Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Sermão da Sexta-feira Santa, 06/04/2012 -- 17/04/2012 - 10:05 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








SERMÃO DA SEXTA-FEIRA SANTA

– 06 DE ABRIL DE 2012 –



PADRE REITOR VLADIMIR BARBOSA HERGERT

BASÍLICA NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

– ARARAS (SP) –









“Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!” (Sl 148). Deste modo o salmista convida a cidade de Jerusalém a cantar as maravilhas do Senhor. A rezar todo o bem que Deus fez em seu favor. Mas como cantar em meio a dor? Como ultrapassar a tristeza? Como ser forte diante da morte?



Nossos olhos não conseguem vislumbrar nada quando somos tocados pela noite escura da alma..., e quantas vezes somos tocados! Brigas na família, desemprego, doença, perda do amor, drogas, decepções com os filhos, com os amigos...



Esta noite nos ensina.



Carregando a imagem de Nosso Senhor Morto pelas ruas, nossa Igreja nos ensina. Meditando e contemplando o mistério da Morte de Jesus, nós aprendemos. A morte (e com ela, tudo o que rodeia: dor, separação, tristeza, angústia, trevas, medo...) faz parte da vida. Não se pode sempre evitar! Um dia, uma vez, ela virá. Gostemos, ou não. Creiamos, ou não. Aceitemos, ou não. Ela é uma realidade.



Jesus enfrentou a morte.



Seria uma tragédia para os fiéis se, ao enfrentar a morte, Jesus tivesse sucumbido a ela. Nós não estaríamos aqui. A vida de fé não teria sentido. Aliás, muitos desistiram, fugiram, negaram..., justamente aí, na hora da morte. É a hora mais difícil da vida! É a hora final! “As nações todas são um nada diante dele, o Senhor Onipotente, a seus olhos elas são quais se não fossem!” (Is 40,17)



Ó jovens! Não tenham medo de sofrer, nem temam as frustrações. Nem sempre é ruim perder, aliás, muitas vezes aprendemos mais com as perdas (com a dor) do que com a vitória. Portanto não desistam quando algo ruim lhes acontecer. Somem-se às dores de Jesus.



Ó moças e rapazes! Não acreditem que exista alguém com vida perfeita. Ah! Aquele lá tem tudo: dinheiro, fama, beleza, juventude, trabalho..., tudo! Isto não existe. Temos acompanhado muitos fins trágicos de artistas e famosos..., vocês devem saber: a vida representa limites! É preciso dar um sentido belo, pleno à vida limitada. Você pode não ser bonito, rico, famoso..., mas você pode ser bom. E no final é isto que conta! O amor!



Ó crianças!
Aprendem desde agora a oferecer seus brinquedos, seus chocolates, suas coisas aos que não tem. Não pense que a vida é só ganhar. Jesus nos ensina, com sua morte a doar.



Ó casais! Como seria bom que vocês compreendessem o que significa o sacrifício conjugal. Quantas brigas seriam evitadas se cada um fosse menos turrão. Quem ganha quando você ganha a briga? Você? E quem perde? A família. Às vezes, perder é ganhar. Não sejam tão teimosos, tão autossuficientes..., aprendem com Jesus: “é dando que se recebe, e perdoando que se é perdoado...” Assim, ganham todos!



Ó doentes! É difícil aceitar as limitações que a doença nos impõe. O medo nos fragiliza mais ainda. Nos momentos mais difíceis, lancem um grito a Deus, o senhor Altíssimo. Ele escuta. Ele nos auxilia. Olhem paras Jesus..., una suas dores às de Cristo. Ele é nosso auxílio e proteção.



Ó adultos! Quantas coisas temos para aprender com a morte de Jesus. De que adianta acumular tanto? No fim restará somente o amor. De que adianta trabalhar demais? Ocupar seu tempo com as coisas que passam? Esteja atento às coisas do alto. Guarde coisas que o tempo não corrompe e a traça não corrói.



Ó idosos! Jesus morreu jovem, não conheceu a velhice! É duro ficar velho. O tempo tira as forças, os anos pesam, as doenças chegam impreterivelmente. Muitas vezes não dá mais para ir onde se quer. Tempo de dependência. Dependência dos outros: dos filhos, dos ajudantes, de estranhos. É preciso olhar para Jesus carregando a cruz, ainda jovem ensinou-nos a não nos apegarmos a nossas forças, nossas capacidades... Só Ele pode nos fazer compreender o que significa desprender-se para envelhecer...



Ó descrente! Você pode fazer o caminho que quiser..., talvez acreditando que estará desbravando o “seu caminho”. Somente o tempo mostrará que, se você procurar ser bom, verdadeiramente, trilhará necessariamente o caminho do Cristo. Porque quem é capaz de ser melhor do que aquele que dá a vida pelos amigos? Abra o seu coração para crer Nele, apesar de tantas desventuras dos fiéis. “O Senhor é teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita” (Sl 120,3)



Ó você que está aqui nesta noite! O que trouxe? A fé? A tradição? Um amigo? A curiosidade? O costume? Ó meu irmão, minha irmã!



Esta noite é grande não porque Deus morreu
, mas porque se formos capazes de com ele atravessar a morte, a noite escura, o sofrimento..., se crermos Nele, veremos amanhecer o DIA FELIZ DA RESSURREIÇÃO.



Esta noite não é triste, ela é profunda, radical, porque nos põe em contato com a verdade da vida, da nossa vida frágil. Quem pode dominar a própria vida? Ela não nos escapa? Você não sente que ela é maior do que você pode controlá-la? Você pode evitar a perda de um ente querido? De um amor? De alguém que você ama morrer? Ir embora?



Esta noite é feliz, se através da escuridão formos capazes de enxergar e proclamar um solene “não” à morte, ao pecado, a tudo o que desfigura a vida.



Esta noite é grande para todos os que creem em Deus, porque apesar da morte, Ele nos fez para viver.



Portanto, voltem para suas casas com a esperança nas mãos. Encham seus olhos de amor, de bondade. Faça um propósito de crer mais na vida. Decida-se a estar mais próximo de Deus e dos irmãos.



Peçamos a Virgem Maria, mãe das Dores, que nos ensine a enxergar as delicadezas de Deus em nossas vidas.



Salve Rainha
, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e, depois deste desterro, mostrai-nos a Jesus, bendito fruto de Vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui