Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140806)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6191)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Identidade do Autor -- 19/07/2005 - 19:05 (Lucimar Justino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A questão sobre a qual pretendo discorrer aqui é: autor e pessoa é o mesmo sujeito? E, assim pretendo mostrar como se confunde autor e pessoa de carne e osso que tem uma vida normal como todos.

Acredito que a escola peca ao trabalhar a interpretação de texto e levar em conta unicamente aquilo que o autor pretendeu dizer, o porquê quis dizer e em que situação quis dizer. Claro que são considerações importantes, mas não são as únicas. E saber da vida pessoal do autor não deve interferir muito na compreensão do texto. Muitas vezes o autor não quis dizer simplesmente nada, quis apenas provocar.

A boa literatura não é aquela que nos diz tudo, que nos dá as idéias, mas aquela que nos provoca as idéias, que nos leva a pensar, refletir.

Isso, acredito, deve ser interessante de ser trabalhado com o aluno em sala de aula para formarmos cidadão críticos e pensantes.

Voltando à questão do autor, da perspectiva da Análise do Discurso, parafraseando Eni Orlandi, o autor é aquele que se organiza em torno de uma certa dispersão que ele, o autor, a torna aparentemente linear. Ou seja, o autor cria um conjunto de frases e enunciados que de alguma forma já foram ditos antes ou que estão inseridos na cultura da sociedade. Ao trabalhar esses enunciados o autor enxerga novas formas de dizer o mesmo. Assim ele recria. Rearranja criativamente.

Essa certeza que eu tenho de ser o dono do meu dizer é condição necessária para que eu tenha uma identidade enquanto autor/pessoa/professor/aluno/leitor. São as máscaras que eu visto para me classificar num ou noutro grupo. A grosso modo isso se chama ideologia.

O que quero dizer é que o autor pode não dizer num texto aquilo que ele pensa ou é em pessoa de carne e osso. Muitas vezes ele apenas faz um arranjo criativo de enunciados já existentes num conjunto discursivo em vigor. Sua intenção pode não ser a de “querer dizer algo”, mas a de “provocar algo”.

Para quem se interessar há um livro muito interessante de M. Foucault intitulado “O que é um autor?”, que trata da questão do processo histórico-social de constituição da função autor.

Abraços!!!


Lucimar Justino
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui