Usina de Letras
Usina de Letras
219 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140787)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->A PROPÓSITO DO JULGAMENTO DE SUZANE E DOS IRMÃOS CRAVINHOS -- 02/06/2006 - 19:58 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

CÃES PERIGOSOS
(Por Domingos Oliveira Medeiros).


Como diz o refrão de uma conhecida canção popular “perdão foi feito pra gente pedir”. E o faço aqui e agora. Perdão, em primeiro lugar, e de modo geral, ao grande amigo do homem, o cão. E, particularmente, a todos os cães da raça Pit Bull.

Há tempos, a imprensa vem sido implacável com estes nossos amiguinhos. Falam coisas do arco da velha. Cidades inteiras se revoltaram contra as notícias sobre violências que estes cães teriam praticados. É certo que ocorreram alguns incidentes envolvendo esta raça. Mas a imprensa, como sempre, errou na dose. Dramatizaram muito. Até alguns parlamentares chegaram a elaborar projetos-de-lei para castrar a raça. Eliminá-las. Enfatizam sua poderosa mordida. Falam de sua índole má. Que já nascem perigosos e traiçoeiros. Atacam quando menos se espera. Denegriram a imagem do Pit Bull. Pouca gente veio em seu favor. Apenas alguns criadores da raça. Gente que conhece os meandros do treinamento e do adestramento de animais.

Os especialistas afirmam que a raça, como um todo, não tem nada a ver com casos isolados de violência. Que o perigo não guardaria elo causal com esta ou aquela raça. Mas, sim, com o próprio dono. Na verdade, o comportamento do cachorro seria, em tese, reflexo do que aprendeu com o seu dono. Repetem, portanto, seus vícios e suas virtudes. Fico com esta última opinião. E peço perdão a todos os cães e a todos os da raça Pit Bull. Mesmo aqueles que se envolveram com violência. Que morderam crianças inocentes. Ou aqueles que, sem coleira, e sem os devidos cuidados, atacaram nas praças e ruas pessoas e outros animais. E por que digo isso? Simplesmente porque os cães são irracionais. E, portanto, sem o adestramento e o cuidado adequados se voltam para suas origens: animais selvagens; passíveis de cometerem violência. Mesmo que não se dêem conta disto. Diferente de nós, os seres humanos, ditos racionais; nascidos e criados à semelhança de Deus.

A diferença é que o Pit Bull - como, aliás, qualquer cachorro -, não freqüenta faculdade. Não tem a oportunidade de ler bons livros. E não existem classes sociais entre eles. O cão mais rico, de raça pura, não se dá conta do cão vira-lata, que anda fuçando latas de lixo. Para ele todos são iguais perante a natureza. E, também: os cães não se viciam em maconha, ou coisas do estilo; não andam em motéis; só fazem amor quando estão no cio e para fins de reprodução da espécie. Muito diferente, portanto, de nós, seres “inteligentes”, racionais e que possuímos cérebros bem superiores aos deles.

Peço perdão a todos os amigos do homem. Os verdadeiros amigos. Os cães de todas as raças e de todas as “classes” sociais. Perdão pelo que alguns de meus semelhantes foram capazes de fazer. Semelhantes, diga-se de passagem, de classe social alta e de “raça pura”. Não se tratava de nenhum vira-latas. Tinham nomes, família, posses e residiam em mansões. Faziam faculdade e coisas do estilo. Seus nomes: Suzane Louise von Richthofen, 19 anos, estudante de Direito, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Daniel Cravinhos de Paula e Silva, 21 anos, namorado de Suzane. E Cristian, de 26 anos, irmão do Daniel. O que eles fizeram?

Planejaram e assassinaram os pais (legítimos) de Suzana, o engenheiro Manfred Albert von Richthofen, de 49 anos, e sua mãe (legítima) a psiquiatra Marísia von Richthofen, de 50 anos, no dia 31 de outubro de 2002. De que maneira?

A golpes de barras de ferro, com requintes de crueldade. A mãe de Suzana levou cinco pancadas na cabeça, teve uma toalha colocada na boca e um saco de lixo amarrado na cabeça, e ainda foi estrangulada; O casal chegou a acordar e tentou se proteger com as mãos, mas foi logo atingido. Suzane cuidou de separar os sacos de lixos e de providenciar luvas cirúrgicas e meias para que os seus comparsas não deixassem vestígios no local do crime. Ainda roubaram dinheiro do casal. No dia seguinte ao crime, o irmão do namorado de Suzane comprou uma moto no valor de US$3.600 dólares, com parte do dinheiro roubado. Explicação de Suzane para o crime? Teria matado “por amor”. Pois seus pais não estariam concordando com o seu namoro.

Perdão, caro Pit Bull. Pela calúnia e pela difamação. Pelo exagero com que nós os seres humanos temos tratado todos vocês. Como se vocês fossem, realmente, violentos. Verdadeiros animais. Capazes de atos tão sórdidos como os de Suzana e seus comparsas. E ainda tem “especialistas” dizendo que se trata de doença incurável, de ordem psíquica. Doença? Que doença? De quem? De Suzana? De Daniel? De Cristian? Dos três ? Não acredito. Estou mais propenso a crer em violência, em maldade, pura e simples. Violência que não se cura nem com adestramento. Esses animais é que deveriam ser castrados e banidos de nossa sociedade. Pois são perigosos. Perigosíssimos. Sobretudo, porque pensam, planejam, usam a razão, forma juízos,. Mas agem como cães danados!.

Danados, astuciosos e traiçoeiros. Simulam arrependimentos e lágrimas, sempre que são expostos à opinião pública. Sempre que se aproximam da hora de serem julgados pelas mordidas praticadas.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui