Usina de Letras
Usina de Letras
256 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->< A dor é a ausência da felicidade*> -- 23/01/2006 - 06:12 (Valdea Sianna) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A dor é a ausência da felicidade. *

A dor é latente quando pega a gente de surpresa.
Ela é inocente quando não temos nada a ver com ela.
Ela é fugaz quando vista de ângulos diferentes, e quase descontente ainda dói.
A dor, para definí-la os grandes sábios precisaram sentí-la.
Na carne, na alma, na dignidade, na prosperidade, na pobreza, na realeza, nos lugares mais cobiçados, nos mais negados sentimentos e nos mais abstratos entendimentos, a dor existe e existirá sempre...até que... compreendamos a causa dela em nós e possamos não mais ter necessidade de sentí-la.

Por que a dor existe? Porque a felicidade sozinha não existiria se não houvesse a dor para distingüi-las. A presença da felicidade é a ausência da dor ou vice-versa. Diriam os sábios que não existe dor o que existe é a ausência da felicidade que nós vivemos a ignorá-la e ela está sempre batendo em nossa porta. Não me refiro aqui a dor física, esta é complexa demais para definí-la ou admití-la verdadeira ou falsa, como dizem médicos para os pacientes que sofrem de hipocondria, que a dor neles é psicológica.

Você já se deparou com algo abstrato ou não, que lhe incomodasse e se jamais tivesse que ignorá-lo? A dor viria de imediato, não é ? Então, a dor está naquele que sente verdadeiramente os sintomas e pode estar, também, naquele que imagina estar sentindo por ser pura imaginação de sua mente doentia, mas o resultado é que físicamente diagnosticada ou não a dor é latente...

A dor é passageira, mas necessária. Se não existisse a dor nós não saberíamos o que é 'SER FELIZ'... Ainda hoje, vemos tantos seres humanos reclamar por não compreender que a dor é indispensável para o nosso entendimento e discernimento da razão. Se fizéssemos algo e não sentíssemos dor por fazê-lo de forma errada, não corrigiríamos por falta de razão, pois a dor é o alerta para nossos deslizes imediatistas ou não, mas que nos envolve numa atmosfera reparadora e nos orienta na sua conduta tornando-nos mais conscientes de que somos parte de um todo e não 'os donos do mundo', o nosso 'mundinho' é limitado o suficiente para não ultrapassarmos a Lei dos limites do próximo.

Essa questão eu tirei de um comentário feito pelo leitor, de nome André, em uma crônica de minha autoria, publicada na Categoria Crônicas: < O que é ser uma 'mulher de atitude' ? >

Eis, o que diz, André: 'É, certamente, bem melhor ter atitude do que uma suposta altitude, seja esta social, econômica ou apenas presumida. Aliás, sua poesia é a de alguém madura, amante da vida e capaz de superar a dor por ser suficientemente inteligente para tanto. Um grande beijo.'

Bem, em primeiro lugar - 'abrindo um parêntese, aqui, obrigada, André, pelo grande beijo e lhe retribuo com o mesmo carinho' - não sei se sou inteligente, mas madura o suficiente para entender que a dor é passageira e me faz retratar o motivo da desventura ou situação físíca que estou passando naquele momento em que ela se apodera de mim e essa compreensão me transporta para o entendimento de que é preciso redobrar minhas forças, mesmo com medo reagir com coragem para que as minhas necessidades possam ser atendidas.

Com a sua licença, leitor (a): Eu prefiro a versão mais positiva e mais determinada: 'Reajo com força e coragem, apesar do medo (medo do imprevisto, do problema e a circunstância serem maiores do que eu penso), ainda assim, mantenho a calma e espero pelo melhor, pois o verbo é ação e se faz verdadeiro, tem vida própria no meu agir, atendendo minhas necessidades e sempre elas são atendidas.

'Quando nossas vontades são projetadas por nós para o nosso próprio bem, elas são atendidas pelo nosso Criador e quando nós não percebemos de imediato o pronto-atendimento de nossas vontades é porque às nossas necessidades estão sendo atendidas por vontade Dele'.

Se eu não consegui me fazer entender, gostaria de que comentários fossem postados para que o nosso entendimento tivesse uma razão de ser e não apenas um monólogo de minha parte, porque sou aprendiz e só acertarei errando e aprendendo para não mais errar.

A dor que sentimos quando não fazemos as lições certas na vida é nossa maior amiga _ não gosto de me expor ao ridículo, mas às vezes é preciso para eu aprender a não mais me sentir ridicularizada, e me valorizando exponho o meu ponto de vista que difere sem querer de outros pontos de vista, isso porque não sei até que ponto existe o ridículo. Tudo é ridículo aos olhos alheios, desde que, não obedeçamos às normas estabelecidas dos fóruns íntimos de cada um deles somos ridicularizados. Não quero mais pensar assim, recuso-me em absoluto, porque podemos ajudar uns aos outros a extirpá-la - essa dor nos faz cúmplices da ordem, da disciplina e da vontade de acertar, para não mais errar, dando lugar a felicidade que está surgindo dos céus e quer fazer morada em nossos corações, desde que, permitamos que ela permaneça na face da Terra...

Quando a felicidade permanecerá para sempre na face da Terra??? Eu não sei e você sabe??? Enquanto não temos a solução de imediato, peçamos a Deus que nos prepare nessa missão junto a Jesus, nos Guiando tudo ficará mais fácil e que eu procure fazer sempre a minha parte !!! Que cada um faça a sua parte e seja feliz, fazendo o bem a outrem !!!

Digo isto porque, 'quando a dor chega, eu relaxo, peço a dor muita calma e que ela fique quietinha, pacientemente aguardando uma solução(*), se a dor é concreta - órgãos físicos danificados, precisando reparos imediatos, eu faço uma consulta médica sobre a minha saúde, diagnosticando-a procuro tratamento de acordo e espero pela cura e no mínimo a esperança de cura virá. Quando a dor é abstrata - psicológica/emocional, ligada a alma ou ao coração (MUITO SOFRE QUEM AMA !!! (*), faço um reflexo do que tenha feito que tanto me atormenta e tomo uma atitude positiva para não deixar que ela me traga prostração e nem estragos para a minha vida. Eu tenho uma aliada - a PRECE - que me prepara para essas crises de dor e através da Oração tenho obtido bons resultados e confesso, triste de mim se eu não soubesse que existia esse caminho de poder e luz, para aliviar e me trazer conforto nas horas de angústia e tristeza, na ausência da felicidade que sempre bate em minha porta, mas nem sempre estou alerta para atendê-la. E ela continua batendo e eu continuo distraída quando muito desatenta aos seus sinais... visito uma casa de oração, peço ajuda a um profissional e espero pelo resultado positivo que sempre vem acompanhado de uma força grandiosa do Universo, renovando minhas energias e refazendo minhas esperanças. Aí então, a FELICIDADE volta a reinar em meu lar (CORAÇÃO) que é a sua morada.

Espero que você, amigo leitor, que me viu com os olhos do seu coração, dizendo que sou inteligente, pois sei superar a dor, seja mais inteligente do que eu, mas, senão, apenas que não deixe a dor derrubá-lo, antes disso convença-se de que, sempre pode ser feliz a presença da felicidade é uma constante em nossas vidas.

Queiramos ou não como os fenômenos da natureza, podemos fazer uma analogia: 'o sol brilha e quando deixa de brilhar não é porque ele deixou de existir, mas porque há nuvens camuflando o seu brilho. E após a tempestade, novamente, vem a bonança... dias ensolarados como são os nossos dias de felicidade... e mesmo que o dia esteja sem sol, este continuará brilhando dentro de você se lá no seu coração a felicidade fizer moradia (onde se lê: mora + dia = o brilho do sol = os dias ensolarados = FELICIDADE)'.

Eu aprendi a usar o verbo meditando e projetando a sua ação, tendo Jesus em meu caminho, abrindo as portas para melhor compreensão e eu crio a imagem verdadeira em minha mente, a imagem real, positiva e concreta e nesse meu querer que aconteça, pode crer: ACONTECE(*). Por isso, a dor em mim, não fica por muito tempo... Logo, logo desaparece, ficando a felicidade em seu lugar !!!

(*) 1- Esta é uma forma descontraída que busco para que a leitura não fique muito densa, abro um espaço para meditação... eu gosto disso.
(*) 2 - MUITO SOFRE QUEM AMA !!! (eu aprendi essa frase desde muito criança, quando uma pessoa que eu tenho em meu coração, expressava no sentido de que amar é divino, mas é como sofrer no Paraíso'. Obrigada, Rosa Maria (minha tia), pelos seus ensinamentos Cristãos.
(*) 3 - Sim ACONTECE, mas eu sei que foi a vontade do PAI, por isso digo que foi o melhor pra mim, senão não teria acontecido. E gosto de repetir uma frase que li em algum lugar e nunca mais esqueci: DEUS ESTÁ NO CONTROLE !!!

Neste exato momento, lembrei-me que minha filha Larissa está fazendo, hoje, 23 primaveras e ela tem sido a felicidade persona(*) em minha vida. PARABÉNS, LARISSA !!! Muitos anos de vida ra você com muita sabedoria, humildade e vontade de aprender, para melhor viver a vida.

A você, minha amorosa filha e aos amigos leitores(as), dedico esta página.

Valdea Sianna, em 23.01.2006 (06h02min)

(*) 4 - felicidade persona = personificação (pessoa que representa um princípio, uma idéia).
LARISSA = cheia de alegria (nome grego)

* Revisado por Diô.
Comentarios
>
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui