ipupiara,24.08.1949), filha de Benicio-Durval Ribeiro Dos Santos(Chiquita, Jordão, 10.04.1905) e Jove-Jovelina Barreto Martins-(Brumado,17.10.1908-11.03.1983). Edite casou-se com Nestor Ribeiro Neto, não tendo filhos.



FÁBIO FRANCISCO MARTINS(Brotas, 23.01.1937), filho de Francolino Francisco Martins-velho Franco-(Jordão, 1893) e Almira Barreto Martins(Brumado, 14.02.1907). Fábio casou-se, em 10.05.1969, com Eunice Ribeiro Martins(falecida), com quem não teve filhos.


Irmãos de Fábio: Abelita Barreto Martins(Ipupiara, 14.11.1925), Firmo Francisco Martins(Ipupiara,03.09.1927), Frederico Francisco Martins(Ipupiara, 08.04.1931), Flávio Francisco Martins(Ipupiara, 25.10.1933), Alice Barreto Martins(Ipupiara, 24.06.1939).


Avós maternos de Fabio: José Antonio Barreto e Australia Barreto.


Avós paternos de Fabio: Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860) e Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942).


Sobrinhos de Fábio: Abelita casou-se com Neraldo e morreu de parto na cidade da Barra,BA. Firmo casou-se com Creusa Martins, tendo os filhos: Carlos Martins, Joel Martins, Elias Martins, Áurea Martins e Rute Martins. Frederico casou-se com Loide Martins(Ipupiara, 20.07.1936-18.11.1976) e depois com Elzita Martins, tendo os filhos: Almira Neta, Frederico Filho(Babi), Paulo Sobrinho, Lídia, Leoni, Ligia, Francolino Neto, Loeci(falecida) e Luzinete. Flávio(falecido) casou-se com Maria Pereira Martins, tendo os filhos: Flavio Filho, Isaac Martins, Fabio Sobrinho, Idalton Martins, Glecio Martins, Lucimare Martins, Marluce Martins, Mirene Martins e Mirtes Martins.



FRANCISCO MARTINS DOS SANTOS-Chico de Godinha(Olhodagua, 04.10.1939), filho de Manoel Martins dos Santos-Tio Né(Mata, 1914) e Alexandrina Novais dos Santos-Godinha(Ipupiara, 1919). Francisco(Chico) casou-se com Celina Silva(Ipupiara, 25.07.1940), tendo os filhos Francisco Silva dos Santos(Ipupiara, 25.02.1960), Sirlene Santos Rodrigues(Ipupiara, 06.09.1962), Claudiney Silva Santos(Ipupiara, 18.10.1963), Regiane Silva Santos(Ipupiara, 09.05.1976), Anderson Silva Santos(Ipupiara, 09.05.1985).

Netos de Francisco(Chico de Godinha): Filhos de Francisco Filho com Doralice Martins: Diogo Silva. De outro relacionamento, Francisco teve Isabela Martins.


Filhos de Sirlene com Adão Rodrigues: Gisele Santos Rodrigues.


Filhos de Claudiney com Dirce Almeida Martins: Jéferson Almeida Santos e Rodrigo Almeida Santos.


Filhos de Claudiney com Edileide Martins Silva: Bruna Martins e João Victor Martins.

Irmãos de Francisco(Chico de Godinha): Lourisvaldo Martins dos Santos-Valdo de Godinha-(Ipupiara, 25.02.1938), Alice Martins dos Santos(Ipupiara, 1941), Joaquim Martins Neto-Tinga(Ipupiara, 1942), Antonio Martins dos Santos-Totinha(Ipupiara, 1943), Emilia Martins Neta(falecida).


Sobrinhos de Francisco: Filhos de Lourisvaldo(Valdo) com sua esposa: Ilza Martins Sousa, Manoel Martins Filho, Antonio Martins Sobrinho, Valdinha Edi Martins dos Santos, Edvaldo Martins dos Santos.


Filhos de Alice com seu esposo: Rosa Ribeiro Neta, David Ribeiro dos Santos, Marivaldo Ribeiro dos Santos.


Filhos de Joaquim Neto-Tinga- com sua esposa: Francisco Martins Sobrinho, Cleide Martins dos Santos, Lucia Martins dos Santos e Keila Martins dos Santos.

Filhos de Antonio Martins-Totinha- com sua esposa: Aparecida Rodrigues Martins, Ailton Martins Santos e Nenice Martins Santos. Filhos de Emilia Neta(falecida): Fátima Aparecida dos Santos.



MANOEL MARTINS DOS SANTOS-TIO NÉ(Mata, 1914), filho de Joaquim Francisco Martins-velho Quinca-(Ibitunane,BA, 1879) e Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882). Manoel Martins-Tio Né- casou-se com Alexandrina Novais dos Santos-Godinha(Ipupiara, 1919), com quem teve os filhos Lourisvaldo Martins dos Santos-Valdo de Godinha-(Ipupiara, 25.02.1938), Francisco Martins Dos Santos-Chico de Godinha(Olhodagua, 04.10.1939), Alice Martins dos Santos(Ipupiara, 1941), Joaquim Martins Neto-Tinga(Ipupiara, 1942), Antonio Martins dos Santos-Totinha(Ipupiara, 1943), Emilia Martins Neta(falecida).


JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS-Zuzinha(Ipupiara, 25.12.1920), filho de Nestor Ribeiro dos Santos(Jordão de Brotas, Ba, 1901) e Jovélia Pereira dos Santos(Jordão de Brotas, Ba, 1903). Zuzinha casou-se com Judite Pereira da Silva, tendo os filhos Nestor Ribeiro dos Santos Neto(Ipupiara, 1951), João Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 1952), David Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 1954), Josedite Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 1956), Nilton Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 1958) e Carlito Ribeiro dos Santos(Ipupiara, 1960).



ARTHUR RIBEIRO SOBRINHO(Jordão, 1909), filho de José Ribeiro dos Santos(Mata, 1884) e Donata Ribeiro Barreto(Jordão, 1888). Artur Sobrinho casou-se com Angélica Soares Ribeiro, com quem teve os filhos Isaac Barreto Ribeiro(Barra, Ba, 1925), Miriam Barreto Ribeiro, Jônatas Barreto Ribeiro e Saul Barreto Ribeiro.


ISAAC BARRETO RIBEIRO(Barra, Ba, 1925), filho de Arthur Ribeiro Sobrinho e Angélica Soares Ribeiro. Isaac casou-se com Clotildes(Lolita) Dias Ribeiro(Poções, Ba, 1927), tendo os filhos Alex, Daisy, Marta e Fernando. Clotildes Fraga Dias(nome de solteira) é filha de João Fraga Dias e de Cremehilda Ribeiro Dias(de Castro Alves, Bahia, 1906). Cremehilda é autora do livro de poemas FOLHAS ESPARSAS, residiu em Anápolis e faleceu em 13.04.1984). Alex Dias Ribeiro é ex-piloto de Fórmula 1. Isaac Barreto Ribeiro chegou em Brasília no dia 22.12.1956, como um dos primeiros médicos(SUA BIOGRAFIA COMPLETA ESTÁ EM www.mariomartins.com.br, no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL). O irmão de Isaac, Saul Barreto Ribeiro, tornou-se dono do ARMAZEM RIBEIRO, no hoje Núcleo Bandeirante. A irmã de Isaac, Miriam Barreto Ribeiro foi professora do autor destas notas em Ipupiara, Bahia, em 1949. Jônatas Barreto Ribeiro casou-se com Noeme Ribeiro, indo todos para Brasília.



JOÃO PEREIRA DE NOVAIS(Coxim, 1884- 1966) casou-se com Ermiliana Rodrigues de Novais(Jordão, 1895- 1970), tendo os filhos Antonia Pereira de Novais(Jordão, 22.08.1915), Lindaura Pereira de Novais(Jordão, 1917), Alexandrina Pereira de Novais-Godinha(Jordão, 1919- 2005), Emiliano Pereira de Novais(Jordão, 21.12.1920), Cassilina Pereira de Novais(Jordão, 1922- 2006), Floriz Pereira de Novais(Jordão, 1924), Joel Pereira de Novais(Jordão, 1928-2006), João Novais Filho(Jordão, 1931), Almira Novais Pereira(Jordão, 1927), Joventina Novais Pereira(Jordão, 1926), Jacinta Novais Pereira-sogra de Carlito(Jordão, 1935), Manoel Pereira Novais(Jordão, 1933-1962).


EMILIANO PEREIRA DE NOVAIS(Jordão, 21.12.1920), filho de João Pereira De Novais(Coxim, 1884- 1966) e Ermiliana Rodrigues de Novais(Jordão, 1895- 1970). Emiliano casou-se com Carolina Martins Dos Santos(Novais)-Tia Calu(Mata do Evaristo, 08.02.1922), tendo os filhos Celina Ribeiro de Novais(Coxim, 01.09.1942), Arlindo Pereira de Novais(Coxim, 02.11.1945), Guiomar Pereira Novais(Coxim, 11.01.1949), Isidoro Pereira de Novais(Coxim, Ipupiara,BA, 07.09.1951), Carolina Pereira Novais-Caluzinha-(Coxim, 03.10.1954), José Pereira Novais(Coxim, 08.08.1957), João Novais Neto(Coxim, 26.08.1962).


Irmãos de Emiliano: Antonia Pereira de Novais(Jordão, 22.08.1915), Lindaura Pereira de Novais(Jordão, 1917), Alexandrina Pereira de Novais-Godinha(Jordão, 1919- 2005), Cassilina Pereira de Novais(Jordão, 1922- 2006), Floriz Pereira de Novais(Jordão, 1924), Joel Pereira de Novais(Jordão, 1928-2006), João Novais Filho(Jordão, 1931), Almira Novais Pereira(Jordão, 1927), Joventina Novais Pereira(Jordão, 1926), Jacinta Novais Pereira-sogra de Carlito(Jordão, 1935), Manoel Pereira Novais(Jordão, 1933-1962).


ISIDORO PEREIRA DE NOVAIS(Coxim, Ipupiara,BA, 07.09.1951), filho de Emiliano Pereira de Novais(Coxim, 21.12.1920) e Carolina Martins dos Santos(Coxim, 08.02.1922). Casou-se com Aurelice Martins de Novais(Ipupiara,BA, 05.09.1948), com quem teve os filhos Roberto Martins de Novais(Coxim, 15.08.1974), Regina Martins de Novais(Coxim, 26.09.1978), Regiane Martins de Novais(Coxim, 27.02.1984), Robério Novais Martins(Coxim, 07.09. 1987). (Isidoro Pereira de Novais é um excelente colaborador dos autores destas notas).


Irmãos de Isidoro: Celina Ribeiro de Novais(Coxim, 01.09.1942), Arlindo Pereira de Novais(Coxim, 02.11.1945), Guiomar Pereira Novais(Coxim, 11.01.1949), Carolina Pereira Novais-Caluzinha-(Coxim, 03.10.1954), José Pereira Novais(Coxim, 08.08.1957), João Novais Neto(Coxim, 26.08.1962).


Sobrinhos de Isidoro: Filhos de Celina Ribeiro Novais com João Ribeiro dos Santos: Eunice Ribeiro Novais(Mata, 05.08.1972), Adão Ribeiro Sobrinho(falecido), Valter Ribeiro Novais, Eva Ribeiro Novais, Raulina Ribeiro Novais, Raulino Ribeiro Novais, Adevaldo Ribeiro Novais, Edmar Ribeiro Novais.


Filhos de José Pereira Novais com Francisca Pereira da Cruz: Bruno Pereira Novais(Vila Maria, SP, 26.04.1988) e Matheus Pereira Novais(Guarulhos, SP, 19/12/1995).

Filhos de Guiomar Pereira Novais com João Pereira Vale: Emiliano Pereira Neto, Osvaldo Novais do Vale, Carlos Novais do Vale, Sueli Novais do Vale, João Pereira do Vale Filho.


Filhos de Carolina Pereira Novais(Caluzinha), com Vanderlino José Ferreira(Traçadal, 30.07.1949): Adelson Novais Ferreira(Ipupiara, 18.05.1975), João Fernando Novais Ferreira(Ipupiara, 24.06.1978), Neuma Novais Ferreira(Ipupiara, 08.08.1980), André Novais Ferreira(Ipupiara,17.02.1988), Juliana Novais Ferreira(Brotas, 15.08.1997), Tiago Novais Ferreira(Ipupiara, 08.01.2000).


Netos de Isidoro: Filho de Roberto Martins Novais(separado): Eduardo Martins Figueiredo(Ipupiara, 30.04.2005). Filhos de Regina Martins Novais com Neurim Mendes Machado(Coxim, Ipupiara, 1965), Thalya Novais(Ipupiara, 01.10.2003). Neuma casou-se com Gilmar Ferreira dos Santos(Presidente Bernardes, SP, 03.06.1978, tendo a filha Paloma Ferreira dos Santos(Ipupiara, 06.03.2006). João Fernando Novais teve com Rosangela Ferreira, o filho Gabriel Novais(Salvador, 11.10.1999).


LEOVIGILDO MARTINS SANTOS-Tio Lió(Mata, 1902), filho de Joaquim Francisco Martins-Velho Quinca(Ibitunane, Ba, 1879) e Emilia Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão, 1882). Leovigildo-Tio Lió casou-se com Josefa Martins dos Santos-Tia Zefa(Sodrelândia-Ba, 1906), com quem teve os filhos Leovigildo Martins Filho-Liozinho(Olho Dagua, 10.01.1940), Licínio Martins dos Santos-falecido(Olho Dagua, 1926), Idalina Martins dos Santos (falecida), Joaquim Martins dos Santos-Quinca(Olho Dagua, 25.08.1930), Nelson Martins dos Santos(Olho Dagua, 1952), Emília Martins dos Santos(Olho Dagua, 12.09.1927), Maria Martins dos Santos(Olho Dagua, 1933), Nelita Martins dos Santos(Olho Dagua, 12.10.1937), Antonina Martins dos Santos (falecida), Losa Martins dos Santos(Olho Dagua, 1949) e Nilce Martins dos Santos(Olho Dagua, 19.03.1947), alem de Izidoro Martins dos Santos (Olho d’Agua, 24.09.1944).


JOSÉ MARTINS SANTOS-Tio Zuza(Mata, 1915), filho de Joaquim Francisco Martins-Velho Quinca(Ibitunane, Ba, 1879) e Emilia Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão, 1882). José Martins-Zuza- casou-se com sua esposa, com quem teve os filhos Ariademe Martins(Jordão, 1943), Arcanja Martins(Jordão, 1937) e Isael Martins-Misael(Jordão, 08.10.1939).


ARCANJA MARTINS SANTOS(Mata, 1906), filha de Joaquim Francisco Martins-Velho Quinca(Ibitunane, Ba, 1879) e Emilia Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão, 1882). Arcanja casou-se com Irineu Sousa Santos, com quem teve os filhos Manoel Martins(Jordão, 27.06.1940) e Geni Martins(Jordão, 04.09.1937).


JOÃO MARTINS SANTOS-Tio João(Mata, 1912), filho de Joaquim Francisco Martins-Velho Quinca(Ibitunane, Ba, 1879) e Emilia Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão, 1882). João Martins-Tio João-casou-se com Hilda Martins, com quem não teve filhos.



CAROLINA MARTINS DOS SANTOS(Novais)-Tia Calu(Mata do Evaristo, 08.02.1922), filha de Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882) e Joaquim Francisco Martins-Velho Quinca-(Ibitunane,BA, 1879). Carolina(Tia Calu) casou-se com Emiliano Pereira de Novais(Jordão, 21.12.1920), tendo os filhos Celina Ribeiro de Novais(Coxim, 01.09.1942), Arlindo Pereira de Novais(Coxim, 02.11.1945), Guiomar Pereira Novais(Coxim, 11.01.1949), Isidoro Pereira De Novais(Coxim, Ipupiara,BA, 07.09.1951), Carolina Pereira Novais-Caluzinha-(Coxim, 03.10.1954), José Pereira Novais(Coxim, 08.08.1957), João Novais Neto(Coxim, 26.08.1962).


Irmãos de Carolina-Tia Calu: Leovigildo Martins Santos-Tio Lió(Mata, 1902), Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Mata, 1904--18.08.1987), Rosa Ribeiro Martins-Tia Losa(Mata, 1905), Arcanja Martins dos Santos(Mata, 1906), João Martins Santos-Tio João(Mata, 1912), Manoel Martins dos Santos-Tio Né(Mata, 1914), José Martins Santos-Tio Zuza(Mata, 1915), Antonio Martins Ribeiro-tio Lula(Mata do Evaristo, 20.04.1918).

Avós paternos de Carolina-Tia Calu: Constantino Francisco Martins(Brumado, 1854) e Carolina Martins(1860).


Avós maternos de Carolina-Tia Calu: Evaristo Ribeiro dos Santos e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento, Maria Ribeiro dos Santos(vó Maria).


ANTONIO MARTINS RIBEIRO-tio Lula(Mata do Evaristo, 20.04.1918), filho de Emília Ribeiro dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882) e Joaquim Francisco Martins-Velho Quinca-(Ibitunane,BA, 1879). Antonio Martins-LULA casou-se em 31.12.1947 com Maria Alves Ribeiro, tendo os filhos Isabel Martins Ribeiro-pretinha(Ipupiara,12.10.1952), Maria Luisa(Ipupiara,15.03.1955), Eva Martins Ribeiro(Ipupiara, 13.08.1958) e Antonia Alves Ribeiro(Ipupiara, 23.02.1961). Isabel-pretinha-casou-se com De Assis Antonio Ramos, tendo Neura Ribeiro Ramos, Sergio Ribeiro Ramos e Noeli Ribeiro Ramos. Maria Luisa casou-se com Manoel Martins Neto, tendo Marlucia Ribeiro Martins, Manuela Ribeiro Martins e Enaiane Ribeiro Martins. Antonio Martins-Tio Lula foi fundador do Sindicato Rural de Ipupiara, em 18.07.1971, com 30 membros, tendo hoje cerca de dois mil.



ISABEL MARTINS RIBEIRO-PRETINHA(Ipupiara,12.10.1952), filha de Antonio Martins Ribeiro-tio Lula(Mata do Evaristo, 20.04.1918) e Maria Alves Ribeiro(1936). Isabel(Pretinha) casou-se com De Assis Antonio Ramos, tendo Neura Ribeiro Ramos, Sergio Ribeiro Ramos e Noeli Ribeiro Ramos.


MARIA LUISA(Ipupiara,15.03.1955), filha de Antonio Martins Ribeiro-tio Lula(Mata do Evaristo, 20.04.1918) e Maria Alves Ribeiro(1936). Maria Luisa casou-se com Manoel Martins Neto, tendo Marlucia Ribeiro Martins, Manuela Ribeiro Martins e Enaiane Ribeiro Martins.


Irmãos do tio Lula: Leovigildo Martins Santos-Tio Lió(Mata, 1902), Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria(Mata, 1904--18.08.1987), Rosa Ribeiro Martins-Tia Losa(Mata, 1905), Arcanja Martins dos Santos(Mata, 1906), João Martins Santos-Tio João(Mata, 1912), Manoel Martins dos Santos-Tio Né(Mata, 1914), José Martins Santos-Tio Zuza(Mata, 1915), Carolina Martins dos Santos-Tia Calu(Mata do Evaristo, 08.02.1922).


Avós paternos do tio Lula: Constantino Francisco Martins(Brumado, 1854) e Carolina Martins(1860).


Avós maternos: Evaristo Ribeiro dos Santos e Maria Rosa Cunha(Jordão de Brotas,BA, 1867), depois do casamento, Ribeiro dos Santos(vó Maria).


JOSÉ RIBEIRO DOS SANTOS-Tio Zeca(Olhodaguinha, Ba, 1902), filho de Isidório Ribeiro dos Santos(Mata do Evaristo, Jordão de Brotas,BA, 14.03.1885- 06.02.1951) e Francelina Ribeiro dos Santos-Vó França(Jordão de Brotas,BA, 1891--11.07.1946). José Ribeiro-Zeca casou-se com Rosa Ribeiro Martins-Losa(Mata, 1905), com quem teve os filhos Arlindo Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha, 15.11.1936), David Ribeiro dos Santos(falecido), Adão Ribeiro dos Santos, João Ribeiro dos Santos e Eva Ribeiro dos Santos.

Irmãos de José Ribeiro dos Santos-Tio Zeca: Manoel Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha, 04.11.1890) e Jovina Ribeiro Martins-Iaiá Jove(Jordão de Brotas,BA, 09.11.1892—22.10.1977).


ROSA RIBEIRO MARTINS-Tia Losa(Mata, 1905), filha de Joaquim Francisco Martins-Velho Quinca(Ibitunane,BA, 1879-1925) e Emília Ribeiro Dos Santos(Matinha, Jordão de Brotas,BA, 1882-1928). Rosa-Tia Losa-casou-se com José Ribeiro Dos Santos-Tio Zeca(Olhodaguinha, Ba, 1902), com quem teve os filhos Arlindo Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha, 15.11.1936), David Ribeiro dos Santos(falecido), Adão Ribeiro dos Santos, João Ribeiro dos Santos e Eva Ribeiro dos Santos.


ARLINDO RIBEIRO DOS SANTOS(Olhodaguinha, 15.11.1936), filho do velho Zeca-José Ribeiro dos Santos(Olhodaguinha, Ba, 1895) e da tia Losa-Rosa Maria dos Santos(Jordão, 1899). Arlindo casou-se com Alice, tendo Edvar Ribeiro dos Santos(19.02.1963), David Ribeiro Sobrinho(13.12.1965), Marinaldo Ribeiro dos Santos(18.10.1968), Rosa Martins Neta(09.10.1970).

Irmãos de Arlindo: David Ribeiro dos Santos(falecido), Adão Ribeiro dos Santos, João Ribeiro dos Santos e Eva Ribeiro dos Santos.



LIBERINO FRANCISCO MARTINS-Tio Baio(Jordão, 1902), filho de Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860--20.09.1947) e Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942). Liberino-Tio Baio casou-se com Alexandrina Martins de Sousa(Jordão, 1910), com quem teve os filhos Adão de Sousa Martins-Adão de Baio, David de Sousa Martins e Zeca de Baio.

Irmãos de Liberino-Tio Baio: Gasparino Francisco Martins(Jordão, 1888- 19.05.1966), Leonarda Barreto Martins-Tia Dona(1900-19.12.1983), Adelino Francisco Martins-Tio Sinê(1889), Francolino Francisco Martins-velho Franco-pai de Fábio(20.12.1890- 26.11.1967), Jovelina Barreto Martins-Jove-mulher de Benício(Brumado, 17.10.1908--11.03.1983), Sofia Barreto Martins-mulher de Raul(Jordão, 1907) e Agenor Francisco Martins(Jordão, 1909).

ALEXANDRINA MARTINS DE SOUSA(Jordão, 1910), filha de Roberto Martins de Souza(Jordão, 1879) e Marcolina Rosa de Jesus(1880). Alexandrina casou-se com Liberino Francisco Martins-Tio Baio(Jordão, 1902), com quem teve os filhos Adão de Sousa Martins-Adão de Baio, David de Sousa Martins e Zeca de Baio.

Irmãos de Alexandrina: Dionizio Martins de Souza-Dionizio Curador(Jordão, 1898), José Martins de Souza-Professor Zé Martins, Felisberto Martins de Souza, Nelsina Martins de Souza e Liana Martins de Souza. Sobre o velho Dionizio, leia DIONIZIO CURADOR, MEU PARENTE, em www.mariomartins.com.br O velho Dionízio casou-se a terceira vez, com 71 anos de idade, em 1969, com Leonízia Pereira Leite(Ibititá, Ba, 04.05.1933—03.08.2006), das famílias Pereira e Leite, de Ipupiara, com quem teve o último filho Merandolino Martins Pereira, nascido em Circo de Ibititá, em 14.12.1971, sendo que seu pai faleceu logo depois, em 1973, só que em Goiânia, com 75 anos.


SOFIA BARRETO MARTINS-Mulher de Raul(Jordão, 1907), filha de Alvino Francisco Martins(Brumado,BA, 10.06.1860--20.09.1947) e Angélica Alves Barreto(Jordão de Brotas,BA, 1869--1942). Sofia casou-se com Raul, com quem teve os filhos Armando, Mario Gago, Pascoal e Didi.

Irmãos de Sofia: Gasparino Francisco Martins(Jordão, 1888- 19.05.1966), Leonarda Barreto Martins-Tia Dona(1900-19.12.1983), Adelino Francisco Martins-Tio Sinê(1889), Francolino Francisco Martins-velho Franco-pai de Fábio(20.12.1890- 26.11.1967), Liberino Francisco Martins-Tio Baio(Jordão, 1902), Jovelina Barreto Martins-Jove-mulher de Benício(Brumado, 17.10.1908--11.03.1983) e Agenor Francisco Martins(Jordão, 1909). Leonarda Barreto Martins-Tia Dona(1900-19.12.1983) era irmã de Adelino Francisco Martins-Tio Sinê(1889). Nenhum deles se casou e ambos viveram na mesma casa até morrer.


JOÃO DA CRUZ CUNHA(Santana da Ribeira-Piragibe-, Ba, 24.11.1917), filho de Facundo José da Cunha(Salinas, 1857-30.04.1946) e de Isidora Pereira da Cunha(Riacho do Cedro, 1867). Casou-se com Ana Alves Ferreira(Riacho do Cedro, 1925), tendo os filhos: Jacy Alves da Cunha(Salinas, 02.07.1944), Lindaura Alves da Cunha(Salinas, 29.07.1945), Facundo Cunha Neto(Ipupiara, 09.01.1947), Deusdedith Alves Cunha(Salinas, 12.12.1948), Helio Alves Cunha(Salinas, 29.09.1950), Olga Alves Cunha(Ipupiara, 23.10.1952), José Cunha Sobrinho(Salinas, 24.11.1953).

Filhos de Facundo Cunha Neto: Fernanda Ribeiro da Cunha, João Cláudio Ribeiro da Cunha, Edson Ribeiro da Cunha e Flávia Ribeiro da Cunha.


Filhos de Deusdedith: Fabiana Kelly Guedes da Cunha(São Paulo, SP, 23.10.1980), Dyanc Guedes da Cunha(São Paulo, SP, 16.12.1982) e Mayara Guedes Cunha(São Paulo, SP, 25.08.1987).


Avós paternos de João da Cruz: Clementino José da Cunha(Xique-Xique, Ba) e Jesuína da Cunha. Clementino era pai de Facundo, de Cassimiro, de Vó Maria, de Tertuliano, etc.


Avós maternos de João da Cruz: Antonio Pereira Machado(Cedro, Ba) e Arcanja Pereira Machado(Riacho do Cedro). O pai de João da Cruz(o velho Facundo) era tio legítimo do Coronel Isidório Ribeiro dos Santos.



FACUNDO JOSÉ DA CUNHA(Salinas, 1857-30.04.1946), filho de Clementino José da Cunha(Xique-Xique, Ba, 1832) e Jesuína da Cunha(Salinas, 1840). Facundo casou-se com Isidora Pereira da Cunha(Riacho do Cedro, 1867), tendo os filhos João Da Cruz Cunha(Santana da Ribeira-Piragibe-, Ba, 24.11.1917), alem de outros.(Sobre o assunto, leia o artigo “CORONEL FACUNDO, MEU PARENTE”, em www.mariomartins.com.br

Irmãos de Facundo: Cassimiro José da Cunha(Salinas, 1858), Tertuliano José da Cunha(Salinas, 1860), Sofia Rosa Cunha(Salinas, 1862), Maria Rosa Cunha-depois do casamento-Maria Ribeiro Dos Santos-Vó Maria(Jordão de Brotas,BA, 1867), Clementino Filho(Salinas, 1865).


MOISÉS ARCANJO FILHO-Moisés de Bela-(Ipupiara, 25.04.1929), filho de Moisés Arcanjo Ribeiro(Ipupiara, 1909) e Umbelina Martins Sodré(Ipupiara, 1913). Moisés casou-se com Nívea Leite Arcanjo- de Antonio de Venço-(Ipupiara 1943), em 24.06.1961, tendo os filhos: Iara Leite Arcanjo(Ipupiara, 13.12.1962), Aécio Leite Arcanjo(Ipupiara, 01.04.1965), Leila Leite Arcanjo(Ipupiara,05.10.1968) e Helder Leite Arcanjo(Ipupiara, 01.03.1971).

Avós maternos de Moisés: Graciliano Sodré de Araújo Barreto e Altina Francisca de Oliveira(com quem foi criado após a morte do pai).

Avós paternos de Moisés: Pedro Correia dos Santos e Joana Maria da Conceição.


GETULIO RIBEIRO BARRETO(Gentio do Ouro, Ba, 10.12.1921-Ipupiara, 17.10.2000), filho de Licinio Gomes Ribeiro e Francisca Alves Barreto. Getulio casou-se com Solina Amorim(Xique-Xique, 05.05.1920-Ipupiara, 09.01.1998), tendo o filho legítimo Hiram Amorim Barreto. Hiram casou-se com Isabel Maria da Silva Barreto, com quem tem os filhos Marilan da Silva Barreto(Ipupiara, em 21.08.1979) e Mirian Solina da Silva Barreto(Ipupiara, 1985). Solina Amorim, esposa de Getulio, era filha de Anisia Amorim Barreto e José Benicio dos Santos. A outra Solina Amorim Barreto(Ipupiara, 23.09.1895) que era esposa do velho Artur Ribeiro, era filha de Joaquim Inácio de Amorim e Clautides Alves Barreto. Era tambem irmã de Jovino Amorim Barreto, Joaquim Elói Barreto, Raimunda Amorim, Heliodoro Amorim e Adonias Amorim. Getulio faleceu em 17.10.2000, em Ipupiara, Ba, com 79 anos de idade. Solina, sua esposa, faleceu em Ipupiara em 09.01.1998, com 78 anos de idade.








INDICE ONOMÁSTICO
(Pessoas referidas no texto em ordem alfabética).



Abel Ribeiro Martins.
Abelita Barreto Martins.
Abigail Ribeiro.
Acsa Ribeiro Sousa Carneiro.
Adão de Sousa Martins-Adão de Baio.
Adão Francisco Martins.
Adão Martins Filho.
Adão Ribeiro dos Santos.
Adão Ribeiro Martins.
Adão Ribeiro Sobrinho(falecido).
Adão Rodrigues.
Adelino Pereira de Novais-Adelino Rupiado.
Adelino Francisco Martins-Tio Sinê.
Adelino Ribeiro dos Santos.
Adelita Ribeiro.
Adelson Martins.
Adelson Novais Ferreira.
Adevaldo Ribeiro Novais.
Adla Barbosa Ribeiro.
Adonias Amorim.
Adriana Martins dos Santos.
Aécio Leite Arcanjo.
Agenor Eduardo Pires Ribeiro.
Agenor Francisco Martins.
Agenor Pereira de Novais.
Agripina Alves Ribeiro.
Ailton Martins Santos.
Albertina Figueiredo Ribeiro.
Alex Dias Ribeiro.
Agenor Francisco Martins.
Alexandrina Martins De Sousa.
Alexandrina Pereira de Novais-Godinha.
Alfredo Ribeiro dos Santos.
Alice Barreto Martins.
Alice Martins dos Santos.
Alice Ribeiro dos Santos.
Aline Ribeiro.
Allan Denizard Gentil Jinkings.
Allisson Gabriel dos Santos.
Almerinda Ribeiro dos Santos.
Almira Barreto Martins.
Almira Neta.
Almira Novais Pereira.
Altina Francisca de Oliveira.
Alvino Francisco Martins.
Alzira Alves da Silva.
Amália de Alarcão *
Amélia Ribeiro.
Aminadab Castro Ribeiro.
Ana Alves Ferreira.
Ana Júlia.
Ana Ribeiro dos Santos.
Ana Ribeiro.
Ana Salomão Ribeiro dos Santos.
Ananias Ribeiro dos Santos.
Anderson Oliveira Lima.
Anderson Silva Santos.
Anderson Sousa Carneiro.
André Novais Ferreira.
Andreza Gonçalves Santos.
Andreza Martins Pereira. *
Angélica Alves Barreto.
Angélica Barreto Ribeiro.
Angélica Ribeiro dos Santos-mãe do Anfrísio.
Angélica Soares Ribeiro.
Anisia Amorim Barreto.
Anita Ribeiro dos Santos.
Antonia Alves Ribeiro.
Antonia dos Santos Rosa.
Antonia Pereira de Novais.
Antonia Ribeiro dos Santos.
Antonina Martins dos Santos (falecida).
Antonio de Venço.
Antonio Marcos Dantas de Souza.*
Antonio Mariano Barreto.
Antonio Mariano Neto.
Antonio Martins dos Santos-Totinha.
Antonio Martins Ribeiro-Tio Lula.
Antonio Martins Sobrinho.
Antonio Monteiro Neto.
Antonio Pereira Machado.
Antonio Ribeiro Barreto.
Antonio Ribeiro dos Santos.
Antonio Ribeiro.
Antonio Rodrigues Cunha.
Aparecida Novais.
Aparecida Rodrigues Martins.
Arão Pereira de Novais.
Arão Wagner Ribeiro.
Arcanja Martins Santos.
Arcanja Martins.
Ariademe Martins.
Armando Barreto.
Arthur Ribeiro Sobrinho.
Artur Gasparino.
Arcanja Martins dos Santos.
Arcanja Pereira Machado.
Arcanja Ribeiro dos Santos.
Arlinda Ribeiro Martins.
Arlindo Pereira de Novais.
Arlindo Ribeiro Dos Santos.
Armirandy Salomão Ribeiro dos Santos Junior.
Armirandy Salomão Ribeiro dos Santos.
Arthur Ribeiro Sobrinho.
Artur Ribeiro dos Santos.
Artur Ribeiro Neto.
Artur Ribeiro Primo(casado com Solina).
Artur Salomão Ribeiro.
Áurea Martins.
Aurelice Martins de Novais-Lice de Isidoro.
Australia Barreto.
Ayla Barbosa Ribeiro.
Baio(Liberino Francisco Martins).
Bárbara Ribeiro Santos.
Bartira Ribeiro Dourado.
Beatriz Ribeiro Novais.
Beatriz Silva Jinkings.*
Belmira dos Santos.
Benedita Mesquita de Sousa.
Benicio-Durval Ribeiro Dos Santos.
Bevenuto Ribeiro dos Santos.
Bibi(Dona).
Bruna Martins.
Bruno De Barros Jinkings.
Bruno Pereira Novais.
Bruno Ribeiro Passinho.
Carlane Ribeiro de Novais.
Carlene Pires Ribeiro.
Carlito Ribeiro de Sousa.
Carlito Ribeiro dos Santos.
Carlos Alberto Ribeiro Santos.
Carlos Henrique.
Carlos Novais do Vale.
Carlos Omar Pires Ribeiro.
Carlos Ribeiro Junior.
Carlos Ribeiro Rocha.
Carmelita Dourado.
Carmen Ribeiro de Sousa.
Carmosina Ribeiro dos Santos.
Carolina Martins dos Santos-Tia Calu.
Carolina Martins.
Carolina Pereira Novais-Caluzinha.
Carolina Pereira Novais-Loura.
Carolina Ribeiro dos Santos.
Cassilina Ribeiro Barreto.
Cassilina Pereira de Novais.
Cassimira Maria do Rosário.
Cassimiro José da Cunha.
Celene do Socorro Silva Jinkings.
Célia Pires Ribeiro.
Celina Ribeiro de Novais.
Celina Silva.
Cíntia Leite Martins.
Clarismundo Dias.
Claudice Pires Ribeiro.
Claudiney Silva Santos.
Clautides Alves Barreto.
Cleide Martins dos Santos.
Cleilton Ribeiro Novais.
Clementino Filho.
Clementino José da Cunha.
Clementino Ribeiro Barreto.
Cleonice Ribeiro de Sousa Martins.
Clotildes Fraga Dias.
Clotildes Dias Ribeiro(Lolita).
Constantino Francisco Martins.
Cremehilda Ribeiro Dias.
Creusa Martins.
Crispim Gonçalves.
Crispina Ferreira Martins.
Cristóvão Ribeiro dos Santos.
Custódio Ribeiro.
Daisy Dias Ribeiro.
Damião Alves da Mota.
Daniela Silva Santos.
Danilo Martins Mendes.
Danilo Ribeiro dos Santos.
David de Sousa Martins.
David Ribeiro dos Santos(falecido).
Didi de Raul.
Dimael Ribeiro.
Dionizio Martins de Souza-Dionizio Curador.
Darlei Ribeiro Novais.
Darleide Ribeiro Novais.
David Feitosa.
David Ribeiro dos Santos.
David Wilson Ribeiro dos Santos.
David Wilson Ribeiro Santos Filho.
David Ribeiro Sobrinho.
De Assis Antonio Ramos.
Débora Martins Soares.
Débora Ribeiro Silva.
Deijanira Ribeiro(Deija de Brotas).
Delson Martins dos Santos(Nelson).
Denize Amorim.
Deusdedith Alves Cunha.
Diogo Silva.
Dirce Almeida Martins.
Donata Ribeiro Barreto.
Doralice Martins.
Dulce Ribeiro dos Santos.
Durval Ribeiro dos Santos-Benicio.
Durval Ribeiro Neto.
Dyanc Guedes da Cunha.
Edileide Martins Silva.
Edílson Gentil Jinkings.
Edina Martins.
Edite Gomes dos Santos.
Edite Ribeiro Martins.
Edmar Ribeiro Novais.
Edson Lucas.
Edson Ribeiro da Cunha.
Eduardo Martins Figueiredo.
Edvaldo Martins dos Santos.
Edvaldo Santos Junior.
Edvar Ribeiro dos Santos.
Elaine Cristina da Silva.
Elenaide Batista dos Santos.*
Elias Ettore Paula De Moura.
Elias Martins.
Eliel Rodrigues Novais.*
Elienai Martins Santos Oliveira.
Elisia Pereira de Novais.
Elzita Martins.
Emilia Martins Neta.
Emília Martins dos Santos.
Emilia Neta(falecida).
Emília Ribeiro dos Santos.
Emiliano Pereira de Novais.
Emiliano Pereira Neto.
Enaiane Ribeiro Martins.
Ermiliana Rodrigues de Novais.
Ester Ribeiro de Sousa Brito.
Ester Ribeiro dos Santos.
Ester Ribeiro Martins Nascimento.
Esther Dourado Guerra.
Esther Pereira Martins.
Eulinda Ribeiro dos Santos.
Eunice Castro.
Eunice Pires Ribeiro.
Eunice Ribeiro Martins.
Eunice Ribeiro Novais.
Emilia Ribeiro-Lila.
Eurídice Ribeiro.
Eva Alves Ribeiro.
Eva Martins Ribeiro.
Eva Ribeiro dos Santos.
Eva Ribeiro Novais.
Evaristo Ribeiro dos Santos.
Evaristo Ribeiro Neto.
Ezequias Ribeiro.
Fabiana Kelly Guedes da Cunha.
Fábio Francisco Martins.
Fábio Ribeiro Passinho.
Fabio Sobrinho.
Facundo Cunha Neto.
Facundo José da Cunha.
Fátima Aparecida dos Santos.
Fernanda Ribeiro da Cunha.
Fernando Dias Ribeiro.
Filemon Francisco Martins.
Firmo Francisco Martins.
Flávia Ribeiro da Cunha.
Flavio Filho.
Flávio Francisco Martins.
Flávio Ribeiro Passinho.
Florenita Barreto.
Florenita Vasti Ribeiro Barreto.
Floriz Pereira de Novais.
Floriza Ribeiro dos Santos.
Francelina Pereira Andrade-vó França.
Francelina Ribeiro dos Santos-Vó França.
Francisca Alves Barreto.
Francisca Pereira da Cruz.
Francisco Filho.
Francisco Martins dos Santos-Chico de Godinha.
Francisco Martins Sobrinho.
Francisco Pereira de Brito.
Francisco Ribeiro Seabra.
Francisco Silva dos Santos.
Francisco Wellington Ribeiro Brito.
Francolina Ribeiro Martins.
Francolino Francisco Martins-velho Franco-pai de Fábio.
Francolino Neto.
Frederico Filho(Babi).
Frederico Francisco Martins.
Fulgencio Ribeiro dos Santos.
Felisberto Martins de Souza.
Filemon Ribeiro dos Santos.
Gabriel Fazzolo Gentil.
Gabriel Novais.
Galdencio Ribeiro dos Santos.
Gasparino Francisco Martins.
Gasparino Martins Neto.
Gasparino Ribeiro dos Santos.
Gedeão Oliveira Cruz.
Geisa Leite Martins.
Genésio Ribeiro dos Santos.
Geraldo dos Santos e Silva.*
Germina Ribeiro(mãe de Litercilio).
Gerson Novais.
Gerson Ribeiro dos Santos.
Gesser Novais.
Getulio Ribeiro Barreto.
Gideon Ribeiro.
Gilmar Ferreira dos Santos.
Gilson Gentil Jinkings.
Giselda Azevedo Silva Jinkgins.
Gisele Santos Rodrigues.
Glecio Martins.
Gleydson Mauricio Ribeiro Barreto.
Graciliano Sodré de Araújo Barreto.
Guiomar Elzita Ribeiro.
Guiomar Martins Santos.
Guiomar Pereira Novais.
Guiomar Ribeiro Barreto.
Guiomar Ribeiro dos Santos.
Geni Martins.
Guiomar Ribeiro Martins.
Guionice Castro Ribeiro.
Gutemberg Ribeiro Martins.
Heber Jeiel Martins Cruz.
Helenice Pires Ribeiro.
Helio Alves Cunha.
Heliodoro Amorim.
Herculano Rocha.
Helder Leite Arcanjo.
Hilda Martins.
Hiram Amorim Barreto.
Iara Leite Arcanjo.*
Idalina Martins dos Santos (falecida).
Idalton Martins.
Ilza da Silva Leite.
Ilza Martins Sousa.
Ione Martins dos Santos.
Iracema Cândida de Novais.
Irineu Sousa Santos.*
Isaac Barreto Ribeiro.
Isaac Martins.
Isaac Moises Martins da Silva.
Isabel Maria Ribeiro.
Isabel Martins Ribeiro-pretinha.
Isabela Martins.
Isael Martins.
Isaias Batista dos Santos.
Isabel Maria da Silva Barreto.
Isbela Ribeiro Martins.
Isidora Pereira da Cunha.
Isidório Ribeiro dos Santos.
Isidorio Ribeiro Sobrinho.
Isidoro Pereira De Novais.
Iza de Lara.
Izidoro Martins dos Santos.
Jacinta Novais Pereira-sogra de Carlito.
Jacy Alves da Cunha.
Jacy Pires Ribeiro.
Jair Azevedo.
Jairla Ribeiro Fernandes.
Jaqueline dos Santos Novais.
Jardilina Rodrigues de Novais.
Javaner Salomão Ribeiro dos Santos.
Jediael Martins Santos Oliveira.
Jedida Jane Novais.
Jéferson Almeida Santos.
Jeremias Ribeiro Filho-Jerry Filho.
Jeremias Ribeiro Santos.
Jeremias Ribeiro Santos(filho de Nestor R.Santos).*
Jeremias Ribeiro Santos Neto.
Jeruza Jovina Martins Borges.
Jesica Gonçalves Santos.
Jesuína da Cunha.
Joab Novais.
Joana Maria da Conceição.
João Cláudio Ribeiro da Cunha.
João Da Cruz Cunha.
João Fernando Novais Ferreira.
João Fernando.
João Fraga Dias.
João Martins Santos-Tio João.
João Novais Filho.
João Novais Neto.
João Pereira De Novais.
João Pereira do Vale Filho.
João Pereira Vale.
João Ribeiro dos Santos.
João Ribeiro Neto.
João Ribeiro Novais-Dalécio.
João Ribeiro.
João Victor Martins.
Joaquim Elói Barreto.
Joaquim Francisco Martins-velho Quinca.
Joaquim Inácio de Amorim.
Joaquim Martins Neto-Tinga.
Joaquim Ribeiro dos Santos.
Jair Ribeiro dos Santos.
João Ribeiro dos Santos.
Joaquim Martins dos Santos-Quinca.
Jônatas Barreto Ribeiro.
Jonathan Pinheiro Da Silva Gentil.
José Alves de Oliveira.
José Pereira Novais.*
José Antonio Barreto.
José Benicio dos Santos.
José Cunha Sobrinho.
José João do Nascimento.
José Martins Santos-Tio Zuza.
José Moreira Pereira.*
José Ribeiro dos Santos(Zuzinha).
José Ribeiro dos Santos.
José Ribeiro dos Santos-o velho Zeca do Olho D´Aguinha.
José Ribeiro Primo(marido de Lilá-Emilia).
Josedite Ribeiro dos Santos.
Josias Pereira de Novais.*
Josica Novais.
Josilene Silva Jinkings.*
Josué Pereira de Novais.
Jovélia Pereira.
Jovelina Barreto Martins-Jove-mulher de Benício.
Joventina Novais Pereira.
Jovina Martins Neta.
Jovina Ribeiro Martins-Iaiá Jove.
Jovino Amorim Barreto.
Judite Pereira da Silva.
Juliana Novais Ferreira.
Julimar Pires Ribeiro.
Joel Pereira de Novais.
Joelma De Barros Jinkings.
Joel Ribeiro dos Santos.
Jônatas David Ribeiro Santos.
José de Arimateia.
José Martins de Souza-Professor Zé Martins.
José Pereira Novais.
José Ribeiro dos Santos.
Josefa Martins dos Santos-Tia Zefa.
Karoline Fazzolo Gentil.
Kauã Santos Ribeiro.
Kedima Risia Ribeiro Barreto.
Keila Martins dos Santos.
Keise Jinkings Martins.
Kelli Bonani.
Kenned Glaucio.
Kesia Ribeiro Fernandes.
Keury Feitosa.
Laurêncio Ribeiro dos Santos.
Laurentina Martins Santos Novais.
Laurentina Ribeiro Martins.
Lavinia Ribeiro Barreto.
Leila Leite Arcanjo.
Leni Barbosa Ribeiro.
Leonarda Barreto Martins-Tia Dona.
Leoni Martins.
Leovigildo Martins Santos-Tio Lió.
Letícia Minas Novas Martins Mendes.
Lídia Martins.
Ligia Martins.
Lila( Emília Ribeiro).
Lílian Bonani.
Lindaura Alves da Cunha.
Lindaura Pereira de Novais.
Lindaura Ribeiro(mulher de Bevenuto).
Litercilio Ribeiro dos Santos.
Litercilio Ribeiro Filho(Ribeirinho).
Loeci Martins(falecida).
Loiane Santos.
Loide Martins.
Losa Martins dos Santos.*
Lourisvaldo Martins dos Santos-Valdo de Godinha.
Lucas Alves da Silva.
Lucas Ribeiro de Novais.*
Lucia Martins dos Santos.
Lucimare Martins.
Lucio Ribeiro dos Santos.*
Luis Carlos Oliveira Borges.
Luzia Maria Neta dos Santos.
Luzinete Martins.
Leovigildo Martins Filho(Liozinho).
Liana Martins de Souza.
Liberino Francisco Martins-Tio Baio.
Licínio Gomes Ribeiro.*
Licínio Martins dos Santos(falecido).
Maise Jinkings Martins.
Manoel Artur Ribeiro.
Manoel Isidorio Barbosa Ribeiro.
Manoel Martins dos Santos-Tio Né.
Manoel Martins Filho.
Manoel Martins Neto.
Manoel Martins Neto(marido de Maria Luísa).*
Manoel Pereira Novais.
Manoel Ribeiro dos Santos.
Manoel Ribeiro Filho.
Manoel Ribeiro Primo-Nezinho.
Manoel Salomão Ribeiro dos Santos.
Manuela Ribeiro Martins.
Márcia Feitosa Martins.
Marcio Feitosa Martins.
Marcolina Pereira de Novais.
Marcolino Ribeiro dos Santos.
Marcolino(irmão de Benício).
Marcos Barbosa Monteiro.
Marcos Ribeiro.
Maria Alves Ribeiro.
Maria Áurea dos Santos.
Maria de Jesus Lopes Correa-Patricia.
Maria de Prudente.
Maria Emilia Ribeiro Martins-Iaiá Maria.
Maria Gilene Silva Ribeiro.
Maria Isabel Ribeiro Barreto.
Maria Janete Martins Santos.
Maria Luíza. (de Carlos Ribeiro).*
Maria Luisa. (tio Lula).*
Maria Pereira do Nascimento.
Manoel Martins.
Marcolina Rosa de Jesus.
Maria Arcanja.
Maria Helena Rodrigues do Nascimento Novais.*
Maria Martins dos Santos.
Maria Pereira Martins (de Flávio).*
Maria Pinheiro da Silva.
Maria Pires Ribeiro-Mariazinha.
Maria Ribeiro Barreto(Maria de Prudente).
Maria Ribeiro Dos Santos(vó Maria).
Maria Ribeiro.
Maria Rosa Cunha(vó Maria).
Marilan da Silva Barreto.
Marilan Feitosa Martins.
Marileia Feitosa Martins.
Marilia Salodete Ribeiro Dias.
Marinaldo Ribeiro dos Santos.
Mario Julião Guerra Martins.
Mario Mariano Barreto.
Mario Ribeiro Martins.
Mario Ribeiro Santos.
Mario Washington Ribeiro Santos.
Marivaldo Ribeiro dos Santos.
Marli Ribeiro Martins.
Maria Rosa Cunha.
Mario Gago.
Miriam Ribeiro Novais.
Moisés Arcanjo Ribeiro.
Marluce Martins.
Marlucia Ribeiro Martins.
Marta Andréia Faria Silva.
Marta Dias Ribeiro.
Marta Martins(falecida).
Mary Ruth Martins Santos.
Mary Ruth Ribeiro Barreto.
Matheus Pereira Novais.
Mayara Guedes Cunha.
Melquisedeque Ribeiro Santos.
Meryelhen Ribeiro Dias.
Minervino Ribeiro dos Santos.
Mirela Paula Araújo.
Mirene Martins.
Miriam Barreto Ribeiro.
Miriam Ribeiro Martins Novais.
Mirian Solina da Silva Barreto.
Mirtes Martins.
Misael Guerra Martins.
Misael Ribeiro dos Santos.
Moisés Arcanjo Filho-Moisés de Bela.
Moisés Azevedo Ribeiro.
Moisés Pereira Novais.
Mylena dos Santos Novais.
Nailde Alves de Novais.
Nair Ribeiro Martins.
Najara Santos Ribeiro.
Natália De Barros Jinkings.
Neemias Alves Novais.
Neiva Ribeiro dos Santos.
Nelson de Sousa.
Nelson Manoel da Silva.
Nemisia Ribeiro.
Nenice Martins Santos.
Neraldo Santos.
Nestor Ribeiro Neto.
Nestor Ribeiro dos Santos Neto.
Nestor Ribeiro dos Santos.
Nestor Ribeiro Sobrinho(falecido).
Neuma Novais Ferreira.
Neuma Ribeiro dos Santos.
Neura Ribeiro Ramos.
Neurim Mendes Machado.
Neusa Feitosa Martins.
Neusa Ribeiro dos Santos.
Nicodemos Ribeiro.
Nicole Jinkgins Martins Lima.
Nilton Ribeiro dos Santos.
Nelita Martins dos Santos.
Nelsina Martins de Souza.
Nelson Martins dos Santos.
Nilce Martins dos Santos.
Nívea Keila dos Santos Martins Morais.
Nívea Leite Arcanjo- de Antonio de Venço.
Nívea Minas Novas Batista dos Santos.
Nívea Zenia dos Santos Martins Mendes.
Noeme Ribeiro Barreto.
Noeme Ribeiro.
Nilza Barbosa Ribeiro.
Nina Leite Martins.
Nina Ribeiro Martins.
Nisan Ribeiro dos Santos(pai de Saul).
Noadson Salomão Ribeiro dos Santos.
Noeli Ribeiro Ramos.
Noemia Isabel Martins Santos.
Noísa Ribeiro Fernandes.
Nuria Ribeiro Dourado.
Odete Sousa Moura.
Olga Alves Cunha.
Orlando Bonani.
Orlando Bonani Junior.
Oscarino Francisco Martins.
Oscarino Francisco Martins Filho.
Osvaldo Novais do Vale.
Osvaldo Ribeiro dos Santos.
Osvaldo Rodrigues Novais-Valdim.
Orlando de Pedrita.
Paloma Ferreira dos Santos.
Pascoal de Raul.
Patrícia Maria dos Santos.
Paula Martins Soares.
Paulo Gasparino Martins Nascimento*.
Paulo Martins Borges.
Paulo Moises Alves da Silva.
Paulo Ribeiro dos Santos.
Paulo Sobrinho.
Pedro Correia dos Santos.
Pedro Pereira do Nascimento.
Pedro Pereira Martins do Nascimento.
Prudente Ribeiro dos Santos.
Pedrita Ribeiro Barreto.
Policarpo de Floriza.
Prudente Ribeiro Filho-Prudentinho.
Raiana Ribeiro Magalhães.
Raimunda Amorim.
Raimundo Estevam de Sousa.
Raissa Ribeiro Magalhães.
Ramiro Alves da Silva.
Ramiro Alves da Silva Junior.
Raquel Ribeiro dos Santos.
Raul de Sofia.
Raulina Ribeiro Novais.
Raulino Ribeiro Novais.
Rebeca Rodrigues Novais.*
Regiane Martins de Novais.
Regiane Silva Santos.
Regina Martins de Novais.
Reginaldo Ribeiro dos Santos.
Ricardina Barbosa Cunha.
Robério Novais Martins.
Roberto Martins de Novais.
Roberto Martins de Souza.
Rodrigo Almeida Santos.
Robson de Sousa Martins.
Rogério Martins dos Santos.
Ronaldo de Sousa Martins.
Rosa Martins Neta.
Rosa Ribeiro Martins-Tia Losa.
Rosa Ribeiro Neta.
Rosangela Ferreira.
Rubem Morais.
Rubens Kleber Ribeiro Santos.
Rubens Ribeiro Santos.
Rui Magalhães.
Rute Martins.
Rute Novais.
Rubem Ribeiro Barreto.
Salomão Ribeiro dos Santos.
Salomão Ribeiro Sobrinho.
Samara Minas Novas Martins Morais.
Samuel Pires Ribeiro.
Samuel Ribeiro dos Santos.
Sandra Patrícia Ribeiro de Brito.
Sandro Marcos Martins de Sousa.
Saul Barreto Ribeiro.
Saul Ribeiro dos Santos.
Sergio Ribeiro Ramos.
Sergio Roberto Ribeiro.
Silas Barbosa Ribeiro.
Silmara Barbosa Monteiro.
Silvana Dias Fazzolo Gentil.
Silvia Ribeiro Queiroz.
Silvio Filho.
Silvio Queiroz.
Simone Barbosa Monteiro.
Simone Castro Ribeiro.
Sirlene Santos Rodrigues.
Sofia Barreto Martins(mulher de Raul).
Sofia Rosa Cunha.
Solange Ribeiro dos Santos.
Solina Amorim Barreto.
Solina Guiodete Ribeiro.
Solina Ribeiro Barreto(Solina do Gentio).
Sueli Novais do Vale.
Sueli Rosa dos Santos Ribeiro.
Tertuliano José da Cunha.
Thalya Novais.
Tiago Novais Ferreira.
Timoteo Novais Filho.
Timoteo Pereira de Novais.
Tio Sinê(Adelino Francisco Martins).
Ubiraí Martins.
Umbelina Martins Sodré.
Valdemiro Colombiano Jinkings.
Valdilaura dos Santos Novais.
Valdimary Pereira Martins.
Valdinha Edi Martins dos Santos.
Valnoy Fernandes.
Valter Ribeiro Novais.
Vanderlina Francisca de Sousa.
Vanderlina Ribeiro Martins.
Vanderlino José Ferreira.
Vasti Ribeiro Barreto.
Vilma Martins(falecida).
Vinicius Bonani De Moura.
Vinicius De Barros Jinkings.
Wallace Santos Ribeiro.
Washington Gutemberg Pires Ribeiro.
Zeca de Baio.
Zoranei Ribeiro.





*Mário Ribeiro Martins
é Procurador de Justiça e Escritor.
(mariormartins@hotmail.com)
Fone: (063)99779311 (063) 3215 44 96
Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.
www.mariomartins.com.br

Filemon Francisco Martins
é Escritor e Poeta.
(filemonmartins@bol.com.br)
Fone: (11) 6581 1128.
São Paulo, SP.



POST SCRIPTUM:

O livro já estava impresso, quando apareceram informações relevantes de algumas famílias ligadas ao tio Carlos e tambem à tia Calu(Carolina Martins dos Santos Novais): É que quando a tia Calu se casou já trouxe com ela, a menina Geni Martins ou Geni Ribeiro que passou a ser criada como filha. Na verdade, Geni era filha de Arcanja Martins Santos(Mata, Jordão, 1906). Arcanja casou-se com Irineu Sousa Santos, com quem teve os filhos Geni Martins Santos(Jordão, 04.09.1937) e Manoel Martins Santos(Jordão, 27.06.1940). Geni que passou a Geni Ribeiro Novais casou-se com João Novais Filho, com quem teve Isabel Novais e Manoel, conhecido como “Novais”. Aproveitou-se também o POST SCRIPTUM para se dar outras informações pertinentes, como a morte de Litercilio.

ISABEL NOVAIS PADRÃO(Ipupiara, BA, 22.07.1965), filha de Geni Ribeiro Novais(Jordão, 04.09.1937) e João Novais Filho. Isabel casou-se com José Rodrigues Padrão(Malanje, Angola, 21.08.1961), com quem tem os filhos Samille Novais Padrão(São Paulo, SP, 19.03.1987), Francielle Novais Padrão(São Paulo, SP, 01.08.1990), Grazielle Novais Padrão(São Paulo, SP, 20.12.91).

MANOEL MESSIAS NOVAIS(São Paulo, SP, 18.06.1962)- “Novais” ou Pastor Novais-, filho de João Novais Filho e Geni Ribeiro Novais. Pastor Novais casou-se com Silvia Pereira Pinto Novais, com quem tem os filhos Gabriel Pinto Novais(São Paulo, SP, 05-10-1990), Raquel Pinto Novais(São Paulo, SP, 26-08-1993) e Ruth Pinto Novais (São Paulo, SP, 17-10-1996). Manoel Messias Novais é Pastor Evangélico e Tesoureiro de um Colégio Israelita.


OUTROS FAMILIARES DO TIO CARLOS RIBEIRO ROCHA(Olhodaguinha, Jordão,BA, 04.11.1923).

JACY PIRES RIBEIRO(Santo Inácio BA, 11.03.1951), filha de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro-Mariazinha(Santo Inácio, BA, 20.09.30). Jacy casou-se com Elson Oliveira, com quem tem Lílian Ribeiro Oliveira(Utinga-Ba, 29.03.1979), Vivian Ribeiro Oliveira(Utinga, Ba, 28.01.1983) e Elson Júnior(Utinga,31. 01.1985).

MARIA LUIZA PIRES RIBEIRO(Santo Inácio, BA, 31.05.1953), filha de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Maria Luiza casou-se com Antonio Gonçalves Miranda, com quem tem Carla Jacy(Xique-Xique, 11.12.1976), Naíra Ribeiro(Xique-Xique, 22.06.1980), Jaqueline Ribeiro(Xique-Xique, 02.05.1982) e Vivianne Ribeiro(Xique-Xique, 29.04.1993).

CARLOS RIBEIRO JUNIOR(falecido), filho de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro-Mariazinha(Santo Inácio, BA, 20.09.30).

AGENOR EDUARDO PIRES RIBEIRO(Santo Inácio, BA, 28.08.1956), filho de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Agenor casou-se com Gilsonia, com quem tem Laila, Toni Eduardo, Gilcarlos e Weber.

CELIA PIRES RIBEIRO(Santo Inácio, BA, 05.08.1959), filha de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Célia casou-se com Elvânio Alves Passinho, com quem tem os filhos: Bruno Ribeiro Passinho(Ilhéus, BA, 07.10.1987), Flavio Ribeiro Passinho(Itabuna,BA, 29.09.1982), Fabio Ribeiro Passinho(Xique-Xique, BA, 17.10.1980). Fabio é pai de Ana Julia(Teófilo Otoni, MG, 08.07.2006). Bruno tem sido um excelente colaborador dos autores.

SAMUEL PIRES RIBEIRO(Santo Inácio, BA, 23.11.1963), filho de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Samuel casou-se com Gicelia Rodrigues, com quem tem Aline, Carlos e Sandro. De outro relacionamento, tem Diego.

EUNICE RIBEIRO DE CARVALHO(Santo Inácio, BA, 30.12.1964), filha de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Eunice casou-se com Ernilton Barreto(falecido), com quem teve Hilston Ribeiro de Carvalho(Xique-Xique, 16.12.85), Michelle Ribeiro de Carvalho(Xique-Xique, 19.07.1987), Michaella Ribeiro de Carvalho(Xique-Xique, 26.10.1990).

HELENICE PIRES RIBEIRO(Santo Inácio, BA, 26.01.1965) filha de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Helenice casou-se com Hermelindo Misael Fernandes Bandeira, com quem tem Verônica Luiza Ribeiro Fernandes(Salvador, BA, 21.6.94, Jean Victor Ribeiro Fernandes(Salvador, BA, 09/05/88) e Giovanna Ribeiro Fernandes(Salvador, Ba, 11.10.2003).

CARLENE PIRES RIBEIRO(Barra, BA, 16.09.1966), filha de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Carlene casou-se com Deusdete Lacerda, com quem tem Caroline e Stefany.

WASHINGTON GUTEMBERG PIRES RIBEIRO(Xique-Xique, BA, 22.06.1967), filho de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Solteiro ainda, Washington é Juiz do Trabalho em Salvador, Bahia, na 7ª VT.

CLAUDICE PIRES RIBEIRO(Gentio do Ouro,BA,16.08.1972), filha de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Claudice é Assistente Social e casou-se com Wilson Bittencourt dos Santos Filho(Salvador, BA), com quem tem Wilson Ribeiro Bittencourt(São Félix, BA, 20.05.2005).

CARLOS OMAR PIRES RIBEIRO(Xique-Xique, BA, 17.11.1975), filho de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro (Mariazinha). Carlos Omar é Procurador da República e se casou com Isabela Suzane Ribeiro de Castro, com quem tem o filho Carlos Henrique.

JULIMAR PIRES RIBEIRO(Xique-Xique, BA, 27.07.1979), filho de Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923) e Maria Pires Ribeiro-Mariazinha(Santo Inácio, BA, 20.09.1930). Julimar é solteiro e formado em Comunicação.

Maria Pires Ribeiro-Mariazinha(Santo Inácio, BA, 20.09.1930) e Carlos Ribeiro Rocha(Olhodaguinha,Jordão,BA, 04.11.1923)tornaram-se BISAVÓS de Stefanny Leilane e também de Gabriel, filhos de Carla Jacy e Marcelo, tendo igualmente outros bisnetos.

Como se pode observar, o tio Carlos e Mariazinha tiveram 13 filhos e só seus familiares, entre genros, netos e bisnetos, com dados completos, dariam um livro. Fica, portanto, a sugestão para que um dos filhos, netos ou bisnetos, faça um trabalho mais completo sobre a família PIRES RIBEIRO.

LITERCÍLIO RIBEIRO DOS SANTOS faleceu em São Paulo, no dia 01.12.2006.



TEXTOS PARA AS ORELHAS DA CAPA:


PRIMEIRA ORELHA À ESQUERDA:

MÁRIO RIBEIRO MARTINS, de Ipupiara, Bahia, 07.08.l943, autor de vários livros, entre os quais, 'CORRENTES IMIGRATÓRIAS NO BRASIL'(1972), 'SUBDESENVOLVIMENTO-UMA CONCEITUAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICA'(1973), 'SOCIOLOGIA DA COMUNIDADE'(1973), 'MISCELÂNIA POÉTICA'(1973), 'GILBERTO FREYRE, O EX-PROTESTANTE'(1973), 'HISTÓRIA DAS IDÉIAS RADICAIS NO BRASIL'(1974), 'ESBOÇO DE SOCIOLOGIA'(1974), 'BREVE HISTÓRIA DOS BATISTAS EM PERNAMBUCO'(1974)(com Zaqueu Moreira de Oliveira), 'FILOSOFIA DA CIÊNCIA'(1979), 'SOCIOLOGIA GERAL & ESPECIAL'(1980), 'PERFIL LITERÁRIO'(1981), 'LETRAS ANAPOLINAS'(1984), 'JORNALISTAS, POETAS E ESCRITORES DE ANÁPOLIS'(1986), 'ENDEREÇÁRIO CULTURAL BRASILEIRO'(1987), 'ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS'(1995), 'ESCRITORES DE GOIÁS'(1996), 'DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS'(1999), “DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS”(2001), “CORONELISMO NO ANTIGO FUNDÃO DE BROTAS”(2004), “RETRATO DA ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS”(2005), “DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS”(2007), “DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL”(2002), via INTERNET, com mais de trinta mil biografias, no seguinte endereço: www.mariomartins.com.br. Foi Professor da Faculdade de Direito de Anápolis e da Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão. Aposentou-se como Procurador de Justiça do Estado de Goiás, em 24.04.1998. Membro da Academia Goiana de Letras, Cadeira 37, tendo como Patrono Crispiniano Tavares. Membro da Academia Tocantinense de Letras, Cadeira 37, tendo como Patrono o Frei José Maria Audrin. Membro da Academia Goianiense de Letras, Cadeira 13, tendo como Patrono Julio Paternostro. Sócio da União Brasileira de Escritores de Goiás, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e da Associação Goiana de Imprensa.



SEGUNDA ORELHA À DIREITA:

FILEMON FRANCISCO MARTINS, de Ipupiara, Bahia, 17.01.1950, escreveu, entre outros, “FLORES DO MEU JARDIM”(POEMAS-1999), “ANSEIOS D`ALMA”(POESIAS”, “FAGULHAS”(CRÔNICAS). Filho de Adão Francisco Martins e Francolina Ribeiro Martins. Após os estudos primários em sua terra natal, estudou também em Morpará, na Bahia. Mudou-se para São Paulo, passando a estudar em lugares diferentes. Prestou serviços à FOLHA DA MANHÃ S.A, bem como à Prefeitura Municipal de São Paulo. Cursou Administração de Empresas, na Faculdade de Administração e Ciências Econômicas “Santana”, em São Paulo. Por Concurso Público, tornou-se funcionário do Tribunal Regional Federal da Terceira Região, lotado na Subsecretaria de Feitos da Presidência – UFEP. Escritor, Ensaísta, Pesquisador. Pensador, Intelectual, Ficcionista. Ativista, Produtor Cultural, Literato, Contista, Cronista, Ecologista. Administrador, Educador, Memorialista. Conferencista, Poeta. Casou-se com Celene Jinkings Martins, com quem tem duas filhas Keise Jinkings Martins e Maíse Jinkings Martins. Membro de diversas entidades sociais, culturais e de classe, entre as quais, Academia Anapolina de Filosofia, Ciências e Letras, Academia de Letras de Ipauçu, Clube Baiano de Trova, Salvador, Bahia e Instituto Cultural do Vale Caririense, em Juazeiro do Norte, Ceará, além do Postal Clube. Seus trabalhos literários estão publicados em vários jornais, revistas e antologias, destacando-se ANUÁRIO DE POETAS DO BRASIL, 1980 E 1981, ANTOLOGIA DEL`SECCHI, ANTOLOGIA DE A FIGUEIRA e ANTOLOGIA DO POSTAL CLUBE. Encontra-se na ENCICLOPÉDIA DE LITERATURA BRASILEIRA, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Mousinho, edição revista e atualizada, em 2001. Atende pelo e-mail: filemonmartins@bol.com.br e filemon.martins@uol.com.br. É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br












Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui