Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50627)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->< Dia de chuva... *> -- 05/01/2006 - 15:16 (Valdea Sianna) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FRASE: *

'É preferível a verdade, com toda a desordem e aparência amarga que possa conter, à mentira calma com ilusória aparência doce de ser real...'

Muitas das vezes a verdade nos transtorna os sentidos, nos enlouquece pelo torpor que nos invade com o seu impacto quando não esperado. Porém, é preferível que seja assim, porque pelo menos nos desperta para uma vida mais conscientizada e real... Enquanto que a mentira quando nos cega, nos enfeitiça por mais alguns anos e décadas, fingindo-se cheia de doces encantos, até que seja contestada ...' Nem sempre a verdade deve ser dita, ela pode ser omitida, dependendo do seu contexto, para o bem de todos e é louvável esse pensar, desde que não prejudiquem outrem... Mas a mentira é cruel quando é dita de forma que nos leva a pensar na realidade dos fatos e não nos dá chance de tomar uma decisão mais acertada, mesmo que a nossa decisão não fosse a melhor, pois não nos dá oportunidade de uma outra escolha. (VS)

ENSAIO:

Hoje, está chovendo lá fora. E chove também dento de mim. Eu não queria essa chuva agora, esse dia nublado, triste e sem esperança de sol. A chuva quando vem e me encontra nessa melancolia destrói todos os meus projetos de fantasias e magias que, por ventura, eu possa vir a ter... Eu fico calada e tristonha vejo os pingos da chuva batento em minha janela e, como ela, eu me sinto: fria, às vezes gelada e sem parar vai tilintando até eu adormecer... Seria belo essa paisagem, se eu pudesse sentir que depois da chuva viria um lindo amanhecer, com raios de sol alimentando o meu jardim, porque até as flores que existem em mim, apesar de precisar da chuva preferem o tempo bom, mais colorido, mais cheio de vigor... Mas, no meu interior, uma voz clama sem cessar: 'Que esse momento mágico da chuva tenha vindo para regar o quanto eu tenho perdido de entusiasmo, alegria e todo esse amor que venho procurando sem achar motivação para doá-lo...' E a própria chuva me diz entrelinhas que ela é um bálsamo de esperança que mesmo na dor nos traz uma sentelha de bonança, feito o desabrochar de uma flor. Que essa paisagem, que hoje eu vejo, tenha um significado especial para a minha vida. Que, para se achar belo e grandioso o Universo, precisamos conhecer todos os seus versos e um deles é o desamor, por nada, por tudo, pelo que está à nossa volta, sacudi-lo, revigorá-lo e não deixar que faça parte por muito tempo do nosso tempo aqui na Terra, no meio de tantas guerras, frias, sentidas, provocadas, alimentadas por esse mal do desamor... É isso mesmo, dia de chuva não tem nada de ruim, apenas eu é que estou precisando refletir o que acontece dentro do meu verdadeiro ser que não vê a beleza do maravilhoso fenômeno da natureza e que nos mostra a pureza e a beleza de quem rega a terra com um imenso amor... Agradeçamos a Deus, o criador, precisamos dela, de suas águas para que nossa fonte de esperança nos alimente na bonança de vida em abundância...
Valdea Sianna
* Revisado por Diô.

Comentarios
>
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui