Usina de Letras
Usina de Letras
101 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->VOLUNTARIADO -- 08/02/2006 - 19:08 (Maria dos Santos Louça Pereira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Voluntariado


É uma maneira de participar positivamente da sociedade de forma desinteressada oferecendo tempo disponível em favor de outros.
É também um reforço em favor de causas nobres.
É prática de cidadania.
É trabalho por uma causa.
É dar e receber.
É uma escolha.
É ação, um fenômeno mundial.
Quem é voluntário?
– A pessoa que doa o seu trabalho, suas capacidades em função diante de um desafio. Este desafio acaba lhe trazendo uma realização pessoal.
Ser voluntário é um privilégio de servir.
É investir no social.
É um trabalho realizado para uma instituição, voluntariamente, isto é, sem receber qualquer tipo de remuneração.
Voluntariado é antes de tudo é uma atitude de escolha.
É uma contribuição, uma participação, é ser uma bênção para o bem estar social de alguém.
Não é preciso ser “especialista” para ser um voluntário, o que importa é a motivação solidária, o interesse em ajudar, o prazer de ser útil a outras pessoas.
O voluntário serve a alguém deliberadamente, sem esperar recompensas, nem compensações ou privilégios. Ele tem convicção e age movido por sentimentos e valores de solidariedade, responsabilidade social e espiritual, doando seu tempo, na execução de um trabalho e boas ações em benefício de outrem para melhorar suas condições de vida. Para isso, o voluntário deve ter iniciativa própria, tempo disponível e saber trabalhar em equipe. O voluntário não é um amador, mas ele age desempenhando suas atividades sem restrições. Há uma inter-relação humana, um intercâmbio e aprendizado quando o voluntário realiza suas atividades. Bem diz o ditado popular: “É dando que se recebe”. E a Bíblia declara: “Melhor coisa é dar do que receber”. Neste contexto, temos isso na prática – dando, estamos também recebendo. O voluntário dá e oferece muito, e como é gostoso saber experimentar o prazer de dar, poder ser útil! Assim, existe uma situação de mão dupla – de doar e de receber. Você dá energia, amor, tempo, dedicação e recebe satisfação de poder servir e alegria pelos resultados. É gratificante fazer alguém feliz!
A Organização que realiza o maior trabalho de voluntariado é a Cruz Vermelha. Ela alcança o mundo inteiro com seus milhões de membros empenhados num trabalho dinâmico, envolvente e gratificante.
É importante salientar que cada voluntário tem o seu modo de ser e realizar seu trabalho. Uns preferem trabalhar em grupos, estarem mobilizados para o que for necessário. Outros preferem trabalhos isolados, em face de sua maneira de ser. Não há uma receita a ser seguida. O trabalho é muito versátil, mas que exige compromisso. A função do voluntário não é tapar buracos nem compensar carências, mas ele é sim uma ferramenta de integração social construindo a sociedade com união e tolerância solidária.
Praticando o voluntariado estamos todos ganhando, porque ajudamos a nós mesmos e aos outros. O voluntário, por seu espírito de dedicação, às vezes, mais aos outros do que a si mesmo, vive mais e com mais saúde. O desprendimento de nós mesmos em favor de outros nos faz neutralizar e até esquecer as nossas limitações.
O ano 2001 foi considerado o Ano Internacional do Voluntário, graças à assembléia geral da Organização das Nações Unidas, onde 123 países reconheceram o trabalho de pessoas que doaram e que doam parte do seu tempo e talento a quem necessita e também se incumbem de motivarem outros a abraçarem essa causa. Com certeza foi um evento que motivou a muitos os levando a pensar no trabalho voluntário. Em 05 de Dezembro é comemorado mundialmente, como O Dia Internacional do é Voluntário.
No Brasil a visão do voluntariado tem se evoluído, mas de forma lenta. É necessária e urgente a conscientização maior do valor e necessidade desse trabalho, pois é uma prova de amor ao próximo.
Não se pode desculpar, desconhecer ou negligenciar o voluntariado. As necessidades estão por aí gritando por socorro. Por pequena que seja cada contribuição, ela é de grande valor.
É preciso salientar que o voluntariado abrange não só o serviço, a mão-de-obra, mas também a intermediação, a contribuição financeira, como parte do processo. Contribuir em favor de instituições carentes é um privilégio. Centenas de pessoas já fazem isto. Nessa escolha, o compromisso faz parte integrante, pois este uma vez feito, todos passam a contar com ele para funcionamento do sistema.
Quem pode ser voluntário?
No voluntariado não tem formas nem receitas a serem seguidas. Tudo vai depender do tipo de instituição e do que a pessoa voluntária se dispõe a fazer ou executar o trabalho que ele pode realizar. Contudo, é importante que o voluntário apresente um perfil coerente ou características, que possibilitem a realização do seu trabalho:
Sensibilidade – diz respeito ao prazer, garra, carisma, dedicação no que faz.
Identificação com a Causa – você ama, se importa com essa causa, a ponto de identificar dificuldades e/ou necessidades de outras pessoas.
Tempo Disponível – período que você se dispõe a oferecer e estar dedicando a essa causa;
Formação – ter conhecimento do você vai fazer encaixando no campo de ação da organização, habilidades para execução do trabalho;
Adaptabilidade – você está ali para ser útil e não para impor suas idéias. Você tem um compromisso assumido e objetivo a serem alcançados.
Conhecer a Legislação Específica – que regula o enquadramento jurídico do voluntariado (Lei nº 71/98)
Podemos exemplificar tipos de trabalhos ou áreas de abrangência que um voluntário pode estar envolvido:
& 61607; Assistência Social – creches, asilos, orfanatos, adotando um aluno, cuidando de alguém carente.
& 61607; Cidadania – defesa dos direitos, combate à criminalidade, segurança recursos humanos.
& 61607; Ecologia – defendendo a natureza, preservação de animais, cuidando do meio ambiente, tais como: parques, jardins.
& 61607; Educação – alfabetização, orientação educacional, recreação, educação comunitária, educação profissionalizante, reforço escolar.
& 61607; Saúde – cuidados e educação para a saúde.
& 61607; Exercendo Funções Específicas.
& 61607; Doações Financeiras.
• Dando atenção, carinho, conversando e fazendo companhias a crianças, velhos, enfermos, enfim, praticando uma boa ação por dia, na sua própria comunidade.
• Enfim, todo cidadão que usando sua disposição, seu tempo, habilidades, queira fazer diferença em sua vida e na vida de outros.
São inúmeras as possibilidades de ser um voluntário, e é um privilégio que enobrece o ser humano. É um trabalho gratificante por obedecer a Deus numa atitude de amor.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui