Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->PORQUE OS EUA NÃO ATACARÃO O IRÃ -- 30/04/2006 - 18:04 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PORQUE OS EUA NÃO ATACARÃO O IRÃ

Que o governo Bush é composto de um bando de malucos, loucos para expandir e impor sua hegemonia ao resto do mundo não resta a menor dúvida. A invasão do Iraque é um exemplo disso. Então por que Bush e os falcões do Pentágono não ousariam atacar o governo de Teerã para impedir que o Irã desenvolva armas de destruição em massa?
É de supor que não hesitariam, mesmo que o Conselho de Segurança da ONU não aprove, pois já fizeram isso contra o Iraque, mesmo não tendo provas convincentes de que o governo de Sadam Hussein tivesse desenvolvendo tais armas. Entretanto, os EUA provavelmente não farão isso.
Mas por quê? Perguntariam muitos.
Por vários motivos. Eis alguns deles:
1) Os EUA estão fragilizados com a guerra do Iraque. Esperava-se uma vitória fácil e que os iraquianos fossem receber as tropas estrangeiras de braços abertos. Hoje, mais de dois anos depois da invasão, o país está a beira de uma guerra civil, e sem perspectiva de que as coisas melhores num curto espaço de tempo.
2) Um ataque contra o Irã elevaria o preço do barril de petróleo para mais de cem dólares. Isso não só desestabilizaria a economia americana elevando a inflação e conseqüentemente a uma grande recessão, como também arrastaria consigo a economia mundial. Nem os EUA nem o resto do mundo estão dispostos a pagar um preço tão alto para impedir o Irã de seguir com seu plano de enriquecimento de urânio.
3) O Irã não é o Iraque. Hoje o poder bélico do Irã é maior do que o do Iraque antes da invasão americana. Portanto, a capacidade de reação iraniana é superior e causaria muito mais danos que a Iraquiana.
4) Um ataque ao Irã desestabilizaria de vez a já desestabilizada região do golfo pérsico. Certamente o conflito se estenderia por toda a região afetando não só os aliados dos EUA, como seria desastrosa para o estado Judeu. Israel seria atacado de forma bem mais eficiente do que foi pelo Iraque. É até difícil prever o que aconteceria com Israel, mas certamente sofreria grandes perdas com o conflito.
5) Não existem provas cabíveis de que os iranianos estejam num estágio adiantado na produção de ogivas nucleares. E por mais que os EUA insistem nessa tese, já não se acredita incondicionalmente em seus argumentos uma vez que até hoje não se encontrou as tais armas de destruição em massa do Iraque, as quais foram as justificativas dos EUA para invadir o Iraque.
Existem ainda outros motivos, como a questão da opinião pública, os altos custos entre outros, no entanto os motivos citados acima são mais do que suficientes para se afirmar que dificilmente os EUA cometerão o mesmo erro que cometeram no Iraque; invadi-lo sem que haja motivos contundentes e a comunidade internacional participe ativamente da invasão. E que países estão dispostos a participar dum conflito como esse? Pouquíssimos.


LEIA TODOS OS TEXTOS DA SÉRIE 'GRANDES PENSAMENTOS'
(01) (02) (03) (04) (05) (06) (07) (08) (09) (10) (11) (12) (13) (14) (15) (16) (17) (18) (19) (20) (21) (22) (23) (24) (25) (26) (27) (28) (29) (30) (31) (32) (33) (34) (35) (36) (37) (38) (39)

Ajude o autor, avaliando seus textos. Cliquei abaixo e dê sua nota! Não vai te custar nada.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui