Usina de Letras
Usina de Letras
180 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->As Cinco Estações!... -- 13/06/2006 - 23:38 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Num muito breve debruçado olhar à volta da capacidade humana em face do 'domínio' que exerce sobre os outros animais, eu já vi um pouco de tudo: gatos no trapézio, cães jogando a bola, ursos a andar de mota, macacos a cavalo, elefantes a soerguerem-se como pessoas, leões a passarem por arcos de fogo, serpentes enroscadas em pescoços, golfinhos com gente no dorso, etc. e etc. ...

Não vi ainda nada de especial com lobos ao vivo. Este bicharôco, parece-me, não gosta nem vai em fitas humanas. Prefere a morte - sei lá se prefere - do que subordinar-se ao chefão máximo da vida no planeta.

Quanto a mim, à actual e maioritária inteligência - aquela que vai conhecendo a vida pela experiência e se satisfaz tão-só com aprender umas ligeiras coisinhas na escola - os tais cuja presunção de felicidade está estabelecida na boa fruição do famigerado quadrado vital - fome, sede, sexo e sono - é melhor, quanto possível, expor-lhe a evidência e esperar que o raciocínio se desenvolva lúcida e coerentemente.

Como estou entre os convictos que, com as religiões e ideologias políticas decorrentes, não acreditam que a humanidade deixe de ser fera como é, ensaio pois as mais diversas formas de pelo menos equacionar o permanecente busílis.

Umas vezes suave (dita boa educação), outras vezes incisivamente agreste (dita má educação), outras vezes, ainda, pela indiferença no corrente deixa andar (quanto a mim a pior das atitudes), tento e intento dar uma mãozinha miolar - presumo eu - com a exclusiva intenção de colocar outrem a pensar de encontro aos limites do mínimo e do máximo, porque considero muitíssimo importante que seja defronte a essa porta fechada que se persista sair ou entrar. É soer dizer-se que 'por linhas tortas escreve Deus direito'.

Dentro desta enunciada perspectiva, faça pois um cliquezinho e passe uma vista de olhos em:

AS CINCO ESTAÇÕES

António Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui