Usina de Letras
Usina de Letras
243 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->GRANDES PENSAMENTOS(07) -- 26/10/2005 - 10:33 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GRANDES PENSAMENTOS(07)

O ATEU É DEUS
Deus não existe (...) A salvação de todos consiste agora em provar essa idéia a toda a gente, percebes? Quem é que há de prová-la? Eu! Não entendo como é que até agora um ateu podia saber que Deus não existe e não se suicidava logo. Reconhecer que Deus não existe e não reconhecer ao mesmo tempo que o próprio se tornou deus é um absurdo, pois de outra maneira suicidar-se-ia inevitavelmente. Se tu o reconheces, és um rei e não te matarás, mas viverás na maior glória. Mas só o primeiro a perceber isso é que deve inevitavelmente matar-se, senão o que é que principiaria e provaria?

Sou eu que me vou suicidar para iniciar e para provar. Ainda só sou deus sem querer e sofro porque tenho o DEVER de proclamar a minha própria vontade. Todos são infelizes porque todos têm medo de afirmar a sua vontade. Se o homem até hoje tem sido tão infeliz e tão pobre, é precisamente porque tem tido medo de afirmar o ponto capital da sua vontade, recorrendo a ela às escondidas como um jovem estudante.

Eu sou profundamente infeliz porque tenho medo profundamente. O medo é a maldição do homem... Mas hei de proclamar a minha vontade, tenho o dever de crer que não creio. E serei salvo. Só isto salvará todos os homens e há de transformá-los fisicamente, na geração seguinte; porque, no seu estado físico atual (refleti nisso muito tempo), o homem não pode, de modo algum, passar sem o seu velho Deus.

Durante três anos procurei o atributo da minha divindade e achei-o: o atributo da minha divindade é a minha vontade, é o livre arbítrio. É com isso que posso manifestar sobre o ponto capital a minha insubmissão e a minha terrível liberdade nova. Porque é terrível! Mato-me para afirmar a minha insubmissão e a minha terrível liberdade nova.

Fiodor Dostoievski,autor russo, in 'Os Possessos'



LEIA TODOS OS TEXTOS DA SÉRIE 'GRANDES PENSAMENTOS'
(01) (02) (03) (04) (05) (06) (07) (08) (09) (10) (11) (12) (13) (14) (15) (16) (17) (18) (19) (20) (21) (22) (23) (24) (25) (26) (27) (28) (29) > (30)
LEIA TAMBÉM:
GRANDES PENSAMENTOS(06)
GRANDES PENSAMENTOS(05)
GRANDES PENSAMENTOS(04)
GRANDES PENSAMENTOS(03)
GRANDES PENSAMENTOS(02)
GRANDES PENSAMENTOS(01)
QUANDO PENSAMOS SÓ EM NÓS MESMOS
VOCÊ ME É IMPORTANTE
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS
A BELEZA DA MULHER
SEJA UM AUTOR DE VERDADE
AMAR É NOSSA MAIOR QUALIDADE
UMA UTOPIA
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui