Usina de Letras
Usina de Letras
289 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->SILÊNCIO DE ARTISTA -- 30/06/2005 - 17:51 (JOÃO BOSCO LOMONACO MENDES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A criança, antes de nascer, passa nove meses, no ventre abençoado da mãe. Um terço dos quais sem manifestar, externamente, seu desenvolvimento. A não ser o crescer. Tem sido assim com minha netinha. A chegar.

Crisálida. Brinco, às vezes, nem tão belo. Pendurado ao galho de um arbusto. Rompe-se, de repente. E dele nasce o lindo inseto. Que voa majestoso enfeitando, mais ainda, o colorido jardim.

Ovo. Bem arrumado no ninho da mãe choca. Quentinho, mas imóvel. Durante longos dias. Até romper-se pela força da vida. Que brota em novo ser.

A própria terra silencia, tetricamente, antes de vomitar larvas para o céu. Jato incandescente e destruidor. Que surge do silêncio incômodo e esfumaçado do vulcão.

É assim. Na vida.

Calmaria. Silêncio. Cordas imóveis. Chamas apagadas. Vozes caladas. Versos incompletos. Palavras soluçadas. Meio ditas. Sem significado.

Talvez seja a gestação. Quem sabe? De algo melhor do que já se fez. Ou simplesmente o calar defensivo do que a vida provocou. Reação de ação dorida. Que pode ter ferido. No âmago. No íntimo. No coração.

É o berço dos sentimentos. Novos. Que se misturam aos velhos. Que podem gerar algo diferente. Que certamente agradará amantes de novos frutos. Brilhantes e diferentes de tudo que já se colheu. Saborosos. Atraentes e perfumados. Mas nascidos da dor. De ferida profunda, talvez. Ou de estranha felicidade.

Porque o coração do artista não é museu público. Em cujos corredores se anda. Observando lindas produções. Ignorando-se, quase sempre as reais razões que as produziram. O coração é do artista. Não é do público. Só suas obras. Que se interpretam sem os sentimentos de seu coração. Muitas vezes corpo sem alma. Embora encantem. Porque sintonizam sentimentos. Infalivelmente.

Daí o silêncio temporário de muitos. Gestação. Ovo. Crisálida. Fecundo silêncio. Que sempre deve ser acolhido. Com novas esperanças.

BeMendes
(Direitos reservados)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui