Usina de Letras
Usina de Letras
79 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62208 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Legião Urbana, o disco -- 14/06/2006 - 21:51 (Carlos Frederico Pereira da Silva Gama) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O primeiro disco da Legião, chamado 'Legião Urbana', foi lançado em janeiro de 1984 e é considerado por alguns fãs como o melhor e mais variado disco de sua carreira. 'Legião Urbana' demonstrou uma aguda sintonia com o som feito por bandas inglesas de Punk e Pós-Punk de então, algo praticado por outras bandas brasileiras de sua geração, com influências claras de U2 ('Soldados' e 'Ainda é Cedo'), Buzzcocks ('Geração Coca-Cola'), The Cure ('Será', praticamente um xerox de 'Jumping Someone Else s Train') etc. A atuação acima da média de Renato Rocha no baixo (contratado depois de Renato Russo ter cortado os pulsos numa crise depressiva), o trabalho rudimentar (mas eficiente) de Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá e a estética Rock N Roll sensível de Renato Russo conquistaram o país.

'Será', 'Geração Coca-Cola' e 'Ainda é Cedo' puxaram a boa vendagem do disco e se tornaram alguns dos maiores sucessos das rádios brasileiras em todos os tempos. Mas é um erro fixar-se apenas nessas faixas. As letras de protesto que se tornariam marca registrada da Legião estão aqui: 'Baader-Meinhof Blues', 'O Reggae' e 'A Dança'. O romantismo do poeta Renato Russo é demostrado em 'Teorema', 'Por Enquanto', além da já citada 'Ainda é Cedo'. As faixas restantes, 'Petróleo do Futuro', 'Perdidos no Espaço' e 'Soldados (esta, o primeiro indício da homossexualidade de Russo em disco, colocado de forma oculta na letra) completam essa obra-prima. Não foi à toa que no final de 1985 a Legião Urbana foi considerada a maior revelação do ano por diversos veículos de comunicação como a Bizz.

Curiosidades: 'Por Enquanto' viria a ser eleita pelo crítico musical Arthur Dapieve como uma das melhores faixas de encerramento de um disco na história. A faixa de abertura 'Será', foi regravada pela cantora de MPB Simone. Esse disco teve diversas faixas regravadas por nomes femininos da MPB. Além de Simone, com 'Será', Marina Lima regravou 'Ainda É Cedo' e Cássia Eller gravou 'Por Enquanto' (numa versão considerada definitiva) e 'Geração Coca-Cola', além de 'Vento no Litoral', do disco V. 'Teorema' seria regravada pela banda paulistana Ira! em 1999.

Existem dois livros que empreendem uma análise rigorosamente técnica, crítica e acadêmica das letras da Legião Urbana: 'Depois do Fim', de Angélica Castilho e Erica Schlude (ambas da UERJ), e 'Poesia em Renato Russo', de Eziel Percino (da Universidade de São Paulo - USP).

O trabalho do gráfico presente na capa do disco - minimalista - destoava do que se fazia em termos de rock nacional nos anos 80. Os desenhos do encarte foram feito pelo baterista Bonfá.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui