Usina de Letras
Usina de Letras
282 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->BVP - Frans Kafka ( biografia do autor ) -- 01/07/2005 - 05:58 (CARLOS CUNHA / o poeta sem limites) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos










Biblioteca Virtual do Poeta Sem Limites





Biografia do Autor / Frans Kafka ( 1883 - 1924 )



Franz Kafka nasceu em 3 de julho de 1883 na cidade de Praga, Boêmia (hoje Tchescolováquia), então pertencente ao império Austro-Húngaro. Era o filho mais velho de Herrmann Kafka; comerciante judeu, e de sua esposa Julie, nascida Löwy. Fez os seus estudos naquela Capital, primeiro no ginásio alemão, mais tarde na velha Universidade, onde se formou em Direito em 1906. Trabalhou como advogado a princípio na companhia particular 'Assicurazioni Generali' e depois no semi-estatal Instituto de Seguros contra Acidentes do Trabalho. Duas vezes noivo de uma mesma mulher - Felice Bauer - não se casou, nem com ela, nem com as outras figuras femininas que marcaram sua vida, como Milena Jesenská, Julie Wohryzek e Dora Diamant.
Em 1917; aos 34 anos de idade, sofreu a primeira hemoptise de uma tuberculose pulmonar que deveria matá-lo 7 anos mais tarde. Alternando temporadas em sanatórios com o trabalho burocrático, nunca deixou de escrever ('Tudo o que não é literatura me aborrece'), embora tenha publicado pouco e, já no fim da vida; pedido ao amigo Max Brod que queimasse os seus escritos - no que evidentemente não foi atendido.
Viveu praticamente a vida inteira em Praga, exceção feita ao período final (novembro de 1923 a março de 1924), passado em Berlim, onde ficou longe da presença esmagadora do pai, que não reconhecia a legitimidade da sua carreira de escritor.
A maior parte de sua obra - contos, novelas, romances, cartas e diários, todos escritos em alemão - foi publicado postumamente. Falecido no sanatório de Kierling, perto de Viena, Áustria, no dia 3 de junho de 1924, um mês antes de completar 41 anos de idade.
Franz Kafka está enterrado no cemitério judaico de Praga. Quase desconhecido em vida, o autor de O Processo, O Castelo, A Metamorfose e outras obras-primas da prosa universal, é considerado hoje - ao lado de Proust e Joyce - um dos maiores escritores do século.




Obras completas de Frans Kafka

O SILÊNCIO DAS SEREIAS

DIANTE DA LEI















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui